Desenhando fácil um pinguim no Inkscape

Penguins, penguins, everywhere! Neste tutorial, vamos desenhar um pequeno personagem, um pinguim inspirado nos desenhos do mascote Tux.

[ Hits: 4.453 ]

Por: Samuel Leonardo em 16/06/2021 | Blog: https://www.nerdki.blogspot.com


Desenhando o pinguim



Abra o Inkscape, caso não tenha ele instalado, basta digitar no terminal:

sudo apt install inkscape

Ou procure na loja de aplicativos de sua distro.

Crie um círculo com a ferramenta de Elipse, aperte "E" para escolher a ferramenta ou clique no ícone onde tem um círculo azul a sua esquerda.

Aperte F1 para usar a ferramenta de seleção. Então, aperte "Shift+Control+F" para ir para a ferramenta de preenchimento e contorno.

Na janelinha que apareceu ao lado direito, clique na aba Preencher, e aperte no X para remover a cor.

Clique na aba Cor de Contorno, então, clique no quadrado meio azulado ao lado direito do X para pintar de uma cor o contorno. Você pode escolher outra cor, para este tutorial escolhi preto.

Aperte "E", depois segure control e clique, segure e arraste com a ferramenta de elipse para criar um círculo perfeito.

Caso você não consiga ver uma cor do círculo, clique numa das cores na base do programa ou na janela de Preenchimento e contorno.

Crie outro círculo mas em formato de elipse. Segure control e clique e arraste o cursor, observe que se você mover mais pra direita, ele irá criar uma elipse, mas se mover um pouco pra baixo, vai criar um círculo, apenas ajuste para criar a elipse tipo esticada para direita.

Aperte F1 para usar a ferramenta de seleção, então, mova a elipse para baixo do círculo menor, é pra ficar como na imagem abaixo.
Com a ferramenta de mão livre (o lápis amarelo na parte esquerda), faça um caminho como no risco vermelho. Esse é o corpo do pinguim visto de lado, com a frente virada para esquerda.
Aperte F1 e selecione o risco vermelho.

Aperte agora uma vez control+L para simplificar o risco vermelho.

Aperte mais vezes control+L para simplificar ainda mais, mas não tanto que pareça muito redondo.. caso você deixe muito arredondado, aperte "Control+Z" para desfazer o último comando de simplificar. Tente deixar como na imagem abaixo. Não importa se o risco do corpo ficar fora das bordas do círculo menor e da elipse, eles são apenas formatos de apoios.
Se quiser deixar o risco na mesma espessura do meu desenho, clique ali na janela de preenchimento e contorno, depois clique na aba Contorno e escolha o valor 1.000 para a Largura, ver imagem abaixo:
NOTA: se ficar muito irregular seu corpo do pinguim, basta apertar F2 e então clicar e arrastas os quadrados que são chamados de nós, e então, você pode mover a vontade para posicionar melhor o traçado.

Agora, para criar o bico do pinguim, escolha a ferramenta de circulo/elipse (aperte E), e então, clique e arraste para direita para deixar um formato mais ou menos parecido com o da imagem abaixo. Não deixe nem muito grande, nem muito pequeno relativo ao tamanho do corpo, deixe proporcional.

Na imagem abaixo o bico é a elipse de cor branca de borda laranja.
Aperte F1 e clique na elipse do bico, então clique e arraste o bico, posicione a elipse do bico mais ou menos abaixo da metade inferior do círculo pequeno, ver a imagem abaixo para referência.

Obviamente, deixe parte do bico pra fora do traçado vermelho que é o corpo.
Para criar o olho, você precisa da ferramenta de elipse de novo. Aperte "E" e depois, clique segure e arraste pra baixo e um pouco para direita para deixar uma elipse esticada pra baixo, ver a elipse verde que é o olho.
Observe, aperte F1 e depois clique e arraste o olho para a cabeça do pinguim, um pouco acima do bico:
Depois de posicionar o olho próximo ao bico, agora, aperte F1, depois só clique na elipse do olho, então, aperte Control+D para duplicar a elipse do olho, vai ficar outra elipse igual a do olho, uma em cima do outro.

Agora, ainda com a elipse selecionada, clique na setinha do canto superior direito, e clique e arraste pra baixo e pra esquerda e deixe como na imagem abaixo:
Essa elipse pequena será a íris do olho do pinguim.

Note que parece que o pinguim está olhando pra baixo na imagem acima. Então, você pode apertar F1, clicar na iris do olho e mover com as setas do teclado pra cima ou pros lados para deixar um melhor look.

Agora vamos criar a parte branca do pelo do pinguim. Aperte P para usar a ferramenta de mão livre, então, faça um risco como na imagem abaixo. Lembre de contornar aborda esquerda do corpo pra melhor efeito visual, não se preocupe se ficar tremido ou torto o traçado que você fizer, pois, usaremos o mágico Control+L pra simplificar novamente.
Aperte F1 e clique no pelo do corpo que acabamos de desenhar, então, aperte Control+L para simplificar o traçado, faça isso até que você ache necessário parar.

Se quando apertar Control+L o traçado for pra trás do desenho, apenas aperte a tecla Home do teclado para trazê-lo pra cima dos outros riscos.

Veja abaixo como ficou o meu.
Veja que a parte do pelo ficou um pedaço em cima do risco do corpo e outra parte fora, isso é normal já que usamos a ferramenta de mão livre.

Então, pra ajustar e deixar em cima e nos limites do risco do corpo, usaremos a ferramenta Editor de nós.

Aperte F2 para ativar o Editor de nós, depois, ali onde o traço está fora, clique nele e arraste pra cima do traço do corpo, se quiser aproximar mais, segure Control e rode o scroll do mouse.

Pode ser preciso arrastar um nó inteiro, aquele losango ou quadrado pequeno que aparece em cima do traçado quando está na ferramenta de editor de nós.

Ver abaixo como ficou depois de ajustar:
Agora vamos a um pequeno ajuste na ordem dos traços. Observe que, o bico está por baixo do traçado do pelo da barriga, então, pra deixar um abaixo do outro, basta apertar F1 e clicar no bico (ou no pelo) e depois apertar a tecla "Page Up" pra subir mais o traçado, ou então, apertar a tecla "Page Down" pra descer mais um pouco o traçado.

Fazendo esse ajuste, vai ficar como na imagem abaixo:
Agora vamos fazer os braços do pinguim. Eu vou escolher uma pose mais simples apenas para o tutorial, mas você pode fazer outra pose e colocar os braços como desejar. No caso, a pose é apenas o braço parado e descansado, então, como o pinguim está de lado, não há necessidade de desenhar o outro braço dele.

Sendo assim, vamos usar outra ferramenta, a Caneta Bezier para desenhar curvas e linhas.

Aperte a tecla B para escolher a caneta bezier, é aquele ícone acima do lápis amarelo que usamos antes.

NOTA: nos próximos passos, clique simples é clique com botão esquerdo do mouse.

Agora, vamos desenhar o braço com poucos cliques.

Ali abaixo do meio do círculo menor do corpo, clique e solte o botão do mouse (clique simples), depois mova o cursor pra até mais ou menos perto da base da elipse maior do corpo e então dê um clique simples. Você vai ver que gerou uma linha entre os dois pontos.

Ver imagem abaixo:
Depois, leve o cursor para o lado direito da posição de onde está o primeiro ponto da linha, é pra ficar como na imagem abaixo:
Depois que fizer isso, apenas aperte botão direito do mouse para finalizar a curva e ficar com a imagem bezier final.

Com as linhas traçadas do braço, agora vamos aos ajustes fino.

Aperte F2 para a ferramenta de edição de nós, depois clique na linha do braço. Então, na janela de Preenchimento e contorno clique ali na aba Contorno e escolha um valor para a Largura da linha de contorno do braço, sempre precisa fazer isso tsc.

Eu escolhi para este tutorial, o valor 1 pra largura.

Com a ferramenta de edição de nós selecionada (F2), clique no braço para selecionar, depois, clique na linha dos dois pontos mais a direita, e então, clicando e segurando no meio da linha, arraste ela um pouco para direita, vai ficar como na imagem:
Se quiser que apareça as alças de edição, aquelas linhazinhas azuis com um circulo na ponta, basta apenas clicar num dos nós da linha do braço.

Eu editei só um dos lados do braço, mas você pode fazer mais alterações se quiser, por mim, ficou bom como foi feito até aqui.

Vamos adicionar o pé do pinguim.

Como ele está de lado, estamos vendo apenas um pé, mas poderia ver parte do outro pé, mas vamos considerar como um só apenas por facilidade.

Para criar o pé, apenas aperte E para escolher a ferramenta de criação de elipses. Depois, segure control e clique e arraste para direita para formar uma pequena elipse.

Ver a referência abaixo:
Caso sua elipse do pé fique abaixo das outras linhas, basta apertar F1 e depois apertar a tecla Home que vai ficar como na imagem abaixo.
Com isso, o pinguim está pronto para ser colorido.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Desenhando o pinguim
   2. Colorindo o pinguim
Outros artigos deste autor

Algoritmo Antissocial - Recuperando o Controle da sua Mente

Programação de Jogos com SDL

Desenhando um avatar do Tux no InkScape

Dicas para aprender programação

Tutorial SDL

Leitura recomendada

FreeCAD: veja como está o CAD for Linux em 2018

Inkscape descomplicado - Parte III (criando e imprimindo objetos 3D)

Filamentos para Impressão 3d: Um Teste a Toda Prova

Configurando modem USB 3G pelo console

PSAD: Port Scan Attack Detector

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cizordj em 16/06/2021 - 13:05h

Ourra, ficou muito passa kkk me deu vontade de desenhar agora

[2] Comentário enviado por mauricio123 em 16/06/2021 - 13:28h


Muito show.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]

[3] Comentário enviado por -josinaldo- em 16/06/2021 - 14:46h

Muito bom seu artigo.
Favoritado

[4] Comentário enviado por Ryuk em 18/06/2021 - 08:29h

Final: Mundo de Beakman... hahaha!

[5] Comentário enviado por SamL em 18/06/2021 - 18:15h

[4] Comentário enviado por Ryuk em 18/06/2021 - 08:29h
Final: Mundo de Beakman... hahaha!

Tava achando que ninguém ia falar disso rsrsrs.
No mais, obrigado pelos comentários, pessoal.

[6] Comentário enviado por Freud_Tux em 19/06/2021 - 20:39h

Ficou show!

Parabéns ;)

T+


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[b]Noob:[/b] [i]"[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo."[/i]
[b]zhushazang[/b]: [i]"Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";[/i]

[i][b]" Ignorance is bliss, for learning is the highest joy. "[/i][/b] - High Elf Archer

[7] Comentário enviado por removido em 20/07/2021 - 22:25h

Muito bom seu artigo,e você desenha muito bem,segundo a minha opinião.

[8] Comentário enviado por albfneto em 30/07/2021 - 15:37h

Muito legal. Favoritado


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: [i] Sabayon, Gentoo, OpenSUSE, Mageia e OpenMandriva[/i].


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts