Instalando o Vivo Zap no openSuSE 10.2

Este tutorial mostra como configurar a placa PCMCIA (PC Card) da Growell (modelo c893) no openSuSE 10.2 utilizando a provedora Vivo, o discador kinternet e o gerenciador de conexões knetworkmanager.

[ Hits: 32.908 ]

Por: Rooster em 28/05/2007


Objetivo



Objetivo deste tutorial:

Fazer com que a placa PCMCIA (PC Card) da Growell funcione no openSuSE 10.2, utilizando o módulo do kernel usbserial, o gerenciador NetworkManager (KNetworkManager) e o aplicativo para conexões dialup kinternet.

Motivação para a criação deste tutorial:

Procurei por alguns dias a solução pronta em vários locais, mas encontrei apenas informações de como configurar este placa utilizando o kppp e a discagem por linha de comando (pppd).

Com o kppp eu tive problemas ao tentar atribuir o SUID ao /usr/sbin/pppd, e pela linha de comando, o próprio inconveniente de ter que usar o terminal para iniciar a conexão, o que faz parecer que o Linux não é tão "avançado" quanto aparenta, já que utilizaria o terminal para iniciar uma tarefa "tão simples" como o acesso a Internet utilizando um modem. Em ambos os casos, quando eu conseguia estabelecer conexão, eu só conseguia enviar dados, e não recebia nada.

Em tempo, só para não causar polêmica, o fato de utilizar um terminal para algumas tarefas não é "uma vergonha" para mim, mas para quem não utiliza o Linux, não o faz, em muitos casos, por que dizem que "para tudo tem que dar comandos". Como sou o único que optou por utilização deste sistema operacional no notebook da empresa, tento mostrar que o Linux é uma excelente alternativa na hora de migrar de Windows XP para o Windows Vista (este último que, de acordo com o fabricante, ainda possui um driver na versão 'beta').

Chega de papo e vamos instalar esta placa logo no openSuSE 10.2...

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Objetivo
   2. Driver
   3. KNetworkManager
   4. Pulo do gato
   5. Carga do módulo
   6. Notas finais
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Instalando e usando o Gentoo GNU/Linux

Instalação do Funtoo a partir do Debian já instalado

GoboLinux? Que distro é essa? (Parte 3 - Instalando programas)

Nagios + NagiosQL + PNP4Nagios

VPN com PPTP + DDCLIENT em Debian 5.0 Lenny com IP dinâmico

  
Comentários
[1] Comentário enviado por form1ga em 28/05/2007 - 08:41h

Opa Rooster, eu também estou nessa ai, a conexão não fica muito tempo, para e tenho que tirar e conectar novamente a placa, uso uma usb da YiSo, que se configura da mesma forma, e acontece a mesma coisa, creio que só pode ser o driver usbserial mesmo.

OBS: Já que escreveu na língua portuguesa não custa trocar a linha:
echo -n "Loading module Growell C893 (Vivo Zap 3G)"
por algo como:
echo -n "Lendo o módulo da Growell C893 (Vivo Zap 3G)"
Vamos valorizar nossa língua :)
Mas parabéns pelo tutorial.
Valeu.

[2] Comentário enviado por rooster em 28/05/2007 - 11:45h

Desculpe, é que meu sistema todo está em inglês e nem prestei atenção no detalhe da lingua.

Quanto ao usbserial, percebi que a placa se comporta melhor com ele do que com o que vem para o Windows. A minha conexão é mais estável qnd estou no Linux do que qnd, por algum motivo, tenho que bootar pelo Windows.

[3] Comentário enviado por _m4n14c_ em 29/05/2007 - 18:10h

Eu uso a placa Kyocera KP 650, resolvi o problema de ter que retirar a placa removendo o modulo usbserial e depois parando o slot pcmcia... Se vc usa o KPPP com a janela de dialogo aberta que a placa nao encerra a sessao PPP quando vc derruba o pppd, entao em vez de responder aos comandos AT ela responde como se vc tivesse enviando pacotes mal formados pro modem... Eu achava que era um bug da placa kyocera, mas se o vcs tao tendo esse problema (com a Yiso e a Growell), deve ser um bug do usbserial...

[4] Comentário enviado por _m4n14c_ em 29/05/2007 - 18:13h

botei num script pra automatizar a tarefa de reiniciar a conexao.. eh o mesmo esquema dos scripts do init: vivozap start; vivozap stop; vivozap restart....



#!/bin/sh
start() {
sudo /sbin/modprobe usbserial vendor=0xc88 product=0x17da
sleep 1
sudo sh /etc/rc.d/rc.pcmcia start
sleep 1
#criei um script pra automatizar a discagem, baseado em outros artigos aqui do vol...
sudo /usr/sbin/pppd call 1xEVDO
while ! (/sbin/ifconfig | grep ppp0 > /dev/null)
do
case $status in
'-') status='\' ;;
'\') status='|' ;;
'|') status='/' ;;
*) status='-' ;;
esac
printf "[%s] Aguardando conexao...\r" $status
sleep 1;
done
# nao sei pq o pppd nao acerta o dns...
sudo cp resolv.conf /etc/resolv.conf
echo
echo Conectou...
sleep 1
}

stop() {
sudo killall pppd
sleep 2
sudo /sbin/rmmod usbserial
sleep 1
sudo sh /etc/rc.d/rc.pcmcia stop
}

restart() {
stop
stop
sleep 1
start
}

case "$1" in
'start')
start
;;
'stop')
stop
;;
'restart')
restart
;;
esac

[5] Comentário enviado por risibe em 02/09/2007 - 23:23h

Tenho acesso Vivo Zap ilimitado através do modem Yiso C893 instalado no Linux, Opensuse 10.2, funcionando perfeitamente, graças a esse tutorial. Porém, estou trocando de notebook e, dessa forma, terei que dizer adeus à minha placa C893, pois a mesma é PCMCIA. A entrada do notebook novo é EXPRESS CARD. Sei que a Luxicom lançou EX893, que no Windows funciona perfeitamente. O que preciso saber é se o procedimento para instalação no Linux é o mesmo do C893 ou se tenho que mudar alguma configuração.


[6] Comentário enviado por saocubo em 25/01/2008 - 03:43h

?comentario=m4n14c, quanto ao problema da reconexão, experimente utilizar o driver "option" em vez do "usbserial"... Para carregá-lo é necessário recompilá-lo. A partir daí, sempre que o modem for plugado irá ser reconhecido, sem nenhum artifício nem deverá haver mais o problema da reconexão.

[7] Comentário enviado por romualdoandre em 11/06/2008 - 20:40h

?comentario=Também possuo esta internet da Vivo. Porém o Fedora 7 não se comporta bem com o driver usbserial. Às vezes quando conecto a Internet o computador trava. Descobri que há problemas com o kernel original (2.6.21-1, salve engano). A atualização simplesmente piora as coisas, ao discar simplesmente o computador trava. Testei em outras distros e as mais novas apresentam este comportamento.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts