Guia introdutório do Linux IV

Continuamos com nossa série de artigos introdutórios. No artigo anterior preparamos a instalação do sistema. Agora, com o sistema instalado, destacaremos o que torna o Linux tão fantástico. E então, começaremos o uso do Linux.

[ Hits: 37.036 ]

Por: Cicero Juliao da Silva Junior em 02/08/2007


Linux - por que tão fantástico?!



Seguindo a seqüência de artigos introdutórios, já 'instalamos' o sistema em nosso computador, após uma preparação minuciosa, levando ao uso racional da máquina-sistema. Com o uso do Linux você notará alguns aspectos interessantes, que tornam o Linux um sistema fantástico, a anos-luz dos outros (pelo menos para mim :> ). Veja alguns deles.

Sem reboot

Vale lembrar que o Linux, sendo um UNIX-like (expressão que mais ou menos significa 'baseado em UNIX'), é 'idealmente' um sistema para trabalhar como servidor. Assim, espera-se que permaneça funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano!! Após a instalação, você poderá instalar ou desinstalar programas sem ter que reiniciar o computador.

Começar/interromper serviços

Você pode iniciar ou interromper serviços, como e-mail, sem reiniciar o sistema ou até mesmo interromper a atividade de outros usuários e serviços da máquina. A péssima obrigação de reiniciar vindo 'daquele' sistema... você estará livre aqui. É, meu amigo: viva o linux!!

Portabilidade de software

Você pode mudar para outra distribuição Linux, como Debian, SuSE, Fedora, etc, e continuar usando o mesmo software! Uma boa parte dos projetos de software open source são criados para rodar em qualquer sistema UNIX-like, e muitos também funcionam no Windows. E mesmo que não esteja disponível, é possível que você mesmo consiga portar o programa para rodar onde você quer, ou descobrir alguém que faça isso (afinal, o espírito cooperador na comunidade é intenso). Lembrando que 'portar' significa modificar uma aplicação, ou driver, para funcionar em um sistema ou arquitetura diferente.

Download disponível

Se o programa que você deseja não estiver disponível na distribuição que está usando, não há problema: use ferramentas como apt, yum, e outros para realizar o download. Simples assim. :)

Sem 'esconde-esconde'

Acabou a 'brincadeira' de esconde-esconde: a partir do momento que você começa a aprender a usar o Linux, verá que nada está proibido. Tudo que quiser personalizar para as suas necessidades está aberto. Até o código fonte está disponível. Não é incrível?!

Desktop maduro

As interfaces gráficas KDE e GNOME rivalizam fortemente com os sistemas Windows. Além de serem altamente personalizáveis. Você certamente ficará impressionado com a beleza de tais interfaces.

Liberdade!

É quase lugar comum. :) Você tem a liberdade de escolher a distribuição Linux que mais lhe convier, instalar e remover os programas que você quiser. Linux roda praticamente em tudo, desde celulares até supercomputadores. Muitos países já descobriram as vantagens de usufruir a liberdade oferecida pelo Linux. Isto ocorre inclusive em alguns estados do Brasil.

Alguns aspectos podem tornar o Linux um pouco difícil para novos usuários. Geralmente ele é configurado com alguns pontos de segurança que os iniciantes não estão habituados, e é necessário fazer algumas mudanças se você desejar fazer alterações que afetem aspectos mais relevantes do sistema. Embora pareça incômodo no início, isto garante a segurança e a estabilidade do sistema. Você pode, inclusive, configurar logins para cada usuário de sua máquina, e cada um pode adaptar seu ambiente de trabalho da forma que desejar, sem afetar os outros usuários.

Para aqueles habituados com o Windows, o Linux pode parecer difícil pelas diferenças entre eles. Mas isto não é problema, afinal, você está no VIVA O LINUX, não é? :)

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Linux - por que tão fantástico?!
   2. Importantes questões
   3. Rodando comandos
Outros artigos deste autor

Processing - Interagindo com o usuário

Python, o curso (parte 1)

Guia Introdutório do Linux II

Reconstructor: Crie seu próprio Linux liveCD

Guia Introdutório do Linux V

Leitura recomendada

GNU/Linux de bolso - Ubuntu 11.04

KDE 4 dentro do Openbox

O útil comando "du"

Instalando o Debian Lenny Linux

Os usuários do Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por phylipe em 02/08/2007 - 23:48h

Olá boa noite!

Gostei de ler seu artigo, apesar de a 3 parte ser meio batida, mas a primeira parte do artigo foi sensacional, onde voce conseguiu capitar muito bem a idéia de se usar linux, nada de fanatismo, longe disso, o linux está aí, assombrando os outros SO`s.

Vlw, e continue contribuindo para a comunidade.
Abraco

[2] Comentário enviado por f_Candido em 08/08/2007 - 20:37h

Muito Bom. Ajudou bastante. Pra quem esta iniciando é uma mão na roda, ou melhor, no teclado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts