Introdução ao Linux: Dual-Boot com Big Linux 4 e Windows XP

Neste artigo mostrarei de maneira simples e clara como instalar o Linux e o Windows em um mesmo computador e utilizá-los em Dual-Boot. Artigo voltado para usuários iniciantes que estão começando agora no Linux, mas que ainda necessitam de algumas ferramentes específicas do Windows.

[ Hits: 92.137 ]

Por: Eduardo Paim Silveira em 10/10/2008 | Blog: http://saidecimadomuro.blogspot.com


Introdução



Neste artigo abordarei a instalação do Big Linux 4.1 e do Windows XP para funcionarem em dual-boot, para usuários iniciantes que querem migrar para o Linux, mas ainda necessitam de algumas ferramentas do Windows.

Escolhi o Big Linux como exemplo porque acho uma distribuição excelente para usuários que nunca utilizaram Linux, por ser Live-CD e possuir inúmeros programas pré-instalados. Para um usuário que migra do Windows e que está acostumado com tudo "feito sozinho", é uma boa pedida. Eu particularmente adorei a distro, e venho testando ela desde a versão 3.0.

Apesar do artigo parecer extenso, não se assuste. Fazer dual-boot é mais simples do que parece. Com um bom entendimento você poderá sair instalando Linux e Windows em conjunto nos computadores de toda a família.

Farei todo o processo utilizando máquinas virtuais no VMWare Server.

Bom, vamos à instalação.

Obs: Recomendo a LEITURA DE TODO O ARTIGO antes de fazer qualquer coisa.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Boot pelo CD
   3. Particionando
   4. Instalando o Windows
   5. Instalando o Linux
   6. Conclusão
Outros artigos deste autor

"HELP" - Como solicitar auxílio em comunidades (como o VOL) e fóruns

Introdução ao Linux: Instalação do OpenSuSE

SquidGuard: o bloqueador de listas para o Squid

Leitura recomendada

10 dicas para aprender a programar por conta própria

Linux sob o ponto de vista de um iniciante

O usuário: a escolha do novo amigo virtual

Ubuntu 10.04 no Notebook Acer 5532

Zenwalk 5.2 - Minhas impressões

  
Comentários
[1] Comentário enviado por facb69 em 10/10/2008 - 15:10h

thedrummer

eu baixei o big linux mas ainda não o rodei.
uso ubuntu e vou rodar o big via virtualbox mas já vi rodando e pareceu bom.
parabéns pelo artigo.

fábio

[2] Comentário enviado por eduardo em 10/10/2008 - 15:27h

Se não me engano o Big é baseado no Ubuntu, já utiliza os repositórios dele. A grande sacada do Big é que ele já vem com bastantes programas em um Live-CD. Claro, para alguns usuários isso pode ser inútil, pois pode considerar que vem "cheio de lixo". Mas o Big é bom para usuários novos, que ainda não conhecem os programas para Linux por exemplo.
Um usuário que instala o Linux pela primeira vez, "pelado", pode sair procurando por ai como baixar e instalar o Windows Media Player ou o Winamp. Ele não sabe que temo o Amarok, Kaffeine, entre outros programs muito bons de áudio.

Obrigado pelo comentário ;)

[3] Comentário enviado por marcelovegano em 10/10/2008 - 19:59h

Concordo com o amigo acima...Sempre é bom mostrar as flexibilidades do Linux para os iniciantes. Ótimo artigo e boa iniciativa.

[4] Comentário enviado por comfaa em 11/10/2008 - 17:16h

bom artigo cara

[5] Comentário enviado por removido em 12/10/2008 - 13:57h

bom ...

[6] Comentário enviado por comfaa em 14/10/2008 - 09:01h

Muito Bom Artigo !!!

Abraços

[7] Comentário enviado por cesar em 15/10/2008 - 17:08h

Bom!

Parabéns fi

[]'s

[8] Comentário enviado por gilmargmppta em 16/10/2008 - 14:14h

olha estou usando o big desde junho e agora atualizei pro 4.1, que está ainda melhor, digo ao colega que apesar de parecer simples instalar S.O em dual boot, na verdade naum é, principalmente para iniciantes, pois qualquer detalhe pode arruinar uma ou outra instalação, por isso é muito importante que existam pessoas que tenham paciência de criar artigos como esse que o amigo criou, e muito mais ainda por ser uma distro brasileira excelente como essa, ótimo o seu apoio, continue assim e aos outros usuarios vamos valorizar mais as distros brasileiras, pois vale a pena afinal o big bruno fez tudo na raça sem apoio de grandes instituiçoes como novel e outras, somente com o apoio de amigos que o ajudaram então vamos ajudalo difundindo o seu otimo trabalho e o ajudando no que puder.

[9] Comentário enviado por gilmargmppta em 16/10/2008 - 14:15h

parabens amigo mais uma vez

[10] Comentário enviado por eduardo em 16/10/2008 - 14:42h

Muito obrigado pelos agradescimentos!!

:)

[11] Comentário enviado por giorgio em 17/10/2008 - 14:45h

Parabéns, um bom artigo, estava fazendo falta um tutorial de dual boot XP x Big Linux.
Seria interessante também considerar a situação de dual boot, já tendo o XP instalado...
Aos usuários que quiserem experimentar o Big Linux e precisarem reconfigurar o GRUB, podem usar o tutorial que existe no próprio fórum do Big Linux;

http://www.biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=4453

Mais uma vez, parabéns!!

[12] Comentário enviado por cesarbogado em 09/01/2009 - 16:37h

Não sei por que mais de alguma forma não consigo fazer esse processo, por que quando inicia com GParted ele demora muito mesmo para mostrar o HD, e quando peço a ele que divida ele acaba demorando horas, isso é comum? e quando já estou dentro do programa instalado, eu também não consigo particionar, pois fico com os cadeados fechados!
Alguém que já entende do assunto pode me ajudar, sou novo em linux e estou fazendo testes de qual é a melhor versão para mim, muito obrigado pela atenção!

[13] Comentário enviado por eduardo em 20/01/2009 - 10:18h

Talvez tente usar alguma outra versão do GParted. Eu sempre usei o GParted que tem no live cd do Big Linux, para qualquer coisa que eu faça, por isso nunca baixei ele ou fiz qualquer outra coisa.
Talvez quem sabe pode ser também algum problema no HD ou seu computador pode ser lento (não sei qual pc você tem).

Abraços

[14] Comentário enviado por cesarbogado em 21/01/2009 - 23:50h

Bom, meu micro é um dual core, 2 gigas de ram, 160 de hd.
Mas fora isso por que ainda fica com os cadeados? faz alguma idéia?
Pois assim não consigo particionar!

até mais

[15] Comentário enviado por Brazilian em 18/02/2009 - 01:04h

Ótimo artigo, e acabei por conhecer uma distro nova ^^
tô baixando no momento =D
wlw

[16] Comentário enviado por joaoleite em 16/07/2009 - 13:11h

boa tarde amigo,é o seguinte,eu tenho 2 hd, 1 HD 160GB e outro de 80GB,todos os dois sao sata II, no HD 80GB eu instalei o Windows 7 e no de 160GB eu instalei o biglinux 4.2,segui corretamente a instalação,só que quando a instalação do biglinux termina e pede pra reiniciar,eu reinicio e antes de da o boot retiro o cd do biglinux e o sistema executa o boot normalmente,so que quando se dá o dual boot,nao aparece nenhuma das opçoes para iniciar o boot,nem do biglinux e nem do windows 7, e só aparece um erro 17 e não entra em nenhuma das partições.então eu baixei num site do marcelo,um programa de gerenciador de boot,e queimei uma midia e coloquei na leitora e reiniciei de novo o pc e dei boot por esse gerenciador supergrub, e optei pelo idioma espanhol, e atraves deste gerenciador eu consegui entrar no sistema linux normalmente,so que quando reinicio o pc de novo,dá o mesmo erro 17.não sei que erro é esse no grub.poderia me ajudar, e se possivel me adicionar no seu msn joaodacruz.leite@hotmail.com ou longwournm@hotmail.com,grato.to precisando urgente de ajuda.

[17] Comentário enviado por eduardo em 16/07/2009 - 13:55h

Ele só diz erro 17 ou diz algo mais. Eu nunca fiz dual-boot com Windows 7, mas acredito que seja como qualquer outro sistema. Se você conseguir, verifique as configurações do Gurb se estão todas ok. Qualquer coisa crie um tópico com o erro pedindo ajuda, pois infelizmente, não sei o que é este erro 17.

Abraços.

[18] Comentário enviado por gilmargmppta em 16/07/2009 - 14:44h

olha, veja bem, a maioria das vezes em que eu instalei o linux em dual boot , se não todas foi com o xp, porem eu não vejo muita diferença do xp pro vista, desde que o gerenciador de boot seja compativel com o sistema de arquivos, porem ao que parece no windows 7 o sistema de arquivos que era usado no vista ( ntfs -alguma coisa rsrsrs) foi atualizado, ou melhor migrado para um novo sistema chamado winfs, que alguem me corrija por favor se eu estiver enganado, e pode estar havendo um conflito pois pode ser que o supergrub não o esteja reconhecendo na hora de salvar as configurações durante a instalação, o que voce poderia fazer é reiniciar pelo cd que vc fez, entrar no linux e atravez dos programas de atualização do proprio big voce ver se tem a opção de atualizar para o programa de boot supergrub direto no sistema operacional e ver se funciona com as mesmas configurações que vc adicionou no cd, caso não consiga, talves tenha que instalar o big novamente e observar durante as configurações do grub se ele está reconhecendo o windows 7. eu sei que é muito trabalhoso, mas talves seja a maneira mais facil de vc tentar resolver o seu problema, mas a minha opnião é o sistema de arquivos do win7 que pode tar te dando dor de cabeça, afinal de contas vindo da microsoft, nada é de se duvidar e não é impossivel que tenha desenvolvido alguma ferramenta que atrapalhe o dual boot com linux não é mesmo....

[19] Comentário enviado por joaoleite em 16/07/2009 - 14:45h

eu acabei de formatar os dois HDs e instalei o xp primeiro no hd 160gb e agora instalei o biglinux no hd 80gb,e deu boot normal,so que nao reconheceu o boot do xp.

[20] Comentário enviado por joaoleite em 16/07/2009 - 14:56h

eu sou leigo em se tratando de linux, sou iniciante, pois tenho trabalhado mais com a plataforma windows, e estou querendo migrar todos meus programas para o linux, e vi no biglinux 4.2 uma opção muito boa,pois nao precisarei ta baixando os programas compativeis com meus arquivos de midia,web e outros, mais so tenho um problema que acho q pode ser resolvido mais tarde,que é a minha placa de captura encore ENLTV FM (philips semicondutores) que ainda nao consegui configurar no meu pc,pois no xp ta redondinho os programas q assisto na tv a cabo.

[21] Comentário enviado por joaoleite em 16/07/2009 - 14:59h

rapaz,tem 3 dias seguidos que fico ate as 02:00 hs da manha tentando entrar no biglinux,so agora mesmo que consegui entrar no sistema e por onde estou mandando essa msg.rsss

[22] Comentário enviado por eduardo em 16/07/2009 - 15:04h

No caso do XP, verifique nas configurações do Grub se o XP está lá. Talvez ele não tenha configurado automaticamente.

Abraços

[23] Comentário enviado por gilmargmppta em 16/07/2009 - 15:05h

o grub provavelmente não tá reconhecendo o xp no outro hd, talves seja preciso fazer isso manualmente, só que seria bom voce procurar se tem algum artigo especifico a respeito que eu nunca tentei sinceramente, pelomenos não no grub.

[24] Comentário enviado por gilmargmppta em 16/07/2009 - 15:08h

acabo de ler um artigo que confirma que o windows 7 tem o sistema winfs, que provavelmente não é suportado ainda pelos gerenciadores de boot atuais, porem vale a dica de não tentar instalar dual boot linux win7 por enquanto.

[25] Comentário enviado por joaoleite em 16/07/2009 - 15:40h

esta aqui a configuraçao do grub no meu pc, nao entendo como se mexe nisso,se alguem puder me orientar,agradeço.

gfxmenu (hd1,0)/boot/grub/message
# menu.lst - See: grub(8), info grub, update-grub(8)
# grub-install(8), grub-floppy(8),
# grub-md5-crypt, /usr/share/doc/grub
# and /usr/share/doc/grub-legacy-doc/.

## default num
# Set the default entry to the entry number NUM. Numbering starts from 0, and
# the entry number 0 is the default if the command is not used.
#
# You can specify 'saved' instead of a number. In this case, the default entry
# is the entry saved with the command 'savedefault'.
# WARNING: If you are using dmraid do not change this entry to 'saved' or your
# array will desync and will not let you boot your system.
default 0

## timeout sec
# Set a timeout, in SEC seconds, before automatically booting the default entry
# (normally the first entry defined).
timeout 5

# Pretty colours
color cyan/blue white/blue

## password ['--md5'] passwd
# If used in the first section of a menu file, disable all interactive editing
# control (menu entry editor and command-line) and entries protected by the
# command 'lock'
# e.g. password topsecret
# password --md5 $1$gLhU0/$aW78kHK1QfV3P2b2znUoe/
# password topsecret

#
# examples
#
# title Windows 95/98/NT/2000
# root (hd0,0)
# makeactive
# chainloader +1
#
# title Linux
# root (hd0,1)
# kernel /vmlinuz root=/dev/hda2 ro resume=/dev/sdb3 quiet splash
#

#
# Put static boot stanzas before and/or after AUTOMAGIC KERNEL LIST

### BEGIN AUTOMAGIC KERNELS LIST
## lines between the AUTOMAGIC KERNELS LIST markers will be modified
## by the debian update-grub script except for the default options below

## DO NOT UNCOMMENT THEM, Just edit them to your needs

## ## Start Default Options ##
## default kernel options
## default kernel options for automagic boot options
## If you want special options for specific kernels use kopt_x_y_z
## where x.y.z is kernel version. Minor versions can be omitted.
## e.g. kopt=root=/dev/hda1 ro resume=/dev/sdb3 quiet splash
## kopt_2_6_8=root=/dev/hdc1 ro resume=/dev/sdb3 quiet splash
## kopt_2_6_8_2_686=root=/dev/hdc2 ro resume=/dev/sdb3 quiet splash
# kopt=root=/dev/sdb1 ro resume=/dev/sdb3 quiet splash

## default grub root device
## e.g. groot=(hd0,0)
# groot=(hd1,0)

## should update-grub create alternative automagic boot options
## e.g. alternative=true
## alternative=false
# alternative=false

## should update-grub lock alternative automagic boot options
## e.g. lockalternative=true
## lockalternative=false
# lockalternative=false

## additional options to use with the default boot option, but not with the
## alternatives
## e.g. defoptions=vga=791 resume=/dev/hda5
# defoptions=

## should update-grub lock old automagic boot options
## e.g. lockold=false
## lockold=true
# lockold=false

## Xen hypervisor options to use with the default Xen boot option
# xenhopt=

## Xen Linux kernel options to use with the default Xen boot option
# xenkopt=console=tty0

## altoption boot targets option
## multiple altoptions lines are allowed
## e.g. altoptions=(extra menu suffix) extra boot options
## altoptions=(single-user) single
# altoptions=(single-user mode) single

## controls how many kernels should be put into the menu.lst
## only counts the first occurence of a kernel, not the
## alternative kernel options
## e.g. howmany=all
## howmany=7
# howmany=all

## should update-grub create memtest86 boot option
## e.g. memtest86=true
## memtest86=false
# memtest86=true

## should update-grub adjust the value of the default booted system
## can be true or false
# updatedefaultentry=false

## should update-grub add savedefault to the default options
## can be true or false
# savedefault=false

## ## End Default Options ##

title BigLinux, kernel 2.6.24-19-generic
root (hd1,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-19-generic root=/dev/sdb1 ro resume=/dev/sdb3 quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.24-19-generic

title BigLinux, kernel memtest86+
root (hd1,0)
kernel /boot/memtest86+.bin

### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST

[26] Comentário enviado por natalJr em 12/08/2009 - 08:00h

Muito obrigado, estava procurando isso, eu tinha baixado o ubuntu mas não sabia que ele não rodava em HD SATA, então fui baixar o big linux e queria saber como instalava =D vlw

[27] Comentário enviado por aschappo em 24/09/2010 - 14:32h

tentei fazer os passos acima e apos instalar a opção padrão, não me pediu escolher o driver da placa de video. Mostrou mensagem de montando o root e apos isso apareceu um tela do DOS com monte de erros indefinidamente. O que pode ter acontecido? Obrigado


Contribuir com comentário