Dimdim: Solução de webconferência gratuita e poderosa

Veja o que é e quais são os recursos dessa poderosa solução de webconferência para usuários domésticos, pequenas, médias e grandes empresas.

[ Hits: 39.614 ]

Por: Edson Junior em 27/11/2008 | Blog: http://tshoot.ccomp.com.br


Introdução



A globalização, regionalização de empresas e o aumento de pessoas trabalhando no sistema de home office culminaram com a necessidade frequente de viagens para realizar reuniões de negócios e treinamentos. Assim, buscou-se por soluções que pudessem reduzir custos e tempo de deslocamento, agregando mobilidade e maior produtividade.

Com o grande salto na capacidade de processamento dos microcomputadores nos últimos anos, a popularização destes equipamentos e da Internet banda larga, além do aperfeiçoamento de linguagens de programação e softwares, surgiu a Webconferência: uma ferramenta baseada na web que tem por finalidade suprir as necessidades de comunicação remota, entre vários participantes, com recursos de áudio, vídeo e colaboração de dados, possibilitando acesso de qualquer ponto com conexão à Internet, fazendo com que a localização deixe de ser uma barreira.

Atualmente existe uma grande quantidade de recursos para a utilização da Webconferência, seja no ambiente corporativo ou no ambiente doméstico. Dentre eles, destaca-se o Dimdim, ferramenta que possui versão de código aberto e repleta de recursos.

Recursos do Dimdim

Dimdim é um serviço que possibilita compartilhar sua área de trabalho e arquivos, mostrar apresentações e realizar conversas via chat, áudio e vídeo, sem a necessidade dos espectadores realizarem nenhum tipo de instalação.

Partindo da definição de Webconferência, provê chamadas gratuitas a qualquer computador com acesso à Internet, e os recursos de compartilhamento de área de trabalho, lousa branca (witheboard), apresentações, áudio e vídeo são ajustados à sua largura de banda automaticamente.

Existem plugins que possibilitam a integração de soluções de co-autoria (Yahoo! Zimbra), CRM (SugarCRM) e ensino à distância (Moodle e Claroline) à ferramenta.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Versões do Dimdim
Outros artigos deste autor

Certificação CISSP

Leitura recomendada

Instalando o Slackware sem sofrimento (parte 2)

Webmin - Solução em administração de sistemas

Instalação do Netscape Navigator 9 no Ubuntu Feisty Fawn

PacmanXG, excelente frontend para o Pacman

Manual de implantação do inventário CACIC

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cassimirinho em 27/11/2008 - 14:30h

Esse vou querer provar.

Os clientes acessam o browser e pronto?

Tipo o logmein?

[2] Comentário enviado por jrcobain em 27/11/2008 - 23:19h

Eles acessam o endereço do servidor com o serviço instalado e têm acesso a todos os recursos mencionados em cada versão.
É um software de webconferência (ex. reuniões online), não de acesso remoto.

[3] Comentário enviado por psych0 em 29/11/2008 - 11:36h

Belo Post JUNIÃO!
;)


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts