Testei áudio, músicas, vídeos... tudo funcionando perfeitamente.
Algumas coisas boas do
Emmi, que observei. Ele só trabalha com senha de usuário, tanto em sudo gráfico como no terminal, o que é uma "mão na roda" para os iniciantes.
Além disso, tem algo que algumas distros não tem (desejado como já desativado, por default). Quando acionado o protetor de tela, ele não "bloqueia" a Tela, pedindo senha.
De fato, muitas distros o fazem, requerendo configurar para desativar. Não precisei desativar no Emmi
Linux. O Bloqueio de Tela ativo, hibernar etc é meio chato. Muitos usuários não gostam, e de fato, só é útil em notebooks.
Alguns bugs que encontrei:
Com os mesmos drivers instalados (na minha placa, é o ATI Radeon Livre) os efeitos visuais (que funcionavam perfeitamente no ambiente Live DVD), inicialmente não funcionavam e não ativavam na versão instalada.
Porém após a primeira reinicialização, passaram a funcionar e puderam ser ativados.
Outro BUG: o aplicativo de clima, o XFCE-Weather-Plugin, não pega nenhum dado de clima da rede, não funciona para nenhuma cidade. Parece faltar algum pacote.
Um erro: ao iniciar o Live CD, na primeira tela, Está escrito "Emmi (Italiano)" e não Português.
O Gerenciador Gráfico de Aplicativos ("Emmi Aplicativos"). Se você marcar para instalar vários pacotes (5, 6) de uma vez só, ele "para" e perde a senha, pedindo para relogar. Se forem muitos os pacotes marcados para instalar, ele trava e para de funcionar. Por outro lado, por comandos do APT, a instalação de quaisquer pacotes vai perfeitamente.
Mesmo usando GUIs, como o "Emmi Aplicativos" ou o Synaptic, a instalação de pacotes, no geral, é muito rápida e eficiente.
No global considero o Emmi uma ótima, excelente distro. Muito utilizável pelo iniciante e também para o usuário intermediário e avançado. Pode ser comparado ao Mint, na facilidade, mas para mim, e até mais rápido que o Mint e mais fácil que o Ubuntu.
É preferência pessoal, mas eu gosto mais que o Ubuntu, embora, como eu disse antes, os Debian não são exatamente a "minha praia". A base foi trocada do openSUSE para o Debian, mas tenho em mente que isso foi feito pensando no usuário Iniciante.
Congratulações ao nosso colega aqui do VOL,
Slackjeff e ao time, pelo excelente e árduo trabalho!
Recomendo, sim, o Emmi. Conheçam, testem e usem. Acho que, como eu, vão gostar!
Observação: este artigo foi redigido parte no Sabayon Linux, parte no ambiente Live DVD do Emmi Linux e parte no próprio Emmi Linux. Foram usados os navegadores: Firefox, Chromium e Google Chrome.