Fedora Core 1 :: Internet Resources

Oki

Neste artigo serão relacionados alguns programas e dicas interessantes para utilizar em seu Fedora Core 1. Segredos do Mozilla, plugins, acessórios diversos e muito mais.

[ Hits: 35.439 ]

Por: Celso Goya em 02/03/2004


Comunicação



GAIM


Este é um excelente instant messenger, pois ele permite que sejam utilizadas diversas redes simultaneamente. É possível utilizar o ICQ, MSN, YAHOO, JABBER, entre outros, todos juntos em um mesmo aplicativo. Embora não possua todos os recursos do MSN ou ICQ, é a solução ideal para àqueles que buscam agilidade, pois não é necessário manter abertos diversos softwares em seu desktop.

Instalação:

$ su
# yum install gaim


Dica: Adicionando novos smileys ao seu GAIM

Para adicionar novos smileys ao seu GAIM, como por exemplo aqueles utilizados pelo MSN que é animado. Basta seguir as seguintes instruções:

Faça o download do arquivo:
http://perso.wanadoo.fr/mamard55/misc/msn6.0.2.tar.gz

Descompacte o conteúdo do arquivo utilizando o File Roller, que se encontra no menu "Applications -> Acessories", no diretório /home/usuário/.gaim/smileys/.

Yahoo Messenger


Recentemente o Yahoo lançou uma versão Linux de seu instant messenger. Existem downloads disponíveis para Linux nas versões Red Hat e Debian e também para FreeBSD.

Página para download:
http://messenger.yahoo.com/messenger/download/unix.html

Download direto para o Fedora Core 1:
http://download.yahoo.com/dl/unix/rh9.ymessenger-1.0.4-1.i386.rpm

Instalação:

$ su
# rpm -ivh rh9.ymessenger-1.0.4-1.i386.rpm


O software será instalado no menu: "Application -> Internet -> More Internet Applications".

AMSN


AMSN, uma opção open source para o Messenger da Microsoft, por Jefferson Estanislau. Vale adicionar o comentário também de que o Maurício de Brito Maciel é colaborador do projeto e tradutor da versão em Português.

Instalação:

$ su
# yum install amsn


X-Chat


O X-Chat é um conhecido cliente IRC.

Instalação:

$ su
# yum install xchat


Incrementando seu X-Chat: existem diversos plugins para X-Chat disponíveis, muitos deles são necessários para que se possa instalar e desenvolver scripts, vou citar alguns que podem ser encontrados facilmente no yum.

Plugin Descrição Xchat-text Plugin para utilizar o X-Chat no modo terminal Xchat-tcl Plugin para o uso de scripts produzidos em TCL Xchat-perl Plugin para o uso de scripts produzidos em PERL Xchat-python Plugin para o uso de scripts produzidos em PYTHON Xchat-systray Este é o mais interessante de todos os plugins, pois permite deixar o X-Chat no tray. Também possui configurações de mensagens de away e troca de nick.


Instalação:

$ su
# yum install xchat-text xchat-tcl xchat-systray xchat-perl xchat-python


Para aqueles que estiverem procurando plugins para o X-Chat, um excelente local para buscar plugins é a página:
http://www.xchat.org/cgi-bin/script_list

Existem diversos tipos de plugins, desde plugins para mensagens de away até para exibir a música que está tocando no XMMS. A interface com o XMMS é efetuada por um module PERL chamado XMMS::Bundle, entretanto a versão atual disponível para download não funciona corretamente com o Fedora Core 1. Sugiro aguardar a atualização de versão para tentar utilizar este recurso.

Mozilla Chat


O Mozilla Chat é uma iniciativa do pessoal do Mozilla para construir um cliente IRC integrado. No momento ainda é bastante embrionário e possui menos recursos que os disponíveis no X-Chat, entretanto no futuro isso poderá ser um recurso fantástico, pois abrirá espaço para que adicionemos chats em páginas apenas utilizando um comando HTML.

Podemos chamar de visionário o desenvolvimento do Mozilla Chat, mas esta iniciativa deverá beneficiar no futuro possíveis projetos de e-learning e multimídia.

Atualmente existem alguns comandos que ainda não são interpretados pelo Mozilla Chat, entretanto o projeto tem evoluído em alta velocidade, sendo assim, em breve deverão surgir gratas novidades. Se você é um usuário que utiliza pouco o IRC é a solução ideal, pois o software é bem pequeno e pode ser acessado a qualquer momento através do Mozilla. Seu ícone fica posicionado no canto esquerdo inferior do browser.

Instalação:

$ su
# yum install mozilla-chat


Mozilla Mail (Thunderbird)


É o cliente de e-mails integrado ao Mozilla. O Mozilla Mail recebeu o nome de Thunderbird há pouco tempo, pois seguindo o mesmo fundamento do Firefox, é mais uma iniciativa para produzir de forma distribuída um conjunto de aplicativos para cumprir com as funções mais cotidianas realizadas via web.

O Mozilla Mail é um excelente cliente de e-mail e justamente pelo fato de poder integrar-se ao Mozilla, facilita bastante a vida do usuário. É recomendado principalmente àqueles que estão iniciando o uso de Linux, pois deverá simplificar bastante a vida do usuário. Existem outros clientes de e-mail como por exemplo o Ximian Evolution, porém se você tiver um computador mais lento e quiser aproveitar melhor os recursos disponíveis é uma excelente alternativa.

Instalação:

$ su
# yum install mozilla-mail


Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Visão geral
   2. Browsers e plugins 1/2
   3. Browsers e plugins 2/2
   4. Comunicação
   5. Outros acessórios
Outros artigos deste autor

Netpanzer :: batalha de tanques multiplayer

If inline para PHP

URLConnection :: SuperClass

Adonthell 0.3.3 :: Roleplaying game

Seu currículo na web

Leitura recomendada

Por que não migrar?

Tutorial de instalação do H3270 (sources) com SSL no RHEL5 (s390x)

Reconstruindo um pacote RPM

Free Animation e Game Developer com Linux

Atualização para o Ubuntu 10.10

  
Comentários
[1] Comentário enviado por repolho em 02/03/2004 - 17:37h

pow Oki muito bala seu artigo, por mais que eu nao use o Fedora muito menos o Yum, jah valeu pela gama de aplicativos OpenSource que esta faltando em meu Desktop ... valeu muito pela dica e ateh mais irmao.

[2] Comentário enviado por mbmaciel em 02/03/2004 - 23:35h

Ótimo artigo Oki, parabéns!
Gostei também muito da parte em que fala do amsn. :))

Valeu.

[3] Comentário enviado por _simmons_ em 03/03/2004 - 18:47h

Parabens Celso, excelente artigo. Me deixou curioso que vou ateh pegar o Fedora pra testar. hehhe..
Falou. []

Andre Michi

[4] Comentário enviado por lordello em 03/03/2004 - 23:49h

Cole Oki seu mala! Tudo certo? Os pacotes do Fedora são compilados para que arquitetura? i386 i486 i586 i686!?!?!?! O Fedora é um sistema que eu usaria, mas não trocaria o meui Gentoo, completamente otimizado por pacotes i386, como é o caso do Debian e Conectiva =P
Belo artigo, Falow!

[5] Comentário enviado por Oki em 04/03/2004 - 00:29h

Fala Gentoo man!
São compilados para i386, mas os pacotes de kernel e modules estão disponíveis para i586 e i686 também. Vi seu comentário, tentei me informar, mas ainda não trago uma resposta concreta. Estou falando do uso do yum com SRPMS. Caso encontre uma resposta, comunicar-lhe-ei.

Opa, e dia 20 de Março estarei por ai! :-)

[]'s
Celso Goya

[6] Comentário enviado por lordello em 04/03/2004 - 11:20h

Ok seu mala! minha camera vai estar aqui para registrar os micos que você vai pagar!
AHuaHuAHuahAUhaUAHuaHUAHaU... Vai parar tudo no blog!

Eu não consigo viver mais com pacotes i386 cara, acho a performance muito pequena! Para alguns aplicativo isso não faz diferença, mas para o XFree86 e Gnome, putz, não tem comparação, quero ver se consigo criar uma forma de gerar ports do pacote source do Slackware, se eu conseguir isso aí sim eu volto para ele =)
Uma coisa que acho é que as distribuições atuais deveriam tomar vergonha na cara e compilar os pacotes pelo menosp ara i586 como o Mandrake, taí o Mandrake é a distribuição que eu trocaria se quizesse tirar o gentoo e o Slackware da minha máquina... =)
Falow!

[7] Comentário enviado por removido em 06/03/2004 - 20:09h

Valeu!! Exatamente o que eu estava procurando.
Ótimo artigo.

[8] Comentário enviado por alexassis em 09/03/2004 - 22:10h

Valeu !!! estava procurando.

[9] Comentário enviado por Lauro em 16/03/2004 - 08:07h

Celso, eu instalei o MOZILLA-SWFDEC, como você indicou no artigo, no entanto com o SWF eu tive um probleminha, em um outro FEDORA eu instalei o pacote .tar.gz e ele funciona normal, já o que instalei pelo YUM está dando pau... os SWFs não funcionam, até abrem, mais param no meio e não tem funcionalidade.

Você sabe me diser como eu posso ajustar isso?
Voce já teve esse problema tbm, oque poderia ser?

Desde já obrigado, e parabéns pelo artigo, esse YUM é show mesmo!!!
;-)

[]'s
Lauro Gatz.

[10] Comentário enviado por Macarrao em 17/03/2004 - 11:15h

Grande artigo Japa. Obrigado pela sempre constante ajuda e colaboração.Abraços,Macarrao

[11] Comentário enviado por deyvidy- em 14/01/2005 - 10:26h

por favor, com eu coloco o meu linux para funcionar na rede com outro linux, fedora core 1, o poblema e que ta pedinda senha para cada pasta que eu acessar na rede, DEYVIDY

[12] Comentário enviado por ...quel... em 25/12/2008 - 10:32h

Lauro

Eu também estava tendo problemas com o SWFDEC... desinstalei-o e instalei o "Adobe Flash Player plugin version 10"... está tudo funcionando direitinho.

abraço,
Raquel


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts