Ferramentas para edição musical com Linux

Olá, galera! Este é meu primeiro artigo e gostaria de enfatizar programas de edição de música. Em Linux? Sim, existe! Não encontrei documentação sobre isso aqui no Viva o Linux, por isso resolvi contribuir.

[ Hits: 24.729 ]

Por: Marcos A. Peres em 12/07/2006


Introdução



Edições MIDI, mixagem, partituras entre outras ferramentas podem ser encontradas tranquilamente para este maravilhoso sistema operacional que tanto amamos. Muitos acham que não existe, que é ruim, mas posso afirmar que temos bons programas. Claro que não são nenhum SoundForge, Sonar ou FruitLoops, mas acredito que chegam perto e posso dizer que a performance destes programas é incrivelmente maior.

Existem os simples, como o Audacity. Não, não é tão simples, e podemos até usá-lo para digitalizar os famosos LP's.

Dois programas excelentes - no meu ponto de vista - são o RoseGarden (para edição MIDI) e o Ardour (edição, gravação, mixagem, etc).

Para utilizar um programa do tipo Ardour, é necessário ter instalado o Jack, um servidor que gerencia inputs e outputs.

E não é só isso! Para Linux também encontramos sequenciadores, sintetizadores e moduladores. Acredito que com isso dá pra brincar bastante, né?

Bom, seguem os links dos programas que foram comentados e algo mais. Bom divertimento!

Ardour



Links interessantes


   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Criando pacotes no Slackware

Configurando o aMSN para Lan House e/ou Cyber Café

AIXGL + Beryl + Slackware + ATI

Ubuntu Control Center

Tutorial: Jabber com OpenFIRE

  
Comentários
[1] Comentário enviado por powerd0wn em 12/07/2006 - 10:01h

Legal...
Somente a título de curiosidade, você(s) conhece(m) algum programa no linux que é equivalente ao Encore para além de escrita de partituras, abri-la neste formato?! Ainda não consegui achar um fio de Deus que saiba... rs

Abracos,

[2] Comentário enviado por flipe em 12/07/2006 - 10:25h

eu comecei a um tempo atrás, a trabalhar com multimidia no linux, é muito interessante, o desenvolvimento dessa área no linux.

falo!

[3] Comentário enviado por removido em 12/07/2006 - 11:10h

falou bem e falou a verdade.

O Linux ainda está muito atrás na parte de edição de áudio e etc, os programas mencionado nem se comparam com os amigos comerciais da Sony, FL e Cakewalk, mas tudo tem um começo. :)

Abraços

[4] Comentário enviado por tenchi em 12/07/2006 - 13:33h

Ah, um site muito bom sobre edição de mídias em software-livre.
Ele se chama Estúdio Livre, e acreditoq eu muitos daqui já conheçam este site. Para os que não conhecem, vale a pena dar uma passada de vez em sempre lá.
http://estudiolivre.org/

E Viva a mídia livre!

[5] Comentário enviado por davidsonpaulo em 12/07/2006 - 13:42h

Uma vez, li a seguinte pergunta num canal de IRC:

"Existe algum programa tão bom quanto o SoundForge para Linux?"

E eis que veio a resposta:

"Não. Só melhor."

Não são os softwares para Linux que são inferiores, mas sim a capacidade de quem faz tal afirmacão. É como dizer que o GIMP não é tão bom quanto o Photoshop. Não é mesmo tão bom, mas sim muito melhor.

Vou ter que deixar aqui uma pequena (espero que seja pequena mesmo) crítica para o autor. Quase todos os poucos artigos publicados aqui no VOL que tratam desse tema, ou seja, criacão musical em Linux, limitam-se a mostrar screenshots dos programas, com suas descricões e suas capacidades teóricas. A impressão que tenho é que ninguém que tenha escrito algum artigo sobre isso tenha criado qualquer música que seja. Criaram? E, se criaram, por que não mostram como se faz? Essa é a principal utilidade do artigo, mostrar como se faz, se é pra dizer que existe um software que faz, colocar um screenshot, link pra download e sua descricão, é mais apropriado colocar numa dica.

Abracos

[6] Comentário enviado por xandedjvitoria em 13/07/2006 - 00:48h

blz msm!!mas olha só!ele funciona no suse 10.0?
eu sou leigao no assunto de linux agora q to tentando aprender!!trabalho com audio no windows jatem uns 12 anos mas agora to resolvendo migrar para o linux!!
qual plataforama é melhor para softwares de audio?obrigado e sucesso pra vc cara!!xandedjvitoria@hotmail.com
todo os dias depois dás 19 horas se quiser trocar inf

[7] Comentário enviado por j_foxbr em 13/07/2006 - 09:28h

Powerd0wn,

Acredito que o Rosegarden funcione tão bem quanto o Encore. Dê uma olhada no site. Se tiver alguma dúvida mais complexa, entre no www.estudiolivre.org e deixe sua dúvida no forum.

xandedjvitoria,

Qual software vc está perguntando se funciona no Suse 10.0? Se for Soundforge a resposta é não. Existe o Ardour que acredito ser uma excelente ferramenta. Dê uma olhada no site dele e no EstudioLivre também. Lá tem uma parte da tradução do manual.

Abrasss!!!

[8] Comentário enviado por jonasf em 13/07/2006 - 13:11h

Muito bom o artigo!
Vale sempre lembrar de alguns projetos como o Agnula ou Musix!

[9] Comentário enviado por cris1978 em 22/10/2006 - 15:30h

ola estou tentando escuta os aquivos midi no suse 10.1 e no estou comsegindo nao se se poderiam me ajudar , ou rosegarden so que roda mas nao sai som

[10] Comentário enviado por Teixeira em 23/12/2006 - 21:17h

Não conheço nada de edição musical para Linux.
Conheço o SoundForge para Windows e acho que é apenas razoável. Pessoalmente uso o NoteWorthy Composer também para Windows, que considero um brinquedo, mas que dá para o gasto. Somente a parte de bateria é um pouco fraca e os graves não tem "peso".
Os metais e os pianos são muito bons e as cordas são razoáveis (Uso o cello como se fosse violino ou viola) e o contrabaixo sempre uma oitava abaixo.
Agora, música de qualidade mesmo é no Apple. Tenho um amigo que tem um estúdio PERFEITO com um Mac velho e mais uns "gadgets" que ele trouxe da Austrália...
Mas a comunidade Linux é famosa exatamente por encarar desafios.
Esperamos que mais cedo ou mais tarde alguém descubra o "caminho das pedras" e coloque aqui, para benefício de todos nós.
[]"s Teixeira




[11] Comentário enviado por wagner silva em 21/03/2007 - 11:59h

Esse programa Rosegarden parece ser bem legal...... até melhor que o sonar para escrita musical....tem figuras e expressões legais. Boa dica.

[12] Comentário enviado por neurom4nc3r em 27/05/2008 - 06:03h

Tambem nao vamos exagerar.. certamente há alguns softs pra ruindows que no linux, não se vê o mesmo poder. É como comparar o photoshop cs3 ou corel draw com o GIMP..
Exatamente por isso que o wine esta sendo desenvolvido.

Ah, show de bola esse artigo dos "sound forges" p/ linux ! :P

[]'z


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts