Criei este artigo para ajudar aqueles que querem instalar e configurar o CVS no Ubuntu Linux. A maior parte de minhas citações são de outros artigos daqui do Viva o Linux, como os do Cristian Alexandre Castaldi e Adriano e um pouco do Guia Focalinux também.
O CVS é uma ótima ferramenta para versionamento de softwares, com ele é possível resgatar antigas versões de um programa ou combinar mais de uma atualização de vários usuários.
A estrutura do CVS é basicamente essa: as versões e documentos de um determinado software ficam em um servidor, chamado de repositório de dados (os servidores também podem receber mais de um repositório de dados). Os clientes podem enviar ou baixar partes do repositório ou trechos de códigos que eles estavam desenvolvendo. Esta é a estrutura básica. Porém o CVS permite diversas outras funcionalidades, como criação de branches e combinação de atualização. Mas vamos nos concentrar aqui somente na instalação do servidor e uso nos clientes.
Instalação do CVS
Para instalar o programa basta apenas usar o apt-get:
# apt-get install cvs
Depois basta apenas escolher uma pasta onde o programa será instalado e criá-la, no nosso exemplo escolhemos a pasta /var/cvs:
# mkdir /var/cvs
Agora é hora de configurar o repositório, para isso dê o comando init na pasta criada na instalação:
# cvs -d /var/cvs init
O diretório CVSROOT foi criado, ele contém os arquivos administrativos, que por exemplo conterão os usuários que terão permissão de escrita e aqueles que poderão somente visualizar os arquivos do repositórios. Para conferir use o comando "ls -l" para listar os arquivos: