Big Linux + Edubuntu - Uma Excelente Alternativa Livre para as Escolas

Venho com esse artigo compartilhar algumas soluções de software educacional livre, de modo que os professores ou quem quer que tenha interesse, possa ter uma espécia de "guia de referência" para a instalação e utilização de softwares livres voltados à educação.

[ Hits: 56.348 ]

Por: Filipo da Silva Tardim em 25/04/2008 | Blog: https://plus.google.com/u/0/+FilipoTardim


Justificativa e apresentação do sistema



Sou professor de Informática numa escola pública e há algum tempo venho procurando uma alternativa livre aos softwares proprietários presentes no mercado, uma vez que estes gerariam um custo muito elevado para o Laboratório, tanto com licenças do Sistema Operacional Windows e do pacote Office, quanto para a compra de outros softwares, além do fato das máquinas já serem um pouco defasadas e não suportarem softwares mais atuais, necessitando assim a princípio um investimento em hardware, não em softwares, sendo que nem a primeira conseguimos dar conta.

Depois de um período de experiência pessoal, em contato com vários Sistemas Linux (Ubuntu, Fedora, Kurumin, etc) e após instalar vários programas e ambientes gráficos (KDE, Gnome, etc), considerei o Big Linux como sendo o Sistema Operacional ideal para a grande maioria dos professores que não possuem tempo para estudar o Linux a fundo e conhecer seus recursos avançados.

BIG LINUX

Qualquer um que lide com o Windows no seu dia-a-dia não terá dificuldade nenhuma em manuseá-lo, devido a sua excelente programação. É 100% nacional e já vem com programas básicos e essenciais instalados, como o pacote BrOffice, gravador de CD/DVD, leitor de pdf, muitos programas voltados à Internet (navegador, e-mail, msn, emule etc), e inclusive roda programas do Windows, através de uma espécie de emulador chamado Wine.

"Big Linux é uma distribuição Linux criada por Bruno Gonçalves, baseada no Kurumin, Knoppix e Kanotix é usa os repositórios do Ubuntu.

É uma solução completa em informática com foco principal no uso em desktops, unindo praticidade, segurança, estabilidade e beleza.

Com a versão 3.0 foi atingido um novo patamar em qualidade e usabilidade, tornando muito simples o uso do sistema por pessoas que nunca utilizaram um sistema Linux ou mesmo que estão iniciando o contato com computadores.

Segundo o fórum do Big Linux, a versão 3.0 foi lançada em setembro de 2006. Encontra-se atualmente na Versão 4.0 BETA 3."

http://www.biglinux.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Linux

Este artigo terá como referência a última versão lançada (4.0 Beta 3). É a única versão que permite a personalização que apresentarei no final deste.

EDUBUNTU

"Edubuntu é uma distribuição Linux desenvolvida pela Canonical Ltd baseada no sistema operacional Ubuntu Linux para ambientes escolares. A meta fundamental é proporcionar o professor com conhecimento técnico limitado a habilidade de instalar um laboratório de informática, o Edubuntu tem esta capacidade porque tem um gerenciador de configuração, usuários e processos.

Edubuntu é desenvolvido em colaboração com professores e técnicos de informática de vários partes do mundo, incorporando técnicas de redes como a do LTSP (Linux Terminal Server Project) facilitando a aprendizagem dos alunos."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Edubuntu

O Edubuntu se trata de outra distribuição Linux, mas uma vez que o Big Linux é baseado no Ubuntu, assim como o Edubuntu, instalaremos este através daquele, utilizando o adicionar/remover programas (Synaptic) e assim aproveitarmos todas as facilidades que o Big Linux oferece, unindo-o a um ambiente educativo.

A fim de não tornar este artigo ainda mais extenso, não abordarei a instalação do Sistema Operacional, uma vez que ele é bem intuitivo (com passo-a-passo) e uma vez também que o fórum do Big Linux já serve para esse fim. Partirei então do pressuposto que o sistema já esteja instalado, lembrando que o mesmo roda em Live CD, não precisando ser instalado para vê-lo funcionando, porém ao rodar via Live CD, qualquer alteração será desfeita ao reiniciar a máquina.

Por fim, não posso deixar de lembrar que o Computador pode ter tanto o Windows quanto o Linux instalados na mesma máquina, podendo, ao ligar, optar por qual sistema utilizar. Isso é o que chamamos de dual boot.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Justificativa e apresentação do sistema
   2. Alguns softwares usados no projeto
   3. Instalação do Edubuntu-Desktop
   4. Personalize o sistema
   5. E se o meu PC não tem conexão com a Internet?
   6. Sites e documentos de referência
Outros artigos deste autor

Hydroxygen - Ubuntu Linux com cara de KDE4

VivoZap do Moto Q no Ubuntu

Leitura recomendada

Instalando MPlayer + GUI-GMPlayer + Skin + Codecs + fonts para Linux

BluePad - Celular com Java e Bluetooth controlando apresentações remotamente

Testamos: Visual Basic 8 .NET no Linux. Vejam o resultado!

Instalação do GLPI no Debian 8

Instalando o DVD Decrypter no GNU/Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por kalib em 25/04/2008 - 14:49h

Muito bom o seu artigo colega...
O Edubuntu é realmente magnífico como uma distribuição educacional..já tive o prazer de testá-lo..e tá mto bom mesmo...
Uma pena que ele não seja 100% trabalhado para os alunos brasileiros...
Mas para isso existe uma outra distro que foi criada em parceria com o MEC e que é a escolhida como o Linux Educacional no Brasil...você poderia futuramente falar sobre ele também... Caso não conheça, é o Muriqui..
Achei bem legal também por sinal...super simples e intuitiva...repleta de ferramentas educacionais e focadas para alunos brasileiros.. ;]

Detalhe: Foi a única distribuição que até hoje reconheceu e rodou minha webcam de primeira (MESMO RODANDO DIRETO DO LIVE CD) sem precisar instalar nada de driver ou coisa do tipo... ;]

[2] Comentário enviado por removido em 25/04/2008 - 16:48h

É isso aí Thunder! postando aqui e no Fórum do Big Linux, sempre buscando e indicando soluções, tenho certeza que com a versão 4 final que vai sair em breve o Big Linux vai ser mais reconhecido.

[3] Comentário enviado por fulllinux em 25/04/2008 - 21:01h

Bela apresentação do projeto, simplesmente excelente... posso dizer que esse é de deixar alguns futuros projetos com água na boca...
Gostei do conteúdo e recomendo as referencias.

[]'s

[4] Comentário enviado por albfneto em 26/04/2008 - 01:10h

Fiz vários testes com Big Linux. é uma distro poderosa, bem grande, compatível com vários ambientes gráficos, fácil de usar e estável e resistente como uma rocha!
Sim, realmente é um ótimo Linux!

[5] Comentário enviado por removido em 27/04/2008 - 11:48h

as duas são ótimas distros !!!!!!!!!!

[6] Comentário enviado por dalencar em 28/04/2008 - 16:17h

Para o caso de o PC que receberá o sistema não possuir conexão com a internet não é uma boa usar o APTonCD e gerar um CD/DVD que pode ser adicionado ao sistema através do apt-cdrom add.

[7] Comentário enviado por thelinux em 28/04/2008 - 21:50h

Parabéns pelo trabalho.

[8] Comentário enviado por filipo_tardim em 29/04/2008 - 11:23h

Kalib, não conheço o Muriqui, só o vi uma vez, pq os Laboratórios que o Governo Federal montou para o Pró-Jovem vêm com o Muriqui instalado. Porém achei pouca coisa na Internet além do site oficial. Vou dar uma olhada melhor depois.
A vantagem do Big, por ser baseado no Ubuntu, é de usar seus repositórios e com isso estar constantemente atualizado, além do Ubuntu ser a distro mais amigável para iniciantes na minha opinião. O Big consegue ser ainda mais.

Dalencar, eu tive problemas em adicionar os CDs criados pelo APTonCD nos repositorios do Big 4 Beta 3. Espero que na versão final ou posteriores isso melhore. Porém, o que indiquei ainda acho uma opção mais prática, visto que o APTonCD possui muitas dependências, uma vez que o Big usa KDE e não GNOME. Então, baixar todas as dependências e instalar pra depois usar seria mais complicado pra iniciantes, na minha opinião.

Do mais, agradeço a todos pelos comentários e incentivos!

[9] Comentário enviado por removido em 13/05/2008 - 09:07h

Cara... excelente iniciativa a tua... intalei o Big Linux aqui... e é muito bom... porém não consigo completar totalmente o seu tutorial... na parte de instalar o Big Linux é bem simples... ok! Quando vou no sinap não acho o pacote edubuntu-desktop-kde e o edubuntu-addon-young, bem... como não estava conseguindo localizar as bibliotecas, adicionei no sources.list uns endereços do edubuntu... dae conseguih obter os pacotes, mas quando vou marca-los eles aparecem que não podem ser instalador porque precisam de x arquivos e os pacotes estavam quebrados... tentei de tudo e não consegui completar seu tutorial... estou pensando em instalar logo de cara o edubuntu mesmo, apesar que se fosse com o Big Linux eu iria ganhar em rendimento... pois para os professores é muito mais facil manuzear o Big Linux do que o ubuntu... caso queira tentar me ajudar, me adicione ae no msn: xmarkinx[arroba]hotmail[dot]com vlw!!

[10] Comentário enviado por filipo_tardim em 13/05/2008 - 23:48h

Amigo, vc instalou o Big Linux 4 mesmo? Pois se instalou o 3, de fato não irá funcionar.
Instale o Beta 4 que saiu. Ele é baseado no Ubuntu 8.04, e não é preciso adicionar aquele repositório extra do GCompris, pq já vem atualizado quando instala o edubuntu-desktop.
Baixe-o aqui:
http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=4157&postdays=0&postorder=asc&start=0&sid=2ca77bd66924b...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts