GNU Octave: Alternativa ao uso do MATLAB

Este artigo descreve uma ferramenta para computação numérica open source (GNU Octave) semelhante ao MATLAB da MathWorks.

[ Hits: 80.251 ]

Por: Dennis pelluzi em 25/04/2005


Introdução



Quem é da área da Engenharia ou Ciências Exatas (Física, Matemática) provavelmente conhece o Matlab (ou deveria conhecer). Matlab, desenvolvido pela The MathWorks, é uma ferramenta interativa de cálculo que também pode ser usada como linguagem de programação de alto nível.

Apesar de haver uma versão para plataformas Unix/Linux, a mesma não é gratuita. O Matlab é um software proprietário cuja licença tem um valor inapropriado para o usuário comum.

Conheci o Matlab logo que entrei na faculdade e, como usuário do sistema Linux, perguntei-me se não haveria uma ferramenta com os mesmos propósitos do Matlab mas que fosse livre. Encontrei duas alternativas muito boas: o Scilab e o GNU Octave. Ambas são bem parecidas com o Matlab, estão disponíveis tanto para sistema Linux e como Windows e, principalmente, são programas open source de livre distribuição.

Neste artigo, irei comentar sobre o GNU Octave. Escolhi o Octave devido a sua grande semelhança com os comandos do Matlab e também porque ele aceita os arquivos ".m". Isso facilita a migração do usuário do Matlab para o Octave sem traumas. O Scilab, apesar de possuir algumas particularidades que o tornam diferente do Matlab, possui uma gama de recursos mais ampla que o Octave. Entretanto, fica para um próximo artigo uma introdução ao Scilab. Se o leitor estiver interessado também no Scilab, poderá consultar:
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. O que é o Octave
   3. Instalação
   4. Conhecendo o Octave
   5. Conclusão
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Uma breve introdução ao Audacity

Como Rodar o Mplayer no Linux

FOG Project - Configurando meu primeiro servidor de imagens

Mendeley - Gerenciador de bibliografias e artigos

Tutorial de instalação do H3270 (sources) com SSL no RHEL5 (s390x)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por dougnux em 26/04/2005 - 19:20h

Parabéns pelo artigo, quem não conhece sequer o matlab, este artigo da uma ideia do que seja o aplicativo e já apresenta um substituto interessante.

Muito bom

[2] Comentário enviado por jalexandre em 26/10/2005 - 16:43h

Bom... pretendo cursar física e estava procurando alguns software assim :D

[3] Comentário enviado por xoxeinstein em 20/07/2006 - 12:38h

Cara, salvou minha, estou dizendo adeus ao vmware.

PARABÉNS!!!

[4] Comentário enviado por juliaojunior em 17/10/2007 - 15:04h

pessoal, alguém possui um 'manual' para ele?

[5] Comentário enviado por daniel.capua em 24/04/2010 - 18:03h

Ótima contribuição, sou aluno de Educação Física na USP e em breve presisarei saber mais sobre o MATLAB para construir funções de análise para minha pesquisa. Pretendo testar o Octave (assim como ia fazer com o SciLab do qual já havia ouvido falar) para testar as funções em casa, pois não pretendo comprar uma licença do MATLAB para isso.
Obrigado pela dica.

[6] Comentário enviado por lacastelos em 29/08/2010 - 13:24h

Dennix, conheço e aprecio o Octave e o QtOctave, contudo preciso de uma ferramenta para ele capaz de trabalhar com lógica fuzzy. Por acaso conhece alguma? Se sim pode me dizer onde conseguir e como instalar? Obrigado.

[7] Comentário enviado por Djalma_Jr em 15/10/2011 - 01:51h

Muito bom o artigo! Valeu mesmo! Vou testar aqui!


Contribuir com comentário