HOWTO: Como se tornar moderador do Viva o Linux

Esse documento tem como objetivo servir como apontamento para os moderadores de artigos e dicas do site, mas também pode servir para os membros que escrevem melhorarem seus padrões de escrita. Falaremos desde metodologias de usabilidade de Jakob Nielsen até correção ortográfica com o aspell.

[ Hits: 32.629 ]

Por: Fábio Berbert de Paula em 17/08/2004 | Blog: https://fabio.city


Introdução



Olá pessoal!

Em primeiro lugar vamos esclarecer os motivos que me levaram a escrever esse tutorial. Como todos sabem, até o momento sou o único responsável por publicar o conteúdo das sessões de artigos e dicas e essas são justamente as partes mais trabalhosas do site.

Já tenho alguns colaboradores que me ajudam bastante, como é o caso do Davi Ferreira na área de arquivos de configuração, do Celso Goya na área de screenshots, Ricardo Lucca no jogo do simulado e o Jefferson Estanislau na sessão de wallpapers e aproveito a oportunidade para agradecê-los mais uma vez pela força.

Todos nós gastamos uma boa quantidade de tempo contribuindo com a comunidade com esse trabalho voluntário justamente por abraçarmos a causa do Linux e do Software Livre e também por sermos gratos à esse sistema operacional que para alguns já é inclusive sua forma de sustento (como é o meu caso). Como fundador do site, tenho percebido que não somos os únicos que temos esse espírito de colaboratividade e muitos não ajudam por falta de oportunidade. O crescimento da comunidade Viva o Linux nos últimos meses se deu em linha vertical a uma velocidade impressionante e apartir daí passei a deixar de ser um "colaborador" para me tornar uma âncora, pois a quantidade de artigos e dicas tem sido muito maior que a minha capacidade e tempo disponível para publicá-los.

Como todo fato possui uma consequência: hoje temos um atraso de aproximadamente 20 dias na fila de espera de artigos e dicas.

Então vieram as conclusões:
  1. Preciso expandir o leque de moderadores de artigos e dicas urgente.
  2. Para formar novos moderadores, preciso ensiná-los como fazer para manter o padrão na publicação dos textos, ou seja, quais metodologias empregar, como formatar o texto, o que devemos corrigir, etc.
  3. Como são muitas técnicas empregadas, nada melhor que um artigo, que servirá tanto para os moderadores quanto para os membros que desejam melhorar a qualidade de seus textos.
  4. Está na hora de passar a bola mesmo, pois se eu morrer o projeto morre junto comigo e isso é incabível :P
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. As metodologias de Jakob Nielsen
   3. Artigos em espera
   4. Corretor ortográfico
   5. Correção gramatical
   6. Formatação HTML
   7. Aprovando o artigo
   8. Recrutamento de moderadores
Outros artigos deste autor

Tasker - Cotação do dólar usando Javascript

Como isolar seus projetos Python com virtualenv (ambiente virtual)

Interfaces Gráficas no Linux

FISL 10: Venturas e desventuras da turma do VOL

Linux na Globo! (Hoje, 05/10)

Leitura recomendada

Receita descarta software do IR para Linux - cadê a nossa liberdade?

Lobos em peles de cordeiros

Linux como mudança de mentalidade

O que a lagosta cearense tem a ver com Linux?

Quero facilidade!

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabmas em 17/08/2004 - 08:41h

Parabéns pela sua visão: vão-se os criadores, ficam-se as idéias!

Encontrei nesta comunidade uma grande oportunidade de partilhar o que sei, recebendo em troca, o que não sei...

Pode contar comigo!!!

Fabio M

[2] Comentário enviado por y2h4ck em 17/08/2004 - 09:07h

I ae Fábio blz ?
Acho que meus artigos estão dando menos trabalho para vc agora neh ? ehehehe
Mas então... to sempre ae ... precisar de ajuda e so falar cara :)

valew abração.

Spawn

[3] Comentário enviado por jllucca em 17/08/2004 - 10:13h

Aew, Fabio!

Lembro de ter conversado contigo sobre a possibilidade de fazer um artigo desse tipo e aqui está ele. Apartir dos próximos artigos vo tentar seguir o seu padrão pra dar uma aliviada para os futuros moderadores.

[]'s

[4] Comentário enviado por hdoria em 17/08/2004 - 11:34h

Opa!

Gostei da idéia, pena meu conhecimento em linux não não ser tão grande ainda!
Ao menos tentarei corrigir meus próprios artigos antes de envia-los para vocês =)

Qualquer coisa estamos às ordens!

[]' s


[5] Comentário enviado por m4sk4r4 em 17/08/2004 - 11:46h

Olá Fábio,

Bom dei uma lida em todo "HOWTO", mas ainda não me sinto preparado para ser um dos "Moderadores".
Mas tou me preparando para que, até o final do ano eu possa ajudar mais e fazer parte desse membro.
Não consigo descrever o que O VOL foi e é pra mim, como já disse, visto a camisa. Pois o pouco que sei hoje, devo a comunidade do VOL.

Se precisar de alguma coisa para comunidade, e achar que posso contribuir com algo mas. Se estiver ao meu alcance pode contar comigo.

Flwz, Beijunda

[6] Comentário enviado por dvissotto em 17/08/2004 - 15:15h

Amigo, não vejo a hora de poder colaborar. Eu acho que vc deveria definir critérios de seleção também, senão serão muitos moderadores e isto também não é bom...

[7] Comentário enviado por pop_lamen em 17/08/2004 - 18:12h

Pode contar comigo pro que der e vier tb cara...
Desde que nao me tome "todo" o pouco tempo livre :p

t+!!!

[8] Comentário enviado por agk em 17/08/2004 - 19:29h

Muito boa a iniciativa Fábio, parabéns. Distribuir as tarefas é parte fundamental para o crescimento da comunidade VOL.
Pode contar comigo para ajudar no que for preciso e possível da minha parte, já aprendi muito nesses tempo que estou junto a comunidade VOL, mas sei que ainda tenho muito a aprender.
[ ]'s t++.

[9] Comentário enviado por Dinox em 18/08/2004 - 00:22h

iaê .. bem ... sô novo aqui na comunidade .. faz poko tempo que uso linux, mas creio que jah tenho um conhecimento em linux consideravel...! me tornei um fã do portal ... dodas as duvidas que tinha quando comecei a usar o slack era aqui que eu tirava... fico tb adimirado cm a sua determinação e responsabilidade, estou disposto a ajudar, gostaria muito de fazer parte da equipe! valeu! =]

[10] Comentário enviado por tytcholinux em 18/08/2004 - 02:30h

Oi fábio
Bom, sei que já fui advertido por causa de um screenshot que enviei :-) , mas, por tudo que aprendi neste site e por todo meu tempo livre disponível (só estudo à noite e durante o dia geralmente estou livre), me disponho a contribuir como moderador. Meu conhecimento em linux ainda é discreto, mas minha vontade de aprender não, então talvez isso possa nos ajudar em alguma coisa. Abração.

[11] Comentário enviado por lacierdias em 18/08/2004 - 08:13h

Oi Fábio,
Estou ai a disposição para oq precisar..manjo um pouco de linux e minha esposa é professora de português acho que podemos ajudar ..""acho q ela pode ajudar mas doq eu..rsrsrsrsr""
Gostaria de tb deixar uma dica..... O VOL é muito bom nos seus artigos, muito mesmo, mas o fórum e abandonado eu mesmo se fui respondido uma ou duas vezes foi muito..... Poderia mandar e-mail do fórum para os cadastrados como fazem alguns sites tipo o underlinux q não tem tanto artigo, mas o fórum deles é o mais dinâmico q conheço... postou eles respondem no ato. Pode observar no meu artigo sobre CBQ... as pessoas ficam felizes de serem respondidas nas suas dúvidas. Isso tornaria o VOL mas completo.... fonte de pesquisa (que já faz isso com sucesso pleno) e ainda resolveria problemas corriqueiros através do fórum.... Dê uma olhada no fórum do underlinux é um dos melhores.
Parabéns por está iniciativa q mostra o quanto vc é responsável e realmente gosta do que faz. Espero poder ajudar.
Abraço.

Lacier Dias | CBA | MT

[12] Comentário enviado por fabio em 18/08/2004 - 11:17h

Pessoal, continuem me enviando e-mail que estou separando a lista das voluntários. Na semana que vem já vou selecionar alguns pra fazer experiência e na medida que o esquema for ficando organizado vou abraçando mais gente. É sempre bom saber com quem realmente posso contar que, não necessariamente levando em conta o bom português para a sessão de artigos/dicas, sempre precisamos de ajudas nas demais sessões do site.

Lacier,
Muito obrigado pela sugestão. A sessão de perguntas realmente está na minha mira faz tempo. É aquele negócio, toda ação gera uma consequência. Na medida em que eu desafogar na sessão de artigo/dica me sobra tempo para melhorar o restante do site. Tenho uma lista enorme de add-ons a programar que estão na geladeira por falta de tempo, afinal de contas, tenho que balancear Viva o Linux com trabalho, como é o caso da maioria aqui. Imagine só que mundo belo seria aquele em que pudéssemos nos dedicar 100% aos nossos projetos :P

Quando eu resgatar meu plano de previdência de aposentadoria acho que vai rolar, só faltam 34 anos. hehehe

[]'s,
Fábio

[13] Comentário enviado por chumbeto em 20/08/2004 - 23:14h

"Está na hora de passar a bola mesmo, pois se eu morrer o projeto morre junto comigo e isso é incabível..."

O cara já pensando na aposentadoria, até em morrer. hehehehehehe

Sai dessa...

[14] Comentário enviado por BillieeoLobo em 20/04/2005 - 05:48h

Com certeza ser o mantedor de um site tão visitado atualmente como o VivaoLinux não é facil, ajuda é necessaria. É um projeto de divulgação excelente, todos os problemas que já tive com linux tinha um artigo ou um conf explicando como resolver, isso é expetacular !
E cara, quer fazer o favor de parar de pensar em morrer :P
Você deve montar um grande grupo de moderadores que possam manter o site mesmo que alguns tenham problemas.
Qualquer coisa, basta me dar um toque.

Um abraço,

Rafael

[15] Comentário enviado por DHRS em 29/09/2005 - 17:47h

Buenas, Fábio!

Sabes que sou novo na área e recentemente perdi meus posts, mas isso não é problemas eles estarão ai novamente em pouco tempo.

Se por acaso você necessitar de alguma colaboração, em que possa ajudá=lo ficarei muito grato em poder participar mais ativamente deste comunidade que cresce a cada dia.

Um Abraço.

[16] Comentário enviado por COISA.CS em 20/07/2006 - 11:22h

Não é querer ser chato, mas se você está usando folhas de estilo não haveria necessidade de criar tabelas nem as tags <br>, ela só ocupam tempo e dão dor-de-cabeça.
Compreendo que trocar isso agora seria um bom trabalho. Mas seria o mais aconcelhavel a se fazer. Já que você é um expert em php pelo que vejo, faça um script para substituir as tags do banco de dados.
Se quiseres posso criar as tags de css para se evitar as tabelas e brs, lhe passando quais as tags devem ser substituidas por que tags.
Na parte de php, css e xhtml sou bastante curioso e um bom conhecedor (creio eu hehehe), e poderia ajudar se quisesse.

[17] Comentário enviado por removido em 24/11/2006 - 00:44h

Excelente... pena que não posso ser um moderador, por enquanto por falta de tempo.

:::... Viva o Linux ...:::

[18] Comentário enviado por juliaojunior em 02/12/2006 - 23:23h

Oi Fabio.
Estou por aqui há mais de seis meses, e hoje administro a rede do Laboratório de Energia Solar da universidade onde estudo (UFAL - a federal de Alagoas).
Quero colaborar com a comunidade. O que é preciso para ingressar como moderador do VOL? Ficarei na expectativa por suas instruções. Estou ansioso para trabalhar com a equipe.

[19] Comentário enviado por presto em 23/12/2006 - 21:24h

Não sou avançado em Linux, mas disponho de umas 2 ou 3 horas por dia onde posso ajudar na revisão de textos. =)
Se precisarem de ajuda ("Aqui vai ou não uma crase?" e outras dúvidas que SEMPRE aparecem... =P), me enviem um e-mail ou sinal de fumaça... =)

[20] Comentário enviado por systemcrash em 12/06/2007 - 10:46h

Fabio eu gosto muito do VOL apesar de não ter publicado nada ainda tenho interesse em ajudar o site a crescer pois gosto muito de linux e software livre e esse é o melhor site sobre o assunto na atualidade. Estamos aqui para o que precisar pode contar comigo.

[21] Comentário enviado por last_evolution em 15/04/2008 - 14:35h

Coloque meu nome na lista!!! Com certeza gostaria muito de ajudar o site que me ajuda tanto lol

Abraços!

[22] Comentário enviado por noiseand em 30/10/2008 - 10:54h


[23] Comentário enviado por JoseHenriqueRJ em 17/07/2009 - 17:31h

Boa tarde! Como se candidatar?

[24] Comentário enviado por Ang em 20/03/2015 - 18:27h

Oi, Fábio!
Ótimo artigo, só de ler as páginas, já percebe que é completo para os moderadores.

Eu gostaria de ser moderador, pois eu tenho: Um bom português , Conhecimento em Linux (nunca fiz cursos nem nada, mas sempre aprendi Windows e Linux na leitura e na prática e você pode confirmar lendo minhas contribuições no Viva o Linux, e têm pessoal aqui que me deixam feliz afirmando gostarem dos artigos e dicas que posto!), Espírito colaborativo (isto eu tenho e muito: Sou muito religioso! E também sou cabalista, e se você ler as minhas contribuições no site, você conseguirá confirmar meu espírito colaborativo. Tanto que na minha vida, eu ajudo tanto que o pessoal se enjoa e mesmo assim sou bem elogiado).

Meu bom Português e conhecimento em Linux confirmam-se lendo minhas contribuições no site (tanto que quando tenho aulas de Português na escola, os professores... Nem digo!) e meu espírito colaborativo também confirma-se lendo minhas contribuições no site, e sou muito colaborativo que as pessoas do meu cotidiano me elogiam tanto!

E eu guardo muito conhecimento não só de Linux, mas de muito em software livre e em muitos assuntos, incluindo assuntos de informática.

Acho que eu estaria apto à ser moderador do site!

Além disto, eu tenho muita curiosidade para aprender a lingua HTML exclusiva do Viva o LInux!
Ang,
Manaus, AM, Brasil.
Usuário Linux,
Projetos de software livre favoritos: Linux, Free-DOS, ReactOS e HaikuOS
Distros Linux favoritas: Bodhi Linux, Ubuntu, Big Linux, Kurumim, OpenSUSE e Slax.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts