Cronogramas e gestão do tempo com o LibreOffice Calc

Para quem trabalha com projetos ou gestão, um cronograma é uma ferramenta corriqueira. Infelizmente os programas específicos para isso são específicos demais. Aqui mostro como transformar o LibreOffice Calc em uma ferramenta de gestão do tempo bastante funcional.

[ Hits: 29.332 ]

Por: Bruno Rafael Santos em 10/10/2016 | Blog: https://cutt.ly/4H7vrPh


Cronograma Absoluto: Executado vs. Planejado



Agora adicionaremos um pouco mais de complexidade ao nosso cronograma. Queremos que ele seja uma ferramenta de trabalho que nos permita monitorar o projeto e seus prazos. A primeira coisa que devemos fazer é modificar o sistema de datas de relativo para absoluto utilizando datas reais.

Vamos modificar a tabela que já temos com as seguintes colunas:

Data Inicial:
a data em que a atividade começou de fato. Agora será uma data de verdade.

Duração:
é a mesma duração da atividade utilizada no cronograma anterior, pode até mesmo ser copiada de lá. Mas com um detalhe: agora a unidade de tempo tem que ser em dias e ela será necessariamente calculada, explicarei mais a seguir.

Data Final Prevista:
data em que supostamente a atividade acaba. É basicamente:

Data Inicial + Duração

Data Final Efetiva:
é a data em que a atividade realmente terminou, essa você saberá quando a hora chegar.

Prorrogação:
é o quanto a atividade está atrasada em relação ao que foi previsto. Seria:

Data Final Efetiva - Data Final Prevista

Essa abordagem exigiria que todas as datas finais efetivas fossem preenchidas para evitar números negativos sem motivo aqui. Uma solução é utilizar a seguinte fórmula nas células de Prorrogação:

SE(Data final Efetiva; Data Final Efetiva - Data Final Prevista; 0)

A lógica aqui é bem simples. O libreOffice calcula datas simplesmente contando os dias entre uma data de referência - que é o totalmente inesperado 30/12/1899 - e a data que você quer. Então montaremos o mesmo gráfico da seção anterior, mas desta vez a variável "Duração" será em dias obrigatoriamente e ela será calculada como:

Data Final Prevista - Data Inicial

Então, se você recebeu os dados de outra forma que não Data Inicial + Duração, você terá que calcular a Data Final Prevista de antes de entrar na tabela, isso porque nos precisaremos que as datas Inicial e Final sejam números fixos.

Vamos lá:

1. Criar o gráfico de barras horizontais:

vá em Inserir > Gráfico e escolha o gráfico de barras horizontais. Note que o gráfico fica diferente desta vez pois as datas de início das atividades são na verdade uma enorme quantidade de dias como mencionei anteriormente. Isso exigirá passos adicionais.

2. Alinhar as datas de início:

veja qual sua atividade como data de início mais recente e utilize esta data ou alguns dias antes para ser a data de corte. Vá até o eixo y (onde estão os dias) e abra o menu de contexto e vá em Formatar Eixo. Insira manualmente a data inicial do gráfico (estará em números, mas pode inserir como data mesmo que ele entende). Aproveite para ajustar os intervalos do eixo y que geralmente são muito grandes. Eu uso 60 ou 90 dias.

Com este último passo o gráfico volta a ter a cara de cronograma que vimos na seção anterior.

3. Mude os formatos de data:

ainda na formatação do eixo y, escolha Formato e mude a forma de apresentação dos valores do eixo que provavelmente estará em dias. Mude para Data/Calendário e mude também o formato de visualização. Eu particularmente prefiro o formato mês/ano que é fácil de ler e é compacto.

4. Tornar translúcida a série Data Inicial:

esse passo é semelhante ao da seção anterior. Clique com o menu de contexto sobre qualquer barra da série Data Inicial e escolha Formatar Série de Dados e escolha a o preenchimento como nenhum para deixar a série invisível.

5. Insira os Rótulos de dados para Data Inicial:

esse passo parecia inútil na seção anterior, mas agora ele é crucial. Sem o rótulos de dados o usuário teria que estimar de vista as datas iniciais do cronograma. Abra o menu de contexto na série Data Inicial, agora invisível diga-se, e clique em Inserir Rótulos de Dados. Logo em seguida formate os rótulos da mesma forma que fizemos com os números do eixo y.

Com o passo 5 as datas iniciais ficam bem visíveis no gráfico sem atrapalhar o layout geral.

Nós já estamos terminando, alguns ajustes possíveis no gráfico anterior estão disponíveis aqui também. Agora faremos uma modificação muito útil que trabalhar com datas reais nos possibilita.

6. Personalize a exibição da Data Inicial para o "Projeto":

se possível, pode ser bem difícil, selecione somente o ponto de dados de Data Inicial para a atividade projeto e abra o menu de contexto e clique em Formatar Série de Dados. Isso nos permite personalizar aquela atividade específica. Escolha um preenchimento de sua preferência.

7. Mude a fórmula de calculo da data inicial de "Projeto":

essa se faz na planilha mesmo. Anote a data inicial do projeto em outro lugar, pode ser na própria atividade ou como comentário. E mude o valor da célula para a fórmula hoje(). Simples assim.

Essa última modificação transforma a data inicial do projeto em uma barra dinâmica que se move ameaçadoramente até a data final do projeto conforme o tempo passa. Além disso a duração do projeto também diminuirá com o passar dos dias permitindo que você tenha uma ideia de quanto tempo falta até o final tanto na planilha como gráfico.

A figura 4, abaixo, contém as ilustrações referentes aos passos acima.
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Cronograma relativo: Início, Duração, Prorrogação
   3. Cronograma Absoluto: Executado vs. Planejado
   4. Conclusão
Outros artigos deste autor

Calculando o Imposto de Renda 2015 com o LibreOffice Calc

Recuperação de arquivos do LibreOffice

getopts: criando scripts Bash com parâmetros e argumentos personalizáveis

GNU Parallel: criando atividades em paralelo com shell script

Guia Rápido do Miniconda para Aplicações Científicas - Instalação e Configuração

Leitura recomendada

LibreOffice Math

Calculando o Imposto de Renda 2015 com o LibreOffice Calc

Suítes de escritório com corretor ortográfico e gramatical no GNU/Linux

Campos no LibreOffice: usos e abusos

Turbinando sua apresentação no LibreOffice Impress

  
Comentários
[1] Comentário enviado por morvan em 11/10/2016 - 14:28h

Boa tarde.
Excelente e inusual artigo.
Apenas, a bem da verdade, um pouco fora do tópico, mas solicitar à Moderação que verifique umas "correções" meio paranoicas, até mesmo carolas de alguns termos. Donde se lê, por exemplo:
"... Com isso a série de dados desaparece do gráfico, mas preserva as posições das demais dando a ilusão de edentação tí[*****] do diagrama de Gantt..."
. Tenho certeza, pelo contexto, que o articulista quis dizer algo trivial, usual, típico, e não "ti-pycas". Este tipo de filtro, apesar da intenção, que, em si, é boa, acaba por obscurecer o artigo.
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

[2] Comentário enviado por Freud_Tux em 16/10/2016 - 21:34h

Gostei do artigo e favoritei ele ;)

Eu gosto de usar o Plan, mas para tarefas pequenas e "rápidas" ele as vezes atrapalha um pouco. Esse uso do Calc parece ser uma solução para esse tipo de situação ;)

T+
______________________________________________________________________

Noob: "[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo."

zhushazang: "Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";

[3] Comentário enviado por removido em 21/10/2016 - 12:33h

Gostei do artigo, muito bom!!

Carlos Filho

http://opensuseblogbr.blogspot.com.br/


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts