Ferramentas para edição musical com Linux

Olá, galera! Este é meu primeiro artigo e gostaria de enfatizar programas de edição de música. Em Linux? Sim, existe! Não encontrei documentação sobre isso aqui no Viva o Linux, por isso resolvi contribuir.

[ Hits: 25.208 ]

Por: Marcos A. Peres em 12/07/2006


Introdução



Edições MIDI, mixagem, partituras entre outras ferramentas podem ser encontradas tranquilamente para este maravilhoso sistema operacional que tanto amamos. Muitos acham que não existe, que é ruim, mas posso afirmar que temos bons programas. Claro que não são nenhum SoundForge, Sonar ou FruitLoops, mas acredito que chegam perto e posso dizer que a performance destes programas é incrivelmente maior.

Existem os simples, como o Audacity. Não, não é tão simples, e podemos até usá-lo para digitalizar os famosos LP's.

Dois programas excelentes - no meu ponto de vista - são o RoseGarden (para edição MIDI) e o Ardour (edição, gravação, mixagem, etc).

Para utilizar um programa do tipo Ardour, é necessário ter instalado o Jack, um servidor que gerencia inputs e outputs.

E não é só isso! Para Linux também encontramos sequenciadores, sintetizadores e moduladores. Acredito que com isso dá pra brincar bastante, né?

Bom, seguem os links dos programas que foram comentados e algo mais. Bom divertimento!

Ardour



Links interessantes


   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Visualização do status das contas no GAIM

Hamachi no Ubuntu 12.04 - Instalação e configuração

Instalando Tryd Pro no Linux com Sucesso

Asterisk não é um Sip Proxy

Servidor de Repositório Yum - CentOS / Oracle Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por powerd0wn em 12/07/2006 - 10:01h

Legal...
Somente a título de curiosidade, você(s) conhece(m) algum programa no linux que é equivalente ao Encore para além de escrita de partituras, abri-la neste formato?! Ainda não consegui achar um fio de Deus que saiba... rs

Abracos,

[2] Comentário enviado por flipe em 12/07/2006 - 10:25h

eu comecei a um tempo atrás, a trabalhar com multimidia no linux, é muito interessante, o desenvolvimento dessa área no linux.

falo!

[3] Comentário enviado por removido em 12/07/2006 - 11:10h

falou bem e falou a verdade.

O Linux ainda está muito atrás na parte de edição de áudio e etc, os programas mencionado nem se comparam com os amigos comerciais da Sony, FL e Cakewalk, mas tudo tem um começo. :)

Abraços

[4] Comentário enviado por tenchi em 12/07/2006 - 13:33h

Ah, um site muito bom sobre edição de mídias em software-livre.
Ele se chama Estúdio Livre, e acreditoq eu muitos daqui já conheçam este site. Para os que não conhecem, vale a pena dar uma passada de vez em sempre lá.
http://estudiolivre.org/

E Viva a mídia livre!

[5] Comentário enviado por davidsonpaulo em 12/07/2006 - 13:42h

Uma vez, li a seguinte pergunta num canal de IRC:

"Existe algum programa tão bom quanto o SoundForge para Linux?"

E eis que veio a resposta:

"Não. Só melhor."

Não são os softwares para Linux que são inferiores, mas sim a capacidade de quem faz tal afirmacão. É como dizer que o GIMP não é tão bom quanto o Photoshop. Não é mesmo tão bom, mas sim muito melhor.

Vou ter que deixar aqui uma pequena (espero que seja pequena mesmo) crítica para o autor. Quase todos os poucos artigos publicados aqui no VOL que tratam desse tema, ou seja, criacão musical em Linux, limitam-se a mostrar screenshots dos programas, com suas descricões e suas capacidades teóricas. A impressão que tenho é que ninguém que tenha escrito algum artigo sobre isso tenha criado qualquer música que seja. Criaram? E, se criaram, por que não mostram como se faz? Essa é a principal utilidade do artigo, mostrar como se faz, se é pra dizer que existe um software que faz, colocar um screenshot, link pra download e sua descricão, é mais apropriado colocar numa dica.

Abracos

[6] Comentário enviado por xandedjvitoria em 13/07/2006 - 00:48h

blz msm!!mas olha só!ele funciona no suse 10.0?
eu sou leigao no assunto de linux agora q to tentando aprender!!trabalho com audio no windows jatem uns 12 anos mas agora to resolvendo migrar para o linux!!
qual plataforama é melhor para softwares de audio?obrigado e sucesso pra vc [email protected]
todo os dias depois dás 19 horas se quiser trocar inf

[7] Comentário enviado por j_foxbr em 13/07/2006 - 09:28h

Powerd0wn,

Acredito que o Rosegarden funcione tão bem quanto o Encore. Dê uma olhada no site. Se tiver alguma dúvida mais complexa, entre no www.estudiolivre.org e deixe sua dúvida no forum.

xandedjvitoria,

Qual software vc está perguntando se funciona no Suse 10.0? Se for Soundforge a resposta é não. Existe o Ardour que acredito ser uma excelente ferramenta. Dê uma olhada no site dele e no EstudioLivre também. Lá tem uma parte da tradução do manual.

Abrasss!!!

[8] Comentário enviado por jonasf em 13/07/2006 - 13:11h

Muito bom o artigo!
Vale sempre lembrar de alguns projetos como o Agnula ou Musix!

[9] Comentário enviado por cris1978 em 22/10/2006 - 15:30h

ola estou tentando escuta os aquivos midi no suse 10.1 e no estou comsegindo nao se se poderiam me ajudar , ou rosegarden so que roda mas nao sai som

[10] Comentário enviado por Teixeira em 23/12/2006 - 21:17h

Não conheço nada de edição musical para Linux.
Conheço o SoundForge para Windows e acho que é apenas razoável. Pessoalmente uso o NoteWorthy Composer também para Windows, que considero um brinquedo, mas que dá para o gasto. Somente a parte de bateria é um pouco fraca e os graves não tem "peso".
Os metais e os pianos são muito bons e as cordas são razoáveis (Uso o cello como se fosse violino ou viola) e o contrabaixo sempre uma oitava abaixo.
Agora, música de qualidade mesmo é no Apple. Tenho um amigo que tem um estúdio PERFEITO com um Mac velho e mais uns "gadgets" que ele trouxe da Austrália...
Mas a comunidade Linux é famosa exatamente por encarar desafios.
Esperamos que mais cedo ou mais tarde alguém descubra o "caminho das pedras" e coloque aqui, para benefício de todos nós.
[]"s Teixeira




[11] Comentário enviado por wagner silva em 21/03/2007 - 11:59h

Esse programa Rosegarden parece ser bem legal...... até melhor que o sonar para escrita musical....tem figuras e expressões legais. Boa dica.

[12] Comentário enviado por neurom4nc3r em 27/05/2008 - 06:03h

Tambem nao vamos exagerar.. certamente há alguns softs pra ruindows que no linux, não se vê o mesmo poder. É como comparar o photoshop cs3 ou corel draw com o GIMP..
Exatamente por isso que o wine esta sendo desenvolvido.

Ah, show de bola esse artigo dos "sound forges" p/ linux ! :P

[]'z


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts