Linux, porque não?

Faço faculdade de ciência da computação, Rio de Janeiro e fiquei impressionado pela quantidade de usuários Linux em minha turma: ZERO. Isso mesmo! Além de mim ninguém mais usa Linux, isso me deixou um pouco preocupado e por isso resolvi escrever esse artigo.

[ Hits: 21.818 ]

Por: Diogo Menezes em 03/03/2006 | Blog: http://www.diogomenezes.com


Iniciando



Faço faculdade de ciência da computação, Rio de Janeiro e fiquei impressionado pela quantidade de usuários Linux em minha turma, ZERO, isso mesmo! Além de mim, ninguém mais usa Linux, isso me deixou um pouco preocupado.

Bom, para começar me veio à cabeça a seguinte pergunta "Por que apesar de cursar ciência da computação meus colegas de classe nunca instalaram distribuições Linux em seus desktops? Porque existe esse preconceito quando cito o Linux para eles?".

Depois de algumas conversas ouvi frases como:
  • "O Linux é horrível porque é difícil"
  • "No Windows eu tenho mais facilidade para tudo"
  • "Você precisa escrever isso tudo só para instalar um programa?"
  • "Para que quero ver o código fonte? Não serve para nada mesmo!"
  • "Meu Windows pirata também é gratuito!"
  • "Quase não existem programas para Linux"
  • "Prefiro ficar com meus vírus a voltar a pré historia"

Acreditem se quiser, essas frases foram ditas por estudantes da área tecnológica! Assumo que fiquei abismado com as afirmações.

Se pararmos para prestar atenção, veremos que as afirmações citadas por meus colegas acima são totalmente sem fundamento, algumas delas poderiam até ser levadas em consideração se não estivéssemos em 2006, foi se o tempo em que o Linux era um sistema "difícil" e que existiam poucos programas para ele.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Iniciando
   2. Continuando e concluindo
Outros artigos deste autor

Criando e fechando portas no seu Linux

Mplayer - Instalação e utilização

Configurando o Velox no seu Linux

Usando direcionadores de fluxo

Agendando tarefas com o crontab

Leitura recomendada

Transformando seu Windows em um quase Linux

Sabayon completo, personalizado e portátil, em pendrive de boot

Principais Ambientes Gráficos

Quer entrar no mundo de Tux ou está ajudando alguém a fazê-lo?

Guia básico de como usar comandos no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fscoelho em 03/03/2006 - 12:50h

E fazem Ciência da Computação? Com essas respostas pelo visto o único da turma que vai se formar e se tornar um profissional da área vai ser você. LAMENTÁVEL ouvir esse tipo de coisa das pessoas que justamente deveriam ser as mais interessadas, ou pelo menos as mais curiosas.

[2] Comentário enviado por medeiros64 em 03/03/2006 - 13:16h

Parabens pelo artigo!!!!
E claro parabens pela aula a todos e insentivo a nos usuarios valew.

;]

[3] Comentário enviado por marcel_fred em 03/03/2006 - 13:26h

Tenho quase o mesmo problema na Faculdade onde curso Ciencia da Computação. O problema é que o pessoal tem medo de enfrentar novos desafios e então ficam presos a Microsoft. Pra mim a dificuldade é um desafio e de cada dificuldade que já passei não me arrependo e passaria novamente se possível cada vez pior. Já aprendi muito com Linux e realmente quem não tem vontade não vai pra frente..
Ótimo artigo que escreveu, Parabéns

[4] Comentário enviado por omega_indigo em 03/03/2006 - 13:30h

Parabens pelo artigo!!!!

Isso prova que muitos fazem uma faculdade de computacao apenas para ter o canudo na mão. Pelo visto, vc serao unico profissional formado e capacitado na sua turma.
Não é a toa que estamos cheios de "consultores' windows e ainda mal preparados!!!!!!!!

[5] Comentário enviado por HufflepuffBR em 03/03/2006 - 13:33h

Na minha faculdade (ASMEC) é a mesma coisa, a mesma dependência da Microsoft e o mesmo tipo de aprendizado e filosofia. Chego a ser motivo de chacota por afirmar (com orgulho) que tudo o que faço no Windows, faço no Linux!

Tou com o fscoelho... O problema é que alguns desses "profissionais" vão virar um bando de picareta que vão depreciar o valor do trabalho dos profissionais de verdade, que estudam e se dedicam.

[6] Comentário enviado por flavio_correa em 03/03/2006 - 13:34h

Não me lembro onde li a frase na rede, mas concluia que alguma coisa muito perfeita não era boa, que não tinha aceitabilidade, não seria popular. Pode parecer uma incoerrencia, mas nestes 11 anos de vida que tenho com o Linux, esta idéia volta e meia vem a minha cabeça. O GNU/Linux é perfeito até de mais, existem programas de mais, e para tudo, são incontáveis aplicações com mais incontáveis parametros de configuração.
O Debian vem com 15490 pacotes, isso é assustador. O usuário comum é preguiçoso, não quer aprender quase nada, e o GNU/Linux não é exatamente para estas pessoas, até pode servir, mas com certeza é um desperdicio. A maioria esmagadora das pessoas não quer utilizar mas que uns 5 ou 6 programas e que sejam gráficos. Linha de comando? Nem pensar, apesar da grande vantagem que é um programa em linha de comando.
Hoje eu já desisti de evangelizar os outros, Acredito que o Linus e o Stallman no início queriam somente resolver os seus problemas e compartilharem as suas soluções e só isso. Se o GNU/Linux estivesse ficado somente no Desktop do Linus, o sucesso teria sido o mesmo que hoje, ele resolveu o problema dele e pronto. Hoje penso da mesma forma, eu resolvo o meu problema e fim. Se o resto do mundo usa Windows, problema deles.

[7] Comentário enviado por bosetti em 03/03/2006 - 13:45h

Cara, muita sorte pra vc na sua faculdade... acho que você deveria estar ensinando alguma coisa mais util pra eles... já perguntou pra eles se eles realmente estão fazendo o curso certo???
Tomara que nenhum deles se formem, para não ter-mos profissionais ineficientes por aí, que não sabem resolver um simples problema em um servidor qualquer! (não que eu queira o pior para eles, só que não atrapalhem o caminho da tecnologia)

[]'s
Rafael Bosetti

[8] Comentário enviado por muitobem em 03/03/2006 - 13:52h

Nem mais, tou de acordo com o flavio_correa.
As pessoas normais querem tudo simples, não querem complicações, querem meter os programas de instalação e as coisas instalarem-se de uma maneira muito simples, sem dores de cabeça (leia-se instalar pacotes adicionais).
Existe também outro grande problema para as algumas das ditas pessoas normais não se mudarem para Linux, o factor "Resitência à mudança", porque se elas sempre trabalharam em ambiente Windows, estão habituadas ao seu modo de funcionamento, aos seus programas, porque razão vão elas mudar para outro sistema operativo, sim, porque se alguma coisa sai do normal é logo motivo para torcerem o nariz.
Enfim cada um sabe de si. Eu cá prefiro o meu Linux ao sistema da Micro$oft.

[9] Comentário enviado por reimassupilami em 03/03/2006 - 14:04h

owpa, legal, bom artigo... isso é assunto para discutir o resto da vida se quisermos mesmo entrar em detalhes, mas é mesmo um assunto muito interessante de se debater...

uma outra frase famosa também que ouço sobre linux é "cara, provavelmente isso é um golpe, ele é livre agora, pra que quando todos estiverem usando ele passe a ser pago, dae não tem mais volta", ahhauhauahuahua... é mole? nada a ver, isso não pode acontecer... distribuições que tentaram fazer coisas parecidas acabaram quebrando quando começaram a caminhar demais pro lado comercial, como Conectiva e Red Hat, por exemplo... distribuições com debian e slackware com certeza sempre vão existir, e livres, hehee...

a questão dos programas é um caso bastante sério mesmo... aqui no meu trabalho temos 15 computadores com windows, os quais gostariamos de licenciar, mas quem aguenta? é caro demais... ao pensarmos na possibilidade de usar linux não deu certo, muitos programas ainda não tem equivalentes a altura para linux, outros nem tem equivalentes, são só pra windows mesmo e não podem ser emulados no linux, coisas assim... dae complica mesmo, não deu certo, pelo menos por enquanto...

a questão de achar dificil é pura frescura... não é q é dificil, é diferente, só isso... todo mundo quando faz aula de informatica pra se iniciar com pc sempre aprende com windows e sente grande dificuldade da mesma forma, porque? porque nao conhece... se as pessoas comçasse a usar pcs com linux talvez sentiriam dificuldades para usar windows depois, da na mesma, né mesmo? é apenas uma questão de adaptação mesmo, força de vontade...

ta massa o artigo, pelo jeito essa discussão ainda vai longe, legal isso... falow...

[10] Comentário enviado por jllitvay em 03/03/2006 - 14:06h

Boa parte dos causadores desta mentalidade numa faculdade, são os PROFESSORES.
Se os professores não ensinam, alunos que não tem mente aberta e interesse como voce, simplesmente não aprendem.

[11] Comentário enviado por removido em 03/03/2006 - 15:09h

Linux é difícil? O outro dia estava instalando o SuSE e ele falou até a cor da minha cueca!!

[12] Comentário enviado por dega em 03/03/2006 - 15:16h

Olá Pessoal,
Sou Professor de uma Universidade aqui de Sorocaba e leciono LINUX para os alunos dos 5o. e 6o. períodos. Pelo menos aqui os alunos tem LINUX em 2 semestres e vamos do básico ao planejamento e implementação de servidores.

[]'s

[13] Comentário enviado por removido em 03/03/2006 - 15:45h

Seus amigos da Faculdade deveriam fazer outra coisa. Que tal sugerir que eles façam, por exemplo, artes "cínicas", fisioterapia, letras ou qualquer outra coisa que passe longe de um PC?

[14] Comentário enviado por reimassupilami em 03/03/2006 - 15:53h

professor dega, mas dentro da faculdade fazendo o curso, estudando linux dae vai mesmo, é normal... eu também fui conhecer linux dentro da faculdade e até então nunca tinha ouvido falar... eu não usava, mas não porque achava algumas dessas coisas descritas no artigo e sim porque realmente não conhecia, da mesma forma que os demais companheiros, e apenas um ou dois conheciam porque eram professores e ja tinham algum contato com linux... quando a gente ainda não é o do meio considero normal não conhecer, o duro é se os caras falam essas coisas aí, heheh, dae complica mesmo... ainda mais sem nunca ter mexido...

[15] Comentário enviado por jamilson em 03/03/2006 - 15:57h

Na faculdade onde curso Desenvolvimento de Software aqui em Manaus, a minha turma quase todos tem notebook, e so usam o sistema da Micro$oft.
LAMENTAVELMENTE. e olhe que o curso e voltado para Software Livre.
Sao poucos que usam Linux.

[16] Comentário enviado por Iron Fist em 03/03/2006 - 16:30h

Bom artigo!
E para estes usuários, que acham o linux pré-histórico, aqui vai minha citação:

Windows para usuários, Linux para administradores (vulgo super-users!!) hehehehe

[17] Comentário enviado por cientistamaluko em 03/03/2006 - 16:47h

Amigo, este artigo foi feito para mim (desculpe o egoísmo demais colegas). Tenho o mesmo problema na faculdade. Faço Ciência da Computação, e sou o único aluno que usa, fala, defende. Tenho até professores que se mostram opositores ao Linux. Tenho apoio de alguns professores, mas mesmo assim, minha vontade é colocar na casa de todos. Tô até desenvolvendo um projeto para tentar mostrar o Linux para a comunidade onde moro, para conscientizar a população. Obrigado pelo artigo, me deixou mais forte pela luta.
Se alguém quiser colaborar com sugestões no projeto, por favor, me enviem um e-mail: cientistamaluco10@gmail.com. Qualquer ajuda será bem vinda.
Abraços a todos.

[18] Comentário enviado por deusdara em 03/03/2006 - 17:33h

Olá

As três Leis Isaac Newton na Física foram necessário 20 (vinte) anos para serem aceita pela comunidade da Ciência.
Este tempo representou quase uma geração na vida humana.
Uma geração na vida humana representa 25 anos.

Os Velhos Físicos do resto da Europa não aceiteram estas três Leis porque Eles eram a fonte de referência em Física.
E se Eles aceitassem a teoria de Isaac Newton seriam desacreditados perante a comunidade na ciência.

Somente os jovens Físicos aceitaram a Teoria de Isaac Newton porque não tinham preconceito em aprender o que era novo e também aquilo que representava uma teoria nova no conhecimento da Física.

Toda inovação sofre ressistência pelos os vários motivos.
O sistema operacional GNU/Linux é um grande avanço no sistema de informação.

Com Albert Einstein na Teoria da Relatividade não foi diferente também. Os seus opositores apresentaram as mais estapafúrdias críticas.

Dei aqui dois exemplos do que já ocorreu no mundo da Física.

Abraços

Deusdará

[19] Comentário enviado por removido em 03/03/2006 - 17:38h

Certa vez um colega meu da faculdade me disse o seguinte:
"Só vou aprender Linux se alguém me pagar pra isso."
Infelizmente é assim que a maioria das pessoas da área tecnológica pensa. É difícil encontrar alguém realmente interessado, que participe de fóruns online, que instale outros SOs em sua máquina a não ser o Windows, que tente aprender a programar sozinho, etc. Grande parte dos profissionais de informática só estão aí pelo dinheiro, e não porque gostam da profissão. Isso explica, talvez, porquê pessoas que estão no terceiro ano de faculdade tremem na base ao se depararem com qualquer desafio que exija um pouco mais de raciocínio e aprofundamento para ser vencido.

[20] Comentário enviado por markrockswimmer em 03/03/2006 - 17:50h

É isso ae meu amigo! gostei dq li.
realmente é triste existir pessoas ainda com esses conceitos mal formados do linux.. Mas nada que agente nao ajude e apoie, e logo essas ideias mudarao! e para melhor! =D

mas tipo, vc poderia passar o link do seu artigo para esssas pessoas que ficam falando esse monte de merda do linux, pq uq importa realmente é eles lerem o artigo, e nao agente! heehehe

um abraço!

[21] Comentário enviado por m3ocs-d4rksun em 03/03/2006 - 18:01h

esses caras fumam um.. ehhehe
deixa pra lá.. eu desisto de conversar com pessoas assim..
por isso sou ANTI-SOCIAL!!!!!!!!!

[22] Comentário enviado por john.fernando em 03/03/2006 - 20:27h

Belo artigo cara.
Concordo totalmente com os que mencionaram 'lamentável', esta é a palavra.
Essas pessoas estão presas num mundinho fechado, não conhecem o verdadeiro mundo, não têm o gosto da liberdade. Me orgulho de pessoas nas quais despertei interesse e hoje AMAM linux, bsd, open source assim como eu. Temos o prazer de GANHAR tempo nas horas vagas lendo, editando e compilando para fazer as coisas ficarem do jeitinho que queremos, sem nos limitarmos a clicks.

Aliás:
Viva o Linux, porque nós amamos a liberdade!

Valeu!
Abraço a todos.

[23] Comentário enviado por lesko em 03/03/2006 - 20:30h

Fala Diogo, muito bom artigo. Mas para ser sincero não me espanta. Isso acontece a todo instante. Tem coisa pior que entrar numa loja para comprar um periférico e questionar se ele tem suporte no Linux? Todos param e ficam olhando para sua cara. O que realmente me espanta é uma empresa gastar $$$ com windows, office e norton. As pessoas transformam até mesmo máquinas novas em carroças que mal conseguem descarregar uma página e vivem agarradas aquilo como se fosse realmente bom.
Sinceramente acho obrigação uma pessoa que cursa qualquer área de tecnologia ter em algum momento (seja pela iniciativa própria ou pelo curso) um contato mais próximo com qualquer sistema unix.
Que tal você sugerir a galera que estuda contigo um orientador vocacional?

Grande abraço

[24] Comentário enviado por jmhenrique em 03/03/2006 - 20:38h

A propósito, qual o nome da sua faculdade/universidade?
isso tá me parecendo mais Pequenópolis do que RJ... :-D
Concordo com a afirmação sobre o que o deusdará falou. Leva tempo.
Aqui mesmo em Campinas larguei/abandonei/chutei/desprezei o curso de Técnico em Informática do Cotuca (que é da UNICAMP... ) no 2º mês de curso, pois vi o "naipe" dos professores, um só falava de DELPHI, o outro falava mal do linux por causa do EXT2 (ele nem sabia da existência de JFS,EXT3,REISERFS, e outros FS), e conversando com os veteranos formandos, a única coisa que vc iria ver de linux era um trabalho meia-boca dado no meio do curso, algo do tipo "FALE SOBRE LINUX". E havia o REI DO VB, um professor mto mala que, pra ele, era DEUS no céu e VB na terra. E pra falar a verdade, grande parte ali trabalhava/usava/brincava com linux, e só queria o canudo.
Pode ter mudado o curso. Mas acho que não, os professores estavam longe de se aposentarem. Ou morrerem de velhice abraçados com os livrinhos de "VB TOTAL" e/ou "DELPHI EM 21 DIAS" .
(quando falei de perl, python, php, rugby para os professores, me olharam como se eu tivesse chegado de Marte, e começaram a falar portunhol comigo... :-D )

Ah, manda o nome completo dos da sua turma. Que é pra eu não contratá-los ou indicá-los NUNCA. Nem por engano! kkkk

[25] Comentário enviado por pierry em 03/03/2006 - 20:38h

Cara, essa universidade é particular? Porque, o que aparenta é que esses alunos são preguiçosos e sedentários a ponto de não estudar um sistema operacional tão interessante, aposto que o índice de estudantes de universidades públicas que usam o GNU/Linux é maior, justamente pelo fato do ingresso na mesma.

[26] Comentário enviado por erosmc em 03/03/2006 - 21:07h

Tão importante quanto a liberdade é saber exatamente o que está gerindo os recursos do seu sistema computacional e como ele o faz.
Fácil/difícil é uma questão de hábito também. Aposentei o windows há alguns anos e hoje eu acho difícil fazer algumas coisas nele.

[27] Comentário enviado por robsonjrce em 03/03/2006 - 22:09h

Esse artigo ta nota 10 com relação a incentivo ao linux. Muito bom.
Por falar em ser anti-algo, lembrei de uma converça do professor e um aluno na minha sala:

Aluno - Professor, no windows eu...
Prof - Espere ai... O que é windows? Não conheço.

AHAHAhAhahAHA
Owned


[28] Comentário enviado por freakcode em 03/03/2006 - 22:40h

Infelizmente é assim.

Muita gente faz Ciência da Computaçao visando desenvolver em ASP e ganhar um salário pro resto da vida.

Pesquisa, novidade e ciência não significam nada. O que é humilhante, o pensamento no ensino superior no Brasil (um pais em crescimento) não deveria ser esse.

E por essas e outras que eu entro no IRC gringo mesmo! ahhaha

Bom artigo!

[29] Comentário enviado por caiovinic em 03/03/2006 - 22:42h

"Voltar prá pre-história" foi foda!
o cara nem conhece e jah vai falando mal!

[30] Comentário enviado por cn9boy em 03/03/2006 - 22:50h

Obrigado pelos comentarios galera !! Gostaria de deixar aqui a proposta a todos, vamos votar para ver se os cursos de ciencias da computacao e tecnicos em infomatica tenham uma materia especifica para software livre !

[31] Comentário enviado por Xxoin em 03/03/2006 - 23:14h

Boa noite a todos.

Estes foram os comentários feitos:

* "O Linux é horrível porque é difícil"
* "No Windows eu tenho mais facilidade para tudo"
* "Você precisa escrever isso tudo só para instalar um programa?"
* "Para que quero ver o código fonte? Não serve para nada mesmo!"
* "Meu Windows pirata também é gratuito!"
* "Quase não existem programas para Linux"
* "Prefiro ficar com meus vírus a voltar a pré historia"

A maioria dos comentários acima reflete a péssima formação/informação de nosso povo!

Reflete a imobilidade de um povo que não quer pensar! Depois lamentam que não há investimento em tecnologia... Para quê?? Se aquilo que está disponível em "N+1" sites da Internet NÃO está sendo utilizado nem incentivado o seu o seu uso pelos formadores de profissionais da Área??? Ou será que os que fizeram tais comentários não enxergam o Linux como Tecnologia ou uma belíssima ferramenta "fomentadora" de tecnologia???

* "O Linux é horrível porque é difícil"
Tal comentário deveria ser tratado como um desafio por um estudante de tecnologia. O termo "difícil" deveria ser visto como DESAFIO!

Todo estudante de tecnologia deveria amar o desafio por coisas novas, criando/implementando facilidades para o que considera difícil!!

---


* "No Windows eu tenho mais facilidade para tudo"

Aqui temos a INÉRCIA e a APATIA de mãos dadas! Aliás são os sentimentos que têm caracterizado grande parcela da nova geração de profissionais... Com bom número de excessões, graças a Deus, claro!

Tais sentimentos não deveriam fazer parte da mentalidade de um estudante universitário...

---

* "Você precisa escrever isso tudo só para instalar um programa?"
* "Para que quero ver o código fonte? Não serve para nada mesmo!"

Estes dois comentários podem perfeitamente se encaixar nos meus comentários acima... É claro que poderíamos acrescentar coisas novas...

Um estudante de Ciência da Computação menosprezar o Código-Fonte de um Programa/SO é digno de um: SIC !!

---

* "Meu Windows pirata também é gratuito!"

Um futuro profissional que provavelmente irá incentivar/praticar a ILEGALIDADE... Que dizer disto?? Talvez nos reste a opção de chorar...

Quão triste é saber que poderá ocorrer deste tipo de profissional vir a ser um professor de um de meus filhos.

Cadê o Governo de nosso país (com p minúsculo mesmo!!)?? Onde estão os delegados?

Já disse isso em outra oportunidade neste Site:
A Receita Federal deveria implantar a necessidade de que o contribuinte declarasse a Licença de seu Sistema Operacional no Imposto de Renda e que fosse feita uma verificação da veracidade desta licença num banco de dados...

Seria um grande passo para coibir a pirataria!!


---

* "Quase não existem programas para Linux"
* "Prefiro ficar com meus vírus a voltar a pré historia"

Tais comentários demonstram desconhecimento; para ser mais exato:
Demonstra ignorância acerca da realidade tecnológica que circunda o Linux...


---

Gostaria de isentar os diversos estudantes, profissionais e professores das diversas áreas que "desmentem" os meus comentários.

Parabéns ao autor e aos colegas que fizeram comentários sobre Cursos ligados à Tecnologia e Informação, pela coragem em escrever a respeito.

Por favor: Salvem a Educação (formação + informação) no Brasil...

E, para finalizar, citarei Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes:

"Se todos QUISÉSSEMOS, poderíamos fazer NO Brasil, uma grande Nação."



Saudações aos amantes do estudo!!!
Linux é também isto: Amor por estudo!!!


_________
Edson




[32] Comentário enviado por sombriks em 03/03/2006 - 23:24h

K, é realmente de se admirar uma turma dessas.

As grandes linguagens hoje já deixam o programador preguiçoso e pra piorar é isso aí que vai ser "o futuro" da área de TI?????

se fosse um bando de end-users, tudo bem, eu instalaria meu pacote estecial num KDE/GNOME pra eles... mas essa mentalidade em futuros profissionais de TI????

espero que os responsáveis pelo curso da sua faculdade vejam este artigo e tomem providências. Se a M$ acha que bancar os cursos de informática resolve os problemas dela isso quer dizer que nosso país continua condenado a eterna dependência tecnológica.

[33] Comentário enviado por hellnux em 04/03/2006 - 00:07h

Olá....

Ótimo artigo amigo, uma coisa que também me deixa decepcionado é que só eu uso Linux de minha turma, isso porque já estou no quinto período de Sistemas de Informação, mas já fiz alguns mexerem, na verdade obriguei!!! >:)

Sendo que na minha turma devem ter apenas 10 pessoas, embora que no primeiro período haviam 60 pessoas!!! A área tecnológica assuta bastante gente.

Abraços.

[34] Comentário enviado por Carver em 04/03/2006 - 00:29h

Putzzzzzzz!!!!!!!

Curti mesmo esse artigo. É um belo insentivo pra todos até mesmo pra quem já usa o Linux. =]

Parabems!!!!!!

[35] Comentário enviado por Laís Oliveira em 04/03/2006 - 00:32h

POutz...nao acredito q essas pessoas fazem ciências da computação,chegam em ksa e dão um tour pelo windows..aff...adorei o artigo viu!!!
detalhe...eu nunca fiz ciencias da computação,na verdade vou começar a faculdade p ciencias sociais...mas graças a uns amigos dessas área q me apresentaram ,eu hj uso slackware...apanho,mas aprendo..uhhuhhu...poutz..e essa d " é difícil"..é ridículo...mais ainda p eles q estudam p isso..nossa...fiquei =O ..
abraços..repito,adorei o artigo ;)

[36] Comentário enviado por razgriz em 04/03/2006 - 02:11h

olhando pelo "nosso" lado não vejo necessidade de sermos "incentivados" a usar linux, vejam porque:

Nós somos providos de software de qualidade inquestionavel somado a uma confiabilidade mais do que testada.

O mesmo software nos prove a capacidade de executarmos nossas tarefas diárias e "não diárias" sem o MENOR transtorno* (interrupções no bom funcionamento de nosso micro por desastre 'operacional")

Não parando por ai nós ainda temos o PRIVILÉGIO para não dizer DÁDIVA de poder ESCOLHER :-)!

Entendam que no mercado de trabalho existem bons profissionais e os ruims ( que ainda bem são a maioria.) desculpem o termo mas... "QUANTO MAIS MERDAS APARECEREM NO MERCADO, MAIORES SERÃO AS MINHAS CHANCES DE VITÓRIA".

O mundo corporativo não quer saber de ideologias. Eles querem DINHEIRO. Mas nós também.

Por que as empresas estão migrando? "custo de licensa?" Não mesmo.

Então? É simples, quanto você acha que custa a uma empresa uma maquina sem produzir por 1 ou 2 ou até mais dias? Não é pouco.

isso não parece mas é realidade no mercado, quanto mais o equipamento produzir melhor pra eles. Mas ai vem a pergunta : "mas manutenção não é o que da dinheiro?" NÃO. manutenção é pra "técnico de informática", mas você universitário está sendo preparado para ser BILHÔES DE VEZES MELHOR DO QUE ISSO. Você não quer viver ganhando uma merrequinha por mês quer? então, você vai trabalhar com gente grande, montande soluções para empresas sérias e obviamente ganhar prestigio compartilhando o seu conhecimento com as pessoas que te derem algo em troca *(conhecimento.) .


Olhando pelo lado deles : Se eles querem continuar tendo a vidinha deles e os problemas deles...DEIXA PRA LÁ! NÃO É PROBLEMA SEU!!!!!!!! NEM TODO MUNDO PODE TER O PRIVILÉGIO QUE NÓS ! JÁ TEM IDIOTA DE MAIS NA INFORMÁTICA, PRA QUE TRAZER MAIS?!!!! Então gente, vamos tratar de ganhar dinheiro encima desses otários, o mundo é uma competição! Só os melhores vão ficar.... dai ....de que lado nós estamos? Penso eu que do que vai sobreviver e crescer a ponto de fazer o outro "lado" perecer.

[37] Comentário enviado por lesko em 04/03/2006 - 09:43h

Fala Diogo! Dado o no. de comentários para o seu artigo tive de vim postar mais uma. A sua faculdade tem mural? Já que vc não revelou nomes ou a faculdade, acho que vc deveria imprimir tanto o artigo como os comentários e prega-lo lá! Deixe que eles vejam como é chocante um curso de tecnologia onde a maioria dos alunos usa windows. E pior, tem uma opinião mal formada do linux.

Grande abraço

[38] Comentário enviado por fredaum em 04/03/2006 - 09:52h

a grande sacada é a seguinte

realmente quem ja utiliza linux, trabalha com linux, q é o meu caso, e tenho apenas 23 anos, entra em um curso desses "apenas" pra pega o diploma, pq??

ao se propor a utilizar, vc ja aprende trocentas coisas a respeito de hardware, rede, lógica de programação e tudo, isso em uma simples instalação e configuração, fora atividades mais "avançadas", como configurar um controle de banda, firewall, proxy e atividades rotineiras...

qdo iniciei meu curso em Bacharel em Informática, só eu trabalhava na área e conhecia o Linux, um dos alunos me perguntou se era algum tipo de sorvete (LOL), passado 4 anos, consegui fazer meus amigos experimentarem, hoje, 1 trabalha com linux, outros 2 programam em PHP e eu continuo com meu querido Slack, mesmo assim pokas pessoas de uma turma de 60 alunos..

Algumas faculdades (leia bem, algumas) não tem os professores preparados para isso, era engraçado aula de Sistema Operacional, o professor explicando o B.A.BA do linux e os outros alunos boiando com um simples find, ai vc consegue faze, e te acham um genio, tinha apenas um professor que defendia SL, o resto, delphi, delphi, asp, asp, argh

Pra quem é usuário de linux a algum tempo, a faculdade vem apenas para vc decidi o que realmente vai faze, que direção, programador, analista, redes, segurança e tals, pq o conhecimento, queira ou não, vc ja tem, se não todo, 90% ja...

cya

[39] Comentário enviado por in54no em 04/03/2006 - 11:09h

Olha, otimo artigo, gostei muito...
É triste de pensar mas esta é uma realidade, tb faco ccomp, este semestre vamos ter aula de Sistemas Operacionais e acredita o que o professor falou:

"Eu trouxe um livecd, com isto voces nao precisam instalar o linux em seus computadores" na minha turma tem uns 4 que usam linux, os outros nao querem saber, tem gente que ainda fala: "Ah eu quero ganhar dinheiro, nao quero trabalhar com software livre.."

o mais triste ate esta data, nao tem linux em nenhum dos computadores, conversei com a nova coordenacao que esta por vim, e disseram que esta sendo providenciado uns 7 computadores com linux, pelo menos vai ter neh, o interessante é que em uma faculdade ainda mais um curso de ccomp, era para ter linux instalados nos computadores e a enfase ser dada totalmente para ele, claro quem quizer trabalhar com software proprietario que vá, mas quem vai ganhar mais conhecumento é quem aprender num linux, o mais triste de ouvir do atual coordernador do curso:
"Ah, agente tah pensando em dar C# para os proximos anos..."
Espero que isto mude logo, ou c nao vamos ter profissionais formados em "Next, Next, Next, Finish"
Muito bom o artigo, fiquem com Deus

[40] Comentário enviado por in54no em 04/03/2006 - 11:19h

Ah, soh uma coisinha concordo com um post acima:
Os culpados sao os professores, nao falam de linux, nao falam para instalar, nao falam nada...
Outra coisa: Convenios da M$ com as faculdades, outra porcaria, até hoje nao vi nada de alguma palestra relacionada, para nos turma do software livre, eu penso assim: Quem quer software proprietario blz, mas quem nao quer, tem que ter oportunidade, palestras etc...

[41] Comentário enviado por pink em 04/03/2006 - 17:33h

Já passei por isso também, fiz um curso técnico em informática em Linux, por mais que fosse Linux foi difícil a aceitação dos meus amigos de curso, pois qualquer problema, a culpa era sempre do sistema do pingüin...
Mas 1 ano meio já passou e nenhum de nós conseguimos mais viver sem Linux, nossos professores sempre nos icentivaram a ter nosso próprio Linux. A Prefeitura, as escolas, Faculdade são 100% Linux, sempre tem palestras icentivando a comunidade e crianças.
A maioria dos meus amigos e até eu depois que conhecemos o Linux, o "Rwindows" agora só faz parte do passado.
Bom, então não desista o Linux dia-a-dia esta fazendo parte das nossas vidas, e quem não se interessa não sabe o que está perdendo...
"Livre por necessidade, Linux por opção"
Abraços, Michele Oliveira.

[42] Comentário enviado por edivan em 04/03/2006 - 18:10h

Os proprios professores(ruins) não vêem o mal que fazem aos alunos apoiando(evangelizando) sistema X ou Y.

Os bons professores estimulam seus estudantes a conhecerem varios sistemas, linguagens, paradigmas... para os alunos serem capazes de assimilar varias tecnologias diferentes.

Gosto mais de trabalhar com os produtos da microsoft, não tenho medo de escrever isso, mas diria para esses estudantes que torcem o nariz para o linux que:
estão se diminuindo como profissionais ao se negarem a aprender o incrivel linux (e acreditarem em tudo que os professores dizem).

[43] Comentário enviado por drdoom em 04/03/2006 - 23:40h

Muito bom o artigo. O linux nos resgata algo importante q se perde na maioria das profissões, que é: a FILOSOFIA. isso mesmo!

Quantas vezes vc ouviu alguem dizer: vou ser médico para salvar muitas vidas.

O linux, bem como o SL, resgata esse importante fator para a área da computação. Uma profissão (ou profissional) sem filosofia é penas um agente do sistema capitalista.

[44] Comentário enviado por pablocarlos em 05/03/2006 - 08:47h

Bom artigo!

Ah, eu nao acredito que esses caras tem coragem de dizer isso fazendo faculdade de Ciencias da Computaçao...hahahahaha...qual é a pessoa que faz uma faculdade dessas e nao sabe nem básico de um sistema desses...

Ou melhor, acredito sim...de um tempo pra cá eu vivo recebendo e-mails de um conhecido (que também faz faculdade), pedindo ajuda do tipo: "como eu faço pra instalar programas no Linux". Já cheguei a ouvir um: "poh, fala sério, Linux é muito ruim...nada funciona direito naquilo, nem no M$N dá pra entrar"...

Realmente lamentavel...

Quanto a ser "difícil", quem torna o sistema difícil é a indisposiçao da pessoa em se emprenhar a aprender. Se isso fosse realmente difícil, eu nao teria conseguido acompanhar uma turma de Adm. Avançada em Linux no SENAC.....e isso considerando-se que eu nao sabia dar sequer um "cd" quando entrei no curso...

Pelo visto, a igorancia vem tomando conta até mesmo dos Campus Universitários por ae...

[45] Comentário enviado por zorzeto em 05/03/2006 - 14:17h

assino em baixo....faço sistemas de informacaum em presidente prudente (UNOESTE)..e de 100 alunos ..apenas eu utilizo o pinguim...quero ver o dia q o senhor william gates resolver cobrar pelas copias piratas q estao por ai...ou algum de vcs pensa q ele naum tem maneiras de fazer isso??e naum vou nem citar aqui as vantagens do linux em relacaum ao RWindow$...

[46] Comentário enviado por atheist em 05/03/2006 - 18:20h

Veja pelo bom, serão profissionais menos qualificados para competir com você, e mais maquinas windows por ai, para brincar-mos de DDOS.

Forte abraço !

[47] Comentário enviado por thrak em 05/03/2006 - 18:45h

Isso rola muito na Universidade onde eu comecei a fazer Ciencia da Computacao, PUC-BH. Pouquissimas pessoas gostavam do Linux. Mesmo com os professores descrevendo as vantagens do linux sobre o Windows o tempo todo. Alguns alunos ate prostestaram na lista de discussao do DA quando alguem deu a ideia de instalar Linux nos laboratorios. Nos laboratorios de la so rola Windows.

Ai eu resolvi abandonar a PUC-BH e fui para a UFMG. Muito melhor. La quase todo mundo da Ciencia da Computacao e da Engenharia Eletrica usa Linux. Tem laboratorios com Linux, Solaris, MacOS, AIX, windows e talvez outros que eu ainda nao vi. Recomecei o curso do Zero.

A universidade publica ainda e a melhor.

[48] Comentário enviado por stormrider em 05/03/2006 - 22:27h

Cara, uma coisa que eu não entendo, é como essas pessoas conseguem usar um sistema tão inseguro e Pré-histórico como o windows. Eu vejo dessa maneira... hoje um computador na internet, não pode ter um sistema sem permissões. Vocês já colocaram no autoexec.bat a linha "shutdown -r -t 0" ? Pronto, um usuário normal perdeu o sistema dele. Simples, rápido e efetivo.
Só lembrando, no linux você não vai conseguir fazer isso a não ser que consiga a senha de root.

Outra coisa, tem coisa melhor do que abrir o synaptic e ter aquela porrada de programa para instalar rápido, fácil e seguro. Sem problema de vim algum vírus.

São tantas vantagens, nem se tem comparação.

[49] Comentário enviado por muitobem em 06/03/2006 - 12:12h

Recordando uma frase que um professor meu da universidade dizia:

- Por definição, não mexo em Windows.

[50] Comentário enviado por berlotto em 06/03/2006 - 13:54h

cn9boy: concordo com tudo que foi citado no artigo.
pq pessoas ingravidam e pegam AIDS sem saber ? Pq nao tem INFORMACAO !!!!
pq usuários de PC nao gostam do linux ? Pq nao tem INFORMACAO !!!!

Acho que todos devemos procurar saber mesmo, ver, tocar, conhecer bem, antes de dizer que tudo é mais fácil no window !
Pessoas acéfalas, nao conceguem sair do mundinho do Windows, e do mouse ! E eu apesar de precisar ainda utilizar windows por causa do trabalho, utilizo mais o linux em casa ! E as vezes pq causa do Photoshop !

Um abraço a todos...

[51] Comentário enviado por Katsutoshi em 06/03/2006 - 14:56h

Bem, eu tenho um amigo meu que diz "Linux não presta" só porque nao tem os "programinhas" que ele usa, ele nem usou o Linux direito, so fez olhar, viu que nao conhecia nada e tirou do HD, e ainda quer fazer "Ciencias da Computaçao" também, bem, eu nao sou usuario avançado em linux, espero um dia me tornar, mas mesmo assim, nao tenho interesse em Ciencias da Computaçao, é uma area interessante, mas eu prefiro outra ai. Outra coisa que eles falam é que "Linux nao tem muitos programas" Para que? ainda nao vi uma distro que venha com poucos aplicativos (bem, eu testei 5 distros, e nenhuma veio com poucos) fora o que voce pode pegar com apt-get, urpmi (ta certo esse nome ai?), yum, Yast e etc.
Depois essas pessoas tao enchendo o peito para dizer que sao formados em Ciencias da Computaçao e quando colocamos um Linux na sua frente dizem "Olha, esse joguinho eu ainda nao tinha visto", isso e extremamente ridiculo.

[52] Comentário enviado por jvbg86 em 06/03/2006 - 15:17h

De Fato.. vc me convenceu !

[53] Comentário enviado por agk em 07/03/2006 - 08:58h

Muito bom o artigo, sorte nossa terem tantos desinteressados em tecnologias novas. Assim, sempre existiram mais oportunidades e mais renda para os que são realmente qualificados e estão preparados para o "hoje" e para o "futuro".

[54] Comentário enviado por berlotto em 07/03/2006 - 10:42h

Verdade !

[55] Comentário enviado por aleacastro em 09/03/2006 - 11:06h

Na Faculdade Anhanguera aqui em Goiânia, faço P.D. a maioria dos Professores indicam o linux, nas matérias de redes, Sistema Operacional, Linguagem de programação (java, jsp e c), Banco de Dados (postgres) são cobrados em cima do linux, acho que a instituição tem de dar um ensino de qualidade e ensinar aos alunos a terem subsidios para decidir qual sistema operacional usar. Estamos quase formando e ainda tem alunos que só dão conta de usar windows, e olha que esses são os programadores de VB a muitos anos. Em falar em faculdade aqui em Goiânia a Católica praticamente só tem linux nos seus laboratórios.

[56] Comentário enviado por berlotto em 09/03/2006 - 13:17h

Isto mesmo, as faculdades devem se ligar mesmo, pq a comunidade e a quantidade de máquinas que utilizam linux está crescendo muuuuuito depressa ! Então da a algum tempo, as pessoas deverão estar familiarizadas com isto, pq vão com certeza necessitar usar !
E olha que isto tb dah dinheiro, pq as empresas pagam bem quem trabalha com linux.

[57] Comentário enviado por caiovinic em 11/03/2006 - 19:22h

Estudo na UCG (Universidade Católica de Goiás), e desde qdo entrei, em 2002, todos os laboratórios de informática já estavam com Linux instalados em todas as máquinas.
Todas as aulas de laboratório são em Linux. Existem apenas 8 laboratórios com Windows NT instalados para as matérias de informática básica dos cursos de não-computação.
Este foi um dos incentivos para hj eu estar usando Linux aki em casa tbm.
Acho q esta deveria ser uma atitude de todas as instituições de ensino no país. Muitas vezes o usuário nem sabe que tem a opção de não usar o Windows, e ,já que queremos educar realmente a população, devemos dar a ela liberdade de escolha. Se o usuário conhece algumas particularidades de vários S.O.'s ele pode escolher o que mais se adapta à ele.

[58] Comentário enviado por mms_ba em 13/03/2006 - 14:07h

Curso Sist. de Informação e acredite isso por la tmb ocorre, um ou outro que já teve contato. Cabe a alunos com gás mostrar que fazer parte de comunidades é possível e que o Linux nao é um bicho e por fim utilizar SL para inclusão destes colegas que não abrem a mente para outros horizontes.

[59] Comentário enviado por gsi.vinicius em 13/03/2006 - 16:19h

bom e categórico...a pouco tempo, escrevi tb um artigo sobre esse assunto, mas creio q vc disse tudo aki.

Abraços

[60] Comentário enviado por mtutucv em 20/03/2006 - 14:22h

parabens a verdade é que os malandros só aceitam um SO malandro como o Windows

[61] Comentário enviado por Evilrick em 21/07/2006 - 14:18h

Ótimo artigo.
Não estranho a atitude de seus colegas em repudiar o pingüim. Na época em que fazia um curso técnico de programação, tinha um amigo (que não cursava programação) que me falava maravilhas do Red Hat. Eu achava legal, mas não me empolgava com a coisa. Por puro comodismo continuei com o windows98 até o dia em que troquei de PC.

Depois que conheci o Linux, penso seriamente em investir novamente em programação. Ainda mantenho o windows instalado (por ainda ser iniciante no linux), mas pretendo, em breve, não precisar mais dele pra nada.

Até mais.

[62] Comentário enviado por heelio em 24/10/2006 - 14:50h

Existe uma expressão chamada "matofobia" - medo de aprender. Aqui no Rio Grande do Sul, aonde moro, é só a gente sair pelo interior e encontra, pelos campos os "caminhos de ovelha" - uma estradinha que as ovelhas usam quando vão beber água ou buscar uma pastagem melhor. Usam sempre o mesmo caminho, que matam o capim por onde pisam. Quem se torna Windowsólatra faz um caminho de ovelha: se sair para o lado, se perde. É hora de entender que o Linux já é uma realidade muito clara e, acima de tudo, é uma plataforma segura e de exclente estabilidade. Um abraçoa a todos.

[63] Comentário enviado por jangi em 18/08/2007 - 16:31h

?comentario=Fico pensando como estudantes universitários tem a coragem de discriminar alguma coisa relacionada com a sua àrea. A grosso modo seria como se um mecânico de carros desse manutenção para fiat e não para ford vai morrer de fome. Isto é no mínimo ridículo.
LAMENTÁVEL.....!!!!!

[64] Comentário enviado por punxhc em 02/06/2008 - 09:13h

Faço curso técnico em informática em uma escola federal. Lá eu brigo frequentimente com os alunos e com os professores justamente porque sou fã do Open Source. É incrivel como as pessoas são facilmente iludidas de que o Linux é um sistema operacional apenas para programadores, hackers, nerds, empresas, etc... Uso o Linux a pouco tempo, mas o unico motivo para isso é que eu não possuia um computador próprio. Mas o que sempre me alegra é quando eu convenso algum amigo a instalar uma distribuição do Linux e ele se surpriende e acaba gostando. =]
Pouco a pouco as pessoas vão abrindo os olhos e acordando para o mundo do software livre.

[65] Comentário enviado por lcnrj em 11/07/2008 - 06:30h

Bem, eu uso mesmo, é o windows 2000 pro, tenho ainda uma partição com o win95 ( do meu primeiro PC e que hoje roda melho do que naquela epoca - para os programas mas antigos ) e uma partição com o kurumin 7 ( que só uso quando preciso do partimage e gravação de cd/dvd - usei o conectiva 6 por uns 2 anos e os kurumin depois disso ) no linux ainda não encontrei programas que substituissem os do windows e com a mesma facilidade de uso:
JetAudio 7 que roda tudo e tem um sistemas ótimo de visualização das letras das músicas tipo karaoke. Criador de legendas, pdffactory. E o kaffeine roda os videos travando, e as configurações de video ( brilho, contraste, saturação ) tende ser ajustadas sempre que inicio o prog. pois não ficam salvas eu até tento pois gosto do linux, mas não posso perder tanto tempo configurando e não é hardware porque nos 2 windows tudo roda bem! Seria ótimo para mim, usar os recursos do cro. Vo fazer oquê? Isso é muito injusto.

[66] Comentário enviado por leonardorg em 29/07/2008 - 10:07h

apt://wine

[67] Comentário enviado por pazuzumaki em 05/04/2009 - 20:07h

como estudantes de Ciências de Computação dizem isso ?

[68] Comentário enviado por pedrohb em 18/11/2011 - 20:49h

como pazuzumaki falo! Como so caras falam isso?!!!
Eu tenho 14 anos, to fazendo hardware, e só usei o linux no meu curso para configurar net e mais algumas coisas.
Quando vi o linux, despertou uma curiosidade e hoje onde eu vo eu uso linux num hd externo!COm o linux aprendi muita coisa sobre oque o software livre pode fazer.
Bem , concluindo esse argumento, é uma verdadeira besteira falar que o linux é dificil, ainda mais pra quem faz ciencia da computação.

[69] Comentário enviado por gabriwa em 18/11/2011 - 20:56h

eu nunca usei linux na minha vida ate antes de ontem
foi uma bestera essas porcarias que eles escreveram onde ja se viu eles nem experimentaram ja falam porcaria
o pedrohb aki em cima ^ me mostrou o ubuntu e sem nenhuma experiencia com linux eu gamei nele porq e livre codigo fonte aberto e é muito leve e estavel ja o windows ¬¬
sem falar que consigo rodar jogos pelo wine
VLW PEDRO E VIVA O LINUX

[70] Comentário enviado por Qquantum em 23/11/2011 - 13:11h

E eu que me arrependo de não ter usado antes, pretendo fazer engenharia de computação proximo ano e ja quero estar bem acostumado com o ambiente, o linux é muito poderoso, um prato cheio para os amantes da computação.

[71] Comentário enviado por tv.nieri em 25/06/2018 - 17:35h

Até hoje (2018) encontramos pessoas com esse tipo de pensamento, é normal. Mas muitos se assustam quando caem no mercado e percebem que hoje o linux praticamente roda a internet toda.

Onde trabalho por exemplo, cuidamos de um sistema que gerencia infra-estrutura e a quantidade de servidores da redhat que gerenciamos neste sistema é absurda. Até em nosso próprio modo de trabalhar providenciamos alguns servidores windows, onde os usuários logam e usam nossa console, mas nossos servidores mais críticos (repo, proxy, relays e etc) são todos linux pois estes servidores tem que ser o mais confiável e estável possível. Ai esses caras passam a faculdade toda dentro da concha e quando saem tomam o baque, por isso o mercado de TI sempre tem vaga aqui e ali, tem bastante analista mas nem todos são bons. Eu não dou a mínima para o SO que o cara utiliza, se atente o que ele faz blz, sorte e sucesso... Mas ser averso a tecnologias diferentes não é exatamente a melhor característica de uma analista de sistemas.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts