FreeCAD: veja como está o CAD for Linux em 2018

A muito tempo já não temos algo sobre o andamento do FreeCAD aqui no VOL, então, como usuário permanente deste software, eis aqui minha contribuição para manter os (recém) interessados nesta área, informados da situação atual (2018). Vamos lá!

[ Hits: 1.719 ]

Por: Wilker Azevedo em 06/07/2018


O que é FreeCAD



Primeiramente, informo que este artigo não tem a intenção de tratar assuntos técnicos ou didáticos sobre qualquer programa.

Abordará apenas informações básicas sobre a "continuidade" do FreeCAD, que já atravessa o ano de 2018 e também esclarece de forma "simples" as dúvidas que algum leitor possa ter sobre o FreeCAD ser realmente boa opção para seu caso.

Certamente, o FreeCAD já não é um software de CAD desconhecido. Iniciado em 2001 por Jürgen Riegel, já unindo Qt, Python e OpenCASCADE (Cas.CADE na época). Este software já vinha com conceitos de Workbenchs e gravação de macros...

Não vou fazer uma reprise aqui da história do FreeCAD, as informações podem ser encontradas em:
Ele iniciou na versão 0.0.1 e hoje estamos na recém liberada 0.18 (pré). Lembrando que a release é 0.17.

Por ser de código aberto e organizado de forma que possa crescer de forma modular, a comunidade de colaboradores vem dando grande ajuda ao projeto, e temos vários módulos disponíveis que melhoram ainda mais as funcionalidades.

Então, o FreeCAD é um modelador 3D paramétrico para projetar objetos reais. Mas não só em design, vai muito além disso. É bem capacitado para engenharia mecânica, civil, arquitetura, robótica (simulação) e tem vocação até para naval.

Sua facilidade de uso permite que qualquer leigo no assunto possa ter bons resultados em projetos de CAD em pouco tempo.

Além de trabalhar com formatos como STEP, IGES, STL, SVG, DXF, OBJ, IFC, DAE, o FreeCAD, ainda faz folhas de desenhos técnicos com grande qualidade. Apesar de ter algumas limitações nativas (módulo Drawing sem dimensões), um módulo alternativo (Drawing Dimension) resolve as necessidades.

Com o FreeCAD, é possível até mesmo mandar diretamente para uma impressora 3D.

É claro que softwares proprietários estão muito a frente, mas se não precisamos ir na padaria usando um caminhão, melhor utilizar um veículo mais adequado. Quero dizer que se o FreeCAD atende seu trabalho, talvez seja "desnecessário" um Catia v6.

Apesar da pirataria ser algo tão comum, que está quase "obrigatório", a licença de um Catia, a ideia não é animadora para uma linha de montagem de pequeno porte, onde um software livre como o FreeCAD pode atender bem.

Depois desta pequena introdução, vamos nas próximas páginas ver como anda atualmente o FreeCAD!

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é FreeCAD
   2. Qual utilizar? Sempre essa pergunta
   3. Como está agora em 2018?
Outros artigos deste autor

A Microsoft morreu

IBM apresenta Maqetta, uma contribuição open source para HTML5

Como NÃO crackear um programa

Squid 3.1.5 com suporte a TPROXY (sem bridge)

Acabando com o Linux

Leitura recomendada

Inkscape descomplicado - Parte III (criando e imprimindo objetos 3D)

Inkscape descomplicado - Parte III (criando e imprimindo objetos 3D)

Filamentos para Impressão 3d: Um Teste a Toda Prova

O Centro de Controle YaST

Gerenciando Mouses da Razer

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cytron em 06/07/2018 - 10:12h

### ATENÇÃO ###

Uma correção no artigo ....

Eu disse que projetos como KDEnlive e Jahshaka morreram... Entretanto, para minha surpresa, eles "estavam" morrendo e receberam grandes incentivos voltando com força total, estou muito satisfeito com a situação atual destes dois softwares. Possuem interface madura, apesar do KDEnlive ser ruim na manipulação de mídias na timeline perdendo feio para a usabilidade existente no Cinelerra. E o Cinelerra, apesar de ter melhorando o visual, ainda não alcançou um padrão mais refinado, principalmente nos ícones.

Então, reconsiderem o que eu disse no artigo sobre estes dois programas, pois estão muito bem atualmente.

[2] Comentário enviado por FurretUber em 06/07/2018 - 21:32h

Preciso dizer que essa AppImage do FreeCAD está espetacular. Consegui desenhar peças, salvar e carregar corretamente, geralmente muitas AppImages são cheias de problemas, a do OpenShot é muito lenta e a do Kdenlive sofre um crash quando se veem as trilhas de vídeo e áudio (super básico para o Kdenlive).

Enquanto há discussões a respeito de GIMP e Photoshop ou Microsoft Office e LibreOffice, sempre pareceu claro como os programas de CAD de código aberto eram inferiores em comparação aos pagos. E, de fato, era complicado usar FreeCAD ou LibreCAD. LibreCAD é usável para desenhos 2D, quebra o galho em relação ao AutoCAD, mas o FreeCAD era inferior demais a SolidWorks ou NX Unigraphics (esse já é de outro patamar). Essa versão 0.18 tem potencial sim, consegui adicionar as restrições aos esboços sem que o FreeCAD explodisse (problema que eu tinha).

Mas eu fui capaz de fazer o FreeCAD sofrer um crash quando tentei adicionar um filete. Eu consigo reproduzir esse crash de forma bem consistente quando se tenta adicionar um filete usando um valor como 25,4/4. Mesmo assim, para uma versão de desenvolvimento está muito bom.

Como o FreeCAD usa Python, talvez esse fosse o estímulo que eu precisasse para aprender Python.

[3] Comentário enviado por Freud_Tux em 07/07/2018 - 21:13h

Bom texto. Faz tempo que não mexo no FreeCad. E quando li que a versão tinha appimage, fui chegar no site oficial,e a 0.17 e uns quebradinhso tem em appimagem para 64bits. Gelou o coração aqui... Mas achei o source no repositório deles no Github...

Eu não gosto do appimage, pois acho o projeto pouco maduro, com ideia boa, mas pouco maduros. Desde que o usuário tenha a opção de instalar via segura por repositórios, ou compilar, pra mim está valendo.

O que eu acho legal no FreeCad é a facilidade que se consegue modelar coisas... É incrível!
Uma dúvida... Ela ainda usa o Calculix para simulação de stress nas peças?

T+

[4] Comentário enviado por cytron em 08/07/2018 - 22:46h


Ela ainda usa o Calculix para simulação de stress nas peças?


Sim, ainda usa Calculix.

[5] Comentário enviado por izaias em 09/07/2018 - 19:12h

Excelente proposta.

Vou dizer uma coisa, e´ realmente complicado mudar de software. Uso AutoCAD desde 2015 e agora agrego com zwCAD, SketchUp e V-Ray+Lumion na area de arquitetura e construçao e sempre tive muito preconceito com aplicativos open source, NESTE SEGMENTO, mesmo usando Linux desde 2009. Sempre falta alguma coisa.

Mas pretendo dar uma chance ao FreeCAD. Aproveitar essas ferias curtas pra conhecer o programa.
Vlw

[6] Comentário enviado por ojsouza em 09/07/2018 - 21:10h

Eu trabalho com Catia desde 2001, e também já utilizei outros CAD como Siemens NX e Solid Edge.
Há algum tempo que não uso o FreeCAD, mas no tempo livre tento contribuir com a tradução da documentação e entender melhor a metodologia de trabalho com ele, pois, assim como linguagem de programação, cada programa CAD tem a sua forma mais adequada de trabalhar.
O que me atrai no FreeCAD é a possibilidade de fazer grandes coisas com pouco recurso, tanto que o uso no CAE Linux em uma máquina virtual. Ainda não tive problema de memórias ao modelar, mas nunca cheguei a fazer uma simulação como faria no HyperWorks.
Enfim, acredito que as Universidades brasileiras fariam muito bem aos alunos se os aproximassem de soluções "open source" como o FreeCAD e o CAE Linux. O formando estaria mais próximo do desejável pelo mercado, principalmente em acuidade espacial que é fundamental para quem trabalha com CAD.
---
Otavio J. Souza
Usuário GNU/Linux Iniciante

[7] Comentário enviado por aionos em 11/07/2018 - 10:26h

Sou aquarista e já tenho alguns projetos criados com o Google SketchUp. Gostaria de saber se é possível desenhar aquários com o FreeCAD.

[8] Comentário enviado por cytron em 11/07/2018 - 23:02h


[7] Comentário enviado por aionos em 11/07/2018 - 10:26h

Sou aquarista e já tenho alguns projetos criados com o Google SketchUp. Gostaria de saber se é possível desenhar aquários com o FreeCAD.


Sim, "no meu caso", achei bem melhor o FreeCAD se comparado ao SketchUp, a parametrização no FreeCAD faz o trabalho ficar mais refinado e dá mais sensação de profissionalismo. Sei lá! kkkk

Quanto a transparência do material não cheguei a mexer, mas me lembro de ver opções para vidro e acrílico, além de vários outros tipos.


[9] Comentário enviado por aionos em 12/07/2018 - 09:29h

Para cytron:
Você poderia compartilhar seus projetos de aquário ou indicar um tutorial para essa finalidade?

[10] Comentário enviado por cytron em 13/07/2018 - 23:50h


[9] Comentário enviado por aionos em 12/07/2018 - 09:29h

Para cytron:
Você poderia compartilhar seus projetos de aquário ou indicar um tutorial para essa finalidade?


Não tenho nada sobre aquários, utilizo FreeCAD para projetar máquinas.
No site do FreeCAD tem um tutorial sobre arquitetura, dá uma boa noção sobre técnicas que podem ser úteis, mas quero chamar atenção especial para a parte das janelas, onde na renderização com Raytracing poderá ver o resultado bem satisfatório.

Link: https://www.freecadweb.org/wiki/Arch_tutorial


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts