LinuxKidX

Esse trabalho descreve o desenvolvimento de uma distribuição Linux voltada para crianças. O foco do trabalho foi o desenvolvimento dessa distribuição contendo uma coletânea de softwares educacionais, de forma que a interface com o usuário fosse amigável e agradável.

[ Hits: 21.040 ]

Por: Robson Maniasso em 17/04/2008


Introdução



A tecnologia da informação está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, seja nos computadores em empresas ou residências. Isso tem estimulado a utilização do Linux em maiores proporções, visto que é um sistema livre e aberto.

O projeto LinuxKidX não visa servidores ou usuários de nível técnico, mas sim crianças para as quais o nível de conhecimento ainda não se desenvolveu totalmente, fato que levou a distribuição a ser planejada visando a facilidade de uso e a criação de um LiveCD cujas vantagens são:
  • Usufruir do sistema operacional sem instalar nenhum arquivo;
  • Utilizar como desktop portátil quando agregado ao uso de um dispositivo móvel de armazenamento;
  • Manter os dados do HD intactos e utilizar como aprendizado ou lazer.

Sendo assim, o processo de inicialização do LiveCD deve ser transparente, necessitando apenas que as crianças ou pais coloquem o CD nos computadores, e ao ligá-los, tudo será automaticamente carregado e configurado, sendo somente necessário navegar pelos softwares e encontrar o jogo ideal para diversão e aprendizado.

Diante dessa perspectiva, nada melhor que disponibilizar na distribuição uma enorme coletânea de softwares educativos, contendo animações e desenhos agradáveis, fazendo que através da informática as crianças possam aprender e desenvolver melhor suas habilidades cognitivas e motoras.

A motivação para desenvolver o LinuxKidX passou a existir diante da notoriedade de que as áreas de educação infantil pouco exploram os recursos de softwares educacionais como forma de incentivo ao aprendizado. Um dos fatores que explica esse comportamento é que geralmente esses aplicativos são pagos e o valor para aquisição é alto.

Objetivos

O objetivo é desenvolver um LiveCD de fácil utilização, contendo uma coletânea de aplicativos educacionais para a faixa etária de 2 à 12 anos. O uso da distribuição aqui apresentada pode ser feito em computadores domésticos, mas, com maior impacto, em instituições educacionais. Essa idéia vai ao encontro de que a era digital é favorável ao aprendizado.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Desenvolvimento
   3. Download da distribuição
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Como Rodar o Mplayer no Linux

Usando o Guitar Pro no Linux

Softwares para Biólogos no Linux

Configure seu Linux pela Web!

VLC, o reprodutor multimídia

  
Comentários
[1] Comentário enviado por stremer em 17/04/2008 - 15:46h

muito bom. Esse vai ser o primeiro sistema que meu filho vai usar qdo ele começar a mexer no pc, ele ainda tem 7 meses então ainda vai levar um tempinho hehehe

[2] Comentário enviado por henryjr em 17/04/2008 - 16:50h

Gostei. Temos que incentivar desde cedo as crianças não se viciar em um único sistema operacional (só se for linux, rs).

[3] Comentário enviado por elionw3 em 17/04/2008 - 16:52h

Muito bom hein, vou baixar assim que xegar em casa, tenho um irmão com 7 anos, q vive deletando o q nao deve, e ele acostumou com o XP, pq o PC do meu irmão do meio usa Windows, dai tive q instalar o windows no pc dele tbm.
Ou seja, la em casa tem mais torcida pró windows do q pró-linux, mesmo eles nao manjando nada são 3 contra 1 ( Laptop do meu véio (Vista), PC do irmão do meio (WinXP), PC do caçula(WinXP), versus, laptop do ElionW3 (Kubuntu))

Talvez eu consiga mudar a kbça de 1 pelo menos :) dai eu compro um PC pra mamãe pra desempatar, hauahuahauh

[]'s, otimo artigo


[4] Comentário enviado por willian.firmino em 17/04/2008 - 22:38h

cara se tiver oportunidade de uma olhada no linux educacional ele esta sendo usado na prefeitura do municipio da cidade de serrana estado sp virou noticia até em uma feira nos EUA e uma variante do debian 4.0 bem legal e atende a este proposito.

[5] Comentário enviado por removido em 18/04/2008 - 00:52h

Muito bacana mesmo, você usou algumas coisas do Slax? pelo que vi o carregamento da tela inicial é muito parecido com o mesmo...

[6] Comentário enviado por O kara em 18/04/2008 - 08:48h

Amigos

Eu ñ consegui baixar, o download até começa mas... simplesmente ñ termina..
Alguem conseguiu baixar?

[7] Comentário enviado por thaleseduardo em 18/04/2008 - 23:20h

Estou com o mesmo problema do "O kara". não consigo baixar. o dowload termina antes de baixar o arquivo todo. Da uma olhada ai maniasso.

valeu

[8] Comentário enviado por O kara em 19/04/2008 - 07:11h

Uma outra coisa também caro Robson, onde vejo o md5sum da imagem iso para conferir com a q eu baixei?
eu procurei na pagina do projeto http://codigolivre.org.br/frs/?group_id=2482 e ñ achei

Obrigado pela atenção e um abraço

[9] Comentário enviado por o kara em 19/04/2008 - 08:00h

Bem pessoal

Depois de tentar baixar de varias maneiras... a única maneira q deu certo foi com o nosso velho e bom wget (claro q o download parou repetidas vezes) via terminal. É isso ahí.

Um abraço para todos

[10] Comentário enviado por removido em 20/04/2008 - 02:32h

Excelente iniciativa.

Continue trabalhando em seu projeto, seu sistema tem um bom futuro se continuar a ser lapidado. Este sistema se bem desenvolvido será uma ótima ferramenta de estudos em escolas Primarias, já que estará ligando a criança a uma fonte de conhecimentos infinitos.

[11] Comentário enviado por maniasso em 22/04/2008 - 12:54h

Pessoal aqueles que estão tendo problema para baixar a imagem via codigo livre, estarei fazendo o upload para o Source forge o mais rapido possivel. Assim que a imagem estiver disponivel, posto o link para vocês baixarem.

Obrigado a todos pelos elogios a distribuição!!!!

Um abraço a todos.
Robson

[12] Comentário enviado por maniasso em 22/04/2008 - 12:59h

Quanto aos scripts de inicialização, utilizamos os scripts do Linux-live, que são os mesmo que o Slax usa. A distribuição é baseada em cima do Slackware 11.

[13] Comentário enviado por alexandresbo em 28/04/2008 - 09:21h

Acabamos de disponibilizar o download do linuxkidx no sourceforge:
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=224507

Grato,

Alexandre


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts