Mantendo-se atualizado nas notícias com RSS

Hoje em dia é tanta informação que nem sabemos onde olhar, visto que alguns de nossos site favoritos atualizam tão rápido. Seria tão bom se pudéssemos concentrar as informações desses sites em um único lugar e saber o que está acontecendo... Bem, isso é fácil, basta usar os feeds RSS.

[ Hits: 26.418 ]

Por: Aline em 14/05/2010


Introdução



O RSS surgiu para monitorar o conteúdo dinâmico de um blog ou site e até hoje é muito usado pelos blogueiros, servindo não só de transferência rápida do contexto das atualizações, como atualizações inteiras, conteúdos multimídia, e até mesmo para que noticias sejam transmitidas como meio oficial de comunicação, tipo jornal impresso.
Então basicamente, RSS é usado para monitorar as atividades de um site. As pessoas geralmente assinam os feeds para ter acesso em um único lugar a atualizações de vários sites.

No começo foram usados ícones simples para indicar que o site fornecia feeds RSS, Alguns sites e blog ainda usam são eles o ícone de RSS e do XML. Ícones meio sem graça, que apresentam apenas o escrito RSS ou XML.

A fundação Mozilla criou o ícone que está no começo dessa matéria, e que tornou-se símbolo do RSS. Hoje existem ícone de várias maneiras, coloridos, estilizados.
Um programa que lê os feeds RSS são chamados RSS readers ou agregadores e existem para todos os sistemas operacionais, assim como existem leitores online, que não precisam ser instalados.

Alguns leitores famosos são:
  • Google Reader
  • Akregator
  • Liferea

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. RSS Firefox
   3. RSS Liferea
   4. RSS Thunderbird
   5. RSS Google Reader
Outros artigos deste autor

Teste de software

O futuro - Linux, internet e TV

Configurando leitores ópticos e HDs

Impressoras/scanners e multifuncionais Insigne GNU/Linux

Leitura recomendada

Anthares, um sistema voltado para o usuário final

IMHear, Sniffer de mensagens do MSN

Como fazer um servidor de rádio virtual

Gravação de CD's com o NeroLINUX

Configure seu Linux pela Web!

  
Comentários
[1] Comentário enviado por junior em 14/05/2010 - 13:52h

Uso o Liferea e posso dizer que é muito bom!
Poucas pessoas utilizam RSS realmente, e desperdiçam muitas vezes o tempo entrando em sites/fórums e afins atrás de posts antigos e comentários quando muitos portais oferecem feeds para estas sessões, agilizando a leitura e a resposta.

[2] Comentário enviado por removido em 14/05/2010 - 15:49h

Aline, parabéns por este artigo, vejo que vc ainda contribuirá muito com este espaço. Recentemente contribui com uma dica sobre esse mesmo assunto: http://www.vivaolinux.com.br/dica/RSS-Boas-fontes-de-noticias-para-os-linuxers, se quiser dar uma olhada, aproveite para adicionar algumas das fontes em seu Leitor preferido!

[3] Comentário enviado por removido em 14/05/2010 - 16:25h

Parabéns, seu trabalho está muito didático, 10!!!
Os bichinhos, então, um must!
;-)

[4] Comentário enviado por bigua em 14/05/2010 - 18:47h

Bom, um artigo bem desenhado e animado com figurinhas mas com falta de informação como: o que significa a sigla RSS? por que RSS usa o XML? E alguns erros um tanto engraçado como: usado tanto em "site" ou "blog" .. um blog não é um site? entao p q a disjunção?



[5] Comentário enviado por removido em 14/05/2010 - 19:14h

meu caro biguá, acho que não têm porque ser grosseiro ao comentar, se vc não gostou e acha que faz melhor, porque não fazê-lo, são atitudes/comentários como o seu que desencorajam os usuários novatos!

[6] Comentário enviado por linuzmanic em 14/05/2010 - 20:18h

Ótimo post Aline,já usei o Google Reader que é muito bom,agora vou instalar o Liferea e desfrutar das noticias quentinhas.Bjs Aline e estou cada vez mais apaixonado pelo seu trabalho aqui no Viva o Linux continue assim.

[7] Comentário enviado por aline.abreu em 14/05/2010 - 23:34h

bigua, a intenção não era explicar o significado da sigla rss, xml, ou por que o rss usa o xml, a intenção é apresentar aplicativos usados para leitura de rss, e como configurá-los de maneira simples.
Desculpe se para você foi redundante eu usar site e blog, mas para muitas pessoas, um blog hospedado no blogspot é apenas uma página do blogspot e não um site completo, eu procuro sempre expressar-me de maneira que a maioria das pessoas entenda. Eu trabalho com usuários finais, que reclamam muito que nós, que usamos linux, sempre desmontamos o ralógio e mal conseguimos dizer as horas. O Usuário iniciante que quer usar rss não quer saber o que a sigla significa, e não está nem aí para por que ele usa XML, essa pessoa que saber se o blog que ela lê no blogspot ou no wordpress.com também tem assinatura de rss, quais o ícones que indicam isso e como usar os aplicativos de maneira fácil.
Eu sei que algumas pessoas vão dizer que o viva o linux é mais técnico, que as pessoas que participam tem um nível de conhecimento mais alto e eu reparei também que tem muitos iniciantes cheios de dúvidas aqui, dúvidas simples, pessoas que só querem saber as horas, e as vezes um conteúdo mais heterogeneo, com artigos técnicos e outros não técnicos possam agradar a mais pessoas.
edps, obrigada pelo apoio, eu uso linux a algum tempo e sei que nem todos da comunidade são adeptos a facilidade, isso não me assusta, nem vai me desencorajar, apesar de assustar e desencorajar muita gente.
Obrigada a todos.

Aline

[8] Comentário enviado por mcnd2 em 15/05/2010 - 21:52h

Ótimo artigo Aline...

Continue assim e não de idéia para quem não merece.

Vlw...

[9] Comentário enviado por bigua em 16/05/2010 - 00:14h

Grosseria é isso que a Aline respondeu, eu apenas fiz algumas observações e levantei algumas perguntas (nas quais foram respondidas ai da maneira que vocês viram).

Emfim:

A sigla RSS pode ser lida como: Rich Site Summary, que significa "Sumário Rico de um Site" ele usa o formato XML (eXtensible Markup Language) "eXtensão das Linguagens de Marcação" por causa que esse formato foi criado como uma forma de acordo entre as empresas envolvidas em projetos de browser, a fim de criar um padrão na WEB, no que diz respeito ao formato nas linguagens de marcação. As linguagens de marcação são muitas vezes responsáveis pelo Design e Layout resumindo: Aparência de como um site é apresentado na web, então para o RSS fazer essa atualização de conteúdo de forma global, independentemente de como o site foi escrito e do browser que você tiver usando, foi decidido utilizar o XML


E geralmente quando publico um material sou sempre bem-vindo a observações, sugestões e comentários.
Abraços.



[10] Comentário enviado por aline.abreu em 16/05/2010 - 00:40h

bigua , Me desculpe mais uma vez, eu não quis ser grosseira, só quis me explicar, por que usei algumas coisas redundantes e expressar meu ponto de vista, para que ficasse claro o motivo por que não me atentei a detalhes, que no caso desse artigo, no meu ponto de vista, eram superfulos.

Aline

[11] Comentário enviado por leronyfe em 16/05/2010 - 22:04h

Aline não entendi sou meio lerdinho, todos rs são pagos tem que ser assinados?

[12] Comentário enviado por aline.abreu em 17/05/2010 - 08:21h

leronyfe, os rss sãi gratuítos, fala-se assinatura por que você recebe como se fosse uma assinatura.

:)

[13] Comentário enviado por alinef em 17/05/2010 - 18:46h

Oi xará!

Nunca consegui me adaptar aos leitores de RSS. já tentei usar N interfaces mas sou do tempo em que tudo se fazia por email. Hoje eu mantenho contas de RSS no Thunderbird em casa e no Mail do Mac do trampo. Mas ainda acho chato o fato de que o que eu tenho no trampo não é o mesmo do que eu tenho em casa. Nos emails eu uso o velho e bom IMAP.

Talvez a solução para mim seja arrumar algum geito de receber os RSS na minha caixa de email.

Parabéns pelo artigo, bjão!

Aline Freitas

[14] Comentário enviado por removido em 20/10/2010 - 21:52h

Bastante informativo o artigo Aline, parabéns!! Eu não gostava de usar os leitores de RSS, mas há algum tempo
atrás encontrei o RSSOwl (http://www.rssowl.org/), que me fez mudar de opinião!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts