EasyBCD - Corrigindo boot do Ubuntu 12.04 em HD USB no Sony VAIO

Neste artigo demonstro como instalar o Ubuntu 12.04 em HD externo (USB) para ser usado no notebook Sony VAIO VPCYB45. Deu tudo certo, mas foi uma longa caminhada até a alegria da vitória. Me acompanhe nessa explicação, e espero que, da mesma forma que eu consegui, vocês também consigam.

[ Hits: 26.213 ]

Por: Sergio Marcelo Araujo da Costa em 14/11/2012


Operando o EasyBCD e finalizando



Criamos uma nova entrada do novo Sistema Operacional, no nosso caso o Ubuntu, como demonstrado na imagem abaixo.
Linux: EasyBCD - Corrigindo boot do Ubuntu 12.04 em HD USB no Sony VAIO
Obs.: Lembrando que o HD externo será "Disco 1" e que você, provavelmente, já está com Ubuntu instalado no HD externo com todas as partições necessárias, OK?

Você vai procurar no "Disco 1" a partição com o nome Linux. Para saber qual é a "/boot" ou "/", tem que lembrar o tamanho que você colocou na hora da instalação do Ubuntu no HD externo.

Obs.: Novamente, cuidado! Favor lembrar de instalar o GRUB no HD externo, no ponto de montagem "/boot" ou "/'.
A imagem abaixo é para uma instalação via HD Virtual (VHD), exemplo são os HD's que o VirtualBox cria. Isso será um outro tutorial que postaremos depois.
Agora já que criamos o nome do sistema operacional que aparecerá no ecrã, na página de inicialização do Windows, vamos agora informar ao EasyBCD qual será o S.O. principal.
O próximo passo é dizer, qual e onde está, o sistema operacional que você quer que seja feito o dual boot e salvar a alteração.
Criar o "arranque" no HD externo e salvar a alteração.
Agora, por precaução, iremos salvar uma cópia do boot (arranque) na mesma unidade da instalação do Ubuntu, isto é, no HD externo.
Bem, amigos do VOL, estes foram os meus passos para que eu pudesse usar o Ubuntu no HD externo.

Espero ter ajudado, e qualquer dúvida, é só postar que estamos à disposição.

Um abraço a todos e bons estudos.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Instalação do Ubuntu 12.04 em HD externo
   2. Operando o EasyBCD e finalizando
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Ubuntu Multimídia com Studio

O Guia do Slackware

Debian Linux 4 iniciando o Windows como terminal server

Bluetooth descomplicado em notebook Toshiba / HP

MSN-PROXY no CentOS 5.5 64 bits

  
Comentários
[1] Comentário enviado por nicolo em 14/11/2012 - 11:13h

Possivelmente ao instalar o Ubuntu no HD externo ele não foi achado como sda porque o sda ficou o pen-drive? Isso acontece e é complicado.

Já fiz isso uma vez e fiz um rolo enorme para acertar as letras dos sdx e acabou dando certo na tentativa e erro. Acabei instalando doi linux um via criador de disco de boot só para colocar o grub e o outro em outra partição. Um arranjo maluco.

Não entendi se o Easy BCD é um gerenciador de boot que você instalou no lugar do bootmanager do windows ou se é um editor do boot manager o windows.

Bom artigo.
Parabéns.

[2] Comentário enviado por sergiomarcelo em 14/11/2012 - 11:44h

Bom dia amigo bakunin!!!!

Vou tentar responder as perguntas como entendi. Por favor me corrigir se estiver errado por não ter entendido bem as perguntas.

Primeiro - Quando abrir o EyseBDC não estava mais usando o pendriver. O pendriver só foi usado para a instalação do Ubuntu no HD Externo. Pra falar a verdade usei o pendriver para instalar o ubuntu (Boot pelo Pendriver).

Segundo - Quando dei o boot pelo pendriver e começou a instalação e continuei a instalação, o ubuntu reconheceu todas as unidades (discos). E no meu caso o pendriver não ficou em sda. E também sempre olho o tamanho dos disco, assim não me confundo e nem me perco.

Terceiro - O EyseBCD tanto gerencia como edita. Gerencia o que já está criado e também pode criar novos. Pode copiar para outros lugares o arquivo de inicialização (boot). Um programinha muito interessante.

Amigão espero ter esclarecido, se é que tinha alguma dúvida. Estamos aew se precisar de alguma coisa. Um abraço e bons estudos!!!!!

[3] Comentário enviado por albfneto em 19/11/2012 - 10:31h

Easy BCD é prático. é para windows, mas é bom e prático.

[4] Comentário enviado por sergiomarcelo em 19/11/2012 - 10:54h

E aew amigo albfneto te ajudou o artigo? se sim da uma nota aew amigão!!!! rsrsrsrsrs!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts