LINCE - A biblioteca de visão artificial open source

Entre uma pesquisa e outra sobre visão artificial encontrei a biblioteca Lince, baseada na comparação entre shapes e suas relações dos vértices internos. Esta biblioteca precisa amadurecer muito em termos matemáticos, mas o seu diferencial é a facilidade de uso, assim desmistificando o assunto e o aprendizado do algoritmo.

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Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) em 19/07/2006 | Blog: http://assuntonerd.com.br


Introdução




A biblioteca LINCE é baseada na comparação entre shapes e suas relações de um prévio aprendizado. As principais vantagens desta técnica é não precisar relacionar um objeto a um código explícito, aprendizado dinâmico durante a execução da aplicação e rápido treino do algoritmo.

O reconhecimento é dividido em 3 etapas:
  • A primeira etapa é o pré-processamento, ou seja, esta etapa é a mais importante, pois trata-se da análise da imagem em si.
  • A segunda etapa é a conversão da imagem em shape e internamente convertida em uma lista de vetores.


Imagem: ameba.png



ameba.png convertida em shape


ameba.png com a lista de vetores calculada

  • A terceira parte é o reconhecimento do objeto baseado na similaridade do shape e a sua representação interna (lista de vetores).

Neste documento executaremos alguns testes com imagens de caracteres e figuras básica como círculo e quadrado. O reconhecimento se mostrou eficaz por se tratar de um algoritmo de fácil compreensão.

Este projeto pode ser um ponto de partida para algoritmo de identificação de impressões digitais ou de face em vídeo ao vivo de sobre muitas implementações e aprimoramento matemático, mas não deixa de ser um bom ponto de partida.

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Jogo rápido: download e instalação
   3. Conceitos de utilização do Lince
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Comentários
[1] Comentário enviado por yutaka.nakao@pol em 19/07/2006 - 08:43h

Muito bom,

Muito obrigado pois aprendi algo a mais com sua materia!

[2] Comentário enviado por franklinbr em 19/07/2006 - 10:52h

maneiro

[3] Comentário enviado por andre.vmatos em 19/07/2006 - 11:20h

Kra, mto legal. Vou ver se consigo fazer funcionar como reconhecimento facial com minha web cam!!! Hehe, pense nas possibilidades!!

[4] Comentário enviado por matheusslima em 19/07/2006 - 15:41h

mto massa, lembrei agora dakeles filmes de ficcao cientifica em que a maquina sabe identifica cada um :-)

neuromander, eu robo, nesses filmes/livros isto ta cheio :P

[5] Comentário enviado por Savago em 20/07/2006 - 17:36h

Amigos

Faz uns 3 anos eu pesquisei por varias bibliotecas de visao artificial que tivessem os requisitos:

a) Open Source
b) Performance
c) Multiplataforma

Na epoca me lembro de ter testado umas 8 - 10 bibliotecas diferentes.

Em geral, as bibliotecas de visao que voce encontra na web costumam ser projetos que foram descontinuados ou possuem somente 1 mantenedor.

Quando negativo, o processo de compilacao/instalacao pode ser extremamente demorado ou complicado, sendo comum a biblioteca nao compilar com versoes mais recentes do gcc/g++.

Considerando todos estes fatores, acabei escolhendo a OpenCV. Alem de cumprir todos os requisitos, tem uma comunidade bem ativa e uma lista extensa de colaboradores/desenvolvedores. O modelo de programacao dela tambem eh agradavel.

Fica como sugestao para quem tiver interesse na area.

Um outro projeto interessante para quem ainda estah estudando o assunto: SIP (Scilab Image Processing toolbox). Trata-se de um pacote de visao artificial para o Scilab (um projeto opensource parecido com o matlab da vida). Voce pode escrever programas sofisticados de visao artificial usando linguagem de script do scilab.

Atenciosamente

Savago


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