Filtragem de registros em bases de dados no OpenOffice.org Calc

Após termos visto em artigos anteriores o funcionamento básico de uma planilha eletrônica, vamos aprender mais uns comandos de bases de dados manipuladas pelo OpenOffice.org Calc. Veremos neste artigo como criar filtros simples para registros e como criar filtros mais robustos para registros.

[ Hits: 39.767 ]

Por: jorge luiz vidal soares em 21/10/2009


Filtro de registro composto



Muito bem, podemos agora passar a escolher filtros mais complexos, isto é, montar uma consulta com até três critérios em uma janela que interage com o usuário de uma forma bem amigável.

Você pode optar por deixar ligado ou desligado o AutoFilter. Vamos neste artigo deixar ligado para facilitar o cancelamento de um filtro ou outro.

Dê o comando:

Data > Filter > Standard Filter ... >

Na janela que você recebeu coloque os critérios de acordo com a figura abaixo:
Linux: Filtragem de registros em bases de dados no OpenOffie.org Calc
Veja o resultado de sua consulta. Entenda o que aconteceu de acordo com o que foi filtrado. Valores inclusos entre 3 e 5 foram selecionados e destes, somente os que são "Fruta" são mostrados como resultado. Certo?

Conclusão

É claro que manipular bases de dados no OpenOffice.org Calc é algo que não encontramos fim. Porém, devemos aprender aos poucos, sem tornar o trabalho cansativo e dispersivo. Procure sempre focar uma situação bem definida para poder criar suas planilhas. Um software de planilha eletrônica é algo muito poderoso. Eu ouso dizer que podemos tocar uma empresa em todos os setores se soubermos manipular bem as tabelas e seus registros.

Muitos levam tempo desenvolvendo aplicativos mirabolantes e sem muita finalidade, para fins muito mal definidos. São os elefantes brancos da informatização. Sistemas cheios de erros e recortes e costuras e alinhavos e macetinhos. Precisamos ser bem transparentes e objetivos com aqueles que contratam nossos serviços. Muitas vezes deixamos de ganhar em um sistema, mas ganhamos em uma solução, em um treinamento.

Muito bem, até o próximo artigo! Espero que as palavras acima tenham sido uteis para vocês.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Filtro de registro simples
   3. Filtro de registro composto
Outros artigos deste autor

Validação de dados no OpenOffice.org Calc

Estudo de funções de estatística básica no OpenOffice Calc

Introdução aos trabalhos com bases de dados no OpenOffice.org Calc

Criando uma função no OpenOffice.org Calc

Básico do OpenOffice.org Calc

Leitura recomendada

OpenOffice.Org Calc Basic - Caminhando sobre as células

Formatação Condicional no Calc - Exemplo 1

O Linux e o Star Office

Estudo de funções de estatística básica no OpenOffice Calc

Criando formulário e subtotais no OpenOffice.org Calc

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cleysinhonv em 21/10/2009 - 07:39h

Olá jlvidals,

Seu artigo está ótimo, limpo e com conceitos bem aplicados. É interessante a sua colocação a respeito das empresas, usar o OpenOffice.org nas organizações está acessível e é simples as manipulações, basta que tenha algumas documentações para que as pessoas ou as mesmas possam buscar, trabalhei um tempo em uma empresa que não fazia registro eletrônico de suas vendas e compras, era tudo anotado em papel embora houvesse computadores na empresas, fiz uma planilha que coletava esses dados conforme era vendido ou comprado e atualizando tudo conforme iam sendo feito as compras e vendas. Foi o meu primeiro trabalho no execel, que me rendeu 10% de aumento no salário, pois consegui reunir informações que estavam indo para o "Baú", após esse fato conseguiram fazer plano de ações, metas de compra e venda e entre outros. A planilha constava com soma automática, filtros, soma condicional e um belissimo gráfico. Embora eu não trabalhe mais lá há um bom tempo humores que as mesmas ainda são usadas.

Um abraço professor.

[2] Comentário enviado por grandmaster em 23/10/2009 - 10:12h

Tenho visto o uso crescendo bastante nas empresas por onde passo.
---
Renato de Castro Henriques
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts