Instalando um gravador de CD IDE

Para instalar um gravador de CD IDE não é preciso recompilar o kernel como muitos acham, porque a maioria dos kerneis disponíveis em distribuições comerciais já vem com suporte a gravadores de CD incluído.

[ Hits: 15.302 ]

Por: Guilherme A. de Olivera Junior em 12/05/2003 | Blog: http://www.guilhermejr.net


Descrição do processo



Para instalar um gravador de CD IDE não é preciso recompilar o kernel como muitos acham, porque a maioria dos kerneis disponíveis em distribuições comerciais já vem com suporte a gravadores de CD incluído.

Para fim de compatibilidade, estou usando o Conectiva 9 kernel 2.4.21 e o gravador de CD Samsung SW-224, como Boot Loader uso o GRUB e meu Gravador de CD está instalado como secundário da segunda interface IDE (/dev/hdd).

A primeira coisa a ser feita é editar o arquivo /boot/grub/menu.lst e adicionar na linha do kernel a seguinte opção: hdd=ide-scsi, devendo ficar desse modo.

title = Conectiva Linux 9
kernel = (hd0,1)/boot/vmlinuz-2.4.21-28872cl root=/dev/hda2 hdd=ide-scsi> 3
initrd = (hd0,1)/boot/initrd-2.4.21-28872cl.img

Isso fará que o kernel não tente habilitar o dispositivo /dev/hdd como um disco IDE, deixando-o liberado para a emulação de SCSI.

Agora vamos configurar os módulos do kernel, que não é nada além de acrescentar as seguintes linhas no fim do arquivo /etc/modules.conf:


options ide-cd ignore=hdd
alias scd0 sr_mod
pre-install sg modprobe ide-scsi
pre-install sr_mod modprobe ide-scsi
pre-install ide-scsi modprobe ide-cd
Reinicie seu computador, é bom ter um disco de boot e o backup dos arquivos alterados para se alguma coisa não der certo você pode consertar.

Após seu computador reiniciar, você deve carregar os módulos de suporte do gravador de CD, através dos seguintes comandos:

/sbin/insmod sg
/sbin/insmod ide-scsi


Pronto, agora você poderá gravar todos os Cds que você quiser.

   

Páginas do artigo
   1. Descrição do processo
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Easy Peasy 1.5 Linux para Netbooks

Configurando sua máquina para tocar vários sons ao mesmo tempo

Arduino - Visão Geral

Access Point com cartão Atheros em Slackware 12.0

Funcionamento do Processador

  
Comentários
[1] Comentário enviado por truckman em 07/12/2003 - 14:11h

Bom artigo, eu mesmo já passei muito tempo pensando o mesmo, não eh mesmo nescessário recompilar o kernel, só configurar o sistema, mas neste guia o autor esqueceu de um detalhe: Após passar uma interface para o modulo emulação SCSI, não deve ser feito nenhum acesso ao antigo dispositivo IDE (ex: /dev/hdd ) ao inves disso todas as ligacoes deves ser alteradas para o similar SCSI, no caso de cd-rom /dev/scd0,ou mesmo /dev/sr0 para o primeiro dispositivo de CD SCSI (caso ja exista algum dispositivo SCSI na máquina tente /dev/scd1 e assim por diante), isso vale mais para o link simbólico /dev/cdrom que geralmente eh linkado ao dispositivo IDE por padrão (uma vez q o gravador eh IDE) e deve ser alterado para perfeito acesso aos programas que podem parar de funcionar depois que a unidade é alocada para o modulo ide-scsi!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts