Google AdSense: Técnicas de otimização dos anúncios

O Google AdSense é o plano de afiliados mais utilizado no mundo. Ele paga em dólar por clique recebido e esse é um dos fatores que torna seu potencial de renda muito alto, principalmente em sites muito visitados. Nesse artigo trataremos de técnicas de otimização dos anúncios para tornar o potencial de renda do AdSense ainda maior.

[ Hits: 23.816 ]

Por: Lucas Francisco da Matta Vegi em 17/10/2008


Posicionamento dos anúncios



O posicionamento dos anúncios é outro fator muito importante para a otimização, pois se os anúncios forem colocados em locais onde o usuário não tem costume de olhar e ler, dificilmente obterão sucesso.

Imagine seu site como uma loja e o local onde você colocará os anúncios como a vitrine da sua loja. Pois bem, a "vitrine" do seu site são os locais de maior índice de visualização.

Segundo o Google, os usuários visualizam os sites em um campo de visão parecido com a letra "F", portanto esses locais são ideais para os anúncios aparecerem, pois os usuários estarão vendo-os, e isso é muito importante.

Exemplo de campos de visão médio dos usuários:
Linux: Google AdSense: campo de visão do usuário
As partes em vermelho são os locais que os usuários mais olham em média, portanto são a vitrine do seu site.

Outros locais interessantes para a colocação de anúncios são na barra de navegação e entre os artigos do site, pois são locais que agregam valores para o usuário.

Na barra de navegação, caso o usuário esteja procurando por algo, ele pode não encontrar, mas caso ele se interesse pelos anúncios, é uma forma desse usuário sair do seu site gerando renda, ao contrário do que ele faria se ali não tivessem anúncios e ele não tivesse encontrado o que procurava.

Já entre os artigos, o usuário ao terminar de ler o artigo pode ver nos anúncios algo que complemente sua leitura e assim acabar clicando e saindo do seu site, gerando renda novamente.

Existem locais onde deve ser evitada a colocação dos anúncios, como por exemplo, ao lado do logotipo da página, fora do layout e no rodapé.

Ao lado do logotipo é um local até comum de se ver pela internet, inclusive em sites grandes e famosos, porém é um péssimo local, pois mesmo ele sendo um campo muito visualizado, os anúncios que aparecem lá ainda não tem nenhuma relevância para o usuário, levando em consideração que ele acaba de entrar no seu site, verá os anúncios, mas ainda nem leu seu conteúdo e por conta disso, é mais difícil que ele se interesse em clicar, mesmo vendo o anúncio.

No rodapé é ainda menos provável do usuário olhar, pois é o local mais fora do campo de visualização média dos usuários. Dificilmente um usuário irá rolar toda barra de rolagem até chegar ao rodapé do seu site, e caso chegue lá, provavelmente já estará enjoado, querendo visitar novos locais e nem olhará para o anúncio.

Anúncios fora do layout acontecem muito em sites de beneficiários mal informados. Como veremos no próximo tópico do artigo, existem alguns formatos de anúncios que geralmente alcançam índices maiores de cliques e sucesso, porém alguns beneficiários influenciados por essa questão e por falta de espaço no layout acabam colocando anúncios de melhores formatos em locais errados. Porém na falta de espaço no layout, é muito melhor colocar anúncios em formatos menores em locais corretos, do que anúncios em formatos de maiores sucesso em locais que os usuários não olharão .

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Principais técnicas de otimização dos anúncios
   2. Posicionamento dos anúncios
   3. Formato dos anúncios
   4. Aumento do inventário de anunciantes
   5. Utilização de critérios
Outros artigos deste autor

A Evolução dos Sistemas Operacionais

Leitura recomendada

RSS - O antes e o depois já nas bancas!

Alternativas ao Google - Sites de busca e motores de procura

Entenda o XML - Parte 1

Instalando Adobe Flash 10 em distros amd64 (Ubuntu, Mandriva, Fedora)

Instalando o Java Plug-in no Mozilla

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 17/10/2008 - 12:23h

Olá Lucas, finalmente voltou a escrever um artigo pro VOL! Belas dicas, tá ficando bom nisso heim.

Um abraço.

[2] Comentário enviado por andrade.ti em 17/10/2008 - 12:57h

Ótimas dicas! Para quem não conhece o Google Adsense este é um excelente manual. Outra coisa, eu considero um bom conteúdo do site/blog essencial para obter sucesso com o programa, pois será este conteúdo que fará a fidelização dos usuários, e consequentemente, as visitas e permanencias rotineiras.

Parabéns!


[3] Comentário enviado por assuero em 17/10/2008 - 13:40h

Ficou muito bom o artigo, é um ótimo ponto de partida para quem está querendo arrecadar uma renda com seu próprio site.
Parabéns.

[4] Comentário enviado por eduardo em 17/10/2008 - 14:01h

Eu realmente acho que nunca vou entender direito isso.
Porque, ou ninguém acessa, ou ninguém clica nos anúncios. Um dos dois, porque ganho uns 5 centavos por mê hjehehehehehehe


Eu não entendo nada.


Muito bom o seu artigo cara, parabéns.

Abraços

[5] Comentário enviado por andrelimatt em 17/10/2008 - 15:43h

thedrummer

Ja pensou em fazer SEO para o seu site melhor no ranqueamento dos buscadores e aumentar o numero de visitas???

Parabens pelo artigo Lucas.

[6] Comentário enviado por fabio em 17/10/2008 - 15:46h

Olá Eduardo,

Qual sua taxa de cliques AdSense? Se ajudar, a média do VOL é de 0,65%, ou seja, pouco mais de 1 clique a cada 200 anúncios exibidos. Se a sua for próximo disso, saiba que é por aí mesmo. O foco do usuário é o conteúdo do site, então pra chegar a receber uns trocados, você tem de ter um bom volume de tráfego mensal de visitas.

Um abraço.

[7] Comentário enviado por eduardo em 17/10/2008 - 16:10h

@Fábio:
Pois é, então eu estou no lucro. Minha média é 1,66%. Mas desde que comecei com o AdSense, já acumulei 0,45 centavos. Apesar que no 1º dia, eu ganhei 0,30 centavos de uma vez só, porque eu fui "testar" e cliquei no anúncio, e contou como clique válido. Naquele dia a taxa foi de 8,16%.
Então se excluir esse dia, minha média cai 1,35%. Continua boa. Realmente, não tenho muitos acessos. Mas imaginei que seriam mais pessoas que clicassem. Eu uso nem tanto pelo dinheiro, porque ai levaria mais a sério. Uso mais porque eu gosto de estatísticas e gráficos. O Analytics então, é um parque de diversões para mim hehehehehe


Abraços

[8] Comentário enviado por removido em 17/10/2008 - 19:35h

Ainda não estou escrito no Google Adsense, tenho um sitezinho de caca, que custuma ter cerca de 150 visitas dia (segundo o Analytics).
Já recebi duas propostas por mail da Google para anunciar o meu site (Google Adwords) eles estavam dando (dando mesmo) 100€uros, sem compromisso, para anunciar o meu conteudo em outros sites. So que exigia que eu fosse maior de idade, e pior ainda ser Empresa, não podia ser particular.

Bem continuando quanto acham que eu teria de retorno do meu sitezinho, com cerca de 150 vistias diárias?

PS: Seu artigo está muito bom, resumiu bem as dicas do Google no uso do Adsence, no entanto esqueceu de dizer mais uma coisinha.
Incentivar os visitantes a clicar nos anuncios, seja dizendo "Sponsors, Contruinbuidores, ..." ou com setinhas para as publicidades, isso leva a que voce fique sem conta no Adsence, e sem o $ que fez e ainda está em credito na conta.

Vá postando mais algo sobre o Adsence, dá sempre muito jeito aqui a muita gente livre que aqui mora :P

[9] Comentário enviado por lucasvegi em 17/10/2008 - 19:57h

Olá KGTM, você fez uma observação muito correta. Qualquer incentivo aos cliques é totalmente proibido pela Google por contrato, mas além dessa questão, supondo que a google ainda não tenha visto que o beneficiário está fazendo esse tipo de prática no site (as vezes demora um pouco para eles enviarem um email de advertência), os usuários não gostam de ser forçados a esse tipo de coisa e podem não mais retornar ao site do beneficiário por conta disso, o que também é muito ruim.

Outro fator interessante que esqueci de citar é a questão dos cliques nos próprios anúncios. Se o Google detectar que o beneficiário está clicando muitas vezes nos próprios anúncios a partir do seu computador(uma vez ou outra acaba passando despercebido), o google envia um email ameaçando o cancelamento da conta caso continue acontecendo tal situação e isso também acontece se qualquer pessoa estiver clicando de forma exagerada em um site num curto espaço de tempo, pois o google considera tais ações como navegação anormal.

Mas em ambos os casos, cliques nos próprios anúncios e incentivo aos cliques, o google não cancela a conta sem aviso prévio, o beneficiário sempre terá uma primeira chance de não persistir no erro, porém se a conta for cancelada, realmente o beneficiário perderá todo o montante que já conseguiu.

Em relação ao seu site amigo, o que posso lhe dar como ponto de referencia é meu blog, que por enquanto tem uma taxa média de 30 vistas diárias e gera por volta de U$25,00 à U$30,00 por mês.

Um abração

[10] Comentário enviado por andrelimatt em 20/10/2008 - 16:49h

Lucas,
Tenho algumas duvida, sera que você pode me ajudar?? Tenho algumas ideias de sites para fazer mas ando sem tempo e ainda não saiu do papel por isso, mas nas ferias pretendo fazer.

1- Quanto o google esta pagando por clique???
2- Como é a forma de pagamento??Posso receber em qualquer banco aqui do Brasil??
3 - Quanto o governo brasileiro tira de impostos em cima do pagamento do Adsense??

Flw Brother

[11] Comentário enviado por andrelimatt em 20/10/2008 - 16:49h

Lucas,
Tenho algumas duvida, sera que você pode me ajudar?? Tenho algumas ideias de sites para fazer mas ando sem tempo e ainda não saiu do papel por isso, mas nas ferias pretendo fazer.

1- Quanto o google esta pagando por clique???
2- Como é a forma de pagamento??Posso receber em qualquer banco aqui do Brasil??
3 - Quanto o governo brasileiro tira de impostos em cima do pagamento do Adsense??

Flw Brother
Abraço

[12] Comentário enviado por lucasvegi em 20/10/2008 - 17:46h

Olá André beleza?

Vou tentar esclarecer suas dúvidas, se permanecer algum resquício pode perguntar de novo. Então vamos por parte:

1- Não existe um valor fixo que o Google paga por clique(CPC). Como eu disse no artigo, os blocos do seu site onde aparecem os anúncios vão para uma espécie de leilão e lá todos os anunciantes interessados em apresentar anúncios no seu site concorrem e pagam determinado valor para aparecer em seu site. Dessa parcela uma parte vai para a Google e outra vai pra você, mas não tem um valor fixo. Isso é muito legal, pois quanto mais famoso, com conteúdo de qualidade e mais visitas for ficando seu site, a tendência são os anunciantes também pagarem mais por clique, seu leilão fica cada vez mais concorrido. Por experiência própria, posso te dizer que já aconteceu de receber clique de 1 dólar no meu blog, como também valores bem inferiores, mas isso vai depender de site pra site mesmo.

2- A forma de pagamento é por transferência SWIFT internacional. Ela cai direto em sua conta bancária, após você passar por uma série de burocracias para comprovação da origem do dinheiro. E você pode recebr por qualquer banco aqui do Brasil sim. No meu caso trabalho com banco do brasil.

3- Quanto aos impostos, isso varia de banco pra banco. Como trabalho com banco do brasil só saberei lhe falar dele. No BB a gente paga uma taxa de 30 reais a cada pagamento, porém como recebemos em dólar e ele está só aumentando..isso acaba nem fazendo tanta diferença. Outros bancos essa taxa deve ser diferente, mas não sei lhe informar.

Caso quiser um material ainda mais detalhado sobre o AdSense, entra no meu blog e baixa a apostila que eu formulei sobre isso e outras temas a respeito. No meu perfil tem o link do blog. Porém futuramente estarei escrevendo novas coisas a respeito desse tema.
Um abração

[13] Comentário enviado por andrelimatt em 21/10/2008 - 09:29h

Blz Lucas,

Tirou todas as minhas duvidas, não conhecia bem esse lado da rede de conteudo, trabalho em uma empresa de SEM e SEO, mas a gente aqui só faz anuncios do google e yahoo e como sou programador e SEO a galera do MKT é que trabalha com os anuncios e eles não costumam dar muitas dicas de como ganhar com adsense.
Caso precise de algumas dicas de SEO é só falar brother.
Parabens pelo blog.
Abraço

[14] Comentário enviado por leoberbert em 22/10/2008 - 17:15h

Uma dica Lucas... Procure agora escrever sobre o UOL.. Não sei se é de seu conhecimento mas ele também fez o mesmo sistemas de anúncios do google.
Fica ai uma dica de artigo.

Ps: Ta lembrado de mim? hehehe Tava com Fabio no ENIC :P

Abraço!!!!

[15] Comentário enviado por lucasvegi em 23/10/2008 - 01:12h

To lembrado de você sim leo.=D
O plano de afiliados da uol se assemelha com o adsense bastante, mas seu pior defeito em relação a ele é o fato dele não fazer contextualização automática, ai a chance de aparecer anúncios de coisas que não tem muito a ver com o que o leitor está lendo são grandes e assim as possibilidades de cliques diminuem, mas muitas pessoas trabalham com o UOL Afiliados sim. Ele também paga por comparação de preços no shopping uol, por assinatura do uol banda larga, por adesão no uol namoro...é um plano bem versátil.
Essas técnicas que eu falei no artigo embora tenham sido com enfoque no adsense, são bem genéricas e podem ser usadas trabalhando com qualquer plano de afiliados.
Abração


Contribuir com comentário