Informativo: novos recursos no fórum

Este texto tem por finalidade apresentar os novos recursos de nosso fórum que, embora simples, prometem melhorar bastante a qualidade das respostas dos tópicos.

[ Hits: 7.071 ]

Por: Fábio Berbert de Paula em 09/08/2008 | Blog: https://fabio.city


Introdução



Todo final de ano o site BR-Linux.org promove uma eleição sobre os favoritos da comunidade Linux brasileira e nesta o Viva o Linux concorre em três categorias: site nacional, grupo de usuários e fórum-web. Nas duas primeiras temos sido escolhidos como favorito nos últimos anos, porém nosso fórum-web nunca venceu este "prêmio" (prêmio do reconhecimento).

P.S.: Vale lembrar que por questões éticas o BR-Linux.org não concorre, então isso deve nos garantir um bocado de votos né? :)

Pois bem, o feedback dos membros é o termômetro de onde devemos concentrar nossos esforços e considerando que temos a comunidade nacional com maior número de membros ativos, algo deve (ou deveria) estar errado em nosso fórum, pois proporcionalmente falando seria natural termos maior votação desta categoria.

A idéia

Navegando pelo Yahoo Respostas fiquei impressionado com o formato de fórum que eles desenvolveram, e como toda grande idéia atrai uma legião de seguidores, o VOL resolveu seguir essa linha e modelou o esquema deles para dentro de nosso contexto.

O foco em nosso novo formato estará no membro que realizou a pergunta. É ele quem dará o valor merecido a uma resposta de qualidade, o que automaticamente recompensará o membro que se propôs a ajudar da melhor forma.

Como funciona

De agora em diante os tópicos das comunidades serão divididos em duas categorias, os RESOLVIDOS e os ainda SEM SOLUÇÃO. Existem três formas de acesso aos tópicos no site:
  • Através da box situada na barra lateral direita, parte inferior, intitulada "Perguntas", na qual exibe os 8 últimos tópicos atualizados;
  • Através do link "Perguntas", no menu principal da barra lateral esquerda, onde temos uma ferramenta que une todos os tópicos de todas as comunidades ordenados por data. Este é o link ideal para os "fominhas" de tópicos;
  • Através do link "Comunidades", no menu principal da barra lateral esquerda. Clicando aqui somos direcionados para interfaces que lhe conduzirão para a comunidade de seu interesse.

Na explicação de como funcionam os novos recursos, vou me concentrar no segundo item da lista, que é o mais abrangente.

Pesquisa interna por tópicos

Agora é possível buscar internamente nos tópicos sem a necessidade de se usar a box de busca global do site (sim, aquela mesmo que usa a engine do Google). Embora eu recomende o uso da busca global, em alguns casos esta pode ser mais útil.
Informativo: novos recursos no fórum
Na listagem de tópicos você verá 2 tipos de ícones, uma pasta amarela e um ícone de OK verde. A pasta amarela indica um tópico que ainda não foi resolvido e o ícone verde resolvido.
Informativo: novos recursos no fórum
Se você deseja se distrair um pouco ajudando outros membros que possuem tópicos em aberto, pode filtrar sua pesquisa marcando, logo abaixo da caixinha de busca, a opção "Exibir somente perguntas sem solução".

Marcando um tópico como resolvido

Ok, você abriu um tópico e recebeu uma resposta válida, que solucionou seu problema. Beleza! Então está na hora de dar o seu feedback (é dando que se recebe, certo?). Acesse o tópico e procure pelo link "Marcar como resolvido". O que ele faz dispensa explicação, certo?! Bom, resta lembrar que somente o autor do tópico pode marcá-lo como resolvido.

Escolhendo a melhor resposta

Uma vez que o tópico foi marcado como resolvido, um link "Melhor resposta" fica disponível para cada resposta dada. Fica a seu critério escolher a resposta mais completa e marcá-la como a melhor. Mas atenção, essa escolha não tem volta, seja criterioso ao clicar neste link.

E o que acontece depois!? Simples, a melhor resposta será a primeira a ser exibida na página e será destacada com fundo e borda diferente das demais.

E o autor da "melhor resposta"?

Existem muitas respostas mais completas que dicas publicadas no VOL, inclusive muitos retornos de pesquisas Google direcionam o seu browser para tópicos respondidos e que ajudam muitos. Então nada mais justo que dar a uma "melhor resposta" o mesmo peso que o de uma dica (embora numa dica você ganhe 1 ponto a cada visita).

Ao autor de uma "melhor resposta" serão contabilizados 500 pontos na conta!

E como saber se uma resposta minha foi considerada "melhor resposta"? Não se preocupe, um e-mail automático será enviado pra você.

Projeto em análise

Existe a possibilidade de, no final de todo mês, além do sorteio das 3 camisetas para autores de artigos, estarmos premiando com outras 3 camisetas os 3 membros com maior número de "melhores respostas". Tudo vai depender do quão eficiente este novo sistema se apresentará.

Um abraço.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Como criar um keylogger em Python

Criando um painel de rede em PHP

Alexa e o ranking dos principais sites Linux da comunidade brasileira

Criando sites para celular com WML

RedBug: Lista dos autores de artigos sorteados do mês

Leitura recomendada

Como tornar o Linux mais comercial em pequenas e médias empresas

O que é o OpenDocument Format

Software Livre no Brasil

Software livre, interoperabilidade, padronização e usuários leigos

E se o Linux finalmente depuser o Windows?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por junior em 09/08/2008 - 09:25h

Olá grande Fábio.
Na minha opinião, se a pasta ao invés de ser amarela fosse vermelha, seria melhor pois chama mais a atenção.

E em relação a pontuação a melhor resposta, muuuiitto bom cara. Isso faz com que o pessoal busque mais as soluções e tente ajudar o outro.

Bom, o que eu tenho a fazer é agradecer pelo VOL ser o maior potal de Linux da américa latina sem dúvida nenhuma.

Parabéns pelas modificações, e pelo esforço em deixar o VOL cada vez melhor.
Um abraço.

[2] Comentário enviado por pink em 09/08/2008 - 09:34h

Bom dia!!!!!
Fico feliz pelo novo recurso, acredito que o forúm de respostas além de ser um dos mais acessados no site, é um dos motivos por receber novos usuários, muitos tiram dúvidas, encontram solução daqueles que estão trabalhando e se deparam com um problema.... Percebi que muitas perguntas ficam sem respostas também, tipo achei correto separarem perguntas solucionadas das perguntas ainda sem solução, assim temos a oportunidade de quem sabe poder ajudar e não passar “batido” estes posts .... Quanto aos pontos, acho bom porque todas tentariam melhorar a qualidade nas respostas, mas espero que não levem tão a sério os pontos, o mais importante é a intenção de ajudar.
Enfim o projeto é excelente, é esperar pra ver....
Um grande abraço, pink

[3] Comentário enviado por diegofsouza em 09/08/2008 - 10:22h

Muito legal mesmo... Um dos melhores sites linux nacionais.
Um grande abraco!

[4] Comentário enviado por foguinho.peruca em 09/08/2008 - 12:02h

Olá!

Fico feliz em ver o vol melhorando a cada dia. O recurso de marcar um tópico como resolvido ou não é excelente. Muitas vezes, viamos tópicos se perderem na imensidão de novas perguntas que chegam ou simplesmente as pessoas esquecerem de dar um feedback. Isso ajuda muito na hora de procurar uma resposta para algum problema.

Excelente!

PArabéns
Jeff

[5] Comentário enviado por elgio em 09/08/2008 - 19:22h

Beleza! Muito bom. Isto vai de encontro as críticas que lhe fazia sobre os foruns.

Só espero que tenhas tomado alguns cuidados para barrar os espertos que só querem subir no ranking:

- que o outor do tópico não posso eleger uma resposta sua como a melhor
- que um tópico que já tenha sido resolvido não possa ser REMOVIDO pelo autor do mesmo

[]'s

[6] Comentário enviado por dbahiaz em 09/08/2008 - 19:25h

Puxa! Nesses últimos meses tem sido uma surpresa atrás da outra, muito legal as reformas e melhorias, o que dizer, "biscoito fino esse site" rs:) Valeu!

[7] Comentário enviado por fabio em 09/08/2008 - 19:33h

Fala Elgio,

Como sempre com boas colocações. Sim, o autor não pode eleger sua própria resposta como a melhor. O lance de remover tópico resolvido não tinha pensado, acabei de implementar.

Um abraço.

[8] Comentário enviado por fulllinux em 09/08/2008 - 20:24h

Excelente Fábio!!!

Muito bom, realmente esse novo recurso só melhorará a qualidade dom VOL e é lógico o que já é ótimo ficará independentemente de qualquer um que já haja, ainda muito melhor!

Grande abraço!

[9] Comentário enviado por isaque_alves em 10/08/2008 - 04:03h

Na real: Só faltava essa pro VOL se tornar ainda melhor do que já é...
Agora a moçada vai sentir muita diferença na hora de consultar os VOLuntários...

[10] Comentário enviado por kalib em 10/08/2008 - 10:20h

Como sempre inovando. ;]
Parabéns Fábio...
Melhorando ainda mais a qualidade do vol. Excelentes recursos os que estão surgindo. Acho que facilitará a vida de todos.

Grande abraço e obrigado.

[11] Comentário enviado por GilsonDeElt em 10/08/2008 - 12:27h

vlw, Fábio
como disse o kalib, "Melhorando ainda mais a qualidade do vol. Excelentes recursos os que estão surgindo."

mas isso me traz uma dúvida:
e se no caso de ninguém responder minha pergunta e eu achar a solução 'por conta própria', posso eu responder e marcar minha própria resposta como a melhor?

[12] Comentário enviado por iz@bel em 10/08/2008 - 13:37h

Boa!!!!
Agora vai ter mais gente respondendo, além de melhorar a qualidade das respostas...
Os usuários iniciantes ganham com isso...
Parabéns!
Viva o Linux!

[13] Comentário enviado por fabio em 10/08/2008 - 13:50h

Olá Gilson,

Temos de restringir o próprio autor de eleger sua resposta como a melhor por 2 razões:

1. Para não haver injustiça num julgamento, afinal posso achar minha resposta melhor que a resposta de outra pessoa;
2. Para evitar que membros usem este recurso para ganhar pontos extra.

Mas enfim, se ocorrer o caso citado, te encorajo a, além de responder seu próprio tópico e marcá-lo como resolvido, formatar o texto e enviar a solução como dica para o site.

Um abraço.

[14] Comentário enviado por juliaojunior em 10/08/2008 - 15:42h

como sempre, esse Fábio surpreende. Parabéns novamente!!



[15] Comentário enviado por cesar em 10/08/2008 - 16:06h

Aew Fábio,

Boa... parabéns.

Abraços.

[16] Comentário enviado por GilsonDeElt em 10/08/2008 - 20:14h

blza, Fábio
realmente, é meio injusto marcar a própria resposta como a melhor
fica paia pros outros q responderam tbm
e ponto ganhado assim, 'na trapaça', num vale mesmo não =)

pergunta: isso só vale pros tópicos a partir de agora?
pq semana passada eu tava marcando uns tópicos não-tão-recentes como resolvido, e tem alguns com respostas muito boas, aí quero saber se posso marcar essas respostas como 'melhor resposta' tbm

abraço

[17] Comentário enviado por fabio em 10/08/2008 - 20:23h

Olá Gilson,

Vale pra qualquer tópico. Pode (deve :P) varrer os tópicos antigos e marcar como resolvido sim.

Um abraço.

[18] Comentário enviado por neurom4nc3r em 11/08/2008 - 03:01h

é cara, um forum do nivel do VOL precisa de uma interface melhor a cada dia.
style

[19] Comentário enviado por eduardo em 11/08/2008 - 08:16h

Tu é o cara!!


hehehehe


Mas falando sério, muito bom mesmo. O VOL vai ganhar em todas as categorias que participar ;)


Abraços

[20] Comentário enviado por engos em 11/08/2008 - 08:24h

Olá Fábio,

Bem interessante as mudanças, somente no dia a dia iremos sentir na pele, mas acredito que vai melhorar bastante esse novo sistema.

Parabéns por fazer diferente de apenas um "CTRL + C / CTRL + V" e adicionar o "jeitinho VOL de ser".


[]s

[21] Comentário enviado por grandmaster em 11/08/2008 - 18:57h

Legais as mudanças.

Renato de Castro Henriques
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br


Contribuir com comentário