Jack - Servidor de Áudio

Este artigo, tem como objetivo mostrar como podemos usar mais de uma interface (placa) de áudio simultaneamente
no servidor de áudio Jackd.

[ Hits: 14.587 ]

Por: Saulo Farias em 07/02/2012


Introdução



Bom pessoal, este é meu primeiro artigo aqui no VOL. Estou aproveitando para escrever sobre algo que aconteceu comigo recentemente e qual a solução que encontrei para resolver tal problema.

O que aconteceu foi o seguinte:

Eu tenho um teclado Midi UMX 250 da Behringer. É um controlador midi, e com ele veio uma interface de áudio USB, a UCA222. Ambos foram reconhecidos pelo sistema assim que os conectei, mas o Jackd, por default, só permite o uso de uma interface de áudio.

Sendo assim, eu tinha que escolher entre a placa interna do Notebook ou a USB. Só que eu queria usar as duas placas, pois assim poderia gravar em dois canais diferentes ao mesmo tempo.

Procurei muito, quase que não acho a solução, pensava até em desistir, mas encontrei uma solução simples que funcionou muito bem. Até encontrei várias formas de fazer o que queria, mas o Alsa não é tão simples de ser configurado para tal.

Tentei o PulseAudio e nele consegui botar as duas placas para rodar juntas, mas ele com o Jackd, não é muito viável. Então encontrei uma solução que funcionou perfeitamente comigo, só falta testar mais para ver se realmente esta é a melhor opção.

Como eu criei um post no fórum Debian, com o nome Alsa que trata do mesmo assunto, resolvi publicar aqui no site também, como meu primeiro artigo.

Alsa_in e Alsa_out

A solução para o uso de mais de uma interface de áudio é encontrada em dois comandos, são eles o 'alsa_in' e o 'alsa_out', estes comandos fazem com que possamos usar mais de uma interface de áudio no Jackd.

Isto é importante porque existem vários equipamentos de áudio que possuem uma interface própria, como microfones, teclados midi, etc; e certamente o Jackd não possibilitará o uso de mais de uma interface, para isso, esses comandos são essenciais.

Eu testei no Jackd e funcionou muito bem, já fiz até uma gravação teste e o resultado foi satisfatório.

Vale lembrar que existem outras formas de conseguir obter tal resultado, mas não consegui com os outros procedimentos, este sim funcionou.

Agora vou mostrar o que fiz, pois pode servir para mais alguém.
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Identificando as placas de áudio
   3. Como usar tudo isso?
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Nagios - O seu gerenciador de redes

Interação entre MLdonkey e Mozilla no Linux

Funcionamento da memória virtual

Variety - Instalação e configuração

Mplayer - Instalação e utilização

  
Comentários
[1] Comentário enviado por levi linux em 07/02/2012 - 20:51h

Parabéns excelente artigo. É muito bom ver artigos dessa categoria, pois com isso nos damos conta do crescimento do Linux na área multimídia.
Favoritado, 10!

[2] Comentário enviado por shaul em 08/02/2012 - 09:09h

Oi "levi linux" obrigado pelo comentário,e pelo favoritos, penso em escrever mais sobre o assunto, para tal estou preparando alguns artigos sobre áudio no linux em breve postarei algo.

Bom dia.

[3] Comentário enviado por Alsor em 22/10/2016 - 14:47h

shaul boa tarde,
Poderia responder qual distro você usou esse script e em qual pasta foi colocado, se inicializa com o sistema ou não?
Desde de já agradeço;

Orlando


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts