KDE-Edu e Gcompris: Software Livre a serviço da educação

Windows a $3,00? Não posso ficar de braços cruzados. Disponibilizo neste documento uma receita de bolo para os educadores utilizarem Software Livre no ensino de forma eficaz e sem custos de licenças. No meu ponto de vista, tão importante quanto o OLPC (ou talvez mais), são os aplicativos educacionais que serão utilizados neste projeto.

[ Hits: 45.256 ]

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) em 30/04/2007 | Blog: http://assuntonerd.com.br


Introdução



Windows a $3,00? Não vou ficar de braços cruzados! Disponibilizo neste documento uma receita de bolo para os educadores utilizarem Software Livre no ensino de forma eficaz e sem custos de licenças. No meu ponto de vista tão importante quanto o OLPC (ou talvez mais), são os aplicativos educacionais que serão utilizados neste projeto.

Hoje o Software Livre permite que os computadores presentes nas Escolas sejam utilizados de maneira eficaz para o aprendizado. Apenas o Software Livre permite a real RETROCOMPUTAÇÃO, ou seja, computadores obsoletos que por falta de recursos não suportam os atuais sistemas operacionais proprietários.

Volto a mencionar onde tão importante ou mais que um computador por aluno, é o software voltado para educação no Brasil. Neste documento veremos que existem softwares de alta qualidade que junto ao Gnu/Linux são fortes aliados para o ensino.

O pacote kde-edu e o GCompris são compostos de diversos módulos úteis para as crianças, para o ensino médio e fundamental. Educadores do ensino público e privado poderiam utilizar estas ferramentas livres para proporcionar aos alunos um método onde a tecnologia anda de mão dadas com o aprendizado.

Não seria interessante pagar $100 para cada micro restaurado com Software Livre e já instalado estes aplicativos educacionais? Estaríamos contribuindo com o nosso próprio município, gerando demando de serviço, emprego e tudo mais.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação e apresentação (KDE-Edu)
   3. Instalação e apresentação (Gcompris)
Outros artigos deste autor

Linux: Executando comandos utilizando a tecnologia biométrica de reconhecimento de voz

Android NDK: Desmistificando o acesso a códigos nativos em C

Camera Kombat: Mortal Kombat ao vivo com WebCam

HairCAPTURE – Utilizando captura de vídeo em C++ (sem segredos)

Acesso aos recursos compartilhados de sua rede Microsoft ou Samba via HTTP

Leitura recomendada

Configurando serviço de FTP no GNU/Linux

Prompt Bash avançado

Configurando um servidor DNS e DHCP na rede

Criando músicas no Linux

Instalando o X-Money no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 30/04/2007 - 11:23h

Parabéns pelo artigo. De fato, o GNU/Linux é a solução para a Educação repleto de excelentes softwares educacionais como demonstra seu artigo.

:::... Viva o Linux na Educação ...:::

[2] Comentário enviado por felicruel em 30/04/2007 - 12:50h

hausahs, que fotos são essas, são engraçadas!! =)

Bom Comentário

[3] Comentário enviado por removido em 30/04/2007 - 13:27h

Muito bom apresentar isso. Sou aluno do 2o ano do ensino médio e digo que o pacote do KDE-Edu é excelente. Uso o kalzium, kmplot e o kig - são utilíssimos...
Acho que merece destaque a distribuição Edubuntu também - um Ubuntu adaptado para necessidades de educadores (não testei, apenas ouvi falar)
http://www.edubuntu.org/

[4] Comentário enviado por paulo.neto em 30/04/2007 - 21:37h

Ótimo. Mas, sou contra a idéia de querer impor algo que é livre.
O Linux é baseado em 4 liberdades.
Não sou a favor de nenhuma plataforma me dou bem em diversas. Mas sempre que algo é imposto... A história tem vários exemplos.

[5] Comentário enviado por morvan em 01/05/2007 - 02:28h

Mais uma vez, parabéns pelas sempre prestimosas contribuições, Cabelo.
Só à guisa de reforço, gostaria de dar um pequeno depoimento: sou professor de idosos no P.A.I., Programa de Apoio Integral ao Aposentado (Ceará); apresentei o Linux a eles, aposentados do Estado. Mostrei-lhes o Compiz (ficaram embasbacados!); quando lhes apresentei o Kalziam e o Estrelas precisei de "cola maluca", pois havia vários queixos caídos. A pergunta mais comum era: como instalar aqueles sw's para seus filhos / netos??? Tive que dizer-lhes o que era sw livre e porque aqueles recursos só havia com S. L., o que fiz, com prazer. Conclusão: com o que o Linux ostenta hoje, estamos super bem-servidos! Falta só divulgar. Os três dólares dos sw's da MS são o corolário do golpe no baço, acusado ostensivamente por eles.

[6] Comentário enviado por tenchi em 02/05/2007 - 18:26h

KKKKKKKKK.... já fiquei tardes inteiras jogando no forca do KDE.....

Ah, e tem um outro programa, também muito legal, que não é só educativo. Ele pode ser usado também na educação (astronomia), como por qualquer amante das estrelas (planetas, luas, e toda essa parafernália da astronomia rsrs). É o Celestia.

Uma pergunta. Eu já venho acompanhando há algum tempo no br-linux e no meiobit (este último, pra quem não sabe, é o lar dos windows-xiitas e odiadores do software livre) sobre o OLPC e essa história do super e ilimitado windows de 3 dolares.
É certo que o laptop vai usar windows, ou essa história toda é só pq o pessoal do projeto disse que a oferta da M$ não foi ruim?

O fato é que os desenvolvedores já fizeram um ótimo trabalho até agora, com o OLPC. Não acho que tanto trabalho seria jogado fora assim de uma hora para outra. Há muito mais coisa em jogo do que dinheiro nisso tudo. Há empresas grandes envolvidas também (a RH é uma delas).

Ah, e como sempre, o artigo está sensacional. Não precisa nem falar q eh nota 10. né?

Ah, e isso tudo é só mais um ato de filantropia do Tio Bill. Vocês aí que desconfiam de qualquer bondade e caridade que ele faça... Façam-me o favor.... hauhauhauhauhau ;-)


[7] Comentário enviado por thelinux em 02/05/2007 - 23:46h

Olhando agora com calma teu artigo muito interessante.
Já estou baixando os pacotes .rpm para meu distro, pois quero usar com meu filho. Sinceramente, parabéns.

[8] Comentário enviado por melhorart em 03/05/2007 - 02:48h

Voces querem conhecer o OLPC - (https://twiki.softwarelivre.org/bin/view/OLPC) vale a pena! Duvido que metam windows ali...
Quanto ao SL, defendo por questão de coerencia educativa! Pirataria é crime!
Muito bom artigo amigo! se quizer trocar ideias, uso edubuntu e estou aprendendo na unha! (http://www.melhorart.com)

[9] Comentário enviado por yzak em 03/05/2007 - 11:22h

Cabelo!

Adorei o artigo, obrigado pelas dicas.

Que a força esteja com você ;)

[10] Comentário enviado por nanukano em 05/05/2007 - 10:00h

Cara, sou seu fâ! Continue nos dando sua sabedoria! Parabéns!

[11] Comentário enviado por Century_Child em 05/05/2007 - 11:46h

Essa estratégia da MS se compara à estratégia dos traficantes: comece dando a droga de graça, vicie os consumidores e depois cobre bem caro.


[12] Comentário enviado por prometeus7 em 06/05/2007 - 12:05h

Acabei de liberar um live cd com muitos desses programas educativos mencionados com todos languages packs do kde e suporte a escrita em muitas linguas + fluxbox e enlightenment 17,pra quem quiser testar

http://www.kde-look.org/CONTENT/content-pre1/57618-1.jpg

http://sourceforge.net/project/downloading.php?group_id=24002&use_mirror=jaist&filename=ACADEMIA4.IS...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts