Formatar para Linux

Esse artigo visa compartilhar minha agradável experiência com desktop GNU/Linux, em relação e satisfação dos clientes com os quais tive essa experiência.

[ Hits: 1.099 ]

Por: Luiz em 04/10/2017


Introdução



Usar Linux em desktops é um desafio até hoje, pois as pessoas (usuários comuns) não desenvolvem interesse algum sobre o assunto, no entanto, em épocas de crise, alguns usuários não estão podendo atualizar seus equipamentos para hardwares que possam rodar os aplicativos na plataforma Windows.

Em diálogo com um cliente e com experiência em formatações para Windows, pude observar que sempre o usuário doméstico utiliza o pacote Office e Internet (claro que há exceções). O usuário tinha o objetivo de encostar a máquina, até que em uma situação futura e diante do cenário político e econômico atual, vai demorar.

O equipamento

O equipamento utilizado foi uma máquina com processador Celeron D 315 com 1GB de memória RAM, que por sua vez rodava Windows XP®, porém, o mesmo não possui suporte e atualizações. Alguns sites já não funcionavam bem ao ser acessados por este sistema e apresentava alguns travamentos devido ao pouco recurso de hardware utilizado em relação as exigências atuais.

A distribuição GNU/Linux utilizada

A distribuição utilizada foi Lubuntu (ambiente LXDE com Ubuntu).

Por que utilizei o Lubuntu?

O Ubuntu é o sistema operacional GNU/Linux mais popular entre os usuários comuns na atualidade, porém, sabemos que a mesma não é tão modesta em relação às exigências de hardware como o Debian.

A alternativa: Lubuntu.

Lubuntu foi desenvolvido para atender às necessidades dos equipamentos antigos oferecendo ambiente de trabalho agradável com a interface LXDE.

Instalação

Não vou abordar neste artigo todo o processo de instalação, pois o foco é outro, apenas vou dar uma breve descrição.

Quando fui buscar o equipamento, conversei com o usuário e observei os aplicativos utilizados, logo pensei em como atender às necessidades do mesmo com alternativas gratuitas e leves para ambiente GNU/Linux.

Logo após a instalação, fiz o obvio instalei alguns aplicativos, pacote Office para Linux e aplicativos de áudio e vídeo para entretenimento doméstico, além de alguns jogos para crianças.

Resultados

Feito os testes e verificado que estava tudo em ordem, é chegada a hora da entrega ao usuário.

O sucesso na implantação do Linux depende muito da entrega, atento a isso, fiz uma breve demonstração ao usuário focando sempre nas vantagens e bom desempenho que o mesmo possuí em seu equipamento, funcionando sem travamentos, carregando rapidamente seus aplicativos, vídeos e músicas tocadas sem travar.

O cliente agradeceu e entendeu o funcionamento e, só para garantir, fiz uma ligação pós-entrega do mesmo e soube que o equipamento está funcionando perfeitamente.

Conclusão

A implantação de sistemas GNU/Linux depende muito da avaliação das necessidades do usuário, situação econômica de usuários domésticos, pequenas empresas, hardware antigo e bom atendimento. Posso não ter muito conhecimento, mas posso afirmar precisamos aprender a implantar o Linux.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Entendendo os tipos de permissões

Instalando o Debian Lenny Linux

Como instalar programas no Linux

O Linux é difícil?

CrunchBang Backported - Instalação e Configuração

  
Comentários
[1] Comentário enviado por GabrielMS86 em 04/10/2017 - 20:27h

Muito legal sua experiência e a julgar pelo seu depoimento, é louvável seu capricho e atenção com o seu cliente.
Acredito que são atitudes assim que podem contribuir para "abrir os olhos" das pessoas e incentivá-las a conhecer alternativas em suas vidas, como no caso dos sitemas Linux. Parabéns.

[2] Comentário enviado por albfneto em 06/10/2017 - 20:49h

Favoritei seu artigo. Concordo sim, se um usuário novo, comum, se interessar por linux, isso é ótimo.
Pq a maioria que se interessa por Linux são profissionais de TI, Geeks ou Nerds, como nós.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: [i] Sabayon, Gentoo, OpenSUSE, Mageia e OpenMandriva[/i].

[3] Comentário enviado por hrcerq em 07/10/2017 - 16:06h

Muito legal o seu relato. Sempre gosto de saber dessas histórias. E eu concordo plenamente com você: a maneira de se fazer uma entrega é fundamental para garantir a satisfação. Não basta fazer um bom trabalho, é preciso saber apresentá-lo. Conforme mencionado pelo colega acima, seu capricho e atenção com o cliente são louváveis.

Enfim, é sempre bom ver profissionais oferecendo a seus clientes aquilo que acreditam ser o melhor para eles, e não o que é mais fácil de implementar, ou que pode render mais serviços no futuro. Afinal, um trabalho ruim só atesta contra o profissional. E quando falamos em distribuições Linux nos Desktops, um trabalho ruim também atestaria contra o sistema.

Em contrapartida, um trabalho bem feito sempre vai render indicações e quando surgirem novas necessidades o cliente não vai pensar duas vezes antes de te procurar.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts