LinuxKidX

Esse trabalho descreve o desenvolvimento de uma distribuição Linux voltada para crianças. O foco do trabalho foi o desenvolvimento dessa distribuição contendo uma coletânea de softwares educacionais, de forma que a interface com o usuário fosse amigável e agradável.

[ Hits: 21.472 ]

Por: Robson Maniasso em 17/04/2008


Desenvolvimento



O desenvolvimento da distribuição foi baseado em 5 etapas.

1. Escolha da distribuição: A escolha da distribuição a ser baseada é importante, pois é quem garantirá o desempenho e confiabilidade do sistema operacional. Dessa forma, a distribuição Linux que mais atendeu os requisitos citados na metodologia foi o Slackware, muito utilizado por profissionais de informática, principalmente em servidores.

O Slackware é uma das distribuições mais antigas e ainda desenvolvidas, tem como filosofia preservar a tradição dos sistemas UNIX, provendo um sistema rápido, robusto, estável e organizado. Porém possui poucas ferramentas automatizadas, o que acabou acarretando um grande trabalho na programação de scripts.

O Slackware contém uma enorme quantidade de aplicativos, dessa maneira foi necessário estudar quais eram seus pacotes base para funcionamento e desenvolver um script para a instalação do mesmo em um diretório tendo assim a estrutura da distribuição para desenvolvimento.

2. Escolha da Interface Gráfica: A interface gráfica com o usuário deve ser baseada em imagens de visualização e ativação dos recursos disponibilizados. Por essas razões optou-se pelo KDE, responsável por fornecer uma interface gráfica organizada e consistente para que os aplicativos sejam executados e o usuário tenha uma interação com o computador.

O KDE é um ambiente desktop moderno que procura preencher as necessidades de maneira facilitada, para isso permite a visualização de imagens, vídeos e animações através de programas que compõem o mesmo, interagindo com essas características através de mouse e teclado. Em relação ao quesito visual, o KDE é um dos mais agradáveis, isso porque permite o uso e a criação de temas dos mais variados tipos e possibilita a utilização de efeitos gráficos. O KDE é de longe o ambiente que proporciona a maior coletânea de aplicativos para qualquer distribuição Linux, além de ser o mais flexível no quesito personalização.

3. Escolha dos softwares educacionais: Um software educacional deve ser estimulante, temático, interativo e com propostas educacionais. Portanto a seleção dos aplicativos educacionais teve como finalidade encontrar as coletâneas que mais se enquadrariam na distribuição, somente programas com propostas educacionais foram utilizados. Nesta etapa os seguintes conjuntos foram selecionados:

Gcompris: Utilizado em atividades de diversas disciplinas e séries, desde a educação infantil até a quarta série. Todos os jogos vêem com instruções de fácil compreensão e jogabilidade. As atividades podem ser direcionadas de acordo com um objetivo específico ou a criança pode navegar pelo programa e aprender os jogos que achar mais interessantes de forma livre, desenvolvendo assim a capacidade de escolha e aprendizagem.

Childsplay: É um conjunto de jogos educacionais. Ideal para o ensino básico e/ou fundamental, usa um sistema de plug-ins o que possibilita uma grande flexibilidade na expansão da coletânea.

Kde-Edu: Programas dirigidos às escolas, aos pais e aos alunos. São divertidos, coloridos, atrativos e suficientemente simples para que as crianças usem sem a supervisão dos pais. Os programas ajudam na formação dos alunos de maneira divertida e intuitiva.

Tuxpaint: É um programa de criação livre de imagens voltado para o público infantil, com sons, ícones coloridos e ações legendadas, facilitando seu uso na inicialização e introdução ao computador. As cores e formas legendadas auxiliam no trabalho do educador, servindo como apoio de estudo a algum tema a ser trabalhado com os alunos.

Com os softwares definidos, partiu-se para suas instalações, no entanto foi um trabalho difícil, pois como o Slackware foi instalado de maneira reduzida, era necessário analisar quais as dependências de pacotes que cada software precisava. Enfatiza-se esta dificuldade pelo fato que não existe nenhuma ferramenta que resolve o problema das dependências como encontrado em outras distribuições.

4. Personalização da distribuição: É essencial que usuário não precise instalar dispositivos de hardware ou fazer configurações avançadas dos mesmos. Dessa forma é necessário customizar o kernel, que é o núcleo do sistema operacional. É possível alterar suas configurações ou até mesmo aplicar atualizações (patchs), para que o sistema ganhe novas funcionalidades. Mas para obter esses novos recursos é necessário fazer sua compilação (esse é um trabalho complexo e demorado) contendo essas modificações.

Dessa forma, resolve-se o problema da detecção automática de hardware, permite-se a utilização de bootsplash e ativam-se os recursos para que a distribuição funcione como LiveCD. Quanto à detecção da resolução de vídeo, teclado e mouse foi desenvolvido um script que faz um teste transparente durante a inicialização do sistema operacional disponibilizando as melhores configurações.

Também foi citado que é imprescindível garantir a atenção e interesse do usuário desde a inicialização do sistema até sua utilização. Dessa maneira, a instalação e configuração do bootsplash tornam-se evidente, pois o mesmo oculta do usuário o trabalho sendo feito pelo sistema operacional e apenas apresenta uma imagem (Figura 1) agradável com uma barra de progresso indicando o tempo restante para o sistema estar disponível para uso.

O bootsplash ilustrado na Figura 1 também faz parte das personalizações feitas durante o desenvolvimento da distribuição LinuxKidX. Aqui vale fazer uma referência ao colaborador Rafael Calheiro pelo design da imagem utilizada no bootsplash.



Personalizar a configuração padrão do sistema, ajustando o comportamento dos programas, organizando os menus e arrumando a parte visual acaba sendo umas das partes mais importantes ao desenvolver um sistema destinado a usuários de pouco conhecimento, já que é necessário criar um ambiente agradável e de fácil utilização. Conforme a idéia acima, a personalização do ambiente gráfico consistiu na mudança da tela de apresentação do KDE (Figura 2, uma criação do colaborador Júlio César Rodrigues), criação de papéis de paredes (Figura 3), temas e ícones, isto para que o usuário sinta-se a vontade e possa desfrutar de um sistema amigável.





5. Criação do LiveCD: Quanto maior for a capacidade de compactação, maior a quantidade de recursos disponíveis no CD. Portanto o LinuxKidX utilizou o conjunto de scripts Linux-Live, o qual permite criar seu próprio LiveCD de sua distribuição Linux favorita, além dessa vantagem ele também permite iniciar o sistema a partir de pen-drives. Esses scripts possibilitam a inicialização muito rápida do sistema operacional, e o mesmo possui uma excelente taxa de compactação podendo comprimir 2.5GB em 700MB, ou seja, uma redução de espaço da ordem de 3,6 vezes. Com isso, apenas é necessário executar esses scripts na distribuição trabalhada e confeccionar o LiveCD contendo todas as tarefas realizadas.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Desenvolvimento
   3. Download da distribuição
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Como converter CentOS 5 em Fedora 11

Instalando Xen 3.3.0 no Debian Lenny Linux

Instalando o Debian em uma máquina virtual (VirtualBox)

VMD no Debian - Instalação e configuração

Gnuplot - versátil ferramenta científica

  
Comentários
[1] Comentário enviado por stremer em 17/04/2008 - 15:46h

muito bom. Esse vai ser o primeiro sistema que meu filho vai usar qdo ele começar a mexer no pc, ele ainda tem 7 meses então ainda vai levar um tempinho hehehe

[2] Comentário enviado por henryjr em 17/04/2008 - 16:50h

Gostei. Temos que incentivar desde cedo as crianças não se viciar em um único sistema operacional (só se for linux, rs).

[3] Comentário enviado por elionw3 em 17/04/2008 - 16:52h

Muito bom hein, vou baixar assim que xegar em casa, tenho um irmão com 7 anos, q vive deletando o q nao deve, e ele acostumou com o XP, pq o PC do meu irmão do meio usa Windows, dai tive q instalar o windows no pc dele tbm.
Ou seja, la em casa tem mais torcida pró windows do q pró-linux, mesmo eles nao manjando nada são 3 contra 1 ( Laptop do meu véio (Vista), PC do irmão do meio (WinXP), PC do caçula(WinXP), versus, laptop do ElionW3 (Kubuntu))

Talvez eu consiga mudar a kbça de 1 pelo menos :) dai eu compro um PC pra mamãe pra desempatar, hauahuahauh

[]'s, otimo artigo


[4] Comentário enviado por willian.firmino em 17/04/2008 - 22:38h

cara se tiver oportunidade de uma olhada no linux educacional ele esta sendo usado na prefeitura do municipio da cidade de serrana estado sp virou noticia até em uma feira nos EUA e uma variante do debian 4.0 bem legal e atende a este proposito.

[5] Comentário enviado por removido em 18/04/2008 - 00:52h

Muito bacana mesmo, você usou algumas coisas do Slax? pelo que vi o carregamento da tela inicial é muito parecido com o mesmo...

[6] Comentário enviado por O kara em 18/04/2008 - 08:48h

Amigos

Eu ñ consegui baixar, o download até começa mas... simplesmente ñ termina..
Alguem conseguiu baixar?

[7] Comentário enviado por thaleseduardo em 18/04/2008 - 23:20h

Estou com o mesmo problema do "O kara". não consigo baixar. o dowload termina antes de baixar o arquivo todo. Da uma olhada ai maniasso.

valeu

[8] Comentário enviado por O kara em 19/04/2008 - 07:11h

Uma outra coisa também caro Robson, onde vejo o md5sum da imagem iso para conferir com a q eu baixei?
eu procurei na pagina do projeto http://codigolivre.org.br/frs/?group_id=2482 e ñ achei

Obrigado pela atenção e um abraço

[9] Comentário enviado por o kara em 19/04/2008 - 08:00h

Bem pessoal

Depois de tentar baixar de varias maneiras... a única maneira q deu certo foi com o nosso velho e bom wget (claro q o download parou repetidas vezes) via terminal. É isso ahí.

Um abraço para todos

[10] Comentário enviado por removido em 20/04/2008 - 02:32h

Excelente iniciativa.

Continue trabalhando em seu projeto, seu sistema tem um bom futuro se continuar a ser lapidado. Este sistema se bem desenvolvido será uma ótima ferramenta de estudos em escolas Primarias, já que estará ligando a criança a uma fonte de conhecimentos infinitos.

[11] Comentário enviado por maniasso em 22/04/2008 - 12:54h

Pessoal aqueles que estão tendo problema para baixar a imagem via codigo livre, estarei fazendo o upload para o Source forge o mais rapido possivel. Assim que a imagem estiver disponivel, posto o link para vocês baixarem.

Obrigado a todos pelos elogios a distribuição!!!!

Um abraço a todos.
Robson

[12] Comentário enviado por maniasso em 22/04/2008 - 12:59h

Quanto aos scripts de inicialização, utilizamos os scripts do Linux-live, que são os mesmo que o Slax usa. A distribuição é baseada em cima do Slackware 11.

[13] Comentário enviado por alexandresbo em 28/04/2008 - 09:21h

Acabamos de disponibilizar o download do linuxkidx no sourceforge:
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=224507

Grato,

Alexandre


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts