Hydroxygen - Ubuntu Linux com cara de KDE4

Deixe o Gnome do Linux Ubuntu 8.10 com a cara do KDE4, mas sem perder as características de seu tema orange.

[ Hits: 44.235 ]

Por: Filipo da Silva Tardim em 22/04/2009 | Blog: https://plus.google.com/u/0/+FilipoTardim


Configure o Hydroxygen



O tema de ícones Hydroxygen é bem grande, pois possui uma variedade imensa de ícones, possibilitando uma alta customização do tema. Por exemplo, experimente digitar no terminal o comando:

~/.icons/hydroxygen/change-type.sh pacman

e verá que o ícone superior do Ubuntu Linux se transformará no pacman. O utilitário Hydroxygen que instalamos serve exatamente para facilitar essa customização. Acesse-o em Aplicativos > Acessórios > Configure Hydroxygen.
Linux: Hydroxygen - Ubuntu com cara de KDE4
Clique no botão Configure e modifique o tema ao seu gosto. Veja que há inúmeras possibilidades de cores.
Linux: Hydroxygen - Ubuntu com cara de KDE4
Isso possibilita uma infinidade de combinações. Veja por exemplo uma imitação fiel ao KDE4:
Linux: Hydroxygen - Ubuntu com cara de KDE4
Agora, dê asas a sua criatividade e divirta-se.

Link para este artigo em pdf:
Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Aplicando o tema de ícones Hydroxygen
   3. Customizando a área de trabalho
   4. Configure o Hydroxygen
Outros artigos deste autor

VivoZap do Moto Q no Ubuntu

Big Linux + Edubuntu - Uma Excelente Alternativa Livre para as Escolas

Leitura recomendada

Gerando gráficos para interfaces de rede com MRTG

Proteção de tela ou vídeo como papel de parede

Desenhando um avatar do Tux no InkScape

Personalizando o tema do usplash nos Ubuntu-like

Blender para todos! - Parte I

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 22/04/2009 - 16:15h

Eu gostei e pretendo testar .....

[2] Comentário enviado por pinduvoz em 22/04/2009 - 16:38h

Eu também vou brincar com o Hydroxygen.

Valeu pelo artigo.

[3] Comentário enviado por drakula em 22/04/2009 - 17:03h

achei uma brincadeira pra hj a noite

[4] Comentário enviado por crochadejesus em 22/04/2009 - 19:28h

Valeu!!! Testei na minha máquina e ficou show de bola.

[5] Comentário enviado por gregh em 23/04/2009 - 08:16h

Bom artigo.
Gostei do "achou o KDE 4 um espetáculo em termos estéticos, mas não larga o Gnome por ser mais leve e simples"
Pura verdade.!

[6] Comentário enviado por luizvieira em 24/04/2009 - 00:36h

SHow, vou testar aki pra ver. Mas como vc, tbm não largo o Gnome.

[7] Comentário enviado por dbahiaz em 24/04/2009 - 01:44h

Legal, eu já brinquei disso também rss, quem quiser ver como ficou :

http://vivaolinux.com.br/screenshot/Gnome-Gkde-4.2/

Abraço!

[8] Comentário enviado por filipo_tardim em 24/04/2009 - 03:00h

dbahiaz, ficou muito bom, parabens.

[9] Comentário enviado por wagnux em 25/04/2009 - 22:18h

Desculpe a pergunta, mas pra quê deixar o Ubuntu com a cara do KDE 4 se você pode usar o Kubuntu que usa esse gerenciador de janelas nativamente?

gregh disse: Gostei do "achou o KDE 4 um espetáculo em termos estéticos, mas não larga o Gnome por ser mais leve e simples"
Pura verdade.!

gregh, não estou aqui para debater este assunto mas tive a oportunidade de instalar o Debian Lenny em meu PC de estudos e para fazer algumas comparações, resolvi instalar o Gnome 2.22.3 e depois o KDE 3.5.10 que são as duas versões padrões de ambiente desktop dessa distro. Ao usar o Gnome percebi uma queda no rendimento da máquina ao trabalhar com tarefas básicas do dia a dia em ambiente gráfico. Pois bem. Removi o Gnome para testar o KDE 3.5.10 e absurdamente o desempenho foi muito melhor que no Gnome 2.22.3 :o Em seu projeto inicial o Gnome fora feito para ser o mais simples possível e obter um bom desempenho, mas de um tempo pra cá as coisas mudaram. Muitos amigos usuários de Linux tem relatado essa diferença de desempenho e os mesmos constataram que mesmo em sua versão 3.5.x o KDE tem se mostrado muito mais leve e mais rápido que o Gnome. É uma falácia o que dizem por aí que o Gnome por ser mais "simples" seria mais leve que o KDE. Além do mais, de acordo com informações dos próprios desenvolvedores do KDE 4, o mesmo tem consumido menos memória que o seu antecessor. Ontem mesmo instalei em meu PC de produção o Kubuntu 9.04 AMD64 e gostei muito do desempenho que o KDE 4.2.2 tem proporcionado em meu Athlon 64, muito embora eu não tenha conseguido instalar o driver 3D da minha placa de vídeo no novo kernel do Ubuntu, me fazendo usar o anterior por causa disso.

Essa nova versão do KDE tem se saído muito melhor que as anteriores e acredito que as posteriores prometem. ;)

[10] Comentário enviado por filipo_tardim em 26/04/2009 - 03:37h

Esta "guerra" de KDE x Gnome não terá fim. É uma questão de gosto, e gosto não se discute. Já tive a oportunidade de usar o Ubuntu, Kubuntu, Kubuntu com KDE 4 e Big Linux, que usa KDE 3x, e mesmo sendo o Big uma distro muito mais leve que o Kubuntu, o Gnome sempre teve um melhor rendimento aqui. E pra mim é indiscutível que o Gnome seja mais limpo e simples que o KDE. Este último é altamente cutomizável, e por isso é acompanhado por muitas ferramentas. Ferramentas até demais, o que espanta o usuário comum para o KDE.

[11] Comentário enviado por lipe mandriva em 26/04/2009 - 11:58h

Nossa que lindo e pratico, mas prefiro o KDE original

[12] Comentário enviado por wagnux em 26/04/2009 - 15:28h

Eu uso o KDE desde de quando comecei a usar Linux há cinco anos atrás e sempre achei esse gerenciador de janelas muito mais fácil e com mais recursos que o Gnome. Não posso afirmar que o KDE era mais leve que o Gnome há cinco anos atrás, mas o fato é que comprovei que isso não é verdade atualmente. Como disse antes é uma falácia e falta de informação afirmar que o Gnome tenha um melhor desempenho que o KDE. Filipo, concordo contigo que existe a questão do gosto e realmente não se pode discutir. hehehe Mas lamento a falta de informação de alguns usuários do Gnome que se embrenham por boatos infundados sobre a diferença entre os dois gerenciadores de janelas.

filipo tardim disse: Esta "guerra" de KDE x Gnome não terá fim.

Filipo, não concordo muito o que você disse sobre "guerra" entre Gnome e KDE. Nesses anos em que utilizo o KDE, usava e ainda uso softwares desenvolvidos em GTK como o DeVeDe, o navegador Firefox e a suíte de escritório BrOffice entre outros que acho muito úteis e acredito que os Gnome users usam os programados em QT como o K3B e o AmaroK. Nem preciso dizer qual a opinião dos linuxers em relação a esses softwares, não é mesmo? É só fazer uma pesquisa na internet que você tirará a tua conclusão. O que na verdade eu queria dizer é que existe uma integração no uso dos dois gerenciadores de janelas no Linux. Não creio em uma "guerra" sem fim como você mesmo disse.

Não vejo o porquê de não usar o Kubuntu, e ter uma aparência nativamente do KDE 4, ao usar um Gnome customizado, mas mesmo assim parabéns pelo artigo. ;)

[13] Comentário enviado por filipo_tardim em 27/04/2009 - 23:36h

Quando me refiro a "guera sem fim", estou me referindo a gosto, e gosto não se discute. Não existe um lado certo e um errado, por isso não terá fim. o própio Linus só usava KDE 3x e dizia que o Gnome era para idiotas. Não gostou do KDE4 e começou a usar o Gnome. Ele se tornou um idiota ou sua antiga opinião que era idiota?

É claro que usamos programas de ambas as interfaces, independente da interface padrão. Eu mesmo não abro mão do K3B, do Amarok e do Kolour Paint, mas para por aí. A grande maioria dos programas que uso são GTK: Firefox, Open Office, Thunderbird, emesene, Gimp, vlc, GCompris, etc. Gostei muito do KDE4, mas naturalmente o Gnome tem um melhor rendimento aqui. Sem contar que o Compiz presente no Ubuntu é muito superior ainda aos efeitos do KDE4, que estão em desenvolvimento. O KDE 4, com efeitos ou sem, ficou uma carroça com meu hardware antigo. Mas ainda há uma esperança, pois o pessoal do Big Linux tem trabalhado nessa questão:
http://www.biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=6758&start=0

O objetivo do artigo é "unir o útil ao agradável" - usar o gerenciador de janelas preferido, com uma aparência bonita e inovadora. Tem gente que se sente bem usando a interface do Vista; tem gente que gosta do visual do Mac; eu peferi deixar assim.

Mas obrigado pelos comentários ;)


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts