LibreOffice / OpenOffice - Instalando modo de exibição do apresentador

Muitas pessoas que trabalham com apresentações de slides e palestras, estão acostumadas com o modo de exibição do Apresentador do Microsoft PowerPoint. No entanto, para principiantes no GNU/Linux, a ausência de uma plataforma de operação desmotiva a usar o Impress em apresentações. Este artigo ensina como instalar o Presenter Console, uma plataforma de apresentação eficiente para LibreOffice e OpenOffice.

[ Hits: 14.483 ]

Por: Matteus Silva Barbosa em 30/07/2012


Conhecendo e instalando



Para apresentar slides em palestras ou eventos, o auxílio de uma plataforma de slides torna o serviço mais fácil, confiável e seguro, ajudando a evitar erros por parte do operador ao apresentar slides na sequência errada, ou fora do tempo correto.

A maioria dos operadores de slides estão acostumados a utilizar a plataforma do Microsoft PowerPoint, com o Modo de Exibição do Apresentador, no entanto, usuários iniciantes em GNU/Linux têm dificuldades em utilizar o Impress em apresentações e eventos, por não possuir uma plataforma de exibição.

Assim, utilizamos o Presenter Console, uma plataforma distribuída pela Oracle, gratuita, de fácil instalação, configuração e uso, e que serve tanto para LibreOffice como para OpenOffice.

Instalação

A maneira mais prática e simples de se instalar o Presenter Console, é utilizando um gerenciador de pacotes, como o Synaptic. Abra o Synaptic e digite na caixa de busca: Presenter Console

Dê um duplo clique e instale a versão correta do Presenter Console para seu Office.

No meu caso, como utilizo o LibreOffice, instalei o pacote "libreoffice-presenter-console".

Após a instalação, feche o Synaptic e abra o Impress.

Apresentando

Conecte o projetor de slides. Na seção de configuração de monitores de sua distribuição GNU/Linux, desmarque, se estiver selecionada, a opção "Espelhar Monitores" (ou Display Mirrors).

Aqui, configurei meu computador como "Monitor 2" e meu televisor (funcionando como projetor de slides) como "Monitor 1", mas pode ser utilizada qualquer ordem, basta especificar qual será o "1" e qual será o "2".

Na tela inicial do Impress, selecione a aba "Apresentação de slides" e, em seguida, "Configurações da apresentação de slides".

Na seção "Múltiplas Telas", configure em qual monitor será mostrada a plataforma de apresentação de slides.

Nesta imagem, configurei o Impress para mostrar o Presenter Console na "Tela 2" (meu computador), e a apresentação de slides será na "Tela 1".

A imagem mostra, ao mesmo tempo, a tela do meu computador no meu televisor. Clique em 'F5' para iniciar a apresentação de slides.

Se você configurou as telas corretamente na seção "Múltiplas Telas", deverá aparecer uma plataforma como a mostrada acima no seu monitor (lado esquerdo da imagem) e somente a apresentação de slides no projetor de slides (lado direito da imagem).

Caso a sequência esteja "trocada" (a plataforma aparecer no projetor e a apresentação aparecer no seu computador), basta configurar o Presenter Console para aparecer no outro monitor, na seção "Múltiplas Telas".

Note que qualquer mudança que ocorra na plataforma de slides não é mostrada na apresentação, assim pode-se, por exemplo, mover o mouse à vontade, pois não será mostrado o movimento dele na apresentação de slides.

Na janela maior da plataforma, é exibido o slide atual que está sendo apresentado, enquanto na janela menor, no lado direito, é exibido o próximo slide.

Na barra de ferramentas inferior, você pode trocar os slides pelas setas de "Próximo" ou "Anterior", exibir notas, acompanhar o tempo de apresentação no relógio, explodir a visão de slides, trocar a plataforma para ser exibida no projetor, ou recorrer à ajuda do Impress.

Na imagem acima, a exibição das notas de rodapé em paralelo com a apresentação de slides. Note que não ocorre nenhuma mudança na apresentação do projetor.

E a visão explodida dos slides. Você pode clicar em qualquer slide que a troca será efetuada imediatamente, assim, se você quiser pular do slide 1 para o 5, basta clicar em cima do slide 5, e ele será apresentado imediatamente.

Considerações finais

O Presenter Console é uma ferramenta muito útil para apresentação de slides, e o manejo correto pode criar apresentações fantásticas, versáteis e sem erros.

Devido à simplicidade, funcionalidade e versatilidade, o Presenter Console mostra-se como uma excelente plataforma de apresentação para qualquer evento.

   

Páginas do artigo
   1. Conhecendo e instalando
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

LibreOffice no Slackware - Edição 2017

O jeito fácil e o jeito difícil de inserir paginação no Open/LibreOffice

Os Mistérios da Fonte Wingdings do Windows

Instalando LibreOffice 3.3.0 no Debian 6 Squeeze

Slackbuilds para leigos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por danniel-lara em 30/07/2012 - 10:52h

muito bom o artigo
eu gosto de apresentar minhas palestrar assim
assim eu vejo qual é o próximo slide
e também se quiser posso colocar um colinha também
acho que o outro da Microsoft não faz isso , faz ?

[2] Comentário enviado por rangelhf em 30/07/2012 - 14:14h

vLW MUITO BOM MSM.

[3] Comentário enviado por Omascara em 30/07/2012 - 18:14h

Muito bom seu artigo !

[4] Comentário enviado por julio_hoffimann em 30/07/2012 - 20:45h

Parabéns Matteus!

Abraço!

[5] Comentário enviado por Matteus Barbosa em 30/07/2012 - 22:17h


[1] Comentário enviado por danniel-lara em 30/07/2012 - 10:52h:

muito bom o artigo
eu gosto de apresentar minhas palestrar assim
assim eu vejo qual é o próximo slide
e também se quiser posso colocar um colinha também
acho que o outro da Microsoft não faz isso , faz ?


Sim, o da Microsoft faz, é muito parecido, so que ele engloba o preview com a visão explodida em uma única janela.

[6] Comentário enviado por danniel-lara em 01/08/2012 - 09:48h


[5] Comentário enviado por Matteus Barbosa em 30/07/2012 - 22:17h:


[1] Comentário enviado por danniel-lara em 30/07/2012 - 10:52h:

muito bom o artigo
eu gosto de apresentar minhas palestrar assim
assim eu vejo qual é o próximo slide
e também se quiser posso colocar um colinha também
acho que o outro da Microsoft não faz isso , faz ?


Sim, o da Microsoft faz, é muito parecido, so que ele engloba o preview com a visão explodida em uma única janela.


valeu pela informação

[7] Comentário enviado por mcmartins73 em 27/02/2013 - 18:34h

Utilizo muito o datashow e essa dica é muito boa. Mas a seção "Múltiplas Telas", não está habilitada. Gostaria de saber como habilitar. Será que alguém pode me ajudar?


Contribuir com comentário