MEncoder - Criando Programa Gráfico Para Conversão

Você gosta do MEncoder? Porém, acha um problema ter que memorizar os comandos? Não seria melhor ter um Script que,
com dois ou três cliques, faz o trabalho para você? Aqui vamos fazer um Script e transformá-lo em um programa, com
direito a ícone e tudo mais... Meu alvo principal é um Script que converta vídeos e que sejam compatíveis com o sistema
do PS3.

[ Hits: 30.839 ]

Por: M4iir1c10 em 05/03/2012 | Blog: https://github.com/mauricioph


Introdução



Depois de muito tempo sem escrever nenhum artigo, estou de volta.

Agora, quero mostrar como fazer para transformar seu Script em 'programa'.

Meu foco será um Script para MEncoder, que vai converter arquivos de vídeo para formato compatível com o Playstation 3 (PS3).

Este Script vai usar elementos gráficos como Prompt, para entrada de informações pelo usuário e uma barra de progresso para o MEncoder.

Vendo que quase não existe Script que mostre o progresso do MEncoder, creio que será muito útil a análise, não somente do artigo, como também do código-fonte do Script.

Porque não fazer um Scrip então e publicar como: Script? Simples, o meu interesse não é só o que o Script pode fazer, mas o conceito de transformar o seu Script em 'programa', com ícone e tudo mais.

Também existe uma lacuna que o Script não cobre, se eu escrever apenas comentários no Script, esta lacuna são os detalhes técnicos que eu descrevo neste artigo. . .

. . .Sim, eu disse TÉCNICOS, ou seja, eu estou fazendo o trabalho duro para que você possa só clicar duas ou três vezes e ter o seu vídeo convertido, mais sem deixar de lado os GEEKS que nos acompanham.

Caso você não seja um Geek e só quer o Script, pule para a página onde eu escrevo o código, copie e cole o Script.

Agora, se você quer aprender, vamos juntos nesta jornada (parece clichê de filme “Jornada nas Estrelas”. :D ).
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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Configuração do sistema
   3. Problemas comuns ao rodar vídeos no PS3
   4. O Código do Script
   5. Ajustes Finais
   6. Construindo o Pacote RPM
   7. Criando um Pacote DEB
   8. Teste Final
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Comentários
[1] Comentário enviado por itamarnet em 06/03/2012 - 15:29h

Artigo muito interessante, e bem detalhado. Extrapolou inclusive a proposta inicial ao criar os pacotes e detalhar os problemas que encontrou.
Não vou tecer críticas pois o artigo é bem detalhado, mas gostaria de contribuir com algumas sugestões, que podem facilitar ou serem alternativas.
Já tive problemas com o mplayer e mencoder, assim como você, na questão de reconhecimento das dependências, especialmente com o Ubuntu.
O que pode fazer também é usar o ffmpeg no lugar do mencoder para as conversões, mas confesso não lembrar se tem todas as opções disponíveis do seu "Programa".
Outa opção é usar o flite ( http://www.speech.cs.cmu.edu/flite ) em substituição a tríade text2wave, lame e play, o que poderia ser feito nesse formato flite -t "Texto".

De resto está perfeito, Parabéns!!

[2] Comentário enviado por m4iir1c10 em 06/03/2012 - 18:16h

So para corrigir no codigo do programa houve alguns erros durante o processo da publicacao, alguem colocou quebra de linhas onde nao existem quebras ou seja deveria ser uma linha so, se voce seguir o raciocinio que eu vou explicar voce pode consertar ou voce pode esperar eu publicar o codigo :)

Linhas 9 e 10 e uma unica linha, assim linha 11 vira linha 10 por tanto siga passo a passo as instrucoes para voce conscertar o codigo, preste atencao porque a maioria das vezes em que voce fizer isso antes de apertar delete no final da linha voce deve apertar espaco depois delete mais algumas vezes voce nao deve fazer isso por exemplo awk -vRS nao pode ser awk - vRS

Linhas 9 e 10
Linhas 11 e 12
Linhas 19 e 10
Linhas 44, 45 e 46
Linhas 47, 48 e 49
Linhas 50, 51 e 52
Linhas 56, 57, 58, 59 e 60
Linhas 70, 71, 72, 73 e 74
Linhas 91, 92 e 93

Eu vou publicar o codigo para os novatos que nao querem arriscar destriuir o codigo :)


Deixa eu fazer um teste agora vamos ver se no comantario o codigo sai direito:


#!/bin/bash
#Os programas que serão usados e onde eles se encontram

MENCODER="$(builtin type -P mencoder)"
ZEN="$(builtin type -P zenity)"
LAME="$(builtin type -P lame)"
PLY="$(builtin type -P play)"

# A resolução ou o tamanho do vídeo, embora eu coloquei algumas opções para vídeos em HD lembre se que no PS3 você
# vai ter problemas para rodar qualquer vídeo com resolução superior a 720x576.

RESOLU="$(${ZEN} --list --text "Selecione a resolução do vídeo final" --column "Resolução" --radiolist --column size A "640x480" B "640x360" C "720x404" D "720x416" E "954x544" F "1280x720" G "1920x1080" | tr x :)"

# Agora vamos basear o bitrate do video de acordo com o tamanho do video
BITRATE="$(echo $RESOLU | sed 's/:/ /g' | awk '{print $1}')"

# Vamos selecionar o vídeo a ser convertido
INFILE="$(${ZEN} --file-selection)"

# Só para ter certeza que o usuário sabe oque esta escolhendo e não clicou sem querer em um arquivo que não é um vídeo,
# vamos olhar que tipo de arquivo foi selecionado se não for um vídeo damos uma bronca nele.

ENTRADA=$(file -bi "$INFILE" | awk '{print $1}'| grep video | awk 'BEGIN{FS="/"}{print $1}')
echo $ENTRADA
function intro(){
while [ "$ENTRADA" != "video" ]
do ${ZEN} --error --text "Voce não escolheu um arquivo de vídeo válido"
INFILE="$(${ZEN} --file-selection)"
ENTRADA=$(file -bi "$INFILE" | awk '{print $1}'| grep video | awk 'BEGIN{FS="/"}{print $1}')

echo $ENTRADA
done
}
intro

# agora que estamos certos que é um vídeo vamos definir o nome dele como a variável de entrada
ENTRADA="$(echo $INFILE)"

LOC=$(basename "${ENTRADA}")

#vamos criar uma pasta temporária para colocar todos os logs e arquivo usados durante a conversão, definindo os nomes para os mesmos
TEMPO="$(mktemp -d /tmp/mauricio.XXXXXXXXX)"
SAIDA="$(echo ${LOC} | sed 's/ /_/g')"
LOGI="$(echo ${TEMPO}/${SAIDA}.log)"

#Primeira função de conversão, colocamos os atributos necessários para o mencoder e jogamos a saída de dados para o zenity
# com o awk filtramos as informações do mencoder e criamos uma função que da um refresh no zenity para que o mesmo
# possa indicar a porcentagem da conversão junto com as demais informações.

function primeiropasso(){
${MENCODER} "${ENTRADA}" -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4:vpass=1:vbitrate=${BITRATE} -oac mp3lame -lameopts cbr:br=128:mode=0 -vf scale=${RESOLU},harddup -ffourcc XVID -o "$HOME/${SAIDA}.PS3.avi" -passlogfile ${LOGI} 2>&1 | awk -vRS="\r" '$1 ~ /Pos/ {gsub(/Pos:/," ");gsub(/%\)/," ");gsub(/ \(/," ");print $3"\n#Convertendo o vídeo para pasta do usuário \\nPosição :\\t"$1"\\nQuadros :\\t"$2"\\nPorcentagem :\\t"$3"%\\nMédia de Quadros :\\t"$4"\\nTempo Restante :\\t"$6; fflush();}' | ${ZEN} --progress --title "Convertendo ${LOC} 1 passo" --text "Convertendo ${LOC}" --auto-close
}

# fazemos a mesma coisa para o segundo passo, o motivo pelo qual estou colocando os passos em funções separadas é porque
# se algum dia você perdeu um usb com o vídeo convertido e quer converter do original para outro vídeo para o PS3 o programa
# vai identificar que você já converteu esse vídeo uma vez e vai lembrar dele fazendo assim só uma vez o segundo passo,
# quer dizer não precisa assistir o vídeo que ele já assistiu.

function segundopasso() {
echo "Second Stage" | text2wave -o ${TEMPO}/audio.wav
lame -V3 -b 192 ${TEMPO}/audio.wav ${TEMPO}/audio.mp3
play ${TEMPO}/audio.mp3
${MENCODER} "${ENTRADA}" -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4:vpass=2:vbitrate=${BITRATE} -oac mp3lame -lameopts cbr:br=128:mode=0 -vf scale=${RESOLU},harddup -ffourcc XVID -o "$HOME/${SAIDA}.PS3.avi" -passlogfile ${LOGI} 2>&1 | awk -vRS="\r" '$1 ~ /Pos/ {gsub(/Pos:/," ");gsub(/%\)/," ");gsub(/ \(/," ");print $3"\n#Convertendo o vídeo para pasta do usuário \\nPosicao :\\t"$1"\\nQuadros :\\t"$2"\\nPorcentagem :\\t"$3"%\\nMedia de Quadros :\\t"$4"\\nTempo Restante :\\t"$6; fflush();}' | ${ZEN} --progress --title "converting ${LOC} 2 passo" --text "converting ${LOC}" --auto-close
echo "The file is ${SAIDA}.PS3.avi, You will find it on your home folder" | text2wave -o ${TEMPO}/audio.wav
lame -V3 -b 192 ${TEMPO}/audio.wav ${TEMPO}/audio.mp3
play ${TEMPO}/audio.mp3
}

# vamos lembrar do vídeo que foi convertido criando nossa pasta de "memória"

if [ ! -d $HOME/.videologs ]
then mkdir $HOME/.videologs
fi
LOGTWO=$(basename "${LOGI}")

function usedsecondpass() {
${MENCODER} "${ENTRADA}" -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4:vpass=2:vbitrate=${BITRATE} -oac mp3lame -lameopts cbr:br=128:mode=0 -vf scale=${RESOLU},harddup -ffourcc XVID -o "$HOME/${SAIDA}.PS3.avi" -passlogfile "${HOME}/.videologs/${LOGTWO}" 2>&1 | awk -vRS="\r" '$1 ~ /Pos/ {gsub(/Pos:/," ");gsub(/%\)/," ");gsub(/ \(/," ");print $3"\n#Convertendo o vídeo para pasta do usuário \\nPosição :\\t"$1"\\nQuadros :\\t"$2"\\nPorcentagem :\\t"$3"%\\nMédia de Quadros :\\t"$4"\\nTempo Restante :\\t"$6; fflush();}' | ${ZEN} --progress --title "converting ${LOC} 2 passo" --text "converting ${LOC}" --auto-close
echo "Mission Acomplished, your file is at the Desktop. The name is ${SAIDA}.PS3.avi" | text2wave -o ${TEMPO}/audio.wav
lame -V3 -b 192 ${TEMPO}/audio.wav ${TEMPO}/audio.mp3
play ${TEMPO}/audio.mp3
}

# Lembra desse vídeo? então pula para o segundo passo.

if [ -f ${HOME}/.videologs/${LOGTWO} ]
then echo "I remember this, lets do it again." | text2wave -o ${TEMPO}/audio.wav
lame -V3 -b 192 ${TEMPO}/audio.wav ${TEMPO}/audio.mp3
play ${TEMPO}/audio.mp3
usedsecondpass
else primeiropasso
segundopasso
fi

# vamos limpar a bagunça que essa conversão fez
rm -f ${TEMPO}/audio.wav
rm -f ${TEMPO}/audio.mp3

# mais não vamos apagar tudo, esse programa tem que se lembrar desse vídeo para a próxima vez que for necessário
# caso você decidir limpar o seu sistema um dia para economizar espaço, essa pasta ~/.videologs deve ser um das que você
# definitivamente deve dar uma olhada, em uma semana ou um mês não acumula muito mais depois de uns 6 meses pode
# ultrapassar a marca dos GB de arquivos.

for i in $(ls ${TEMPO}/*.log | xargs )
do mv $i $HOME/.videologs/
done

#agora acabamos com todo o lixo.
cd ~/
rm -fr ${TEMPO}

Pessoal desculpe a falta de ascentos meu teclado e britanico :)

[3] Comentário enviado por m4iir1c10 em 19/03/2012 - 10:46h

Aqui esta o script publicado para evitar problemas de copy and paste.

http://www.vivaolinux.com.br/script/Script-para-conversao-de-video-compativel-com-PS3

[4] Comentário enviado por gidalte em 06/04/2012 - 10:23h

Sensacional!, só assim eu aprendo um pouco mais de script, e com elegância ...


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