K3b - Gravando CDs no Slackware

Acho que a maioria dos usuários de Linux já ouviu falar do k3b, um projeto que tive a oportunidade de acompanhar desde quando se falava em uma simples promessa, até os dias de hoje, que o tornaram a principal aplicação de gravação de CDs. Neste artigo vou abordar a instalação e configuração do k3b no Slackware.

[ Hits: 56.973 ]

Por: Wainer Chiari em 10/05/2004


O K3B



Algumas pessoas (inclusive eu) até gostam de gravar CDs utilizando as ferramentas em modo texto como o cdrecord e o cdrdao, mas em alguns momentos aparecem umas tarefas que se tornam muito complicadas, chega então a hora de apelar para um frontend, uma GUI (interface gráfica ou coisa parecida).

"Um projeto importante neste sentido é o K3B, que oferece uma interface extremamente prática, com todas as opções para copiar CDs, ripar CDs de música, ripar DVDs, converter músicas e vídeos em diversos formatos, limpar CDs regraváveis, etc. Sempre bem à mão."
Guia do Hardware

É isso mesmo, o k3b é muito util para todas essas tarefas, tem um visual muito parecido com do famoso "Nero Burning Rom" e é muito fácil de utilizar.

Screenshots e página do projeto:
Bom, chega de conversa e vamos lá: mãos a obra!

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O K3B
   2. Baixando e instalando
   3. Configurando e utilizando
Outros artigos deste autor

Drivers NVIDIA (receita de bolo)

LILO gráfico e animado no Slackware

Captive-NTFS com kernel 2.6

O útil comando "du"

Configurando sua máquina para tocar vários sons ao mesmo tempo

Leitura recomendada

Octave, uma poderosa e robusta ferramenta matemática

OpenVPN no Linux CentOS 5

O programa INIT

Gcombust, um frontend para cdrecord

Integrando Nagios e Google Maps

  
Comentários
[1] Comentário enviado por lordello em 10/05/2004 - 21:03h

Muito bom falar sobre esse programa, mas to achando o seu artigo meio vazio, faltavam algumas coisas....

Uma das grandes vantagens do k3b é que ao se adicionar ogg ou mp3 no projeto ele já converte para wav em tempo real na hora de gravar o CD. claro que é preciso ter a ferramenta adequada para que isso aconteça, no caso o mad.
É muito importante instalar todos os programas necessários para que não surjam problemas mais tarde do tipo, "porque eu não consigo extrair um dvd?", porquê não consigo abrir aqrquivos ogg?" etc...

K3b 0.11 Requirements

* KDE >= 3.1.4 - Isso mesmo, você precisa ter o kde instalado ou pelo menos o kdebase e kdelibs.
* QT >= 3.1 - Essa é a biblioteca de todos os programas para KDE.
* cdrecord/mkisofs - Esse é o programa que grava, ou seja, o k3b não faz nada, apenas é uma forma bonita e fácil de rodar esse programa :-P
* dvd+rw-tools - ferramentas para trabalhar com dvd, sem isso o seu dvdr não vai funcionar. Lembrando, isso é só para dvd-rw!!!

Opicionais (muito úteis mesmo):

* cdrdao - com esse programa é possível gravar CDs através de arquivos .bin e .cue.
* MAD MPEG Audio Decoder Library - MAD é a melhor ferramenta para processar áudio mpeg, ou seja, mp1 mp2 e mp3... É com ele que o k3b vai converter o mp3 para wav, MUITO IMPORTANTE!!!!
* cdparanoia devel - Essa é a ferramenta usada para extrair CDs, se você quer extrair cds para wav, ogg ou mp3 é importante ter ela instalada na máquina. O devel no nome que dizer "bibliotecas de desenvolvimento", usada para compilar o suporte cdparanóia dentro do k3b.
* transcode - Esse é um programa de shell que faz conversões entre arquivos mpeg e avi, não sei se aceita mov nem wmv, é com ele que o k3b faz as conversões. Aliás, uma ótima GUI para ele é o avidemux!
* Ogg Vorbis library - Aqui está a melhor ferramenta de compressão de áudio, melhor que o mp3 e É GNU!!! Para poder abrir e converter arquivos ogg você vai precisar dele.
* FLAC++ library - Esse é um programa semelhante ao mp3 e ogg, mas ele não gera perda de qualidade, como consequência o arquivo é maior que o ogg e mp3, chegando a +-50% do tamanho do arquivo wav sem compressão. Essa biblioteca é necessária apenas para o k3b criar CDs de áduio a partir de arquivo flac.
* VCDImager - Esse programa é que cria os (Super)Videos CDs, se seu dvd aceita CDR e você não tem um DVDR, então é uma ótima opção para gravar aqueles vídeos que você baixa da internet ou que você captura com sua câmera, para vê-los na TV :-P
* eMovix - Essa é uma mini distribuição Linux que foi criada para ser como um autorun de CDs de vídeo, ou seja, você grava um CD com um arquivo avi (xvid ou divx) e depois grava um CD eMovix, ao darboot no CD ele entra numa mini distro, como a kurumin que configura todo o hardware e executa o vídeo para você usando o mplayer.
* SoX - Programa usado para fazer conversão de áudio wav.
* Lame - O melhor compressor MP3 que existe, apesar do lame ser free, o mp3 não é, então acho que o mp3 pode acabar com as restrições de patentes do formato.

Um ótimo programa é o X-CD-Roast, só uso ele, o maior problema é o fato de ele não fazer a conversão do ogg nem mp3 para wav, isso prejudica bastante.
Falow!

[2] Comentário enviado por lordello em 10/05/2004 - 21:09h

Acabei pulando o programa muito legal, o normalize, ele permitecriar um CD com áudio no mesmo volume. Ás vezes acontece de você querer criar uma coletânia e pegar musicas de vários CDs, no final o CD fica um samba do crioulo doido! Cada música com um volume diferente, pois para evitar isso eu semrpe uso o recurso de normalização.. lembrando que esse recurso não é indicado caso esteja fazendo cópia de um inteiro, pois aí você vai mexer na mixagem original do artista :-P
Falow!

[3] Comentário enviado por cvs em 11/05/2004 - 12:54h

boa lordello... pq eu nao uso kde e nem vou usar... vou testar esse k3b... :P

[4] Comentário enviado por t0th em 12/05/2004 - 02:52h

oi, estava instalando aqui e usando o toturial...
ai quando tento entrar em k3bsetup da um erro e nao entra...
fala q nao foram encontrados os caminhos as bibliotecas para "libkcm_k3bsetup2.la"
alguem pode me ajudar?
uso slackware 9.1 com o kde pdrão q vem junto com ele
obrigado

[5] Comentário enviado por coder em 19/09/2004 - 04:16h

olá, eu tb não uso o kde, mas instalei e funcionou normal no gnome.. A única diferença é não rodar o 'k3b setup 2'

[6] Comentário enviado por talitinhacatatal em 20/09/2006 - 10:45h

Olá pessoal tdo bem com vcs????//
Eu to com dificuldades d gravar o CD pois não costumo uasr o linux mas devido a necessidades eu estou trabalhando com linux e não sei como gravar CD no K3b alguem ai poderia me ajudar??
desde já obrigada e
Até mais!!!!!!!

[7] Comentário enviado por wesleiufms em 29/10/2006 - 02:24h

jjjj

[8] Comentário enviado por wesleiufms em 29/10/2006 - 02:29h

Boa noite!
Eu sou novato no LINUX. Queria uma ajuda, eu possuo o K3B e, ao tentar gravar um vídeo cd, com arquivos baixados de minha máquina digital, não consegui. O sistema pede o VCDImager para efetuar a operação. Queria, se possível, que vc me ajudasse na instalação deste aplicativo passo a passo, isto é, onde encontro tal aplicativo e como faço para ativá-lo em minha máquina.
Obrigado pela atenção...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts