Guia de preparação para LPI

O objetivo deste artigo é auxiliar quem está estudando para certificação LPI a se organizar e selecionar os materiais mais adequados. Bons estudos.

[ Hits: 50.326 ]

Por: Marta Vuelma em 17/03/2011


Certificação LPI



O que é a LPI

O texto do tópico a seguir foi extraído de: http://www.lpibrasil.com.br/empresa/o_que.php

O Linux Professional Institute - LPI - é uma organização sem fins lucrativos, sediada na Califórnia - USA e constituída em 1999 pela comunidade Linux, e, desde então, desenvolve de forma acessível um programa de certificação em sistemas GNU/Linux reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissionais de TI.

A certificação LPI está entre as 10 mais procuradas do mundo por profissionais da área de Tecnologia da Informação, segundo o site Certcities.com, especializado no assunto.

Certificar-se é uma forma de atestar conhecimentos profissionais, ou seja, validar a eficiência de alguém em determinado assunto.

A principal vantagem da LPI sobre outras certificações Linux é a neutralidade de distribuição, pois as provas do LPI são baseadas no Linux Standard Base, um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre as diferentes versões e distribuições do sistema operacional. A certificação LPI é, portanto, independente da distribuição.

O LPI é reconhecido como a primeira organização do mundo a defender e ajudar o uso profissional do Linux, Open Source e Free Software. Os exames de certificação do LPI são aplicados em milhares de lugares no mundo, em vários idiomas e com o apoio de empresários, fabricantes e instrutores.

O programa de exames do LPI é aplicado mundialmente por intermédio da Pearson VUE e da Thomson Prometric em seus centros de certificação e está também disponível na forma de exames tradicionais, aplicados em papel.

Por onde começar

Antes de mais nada, decidir por obter uma certificação significa decidir por adicionar um diferencial ao seu currículo. E Isso requer dedicação e responsabilidade. Sendo assim, estruturar e seguir um plano de estudos é fundamental. Dentro deste plano deve estar definido quando e onde estudar, horários, materiais que serão utilizados etc. Vou falar em mais detalhes sobre o material mais a frente neste documento.

Considero necessário dizer neste momento que quando estamos nos preparando para um processo como este, estamos também nos aprimorando em nossa área de atuação e adquirindo um grande volume de conhecimento. O que quero dizer com isso é que obter um título de certificação é uma oportunidade de ampliar muito nosso horizonte e não só de passar em uma prova.

LPI-ID

Uma etapa importante da preparação para a LPI é a criação do LPI-ID. Esse número é que identificará o candidato todas as vezes que for necessário agendar uma prova ou acessar o site da LPI para verificar o status ou comprovar sua certificação. O LPI-ID pode ser criado aqui:

Onde fazer as provas

Após isso é importante localizar um centro autorizado VUE ou Prometric na sua cidade ou arredores onde serão realizadas as provas. Nos endereços a seguir você pode pesquisar pelo melhor local: http://www.vue.com/ e http://www.prometric.com

No Brasil, a LPI também oferece oportunidades especiais de realização da prova em eventos específicos, como é o caso do Forum Internacional do Software Livre em Porto Alegre (http://softwarelivre.org/fisl11).

O agendamento das provas se dá diretamente no site da VUE ou Prometric. Para fazer o pagamento é necessário possuir um cartão de crédito internacional.

Organização dos níveis

A LPI dispõe atualmente de 3 níveis de certificação, conforme abaixo. Para atingir o nível 2 é necessário possui o nível 1. O mesmo se aplica para o nível 3 que requer os 2 anteriores.

A certificação nível 1 é voltada para uso, configuração e manutenção de uma máquina local conectada à rede. Para obter o LPIC-1 é necessário realizar 2 provas (117-101 e 117-102). Cada prova custa US$ 160,00.

A certificação nível 2 é focada na manutenção e configuração de ambientes de servidor. Para obter o LPIC-2 também é preciso atingir os objetivos em 2 provas (117-201 e 117-202) de igual valor das anteriores.

A certificação de nível 3 é o topo da pirâmide, conhecida como Senior Level Linux Professional . Para obter o LPIC-3 é necessário realizar uma prova base (117-301 - Core, US$ 260,00) e uma ou mais provas de especialidade (LPI-302 - Mixed Environment, LPI-303 - Security, LPI 304 - Virtualization and High Availability), cada uma pelo mesmo valor da primeira deste nível. Em breve espera-se que seja divulgada a nova prova LPI 305 - Mail and Messaging Services. Também existe uma proposta de instituir a LPI-306 - Web Services, mas ainda não há nada definido para esta última.

Aplicação das provas

Para os candidatos que realizam as provas em centros autorizados VUE ou Prometric, as mesmas são realizadas no computador e o resultado é conhecido no momento da finalização do exame. As provas podem ter 60 questões para serem respondidas em 90 minutos ou (como ocorreu comigo na 117-201) 80 questões para 120 minutos. Ao responder cada questão é possível marcar para revisão no final da prova assim como é possível voltar para questões anteriores durante o andamento da prova.

Em situações especiais também são realizadas provas escritas (como no FISL). Mesmo para as pessoas que sentem-se mais à vontade com este tipo de avaliação, o tempo para se conhecer o resultado pode ser desestimulante. Pode levar de 15 a 45 dias para chegar o resultado.

As provas do nível 1 estão disponíveis em português ou inglês. Do nível 2 em diante, somente inglês está disponível.

Existem questões com uma única resposta certa, várias respostas certas, completar e digitar comandos. Sempre que existe mais de uma resposta certa, isso é indicado na questão.

O score mínimo necessário para ser aprovado é 500 pontos. O valor total da prova é 800. As questões tem diferentes pesos conforme o tópico a que se relacionam. Isso tudo pode ser consultado no link informado mais adiante.

Material de estudo

Muito bem, você já decidiu que vai se dedicar ao LPI-1 e trilhar este longo mas recompensador caminho da certificação. A próxima dúvida óbvia é por onde começar a estudar. É neste momento que é preciso ter em mente que não existe nenhum material que contenha absolutamente tudo que é preciso estudar para passar nas provas.

Se você espera comprar um livro de 500 ou 1000 páginas que será seu único material de estudo, recomendo rever seus conceitos. É comum encontrarmos em fóruns discussões sem fim sobre este ou aquele título. Críticas muito positivas ou terrivelmente negativas sobre este ou aquele autor. Esqueça isso! O programa de estudo para a LPI pode ser consultado aqui:
Existem ótimos autores que publicaram livros que representam excelentes roteiros de estudo. Alguns mais completos, outros menos. Mas nenhum deles é definitivo e deve ser acompanhado de outras fontes e muita prática dos tópicos aprendidos.

Possui um computador com Linux para testar os comandos é muito importante. A maioria de nós aprende e fixa muito mais rapidamente aquilo que executa. Também existem aqueles (como eu) que precisam escrever, fazer resumos, desenhos, etc., para gravar melhor. A escolha do método de estudo varia de pessoa para pessoa. O imprescindível é identificar o seu método e praticá-lo.

Quando você for utilizar material disponível na Internet é preciso ter cuidado se o mesmo está atualizado de acordo com as provas. Por exemplo, as provas atuais são focadas no kernel 2.6.

O mesmo cuidado acima se aplica aos livros. Como o programa da LPI foi reformulado em 2009, é preciso observar a data de publicação dos livros para que atendam este novo programa.

Sugestão de material

Levando em consideração o que foi dito acima, segue uma breve lista de sugestões de material para estudo. Lembre-se: escolha o que lhe for mais interessante e complemente com outras fontes de material alternativo e atualizado.

Livros específicos para certificação:
Outros títulos complementares e recomendados:
  • Linux: o Guia Essencial - Siever, Weber, Figgins, Love & Robbins - 5º Edição
  • Linux - Guia do Administrador do Sistema - Rubem Ferreira - 2ª Edição
  • Manual Completo do Linux - Guia do Administrador - Evi Nemeth e outros - 2ª Edição

Simulados:
Sites recomendados:

Considerações finais

A intenção deste artigo é auxiliar àqueles que pretendem se certificar em Linux. Tenho certeza que muitos terão sugestões e inúmeras perguntas vão surgir. Fique à vontade para perguntar e sugerir. Com isso poderei tornar as informações aqui contidas mais úteis e eficazes para todos. Participe e auxilie no aprimoramento deste artigo.

Bons estudos e boa prova!

Marta Vuelma

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Falando sobre certificação
   2. Certificação LPI
Outros artigos deste autor

Qual a melhor distribuição? Ainda a pergunta...

Software Livre, Comunidade e Ubuntu

Gerenciamento de segurança da informação com open source (parte 1)

Leitura recomendada

Monitorando interface IPMI

Programando um mundo livre

Instalando o Slackware em um computador sem cdrom, placa de rede e disquete

Diferentes áreas de trabalho com diferentes wallpapers

Usando o NIS/NFS como ferramentas de centralização de controle de rede

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 17/03/2011 - 15:23h

Além das outras informações as referentes a livros e sites foram de grande utilidade.
Obrigado.

[2] Comentário enviado por removido em 17/03/2011 - 15:46h

Excelentes informações Marta. Sucesso !

Abraço.

[3] Comentário enviado por mcnd2 em 17/03/2011 - 19:48h

Marta, muito bom este seu artigo como um guia de preparação.

Breve, esclarecido e muito bem explicado.

Tenho vontade de tirar a certificação 'LPI', mais como você mesmo disse:

"seja realista: se sua intenção é certificar-se, comece a estudar já! E saiba que terá de encarar o processo de preparação com seriedade e disciplina. Se não fizer isso não chegará a lugar algum."

Parabéns pelo artigo e material de ajuda para aqueles que querem ser certificados.

Abraço.

[4] Comentário enviado por rai3mb em 17/03/2011 - 23:28h

Marta parabéns pelo artigo!

Quanto tempo + ou - você dedicou de estudo antes da prova, falo em relação a meses ou semanas de estudo?

Estou querendo fazer a certificação, já tenho alguns bons materiais, falta só organizar meu tempo :-)

[5] Comentário enviado por mvuelma em 18/03/2011 - 00:06h

Olá, rai3mb.

O tempo de estudo é um quesito muito relativo. No meu caso, que já trabalho com Linux a bastante tempo, foi possível focar exatamente nos tópicos de cada prova e fazer bastante simulados. Posso dizer que a preparação mesmo é de 1 mês para cada prova e uma "imersão" na última semana. Foco é fundamental.

Um abraço.
Marta Vuelma

[6] Comentário enviado por clsousa em 18/03/2011 - 10:02h

É disso que eu to falando...era isso que eu procurava, boas dicas de estudo livros e sites com simulados para praticar.
Comecei os estudos esta semana "seriamente" e pretendo no meio deste ano tirar a certificação LPI-1.
Marta sucesso ... e parabéns pelo artilgo.!!

[7] Comentário enviado por mvuelma em 18/03/2011 - 10:24h

Bom dia, clsousa e todos que leram e contribuíram com meu artigo.

Fico feliz em ajudar com minha modesta experiência. O mercado precisa de profissionais certificados.
Um abraço a todos e bons estudos.

Marta Vuelma

[8] Comentário enviado por pedrohcps em 18/03/2011 - 11:34h

Pessoal,

Mais uma dica é o simulado de LPI 101 disponibilizado pela Linux University, eu já fiz e recomendo :

http://migre.me/44jRp


Um abraço

Pedro Henrique

[9] Comentário enviado por paulorvojr em 18/03/2011 - 15:35h

Muito bem detalhado o artigo sobre a certificação LPI, parabens mesmo!

eu vou pra LPI3, o chato é pagar 260 doletas somente pra prova,
os simulados ainda estão na faixa dos 70 dolares, mas as provas são novas ainda.

Apenas uma última lembrança, apenas a LPI 1 ( 117-101 e 117-102 ) tem provas com idioma em português, o restante não.

a todos que ainda não sabem ingles, se virem! ja esta na hora de aprender, alias você não da um apt-pegar instalar meusql-5.0.

logo, estudem bem.

quem gosta de cursos eu não recomendo, é jogar dinheiro fora, a menos no aprendizado linux, mas para foco em certificação o curso é inútil, visto que para passar basta você se dedicar e estudar muito e conhecer como é a prova, através de simulados e provas antigas.

com as mudanças da LPI em abril de 2009, agora todas as provas tem 60 questions, fora as de avaliação, que nao valem ponto.

no mais, abraços ae



Paulo Roberto Junior - WoLF
Analista de Sistemas e Suporte
Certificado em LPI-2, Microsoft, CCLA, buscando mais
Bacharel em Ciência da Computação, buscando uma PÓS

www.paulojr.info | blog.paulojr.info | @paulo_robertojr

[10] Comentário enviado por mvuelma em 18/03/2011 - 16:39h

Paulo

Obrigada pelo seu comentário e complemento sobre o idioma das provas. Muito bem lembrado!
Também estou me preparando para a LPI-3 e concordo que as reformulações facilitaram o estudo.

Até mais.
Marta vuelma

[11] Comentário enviado por danilobs em 18/03/2011 - 17:20h

Excelente artigo! Parabéns!

Continue escrevendo...

Até mais!

[12] Comentário enviado por wsilvan em 19/03/2011 - 19:55h

Parabéns, excelente post!!

Pessoas como eu, que estão se preparando para isso, com certeza agradecem por este post.

Valew :D

[13] Comentário enviado por removido em 20/03/2011 - 14:04h

Muito bom!
Abração!

[14] Comentário enviado por Gilmar_GNU/Slack em 20/03/2011 - 14:43h

Livros fraquissimos.
Tenho dois aqui que podem ajudar.
o de Administração de sistema e de redes.
Se quiserem pode mandar mensagem para mim que eu respondo enviando os arquivos.
XD

[15] Comentário enviado por mvuelma em 20/03/2011 - 14:52h

Boa tarde, Gilmar.

Obrigada pelo seu comentário. Como estou me preparando para a LPI-3, gostaria também de saber suas recomendações de livros. Pode postar aqui no VOL?

Um abraço.
Marta Vuelma

[16] Comentário enviado por Gilmar_GNU/Slack em 20/03/2011 - 15:09h

Tenho um é é da Green Treinamento.
Tenho eles aqui em PDF.
Imprimi eles na Faculdade onde eu trabalho.
Manda uma mensagem para mim no perfil que eu mando para você sem problemas.

E mando para qualquer pessoa aqui do Viva o linux que tiver interessado no material.
Ajudar é de graça, é só querer ^^!

[17] Comentário enviado por Gilmar_GNU/Slack em 20/03/2011 - 15:13h

Marta.
Vou mandar os livros para seu e-mail.
Pode deixar.
to enviando agora

[18] Comentário enviado por tonyrecife em 21/03/2011 - 10:32h

Se me permite, recomendo o Linux: Fundamentos, Prática e Certificação LPI – Exame 117-101 do Adilson Rodrigues Bonan. A última vez que vi tava por R$ 80,00

Forte Abraço .....

[19] Comentário enviado por mvuelma em 21/03/2011 - 10:40h

Oi, Antonio.
Muito obrigada pela sugestão. Vou adicionar na minha lista de recomendações.

Um abraço.
Marta Vuelma

[20] Comentário enviado por geminus em 21/03/2011 - 11:55h

Muito bom o artigo Marta.

E só lembrando àqueles (como eu) que desejam prestar a prova este ano, segue a agenda da lpi:

http://www.lpi-brasil.org/certificacao.php#provas

Abração,

t+.

[21] Comentário enviado por mvuelma em 21/03/2011 - 13:34h

Oi, Geminus.

Muito obrigada pelo comentário. Lembrando que esta agenda é somente para quem vai fazer as provas escritas. O resultado demora de 2 a 4 semana para chegar.

Um abraço e continue comtribuindo.
Marta Vuelma

[22] Comentário enviado por rai3mb em 22/03/2011 - 10:52h

Gilmar,

Tem como enviar os livros para mim tb? enviei um e-mail pra vc pelo vivaolinux, talvez esteja desatualizado.


Abraços

[23] Comentário enviado por mago_dos_chats em 19/07/2012 - 11:46h

ae galera quem puder me enviar os livros agradeceria bastante.
cesarts25@gmail.com
vlw.

[24] Comentário enviado por ElNegro em 18/12/2012 - 20:28h

Muito esclarecedor este artigo parabéns ! me esta sendo de grande valia !

[25] Comentário enviado por Mvuelma em 18/12/2012 - 20:39h

Obrigada. Muito sucesso.

[26] Comentário enviado por sacioz em 23/12/2012 - 13:26h

Fóra o artigo do Xerxes Lins , que criou um senhor Storm de respostas , este foi o melhor artigo em muito tempo de lida do VOL , parabens e vamos em frente , um dia eu ainda aprendo e quem sabe viro alguem.
Obrigado e continue contribuindo sempre que puder.

Sacioz

[27] Comentário enviado por mvuelma em 24/12/2012 - 01:51h

Obrigada, sacioz!
Continue firme em seus objetivos.
Um abraço e muito sucesso.

[28] Comentário enviado por Jana Dutra em 14/01/2013 - 16:39h

Olá, parabéns pelo Artigo!

Tenho uma dúvida, se puder me ajudar.. Agradeceria!
Estou querendo prestar a prova LPIC 101 e 102 porém, queria prestar a da Comptia já para ter as 3 certificações.
Mas, não sei onde conseguir o registro na comptia!!

Já entrei no site, procurei e nada! Só para prestar a da linux Foundation eu já consegui o numero do registro.
Quando vou comprar a prova, ele pede o numero e até agora nao sei onde realizar o registro...

Se nao, vou ser obrigada a fazer a só da linux mesmo.. pq na hora que vou comprar a prova eu só coloco o numero do registro e já consigo.

Se alguem souber e puder dar uma força..

Obrigada !

[29] Comentário enviado por mvuelma em 14/01/2013 - 23:11h

Boa noite, Jana Dutra.
Bem, vamos fazer alguns esclarecimentos. Se você fizer as provas 101 e 102 da LPI, você será certificada como LPI Nível 1 (uma certificação e não duas). Este é um equívoco comum que explico em meu artigo. Para obter o LPI-1 são requeridas 2 provas, para o LPI-2 mais 2 provas e para o nível 3, é requerida uma prova apenas sendo que depois o candidato pode prestar provas de especialidade.
A certificação da CompTIA habilita o candidato para LPI. Como funciona isso: se você fizer as provas LX0-101 e LX0-102 da CompTIA, estará apto a receber a certificação LPI-1 sem ter de prestar estas provas. Para isso, basta autorizar a CompTIA a encaminhar seu resultado de aprovado para a LPI.
Em resumo, se você deseja ter estas 2 certificações (CompTIA Linux+ e LPIC-1) pode simplesmente prestar os exames LX0-101 e LX0-102 da CompTIA. Neste link, você pode obter mais detalhes: http://certification.comptia.org/getCertified/certifications/linux.aspx
Atualmente, os testes da CompTIA são agendados pela Pearson VUE. Aqui você pode descobrir um centro autorizado perto de você: http://www7.pearsonvue.com/vtclocator/

Espero ter ajudado. Muito sucesso.
Marta Vuelma


[30] Comentário enviado por Jana Dutra em 17/01/2013 - 17:03h

Boa Tarde mvuelma,

Me ajudou sim! Obrigada.
Sobre as provas, sei que são duas provas para cada certificação.
Mas, li um artigo que prestando as provas comptia Linux e passando você sai com 3 certificações.

2 da comptia e outra da Linux.

Mas o meu problema mesmo é onde eu consigo o ID da comptia, sendo que eu já procurei no site da comptia mesmo e não vejo a opção.

O da Linux eu já consegui .. Agora o da Comptia nao sei como fazer!


Mesmo assim, obrigada !!


At.,

Janaina Dutra

[31] Comentário enviado por ronaldo13 em 25/03/2013 - 19:32h

Boa noite,

Gostaria de saber quando foi feito este artigo?
Onde encontrar material atualizado?
Vale a pena tirar certificação em linux? (pergunta besta mas tem muito novato que deve pensar isto)

Obrigado!!

[32] Comentário enviado por GOV_DLX em 09/04/2013 - 15:50h

Adorei ler sobre as certificações LPI e atualmente estou me preparando para a LPI - 101.
Durante a leitura tive uma duvida.

Então quer dizer que se a prova tiver 60 ou 80 questões eu não preciso "obrigatoriamente tirar 70%" da prova e sim
da soma das notas de cada questão , porque cada questão possui um peso referente ao assunto.
Certo ?

[33] Comentário enviado por felipegcoutinho em 10/04/2013 - 21:38h

Muito bom cara!
Estava dando uma pesquisada essa semana mesmo por informações da LPIC.

Eu tenho uma duvida sobre qual livro devo comprar, tem como me ajudar, estou entre esses 3:

CERTIFICAÇÃO LPI-1 - 3ª EDIÇÃO LUCIANO SIQUEIRA - LINUX NEW MEDIA DO BRASIL
Certificação Linux Lpi – Rápido e Prático
Certificação Linux: Guia Para os Exames LPIC-1, CompTIA Linux+ e Novell Linux Administrator - Uirá RibeiroCertificação Linux: Guia Para os Exames LPIC-1, CompTIA Linux+ e Novell Linux Administrator - Uirá R

Obrigado!

[34] Comentário enviado por mvuelma em 11/04/2013 - 00:35h

Boa noite, ronaldo13.

Primeiramente peço desculpas por só responder seu comentário agora.
Este artigo foi escrito em Março de 2011. Desde lá, já tivemos várias alterações no programa da LPI. Justamente por isso que procuro não colocar dicas sensíveis ao conteúdo. Recomendo sempre que quando alguém decidir se preparar, vá até o site da LPI e pegue o conteúdo atualizado.
Isso serve também para escolher os livros e materiais de estudo. Por exemplo, a última alteração no exame 201 foi em Agosto de 2012. Com isso, livros publicados antes desta data podem estar desatualizados.
Eu defendo a ideia de que vale sim fazer certificação. A maioria das empresas valoriza e consegue enxergar o valor de uma certificação. Sem contar que uma forma de estruturar o estudo de um determinado assunto e realmente proporciona conhecimento ao profissional.

Um abraço.
Marta Vuelma

[35] Comentário enviado por mvuelma em 11/04/2013 - 00:38h

Boa noite, GOV_DLX.

Isso mesmo, a nota final é um score que, como as questões variam de peso, pode não corresponder à 70% do número de questões da prova.
Muito sucesso na sua preparação.

Um abraço.
Marta Vuelma

[36] Comentário enviado por Sylverone em 06/05/2013 - 10:26h

Valeu Parabéns !!!
Tirou muitas duvidas que eu tinha a respeito desta certificação.

[37] Comentário enviado por mvuelma em 06/05/2013 - 10:30h

Obrigada Sylverone!
Muito sucesso.

[38] Comentário enviado por zirou em 08/05/2013 - 20:30h

Marta e disso que eu precissava.

Obrigado e muito bom artigo.

[39] Comentário enviado por hexadecimaximus em 28/05/2013 - 06:46h

Show de bola este artigo, parabéns :O

[40] Comentário enviado por mvuelma em 28/05/2013 - 10:14h


[38] Comentário enviado por zirou em 08/05/2013 - 20:30h:

Marta e disso que eu precissava.

Obrigado e muito bom artigo.


Obrigada Zirou. Sucesso na certificação.

[41] Comentário enviado por mvuelma em 28/05/2013 - 10:15h


[39] Comentário enviado por hexadecimaximus em 28/05/2013 - 06:46h:

Show de bola este artigo, parabéns :O


Valeu pelo comentário! Sucesso pra você.

[42] Comentário enviado por marcoaw em 19/08/2013 - 17:48h

Estou fazendo certificação com o Prof. Uirá Ribeiro (www.certificacaolinux.com.br), muito bom e recomendo.
Parabéns pelo artigo

[43] Comentário enviado por mvuelma em 19/08/2013 - 17:52h


[42] Comentário enviado por marcoaw em 19/08/2013 - 17:48h:

Estou fazendo certificação com o Prof. Uirá Ribeiro (www.certificacaolinux.com.br), muito bom e recomendo.
Parabéns pelo artigo


Obrigada!

[44] Comentário enviado por esmiril em 22/08/2013 - 08:24h

Excelente artigo! Esclareceu minhas duvidas referente a LPI. Estou fazendo curso do Prof Uirá Riberio, e é muito bom..Parabens...

[45] Comentário enviado por andre30geek em 29/08/2013 - 22:22h

Com relação as provas da Comptia Linux+ é mais difícil do que a LPI? Porque fazendo pela Comptia são 3 certificações pelo preço de 1. Alguém sabe informar?
Outra coisa. Meu inglês ainda não dá para estudar para certificação por livro em inglês, dá para fazer a certificação LPI-1 Só estudando por obras em Português?

[46] Comentário enviado por mvuelma em 31/08/2013 - 00:06h


[45] Comentário enviado por andre30geek em 29/08/2013 - 22:22h:

Com relação as provas da Comptia Linux+ é mais difícil do que a LPI? Porque fazendo pela Comptia são 3 certificações pelo preço de 1. Alguém sabe informar?
Outra coisa. Meu inglês ainda não dá para estudar para certificação por livro em inglês, dá para fazer a certificação LPI-1 Só estudando por obras em Português?


Olá, andre30geek.
Acredito que o grau de dificuldade seja o mesmo pois segue o mesmo programa de estudos da LPI.
Sucesso.

[47] Comentário enviado por henryvieri em 12/10/2013 - 01:04h

Ótimo artigo... continue assim, nos ajudou muito......

abs.

[48] Comentário enviado por jho-rick em 04/12/2013 - 18:01h

Marta boa tarde,
No meu caso eu trabalho apenas com ambiente Windows e pretendo fazer a certificação LPI (101 e 102),fiz um curso no Senac preparatório no final do ano passado, porem estou inseguro ainda para fazer a prova, estou estudando o livro do Luciano Siqueira, estudando o livro "Linux Fundamentos e praticas & certificação LPI" do Adilson Rodrigues Bonan, gostaria de saber como é a prova? e qual o melhor método, estudar lendo livros e depois fazer simulados, ou "decorar" os simulados e fazer a prova?


Desde já agradeço a atenção!

[49] Comentário enviado por mvuelma em 05/12/2013 - 14:30h


[48] Comentário enviado por jho-rick em 04/12/2013 - 18:01h:

Marta boa tarde,
No meu caso eu trabalho apenas com ambiente Windows e pretendo fazer a certificação LPI (101 e 102),fiz um curso no Senac preparatório no final do ano passado, porem estou inseguro ainda para fazer a prova, estou estudando o livro do Luciano Siqueira, estudando o livro "Linux Fundamentos e praticas & certificação LPI" do Adilson Rodrigues Bonan, gostaria de saber como é a prova? e qual o melhor método, estudar lendo livros e depois fazer simulados, ou "decorar" os simulados e fazer a prova?


Desde já agradeço a atenção!


Olá, jho-rick.
Conforme eu comentei no artigo, é ótimo você estudar por mais de uma fonte, pois os livros não conseguem abranger TODO o conteúdo e se manter atualizados. Inclusive, sempre comento que toda a preparação deve começar no conteúdo programático que está no site da LPI, pois os conteúdos são atualizados quase que todo ano.
Quanto aos simulados, bem... é um assunto controverso. Eu acho que até existe chance de você "decorar" um simulado e passar. A pergunta é: isso vai trazer algum benefício para a tua formação?
Espero ter te ajudado. Um abraço e muito sucesso.
Marta Vuelma

[50] Comentário enviado por mgfacioli em 30/12/2013 - 10:59h

Olá...

Alguém já fez o preparatório do Senac (Certificação Linux LPI Nível 1 - LPIC1)? É bom? Vale a pena o investimento (+/- R$1.300)? E o material/laboratório?

[51] Comentário enviado por minibiga em 13/02/2014 - 15:48h

Boa tarde, gostaria de saber onde encontro material de estudos para LPI 3, quem soube por favor mande links.
Obrigado

[52] Comentário enviado por JFurio em 01/07/2014 - 10:39h

Realmente parabéns Marta! Ótimo tópico! também estou no inicio da preparação para certificação LPI-1, mas estou com a grana bem curta nesses próximos meses, se aguem tiver algum material/livro que possa me ajudar, agradeço muito!!! (*Pode mandar para jfurio@netconn.com.br)

Vlw !!

[53] Comentário enviado por wagnerfs em 08/09/2014 - 17:28h

Muito bom o artigo. De grande ajuda para quem pensa em fazer os exames da LPIC.

[54] Comentário enviado por lksmodos em 07/03/2016 - 20:29h

Gostei muito do artigo marta, atualmente estou pensando em tirar uma certificação, mas estou com varias dúvidas, esse artigo me ajudou a ter uma ideia por onde começar,Obrigado


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts