Na sua plataforma SuSE, abra o YaST no modo Root.
Então vá para Serviços de Rede e escolha a opção XINETD.
Procure pelo serviço "SWAT" e mude o status para ON, ativando-o. Então clique em Encerrar.
Agora, de volta ao painel de controle do YaST, clique em SISTEMAS,e então em "Serviços do Sistema (runlevel)".
Ative os botões para os seguintes serviços: nmb, smb, smbfs, xinetd. E então clique em Encerrar.
Outra vez no centro de controle do YaST, clique em Serviços de Rede e então em Servidor SAMBA.
Logo abaixo da aba de Inicialização, certifique-se de que a opção Inicializar Automaticamente está marcada. Se você estiver usando o firewall, não deixe de marcar "Abrir portas do Firewall".
Então vá para a aba de Identidade, preencha o seu campo de Nome de Domínio (deve ser exatamente o mesmo que havia no Windows). Então certifique-se de que o Controlador de Domínio aponte a opção NO DC. Agora, no campo do host da NetBIOS coloque o nome que desejar para a máquina. E encerre.
Abra o Browser. Na barra de endereço digite localhost:901 e tecle ENTER. Na tela seguinte entre com seu root e senha, e clique OK.
Clique no ícone GLOBALS. Preencha os campos do grupo de trabalho e nome da NetBIOS com as informações apropriadas caso já não estejam preenchidas. Isso é opcional, mas você pode também mudar o nome da string do Servidor. Então, nas opções de segurança, troque "segurança" por "usuário".
Este próximo passo fará a rede buscar a plataforma do Windows. Desça a tela até a seção de opções do de Browser. Mude o nível do OS para 2. Mude as opções Mestre Preferencial, Mestre Local e Mestre do Domínio para NÃO. Suba a tela de volta ao topo e confirme as alterações feitas. Também é possível usar a caixa de Hosts Negados para remoção de maquinas ou acessos na rede.
Salvamos as alterações em "Commit Changes":
Configuração do compartilhamento:
Novamente no
Samba, acessamos o compartilhamento:
Aqui um novo compartilhamento pode ser adicionado: