Rodando ASP em servidores web Linux

Este artigo nos apresenta ao Sun ONE Active Server Pages, popularmente conhecido como Chilly ASP, que roda em conjunto com o Apache para oferecer um ambiente completo de hosting. É uma bela alternativa para provedores que desejam aliar a estabilidade e segurança do Linux com o suporte ao ASP, que por suas facilidades (FrontPage e DreamWeaver) é bastante utilizado.

[ Hits: 58.188 ]

Por: Fábio Berbert de Paula em 20/08/2003 | Blog: https://fabio.city


Introdução



Todos sabemos que o Linux oferece um ambiente perfeito para provedores de web hosting, que sob o sistema operacional podem oferecer um serviço estável, rápido e seguro aos seus clientes. O único problema é que a carteira de clientes de um provedor é muito heterogênea e muito se vêem obrigados a também adotarem servidores Windows para oferecer suporte a linguagem ASP.

Antes de tentarem levantar flame-war sobre o porque de rodar ASP no Linux, lembrem-se que na minha opinião esta é uma das linguagens de web scripting mais limitadas que conheço e para quem está querendo escolher uma, temos várias linguagens super poderosas que rodam nativamente em servidores Linux, dentre elas podemos citar: PHP, Perl (mod_perl), Python, JSP (Java/Tomcat), CGI (com Perl, C, Tcl), etc.

Sun ONE Active Server Pages 4.0


É o produto comercial oferecido pela Sun Microsystems que roda em conjunto com o Apache (atualmente na versão 2.0.43) e que nos permite executar páginas ASP através de seu engine. O Sun ONE Active Server Pages também é popularmente conhecido como Chilly ASP.

Note que mesmo sendo um produto comercial, seu custo benefício pode ser melhor que o de se adotar um servidor Windows, pois no mesmo você estará comprando licença do sistema operacional e do web server, enquanto que aqui, somente o do web server. Então temos vantagens em dois sentidos: custo e desempenho.

Download


Você pode obter o Sun ONE a partir da seguinte URL: Escolha o link para a plataforma Linux e siga os procedimentos para download. Será necessário se registrar no site da Sun, bastando informar seus dados num formulário. Feito isso, surgirão links para download de dois arquivos:
  • sunoneasp-4.0.0L.1110a.tar.gz: o software em si, são 73MB de download.
  • license_key_asp4_0_linux.txt: o número serial do programa, também é necessário, pois será informado durante a instalação.


Instalação


O site informa que o Chilly ASP foi criado para rodar em Red Hat Linux 7.3 e confesso que numa tentativa preliminar ainda não consegui instalá-lo num Debian Sid, mas ainda não irei desistir.

Feito o download, crie um diretório de instalação e descompacte o tarball com os seguintes comandos:

# mkdir /usr/local/sunone
# cd /usr/local/sunone
# tar -zxvf /path/download/sunoneasp-4.0.0L.1110a.tar.gz


E execute o script de instalação do mesmo:

# ./install.sh

O script é bem intuitivo, qualquer um conseguirá responder às questões de configuração e instalação. Basicamente o software é instalado sob o diretório /opt/casp, que contém o Apache 2.0.43, o Chilly ASP e uma ferramenta de administração do servidor chamada Console Tool. Durante a instalação as instruções de uso são apresentadas, então irei optar por não me tornar recursivo.

Conclusão


Bom, é isso aí pessoal. Essa foi só para confirmarmos o que meus amigos detetives já suspeitavam: "Esse tal de Linux já roda de tudo!".

Um abraço,
Fábio Berbert de Paula
   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Alexa e o ranking dos principais sites Linux da comunidade brasileira

Semana da velharia no VOL

Transferindo arquivos com o rsync

Criando um contador de downloads com PHP e MySQL

Criando sites para celular com WML

Leitura recomendada

Softmodem compatível com Smart Link em kernel Linux 2.6.24 ou superior

Ubuntu Server 12.04 LTS - Como Servidor Gateway e DHCP

Sistema de backup com rsyncd

Xtraceroute: O traceroute tridimensional

SIPREV - Gestão RPPS

  
Comentários
[1] Comentário enviado por marcolinux em 20/08/2003 - 09:23h

DOUTRO MUNDO CARA ! Mas dando uma pesquisada, achei um troço bastante interessante

http://www.apache-asp.org/

E é GNU ! ALLguém pode testar para dizer para gente se é bom ? Dizem que o pessoal da ZipMail usou em determinado momento da vida, mas sabe como é...

[2] Comentário enviado por fabio em 20/08/2003 - 09:30h

Pelo que li sobre Apache::ASP, ele não é um módulo para rodar ASP e sim para rodar Perl. Existe uma biblioteca chamada mod_perl que permite que você execute código Perl misturado com HTML que nem o ASP, delimitando o código entre <% e %>, daí o nome Apache::ASP.

O mod_perl já usei, ele é bom, mas para web scripting ainda fico com PHP. Perl é imbatível em console scripting. Cada uma na sua praia! :)

[3] Comentário enviado por zethayon em 23/08/2003 - 14:54h

o pessoal do BI HOST axu q rola asp em servidores linux e eu acho q funfa sim soh naum sei dizer se eh umas dessas soluções mas vou tetar em um dos meus servidores e digo a vc´s...

[4] Comentário enviado por _m0dpr0b3_ em 06/09/2003 - 00:13h

Muito Bom este artigo..
A maioria do problema do apache rodando no linux que os clientes reclamavam era essa parte de ASP mais agora ta resolvido hehee.
Muito Bom artigo

[5] Comentário enviado por Renan_ em 06/11/2005 - 14:46h

Fábio, só existe essa maneira de se rodar asp no Linux?
Há algum outro jeito? Aguardo resposta.
[]z

[6] Comentário enviado por removido em 19/11/2006 - 12:34h

A Sun disponibilizou esse Server gratuitamente!!!!

[7] Comentário enviado por brunokino em 23/11/2007 - 12:25h

Muito bom, como você mesmo disse o ASP é bem limitado, mas faz muita coisa quando acompanhado com componentes, ASPUpload, ASPJPEG, CDOSYS, CompreBemX, etc...
O problema é que esses componentes não rodam em linux, alguem sabe se tem alguma solução para isto?
Abraços..


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts