Estruturas de virtualização

Atualmente, academia e indústria têm demonstrado grande interesse na utilização de ambientes virtuais, principalmente pela utilização minimizada dos equipamentos, servidores que não são explorados potencialmente, e a tecnologia de processadores evoluindo tem auxiliado nesse aspecto.

[ Hits: 20.726 ]

Por: Gilson em 19/09/2009


Conceito de virtualização



O conceito de virtualização parece novo, mas não é, ele iniciou na década de 60 quando a IBM necessitou usar, de forma simultânea, vários equipamentos caríssimos na época, então os pesquisadores desenvolveram um gerenciador de recursos, dividindo o equipamento principal em pequenas partes para se fazer testes em ambientes diversos, e após essa experiência com esse gerenciador buscou se desenvolver, no início da década de 70, um sistema operacional totalmente diferente, um sistema de multiprogramação e máquina estendida. Nesse sistema cada máquina virtual era uma cópia da máquina original, isso era na época um grande diferencial.

Todo o conceito que se utiliza hoje em máquinas virtuais tem como base a experiência da IBM, mas a grande explosão dessa tecnologia aconteceu em 1998, em um passado falava-se de virtualização de servidores, hoje já se fala sobre a virtualização de ambientes de trabalho e alta disponibilidade que a virtualização pode trazer (Virtualização - Como surgiu a Virtualização (Baguete.com.br), acessado em 15/06/2009).

Tomando como base, teremos os três componentes onde trabalharemos a virtualização, são eles: hardware, sistema operacional e aplicativos, onde dois deles, o hardware e o software, formam uma interface a INSTRUCTION SET ARCTHTETURE (ISA).

A virtualização sempre será a camada superior a ISA, resta saber se essa camada de virtualização atua tanto sobre o aplicativo quanto ao sistema operacional do hóspede, nesse caso seria a virtualização do sistema. Se a virtualização atuar somente sobre o aplicativo está falando de virtualização de processo, que no nosso caso não é o objetivo, mas para conhecimento de que essa ferramenta não é usada somente com sistema, temos o exemplo de virtualização de processo o JAVA e sua máquina virtual que atua sobre ISAs distintas.

Virtualização paralela
Baseado no modelo do livro CARMONA, Tadeu. Virtualização, 2008.

O Java Virtual Machine é construído do lado do ISA do hardware em uma descrição genérica, isso seria a HIGH LEVEL LANGUAGE VIRTUAL MACHINE (HLL VM).

Mas o que veremos com mais profundidade é a virtualização de sistemas completos, nesse caso o host e seus hóspedes utilizam a mesma ISA, e por isso a camada de virtualização é tão importante, porque o hóspede não sabe que não possui privilégio sobre o hardware e quem faz esse balanço é a camada de virtualização, é ela que captura essa informação e divide conforme a necessidade.

Virtualização direta do hardware
Baseado no modelo do livro de CARMONA, Tadeu. Virtualização, 2008.

Existem outras formas de virtualização, uma das mais utilizadas é a de um hipervisor acima da ISA, onde os hóspedes sabem da existência de um hipervisor e é ele que corrige, traduz e prioriza as chamadas dos hóspedes, é uma das formas mais seguras também na questão de hosts distintos, como mostra a figura abaixo.

Virtualização a partir de um S.O. preparado
Baseado no modelo do livro CARMONA, Tadeu. Virtualização, 2008.

(SIQUEIRA, Luciano, BRENDEL, Jens-Christoph, 2007).

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Virtualização
   2. Conceito de virtualização
   3. Hipervisor e ferramenta Xen
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Compilando Apache 2 com PHP, MySQL, mod_perl e mod_ssl

X Window, Controladores de Janelas e Ambientes Desktop

Instalando o Insigne Momentum 5.0

Eu!noel é sinônimo do Arch Linux! Por quê?

Lógica para computação - parte IV

  
Comentários
[1] Comentário enviado por xerxeslins em 19/09/2009 - 12:26h

Ei! Eu conheço esse pinguim! =P

[2] Comentário enviado por eltern em 19/09/2009 - 13:51h

Parabéns pela desenvoltura, somou!

[3] Comentário enviado por pogo em 22/09/2009 - 08:59h

Excelente qualidade, parabéns! É difícil encontrar textos tão bem escritos assim no VOL.

[4] Comentário enviado por cybershark em 23/09/2009 - 14:36h

Eu estava procurando algo sobre virtualização....acho muito interessante esse assunto, foi muito esclarecedor seu artigo...valeu muito bom

[5] Comentário enviado por pardalz em 01/10/2009 - 22:51h

Virtualização sempre é interessante, eu particularmente adoro ficar lendo sobre isso.. e seu artigo esta bem escrito.. parabens..


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts