Jogos PS1 no emulador ePSXe - Sem lags em placas lentas

Você tem placa de vídeo tão ruim quanto uma SiS 661/761? Quer os jogos de PS1 no emulador ePSXe em fullscreen e sem lag, rodando perfeitamente em seu PC? Então leia este artigo e siga minhas recomendações.

[ Hits: 50.850 ]

Por: Marcos Ferreira em 27/02/2013


Requisitos e procedimentos



Quem diria que, pelo menos, os jogos de PlayStation 1 poderiam rodar em boas condições em placas de vídeo SiS e em algumas outras também.

Estamos carecas de saber que a placa de vídeo SiS 661/671 (e as outras também) têm desempenho baixo, bem diferente do Windows, onde pelo menos o driver para SiS 661/671 tem suporte à aceleração 2D e 3D.

Então jogos pesados e que exigem o vídeo em fullscreen no GNU/Linux com esses tipos de placas de vídeos estão fora de escolha, pois nestas placas não vai rolar nada de bom. (rsrs)

Mas não pense que basta ter qualquer placa de vídeo lenta que isto irá dar certo. Pelo menos no Windows, a placa de vídeo deve ter um desempenho razoável, pois os desenvolvedores de drivers preferem produzir os produtos para o sistema do tio Bill, e é por isso que o desempenho é bom nesse sistema operacional. O desempenho no GNU/Linux poderá ser alcançado também.

Mas fuçando em tudo, descobri que jogos de PS1 rodam liso, pelo menos na minha SiS, e estou trazendo este artigo para habilitar sua placa de vídeo para rodar os jogos de PS1, sem lag. :D

Sendo que sua placa precisa ter, pelo menos, os requisitos mínimos para que o emulador ePSXe faça a sua parte sem problemas e com desempenho.

Os requisitos mínimos, são:
  • Processador: Pentium 200 MHz;
  • RAM: 256 MB;
  • Sistema operacional: GNU/Linux ou Windows;
  • CD-ROM: 16x ou mais rápido (opcional).

Bom, vamos começar.

Se você não tem ou não sabe configurar o ePSXe, veja a dica postada aqui no VOL por um user que não está mais entre nós:
Depois que o seu ePSXe está configuradinho e rodando os seus jogos (com lag), vamos ao segredo que vai deixar os jogos rodando liso, até em fullscreen em seu emulador.

O segredo é, nada mais nada menos, que um plugin de vídeo (ohhhh!!).

O plugin usa sistema/modo gráfico "Software", foi por isso que os requisitos sobre placa de vídeo eu não pude determinar, pois o segredo de tudo isso é o plugin de vídeo para o emulador.

Procedimentos

Informações sobre o plugin:
Vamos baixar o plugin para o ePSXe:
Faça os procedimentos para aplicar o plugin ao emulador em seu terminal:

wget http://www.pbernert.com/gpupeopssoftx118.tar.gz
tar -vzxf gpupeopssoftx118.tar.gz
$ sudo cp libgpuPeopsSoftX.so.1.0.18 /opt/epsxe/plugins/
$ sudo cp gpuPeopsSoftX.cfg /opt/epsxe/cfg/


* Aviso: "/opt/epsxe/plugins/" é um exemplo do diretório onde o emulador está instalado, e este diretório foi baseado no diretório padrão do emulador instalado pelo pacote "epsxe" para o Arch Linux disponível no AUR.

Então você deve substituir este diretório pelo local onde o emulador está instalado.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Requisitos e procedimentos
   2. Configuração
Outros artigos deste autor

Problema do navegador Opera com temas GTK+2 escuros [Resolvido]

Upgrade no Arch Linux usando outro PC com Internet rápida

Configurando Resolução de Vídeo e Taxa de Atualização via Terminal

Leitura recomendada

Jogando Xadrez online e gratuitamente no Linux

Jogos no Arch Linux - Porque nem tudo é tela preta!

Faça um Steam Link com seu Raspberry Pi

Criando um servidor de Counter Strike 1.6 + AdminMod + MetaMod + StatsMe

Bygfoot :: Agora você é o cartola!

  
Comentários
[1] Comentário enviado por M4rQu1Nh0S em 03/03/2013 - 19:38h

Ahh! outra coisa.
o plugin funciona com o PCSX (ou PCSXR dependendo do nome do pacote onde contem o emulador) também. caso o emulador ainda ficar com um pouco de lag, tente a configuração do plugin através do link abaixo:

http://ompldr.org/vaG5maA

espero que funcione como aqui funciona!

[2] Comentário enviado por xerxeslins em 04/03/2013 - 12:57h

beleza eu vou testar! gostava muito de castlevania de play 1 e também de final fantasy tactics!!!!

[3] Comentário enviado por M4rQu1Nh0S em 05/03/2013 - 00:30h

Hoje a tarde lembrei do jogo do 007 e de um jogo de carro onde a missão é encostar no carro para que a bomba antes de um certo tempo explode o carro do cara e assim passar a bomba para o carro que voce encostou o seu...

isso veio a memoria após ter jogado um console de PS1 na casa de meu primo, pena que não sei o nome desse jogo de carro, mas tenho certeza que vai rodar lizo na minha SiS \o/

[4] Comentário enviado por xerxeslins em 05/03/2013 - 10:07h

Acabei de testar com Castlevania. Foi como voltar no tempo! Eu tenho um controle de Playstation com cabo USB. Pluguei e joguei! Uhull!

[5] Comentário enviado por usuariognulinux em 04/05/2013 - 01:48h

Eu por outro lado fiquei na saudade. Não sei pq, mas não consigo fazer o epsxe160 funcionar no meu stema. Baixei o tar.bz do endereço no ultimo comentario da dica Epsxe no Linux [Dica], segui direitinho o tuto tanto como user como root, dei permição com chmod mas no fim somente as lagrimas.



Contribuir com comentário