EasyBCD - Corrigindo boot do Ubuntu 12.04 em HD USB no Sony VAIO

Neste artigo demonstro como instalar o Ubuntu 12.04 em HD externo (USB) para ser usado no notebook Sony VAIO VPCYB45. Deu tudo certo, mas foi uma longa caminhada até a alegria da vitória. Me acompanhe nessa explicação, e espero que, da mesma forma que eu consegui, vocês também consigam.

[ Hits: 26.991 ]

Por: Sergio Marcelo Araujo da Costa em 14/11/2012


Instalação do Ubuntu 12.04 em HD externo



Bem, amigos do Viva o Linux, como eu havia dito uns dias antes no tópico Notebooks Sony VAIO, comprei um Sony VAIO e estava preocupado se o Ubuntu iria conseguir ser instalado e também, se existiriam algumas incompatibilidades entre os dois.

Para minha surpresa, hoje estou escrevendo aqui na nossa comunidade já em meu Sony VAIO, e o melhor de tudo: com o sistema operacional Ubuntu 12.04. Mas esperem um pouco, não foi assim tão fácil como parece (pelo menos não para mim).

Primeiro tive problemas no setup do meu VAIO.
Linux: EasyBCD - Corrigindo boot do Ubuntu 12.04 em HD USB no Sony VAIO
Tentei achar a parte em que eu poderia dar o boot pelo pendrive e depois pelo HD externo, já que eu estava com medo de perder a garantia da Sony e também, ainda ter que enfrentar a incompatibilidade entre o Ubuntu e o VAIO.

Achei no setup, na parte "Boot", em "Configuração", com as opções de ativar boot por um driver externo ou pela rede, e o nome "Prioridade do boot" com as opções para colocar em ordem "Boot pelo HD interno", "Driver externo" e "Rede", só não tinha pelo USB ou pendrive.
Fiquei logo preocupado, mas ativei a opção "Driver externo" e coloquei para dar o boot pelo driver externo. O pendrive e o HD externo estavam já conectados no meu notebook quando pediu para reiniciar.

O Windows deu boot pelo HD e não encontrou o arquivo NTLDR, reiniciei novamente, mas agora sem o HD externo. Quando o notebook deu o boot pelo pendrive, rapidamente recoloquei o HD externo, pois a minha ideia era de instalar o Ubuntu no mesmo para que assim, eu não tivesse dores de cabeça.

Reconheceu todas as unidades sda (HD SATA) e sdb (HD externo). Sendo que, antes eu tinha particionado meu HD externo em duas unidades, porque o mesmo estava com alguns arquivos meus.

Como é normal, quando você particiona algum HD, a parte que está ocupada fica à frente e a parte livre, fica logo depois. Como li em algum lugar que o GRUB iria procurar o arquivo de boot na primeira partição que encontrasse, achei melhor deixar a parte livre logo à frente e a preenchida logo depois.

Usei o EASEUS Partition Master para fazer este mágico trabalho. Passou a noite toda fazendo isso, já que eu tinha uns 300 GB preenchendo o meu HD de 750 GB.

Voltando agora para a instalação, como havia dito, o Ubuntu reconheceu todas as unidades e logo após isso, comecei a separar os pontos de montagem que eu queria que meu Ubuntu tivesse, que foram:
  • /boot
  • /
  • swap
  • /home

Não sei se é a mais certa, mas optei por esta (se alguém souber uma sequência melhor, favor dizer e explicar o por quê).

Obs.: Cuidado!!! Favor lembrar de instalar o GRUB no HD externo, no ponto de montagem /boot ou /.

Quando terminou, coloquei para reiniciar e para minha surpresa... não iniciou pelo Ubuntu. Aconteceu novamente o problema de não encontrar o NTLDR. Pense em um cara chateado, pois não sabia mais o que fazer. Tentei desabilitar o HD interno (SATA), mas não tem esta opção no setup do Sony VAIO.

Comecei a fuçar na Internet e depois de umas três horas, conseguir encontrar um programa que é para dual boot (máquinas com dois boot). O nome dele é EasyBCD (para Windows7), um programinha muito interessante.
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Instalação do Ubuntu 12.04 em HD externo
   2. Operando o EasyBCD e finalizando
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Instalando e configurando o SSH

Novo método de instalação do Arch Linux (systemd)

Servidor de ICQ free no SuSE

Configuração do Compiz Fusion pós instalação

Configurar uma rede doméstica e compartilhar ADSL no Slackware

  
Comentários
[1] Comentário enviado por nicolo em 14/11/2012 - 11:13h

Possivelmente ao instalar o Ubuntu no HD externo ele não foi achado como sda porque o sda ficou o pen-drive? Isso acontece e é complicado.

Já fiz isso uma vez e fiz um rolo enorme para acertar as letras dos sdx e acabou dando certo na tentativa e erro. Acabei instalando doi linux um via criador de disco de boot só para colocar o grub e o outro em outra partição. Um arranjo maluco.

Não entendi se o Easy BCD é um gerenciador de boot que você instalou no lugar do bootmanager do windows ou se é um editor do boot manager o windows.

Bom artigo.
Parabéns.

[2] Comentário enviado por sergiomarcelo em 14/11/2012 - 11:44h

Bom dia amigo bakunin!!!!

Vou tentar responder as perguntas como entendi. Por favor me corrigir se estiver errado por não ter entendido bem as perguntas.

Primeiro - Quando abrir o EyseBDC não estava mais usando o pendriver. O pendriver só foi usado para a instalação do Ubuntu no HD Externo. Pra falar a verdade usei o pendriver para instalar o ubuntu (Boot pelo Pendriver).

Segundo - Quando dei o boot pelo pendriver e começou a instalação e continuei a instalação, o ubuntu reconheceu todas as unidades (discos). E no meu caso o pendriver não ficou em sda. E também sempre olho o tamanho dos disco, assim não me confundo e nem me perco.

Terceiro - O EyseBCD tanto gerencia como edita. Gerencia o que já está criado e também pode criar novos. Pode copiar para outros lugares o arquivo de inicialização (boot). Um programinha muito interessante.

Amigão espero ter esclarecido, se é que tinha alguma dúvida. Estamos aew se precisar de alguma coisa. Um abraço e bons estudos!!!!!

[3] Comentário enviado por albfneto em 19/11/2012 - 10:31h

Easy BCD é prático. é para windows, mas é bom e prático.

[4] Comentário enviado por sergiomarcelo em 19/11/2012 - 10:54h

E aew amigo albfneto te ajudou o artigo? se sim da uma nota aew amigão!!!! rsrsrsrsrs!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts