MP3 no Linux

Muitos micreiros são colecionadores natos de arquivos MP3, que são arquivos usados para armazenar músicas no computador com qualidade de audio similar ao das músicas de CDs. Muitos DJ's estão abandonando a grande quantidade de parafernália por eles usados na animação de festas e boates.

[ Hits: 28.450 ]

Por: Fábio Berbert de Paula em 06/11/2002 | Blog: https://fabio.city


Introdução



Muitos micreiros são colecionadores natos de arquivos MP3, que são arquivos usados para armazenar músicas no computador com qualidade de audio similar ao das músicas de CDs. Muitos DJ's estão abandonando a grande quantidade de parafernália por eles usados na animação de festas e boates. Estão adotando microcomputadores recheados de arquivos MP3 acoplados a possantes aparelhos de som.

Dentre os programas para reprodução de arquivos MP3 para Linux, o mais popular é o XMMS (http://www.xmms.org), clone do Winamp para Windows (vide figura 01).


Figura 01 - XMMS


O XMMS apresenta uma série de recursos multimídia. Dentre eles podemos citar: ajustes de volume e balanço, equalizador, analisador de espectro com habilitação de picos,osciloscópio e um editor de listas de músicas. com o editor de listas é possível programar uma série de músicas a serem tocadas numa festa e deixar o resto por conta do computador. A reprodução pode ser feita de modo aleatório ou seqüencial.


Figura 02 - Editor de listas de músicas


Existem duas formas de se adquirir arquivos MP3. Baixando os arquivos diretamente da Internet ou gerando seus próprios arquivos a partir de CDs musicais. Na Internet podemos encontrar MP3 em abundância nos sites MP3.com (http://www.mp3.com)e no MP3.Search (http://mp3.box.sk). Para gerar arquivos MP3 a partir de CDs musicais precisaremos de dois programas. O primeiro (CD Paranóia) serve para decodificar a música do CD para arquivo de audio (*.wav). O segundo (Blade Encoder) serve para decodificar o arquivo de audio gerado para arquivo de MP3 (*.mp3). A diferença entre arquivos de audio e de MP3 está em seus respectivos tamanhos. Um arquivo MP3 ocupa dez vezes menos espaço em disco que um arquivo de audio.


Figura 03 - Equalizador


Tanto o CD Paranóia quanto o Blade Encoder podem ser encontrados no site LinuxAll.Org (http://www.linuxall.org), que por sinal é um belo ponto de partida para busca de informações sobre o Linux na Internet.

Se você tem um computador com multimídia, um bom aparelho de som e gosta de informática,tem grandes chances de se tornar o DJ da festa de casamento do seu primo.

Por Fábio Berbert de Paula
E-mail: fabio@vivaolinux.com.br

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Zello - Transforme seu Android (e GNU/Linux) num Walkie Talkie

cpulimit - Limitando o uso da CPU por processo

Alexa e o ranking dos principais sites Linux da comunidade brasileira

O Surgimento do Linux

SQL Dicas & Truques (parte 2)

Leitura recomendada

Instalação e configuração da zsh no Gentoo GNU/Linux

Elastix - Instalando, criando ramais e realizando ligações SIP Trunk Vono e FaleViper

fprint: Biometria livre, completa e total!

MenuetOS - O extraordinário mini-sistema operacional

Ganhe uma camiseta do Viva o Linux ajudando o Viva o Android

  
Comentários
[1] Comentário enviado por navicruz em 07/06/2004 - 18:11h

xou de bola, inda vou ter um desse!!!!!!!!!!!

[2] Comentário enviado por garetiro em 26/04/2006 - 11:41h

como instalar esse arquivo no meu computador?

[3] Comentário enviado por annakamilla em 18/01/2009 - 15:30h

e'o seguinte o xmms tem res opções de instalação, um tar.bz, um tar.gz e um debian que é .deb , para os computadores que não são debian ou ubuntu é tar -vzxf nome do arquivo dai voce procura pelo binário de instalação ./install as vezes tá em maiusculo daí voce instala o xmms.
tem arquivos que tem que dar make e depois make install.



[4] Comentário enviado por annakamilla em 18/01/2009 - 15:33h

parabens pelo artigo


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts