Big Linux + Edubuntu - Uma Excelente Alternativa Livre para as Escolas

Venho com esse artigo compartilhar algumas soluções de software educacional livre, de modo que os professores ou quem quer que tenha interesse, possa ter uma espécia de "guia de referência" para a instalação e utilização de softwares livres voltados à educação.

[ Hits: 57.750 ]

Por: Filipo da Silva Tardim em 25/04/2008 | Blog: https://plus.google.com/u/0/+FilipoTardim


Alguns softwares usados no projeto



Essas definições foram retiradas do site CLASSE - Classificação de Software Livre Educativo.

http://classe.geness.ufsc.br/index.php/CLASSE

GCOMPRIS

O GCompris é conjunto de aplicativos interdisciplinar que pode ser utilizado nas disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Geografia.

O programa apresenta inúmeras possibilidades, desde jogos de entretenimento até exercícios matemáticos. Trabalha também a coordenação motora e exercícios de lógica e raciocínio. Basta clicar nos ícones e jogar. Todos os jogos apresentam instruções. As atividades são lúdicas e, ao mesmo tempo pedagógicas, ao todo, são mais de 60:
  • descoberta do computador: teclado, mouse, os movimentos do mouse, ...
  • matemáticas: revisão das mesas, recenseamento, as mesas à dupla entrada, simetria, ...
  • ciências: a comporta, o ciclo da água, o submarino, ...
  • geografia: colocar os países sobre um mapa
  • jogos: quebra cabeças, xadrez, memória, ...
  • leitura: exercício de treino à leitura
  • outro: leitura da hora, pinturas famosas sob a forma de puzzle, desenho vetorial, ...

KEDUCA

Este programa é um editor de questionários e um executor destes. Serve para praticar e testar conhecimentos de qualquer área.

No 'Editor KEduca pode-se elaborar um questionário, escrevendo as perguntas e as opções de resposta. Pode-se também configurar pontuação, tempo para resposta, adicionar figuras e dicas. Para jogar basta abrir o seu questionário no menu Arquivo-> Abrir e o programa então fará as perguntas de forma aleatória e mostrará a sua pontuação no final. É um programa simples de usar e tem grande capacidade de adequação, pois pode-se elaborar o questionário sobre qualquer assunto e definir a forma do teste.

TUX PAINT

Este programa pode ser explorado para a Disciplina Educação Artística e também em todas as outras, para elaborar desenhos e ilustrações dos mais diversos conteúdos.

Tux Paint é um programa de desenho para crianças. Ele possui uma interface simples com área de desenho de tamanho fixo, e diversas ferramentas de uso muito acessível para as crianças. Possui ainda tarjas explicativas para orientação.

Os Programas de Desenho e Pintura, desenvolvem a criatividade e imaginação infantil. Permitem desenhar, colorir, construir formas, ambientes conhecidos, são muito bem aceitos e tem grande valor educativo e alta capacidade de entretenimento.

HOMEM BATATA

Também conhecido como KTuberling, o Homem-Batata é um jogo direcionado a crianças pequenas. O jogo é um "editor de batatas", ou seja, um jogo onde a criança pode arrastar e soltar olhos, bocas, bigodes e outras partes da face bem como adereços para confeccionar diferentes bonecos Homem-Batata.

Adicionalmente, podem ser construídos bonecos de pingüins, ou ainda, um aquário. Para isso, clique no menu Área do jogo ou Recreio e então selecione a opção desejada. Você também pode pedir ao seu homem batata que fale enquanto você brinca, em fala, escolha entre desativar fala, ou o idioma de sua preferência. Ele fala em Português, Inglês, Espanhol, Alemão, Dinamarquês, entre outros. Este recurso permite que seja utilizado também para adquirir vocabulário em língua estrangeira. Não existem vencedores no jogo. O único propósito é construir a face ou cenário mais engraçado que puder. Simultaneamente, a criança aprende a lidar com o mouse do computador, realizando tarefas simples com esse dispositivo.

Estes foram alguns softwares que já testei, sendo que ainda não explorei totalmente o Gcompris, devido ao grande número de ferramentas nele presentes.

Além desses ainda existem vários outros programas envolvendo as mais diversas áreas do conhecimento.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Justificativa e apresentação do sistema
   2. Alguns softwares usados no projeto
   3. Instalação do Edubuntu-Desktop
   4. Personalize o sistema
   5. E se o meu PC não tem conexão com a Internet?
   6. Sites e documentos de referência
Outros artigos deste autor

VivoZap do Moto Q no Ubuntu

Hydroxygen - Ubuntu Linux com cara de KDE4

Leitura recomendada

Conhecendo o POV-Ray

Instalando o Opera e plugin Flash Player no Debian

Projeto Sentinela

Criando um servidor de impressão para residências e pequenas empresas com Linux

Arduino - Crie o seu próprio robô ou sensores inteligentes

  
Comentários
[1] Comentário enviado por kalib em 25/04/2008 - 14:49h

Muito bom o seu artigo colega...
O Edubuntu é realmente magnífico como uma distribuição educacional..já tive o prazer de testá-lo..e tá mto bom mesmo...
Uma pena que ele não seja 100% trabalhado para os alunos brasileiros...
Mas para isso existe uma outra distro que foi criada em parceria com o MEC e que é a escolhida como o Linux Educacional no Brasil...você poderia futuramente falar sobre ele também... Caso não conheça, é o Muriqui..
Achei bem legal também por sinal...super simples e intuitiva...repleta de ferramentas educacionais e focadas para alunos brasileiros.. ;]

Detalhe: Foi a única distribuição que até hoje reconheceu e rodou minha webcam de primeira (MESMO RODANDO DIRETO DO LIVE CD) sem precisar instalar nada de driver ou coisa do tipo... ;]

[2] Comentário enviado por removido em 25/04/2008 - 16:48h

É isso aí Thunder! postando aqui e no Fórum do Big Linux, sempre buscando e indicando soluções, tenho certeza que com a versão 4 final que vai sair em breve o Big Linux vai ser mais reconhecido.

[3] Comentário enviado por fulllinux em 25/04/2008 - 21:01h

Bela apresentação do projeto, simplesmente excelente... posso dizer que esse é de deixar alguns futuros projetos com água na boca...
Gostei do conteúdo e recomendo as referencias.

[]'s

[4] Comentário enviado por albfneto em 26/04/2008 - 01:10h

Fiz vários testes com Big Linux. é uma distro poderosa, bem grande, compatível com vários ambientes gráficos, fácil de usar e estável e resistente como uma rocha!
Sim, realmente é um ótimo Linux!

[5] Comentário enviado por removido em 27/04/2008 - 11:48h

as duas são ótimas distros !!!!!!!!!!

[6] Comentário enviado por dalencar em 28/04/2008 - 16:17h

Para o caso de o PC que receberá o sistema não possuir conexão com a internet não é uma boa usar o APTonCD e gerar um CD/DVD que pode ser adicionado ao sistema através do apt-cdrom add.

[7] Comentário enviado por thelinux em 28/04/2008 - 21:50h

Parabéns pelo trabalho.

[8] Comentário enviado por filipo_tardim em 29/04/2008 - 11:23h

Kalib, não conheço o Muriqui, só o vi uma vez, pq os Laboratórios que o Governo Federal montou para o Pró-Jovem vêm com o Muriqui instalado. Porém achei pouca coisa na Internet além do site oficial. Vou dar uma olhada melhor depois.
A vantagem do Big, por ser baseado no Ubuntu, é de usar seus repositórios e com isso estar constantemente atualizado, além do Ubuntu ser a distro mais amigável para iniciantes na minha opinião. O Big consegue ser ainda mais.

Dalencar, eu tive problemas em adicionar os CDs criados pelo APTonCD nos repositorios do Big 4 Beta 3. Espero que na versão final ou posteriores isso melhore. Porém, o que indiquei ainda acho uma opção mais prática, visto que o APTonCD possui muitas dependências, uma vez que o Big usa KDE e não GNOME. Então, baixar todas as dependências e instalar pra depois usar seria mais complicado pra iniciantes, na minha opinião.

Do mais, agradeço a todos pelos comentários e incentivos!

[9] Comentário enviado por removido em 13/05/2008 - 09:07h

Cara... excelente iniciativa a tua... intalei o Big Linux aqui... e é muito bom... porém não consigo completar totalmente o seu tutorial... na parte de instalar o Big Linux é bem simples... ok! Quando vou no sinap não acho o pacote edubuntu-desktop-kde e o edubuntu-addon-young, bem... como não estava conseguindo localizar as bibliotecas, adicionei no sources.list uns endereços do edubuntu... dae conseguih obter os pacotes, mas quando vou marca-los eles aparecem que não podem ser instalador porque precisam de x arquivos e os pacotes estavam quebrados... tentei de tudo e não consegui completar seu tutorial... estou pensando em instalar logo de cara o edubuntu mesmo, apesar que se fosse com o Big Linux eu iria ganhar em rendimento... pois para os professores é muito mais facil manuzear o Big Linux do que o ubuntu... caso queira tentar me ajudar, me adicione ae no msn: xmarkinx[arroba]hotmail[dot]com vlw!!

[10] Comentário enviado por filipo_tardim em 13/05/2008 - 23:48h

Amigo, vc instalou o Big Linux 4 mesmo? Pois se instalou o 3, de fato não irá funcionar.
Instale o Beta 4 que saiu. Ele é baseado no Ubuntu 8.04, e não é preciso adicionar aquele repositório extra do GCompris, pq já vem atualizado quando instala o edubuntu-desktop.
Baixe-o aqui:
http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=4157&postdays=0&postorder=asc&start=0&sid=2ca77bd66924b...


Contribuir com comentário