Instalando o Kink - Monitoração de tinta de impressoras HP e Epson

O Kink é um front-end do Ink, um programa de linha de comando que mostra os níveis de tinta da impressora. Neste artigo vamos abordar a instalação do Kink e todos os seus pré-requisitos.

[ Hits: 34.750 ]

Por: Fábio Ricardo de Barros em 11/05/2007


Introdução



A mudança do ambiente Windows para o Linux é realmente um trauma, não adianta dizermos que o Linux tem N vantagens, o fato é que a mudança de ambiente não é algo fácil de se aceitar, eu mesmo esses dias me vi tentado a voltar a usar o Windows, pois comprei um P4 3.0Ghz com placa Asus P5GPL onde muitos aplicativos, como o que faz overclock, é disponível somente no Windows. Mas resisti a tentação e quando comecei a compilar os programas entendi o por que eu não sairia do Linux. Não é só uma ideologia, e sim um enriquecimento nos conhecimentos de informática, não há como negar que o Windows é mais fácil e às vezes mais rápido até. Mas senti muita falta de coisas que tinha no Linux no primeiro dia que instalei o Windows.

Nisso me lembrei de quando migrei para o Linux e consegui fazer a minha impressora HP Deskjet 3320 funcionar no CUPS, ao mesmo tempo que fiquei contente por ter feito ela funcionar, fiquei um pouco decepcionado em saber que os drivers do CUPS não davam suporte ao medidor de nível de tinta que a impressora possuía no Windows.

Bem, hoje posso dizer que amadureci no que se refere ao Linux, não sei tudo, estou bem longe disso, mas alguma coisa eu aprendi e posso compartilhar e discutir com os colegas amantes do sistema representado pelo Tux. Uma das coisas que quero compartilhar é que é possível sim medir a quantidade de tinta das impressoras HP e Epson.

Pré-requisitos

Alguns pré requisitos são essenciais, o primeiro é que você tenha em seu Linux a impressora funcionando. No meu caso é uma impressora Deskjet 3320 USB, mas esse artigo pode servir para vários modelos de impressoras da HP e da Epson.

É importante ter o GCC instalado e todas as suas bibliotecas. Já ouviram falar daquela frase, "Eu tenho uma notícia boa e uma ruim para te contar"? Bem, eu tenho uma boa e uma ruim, e vou escolher a ruim... A ruim é que algumas impressoras infelizmente não são suportadas, de forma que de uma verificada se a sua não se encontra nesta lista, a lista é encontrada aqui:
Não fique chateado se sua impressora não é suportada ainda.

Bem, a notícia boa é se a sua impressora estiver nesta lista:
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Como funciona?
   3. Compilando a libinklevel
   4. Compilando o Ink
   5. Compilando o Kink
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Instalação de template para monitoramento de servidor Squid e servidor LDAP no CACTI (Debian)

Instalando o QEMU no Fedora Core 4

Alternativas ao Microsoft Visio para Linux

Instalação do SAGU-PRO em Debian Etch Linux

Instalando e usando o linphone no Slackware

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 12/05/2007 - 06:37h

Parabéns pelo excelente artigo... Útil e indispensável. Também escrevi uma dica sobre nível de tinta para a distribuição SuSE para quem deseja verificar o nível de tinta via modo gráfico:

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=7978

:::... Viva o Linux ...:::

[2] Comentário enviado por dark_slack em 13/05/2007 - 15:10h

uso a 3 anos o linux e nunca tinha visto um programa para eu monitorar a tinta da impressora.

parabéns.

[3] Comentário enviado por removido em 22/01/2015 - 23:49h


Em Deus tudo é Paz e Harmonia.
Linux é um sistema que existe para o bem da humanidade.
Desde o início tem sido uma opção democrática, livre, grátis,
abraçando todas as pessoas igualmente.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts