Multifuncional HP Deskjet Ink Advantage 2546 no GNU/Linux

Neste artigo descrevo minha experiência com a instalação da multifuncional HP realizada em quatro computadores diferentes, com os sistemas operacionais Salix 14.1, Linux Mint 17, Xubuntu 12.10/10.10 e com instalações direta pelo CUPS e HPLIP.

[ Hits: 32.651 ]

Por: Fernando T. Da Silva em 17/04/2015 | Blog: http://meumundotux.blogspot.com.br/


Instalação via cabo USB



Introdução

Esta excelente multifuncional (impressora, scanner e copiadora) funciona tanto conectada diretamente pelo cabo USB, como somente pelo WI-FI. Atualmente comercializada em todo o Brasil (Abr/2015), é 100% compatível com o GNU/Linux, desde que você tenha a versão mais recente do HPLIP instalada ou uma não muito antiga que tenha listado o driver HP Deskjet 2540 Series.

Sobre o driver HPLIP

Caso o HPLIP padrão da sua distro não foi compilado com suporte à interface gráfica, não existirá no seu menu de programas o item "HP Device Manager" (neste caso, também não existirá o comando "hp-toolbox", pois o mesmo é uma GUI para todos os comandos da HP), devendo executar então em uma janela de terminal o comando hp-setup, que iniciará somente em modo texto para instalação, mas sendo bem fácil o seu uso.

Mas se preferir, você pode executar qualquer GUI gráfica do CUPS para instalar a impressora, caso sinta alguma dificuldade para utilizar a linha de comando ou pelo navegador web.

Também pode baixar a versão mais atual do HPLIP em formato ".run", que é um instalador avançado que deve ser executado em uma janela de terminal que compilará o driver para você, com uma de séries de perguntas e tentará resolver possíveis problemas encontrados e no final do processo, você terá um hp-setup em modo gráfico ou também, baixar o source para uma compilação manual, que muitas vezes poderá falhar, pois ele não resolverá automaticamente vários problemas, como o instalador em formato ".run", que baixa até as dependências necessárias e removerá pacotes conflitantes, mesmo que sua distro tenha mais de 4 anos e esteja sem suporte do repositório oficial numa instalação feita no Xubuntu 10.10, o qual funcionou magnificamente a instalação.

O download do driver mais recente pode ser feito diretamente em:
ATENÇÃO: se você tiver usando uma distro com mais de 2 anos de uso, o instalador em formato ".run" pode não instalar automaticamente a nova versão, devendo entrar diretamente no diretório descompactado e usar o comando make install, caso ocorrido no Xubuntu 12.10, devido a um erro quase no final do processo e apesar deste erro ocorrido, a nova versão do HPLIP funcionou perfeitamente.

Ao utilizar o instalador em formato ".run", não será necessário remover o pacote antigo do HPLIP da sua distro antes da execução do instalador, pois durante o processo de instalação, o instalador identificará a versão já existente e ser houver conflito, ele perguntará se deseja excluir os arquivos antigos da instalação anterior ou sob regravar os arquivos existentes para você, eu escolhi excluir (os pacotes da versão antiga não são removidos, sendo apenas excluídos os arquivos deste pacote).

Quando for instalar a versão mais recente do HPLIP, depois de muito tempo que foi feita a instalação da impressora, optando por excluir a versão antiga, não se preocupe com as configurações da impressora instalada, elas estarão intactas, porque o CUPS as tem armazenadas, não sendo necessário reinstalar a impressora por causa da atualização do HPLIP.

O nível de tinta pode ser visualizado graficamente no "hp-toolbox" (via GUI) ou executando o comando hp-levels em uma janela de terminal, muito útil caso o HPLIP da sua distro não foi compilado com a GUI.

Scanner

Na parte do scanner, não precisa fazer a instalação do mesmo e nem qualquer configuração manual, pois o mesmo é reconhecido automaticamente pelo sistema e ao executar o Simple-Scan ou o Xsane, você já pode a começar a escanear de imediato, mesmo que você não tenha instalado ainda a multifuncional pelo "hp-setup".

Instalação

Instalação pelo cabo USB.

Você pode instalar a impressora facilmente de 3 formas diferentes:
  • Por qualquer GUI do CUPS, como: system-config-printer
  • Pelo navegador web em: http://localhost:631
  • Ou pelo HPLIP, executando o comando: hp-setup

Execute no seu menu de programas, o atalho "Print Settings" ou em uma janela de terminal, digite o comando:

system-config-printer

NOTA: nas telas abaixo, a impressora está sendo instalada diretamente pelo CUPS graficamente através do comando system-config-printer, que utilizará automaticamente o driver HPLIP do seu sistema.

Para instalar, clique no botão "Adicionar".
Linux: Multifuncional HP Deskjet Ink Advantage 2546 no GNU/Linux - Instalação e configuração
Na segunda tela, em "Devices", ele já indica o drive mais indicado para o modelo Deskjet 2546 que, é o driver Deskjet 2540 Series. Aceite o sugerido, caso seja listado mais que um, selecione aquele que mais se parece com a sua impressora.
Linux: Multifuncional HP Deskjet Ink Advantage 2546 no GNU/Linux - Instalação e configuração
Na terceira tela, em "Printer Name", aceite o nome sugerido para o ícone da sua impressora ou digite um outro nome, de preferência curto e sem espaços no nome, principalmente se você vai fazer mais instalações desta mesma impressora para criar perfis de impressões diferentes, para não ter que configurar sempre as propriedades na hora que for imprimir, caso você utiliza diferentes qualidades diariamente.

Em "Description", aceite a descrição sugerida ou digite uma outra qualquer que lembre facilmente um perfil de configuração, no caso de você for criar mais de uma instalação da mesma impressora. Exemplo: Impressão rascunho, Impressão normal, Impressão fotográfica para papel fotográfico.

Em "Location", pode deixar em branco, se preferir.
Linux: Multifuncional HP Deskjet Ink Advantage 2546 no GNU/Linux - Instalação e configuração
Na última tela, a impressora foi instalada com sucesso e será perguntado se deseja imprimir uma página de teste. Se é a primeira vez que você instala a mesma, clique no botão "Print Test Page" para ver o resultado.

Alterando as propriedades da impressora instalada

Execute no seu menu de programas, o atalho "Print Settings" ou em uma janela de terminal, digite o comando: system-config-printer

Clique no ícone no nome dado para a sua impressora na instalação, utilizando o botão direito do mouse e escolha "Propriedades".
Linux: Multifuncional HP Deskjet Ink Advantage 2546 no GNU/Linux - Instalação e configuração

Nível de tinta

O nível de tinta não é suportado dentro do CUPS, para visualizar o nível de tinta, caso o HPLIP da sua distro não tiver suporte à GUI depois de instalada a impressora pelo CUPS, execute em uma janela de terminal o comando abaixo:

hp-levels
HP Linux Imaging and Printing System (ver. 3.13.11)
Supply Levels Utility ver. 2.0

Copyright (c) 2001-13 Hewlett-Packard Development Company, LP
This software comes with ABSOLUTELY NO WARRANTY.
This is free software, and you are welcome to distribute it
under certain conditions. See COPYING file for more details.

Using device: hp:/usb/Deskjet_2540_series?serial=BR51MFG0V*****

Tri-color cartridge
Part No.: 662
Health: Good/OK

---------------------------------------------------------------------
|///////////////////////////////////////////          | (approx. 80%)
---------------------------------------------------------------------

Black cartridge
Part No.: 662
Health: Good/OK

---------------------------------------------------------------------
|///////////////////////////////////////////          | (approx. 80%)
---------------------------------------------------------------------

Done.


    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Instalação via cabo USB
   2. Instalação via WI-FI
Outros artigos deste autor

Chromecast - Upgrade de sua TV LED sem Wi-Fi

Instalação do Linux em dual boot com Windows 10 em notebook Samsung

Slackware 14.2 - Configuração pós-instalação

Imprima onde estiver com Google Cloud Print

Cryptkeeper - Transportando arquivos com segurança no pendrive

Leitura recomendada

Como desabilitar RAID 1

Implementando servidor LDAP no Ubuntu

Aumentando sua produtividade com o teclado padrão Dvorak

Autenticando clientes Linux em servidor NIS FreeBSD de forma segura

[Finalmente] Movendo o lançador Unity para o fundo da tela

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 17/04/2015 - 10:12h

Belo artigo! Favoritado. Bem útil.

[2] Comentário enviado por adrianoh2 em 17/04/2015 - 12:00h

Excelente artigo. Eu tenho uma dessas em casa, mas não havia habilitado o Wi-FI dela no Linux, vou colocar pra funcionar!

[3] Comentário enviado por izaias em 17/04/2015 - 16:58h

Não conhecia o comando "hp-levels". Funciona!

Artigo detalhado, parabéns!
Favoritado.

[4] Comentário enviado por mcnd2 em 17/04/2015 - 19:34h

Muito bom o artigo.

Já faz um tempo que estou pensando em comprar uma impressora, logo, com esse excelente trabalho, vou 'correndo' comprar, rS!

10!!! Favoritado!!!

[5] Comentário enviado por erixtech em 17/04/2015 - 21:53h

Foi para os favoritos. Obrigado por postar.

------------------------------------------------------
povo@brasil ~$ sudo su -
root@brasil ~# find / -iname corrupção -exec rm -rfv {} \ ;

[6] Comentário enviado por mcnd2 em 02/05/2015 - 23:23h


[4] Comentário enviado por mcnd2 em 17/04/2015 - 19:34h

Muito bom o artigo.

Já faz um tempo que estou pensando em comprar uma impressora, logo, com esse excelente trabalho, vou 'correndo' comprar, rS!

10!!! Favoritado!!!


Como havia dito, comprei hoje a impressora e já esta funcionando de boa configurado pelo notebook com o Mageia Cauldron.
Nao precisei executar nenhuma linha de comando, pois ao instalar o HPLIP, instalei também o pacote disponível no Mageia HPLIP-GUI.
Ja configurada o Wifi e com IP estático.
Agora só usufruir de belezura com tudo funcional...

[7] Comentário enviado por nandosilva em 03/05/2015 - 12:17h

Legal, mcnd2 pesquisei muito antes de comprar a minha HP e além de ser totalmente compatível, outro critério foi os cartuchos de tinta, que se encontra facilmente em grandes supermercados, livrarias e alguns bazares também sendo que de outros fabricantes quase não se encontra nestes lugares e quando tem é somente para 1 ou 2 modelos de impressora, sendo que os da HP costuma de maior variedades de cartucho nos mesmos.

[8] Comentário enviado por andrey.hans em 05/08/2015 - 13:04h

Muito obrigado! Parabéns por compartilhar estas informações!

[9] Comentário enviado por carlos_h em 15/09/2015 - 19:46h

Muito obrigado pelo artigo. A impressora chegou hoje e depois de ler suas instruções, já está configurada e funcionando.

[10] Comentário enviado por alysonbg em 04/03/2016 - 22:22h

Pessoal é possível rodar cartucho recarregado dessa impressora no linux? Não acho a opção "não proteger cartuchos"

[11] Comentário enviado por JohnSnow em 25/10/2017 - 23:05h

Excelente artigo! Fico até emocionado quando vejo um artigo dessa qualidade! :')


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts