Devo atender? Um ótimo aplicativo para bloquear Telemarketing

O APP é simples como um Firewall, você instala e ele monitora suas ligações dando feedback sobre cada uma delas e sugerindo as que são mal faladas pela comunidade. As categorias são grandes o bastante para permitir que você tenha um controle sobre o que será bloqueado.

[ Hits: 3.267 ]

Por: Bruno Rafael Santos em 23/08/2019 | Blog: http://rafaelocremix.wordpress.com/


Introdução



Um problema que todo mundo tem ultimamente, são as chamadas de Telemarketing [link 1]. Quando anunciaram que no Estado de São Paulo passaria a existir uma lista de exclusão para reduzir o incômodo, eu imaginei que aquilo era briga demais para pouca coisa. Eu até tinha me acostumado a receber uma ou outra ligação com aquelas ofertas de cartão de crédito sem anuidade que todo mundo recebe, mas desde meados de 2018, a frequência e a insistência das ligações de todo tipo - principalmente das ligações silenciosas - se tornou insustentável.

Eu chego a receber umas 30 ligações de números diferentes por dia, é inviável bloquear um por um pois seria maior que a minha lista de contatos no telefone. E eles passaram a ligar em todos os horários do dia, até 4h da manhã. Nesta dica do Tecmundo [link 2] eles até tentam dar a dica de como denunciar e etc, mas o volume de ligações é inviável de cadastrar individualmente. Bloquear um DDD específico [link 3] também é uma solução ineficiente se você precisa receber ligações do país todo, além de assumir que o Spammer é de um único estado.

Eu devo ter passado uns dias pesquisando soluções para isto. APPs para bloquear ligações no Android até existem [link 4], mas a maioria é pago e possuem um resultado pífio. Alguns são simplesmente agendas para gerenciar os bloqueios realizados pelo sistema (inútil) enquanto outros são soluções completas com listas negras e etc.

Estes últimos são do meu interesse, pois o meu objetivo não era ficar bloqueando números manualmente e sim evitá-los com uma única configuração. O problema é que os aplicativos de lista negra ou são pagos (lista negra exclusiva) ou são alimentados por uma lista externa, a qual foi desenvolvida para uma região geográfica específica, logo, insuficiente para nossas necessidades.

Bem, encontrei uma solução. Um aplicativo bastante simples chamado "Devo Atender?" [link 5] é exatamente o que eu estava procurando: uma lista negra montada com a interação da comunidade de usuários. Com isto nós temos o efeito preditivo para lista negra, mas flexível e ágil o suficiente para funcionar no Brasil (sim, o Brasil...).

Funcionamento

O APP é simples como um Firewall, você instala e ele monitora suas ligações dando feedback sobre cada uma delas e sugerindo as que são mal faladas pela comunidade. As categorias são grandes o bastante para permitir que você tenha um controle sobre o que será bloqueado. Naturalmente, você também pode votar e marcar as ligações que são recebidas no seu celular e contribuir para o banco de dados. É tudo bem simples.

Além disto, tem mais uma função, é possível configurá-lo para bloquear automaticamente as ligações recebidas utilizando as revisões da comunidade (uso bastante). O celular nem toca mais, ele já recusa a ligação de cara.

O mais importante: o APP é gratuito, pede uma contribuição através do Google Play e só. Dentro do APP tem um banner mínimo e bastante escondido. Para os preocupados com privacidade, ele pede acesso aos seus contatos e ao sistema de ligações (óbvio) bem como acesso à internet. Então, você tem que confiar nos caras, eu estou utilizando a um ano e não compraram nada no meu nome. Nem dá para desconfiar que eles vendem seu número para alguém, porque eles bloqueariam o próprio cliente (o APP funciona mesmo).

Ele também tem algumas funções pagas [link 6] que eu nunca explorei envolvendo mensagens e bloqueio de ligações de saída. Pode ser útil para evitar que você ligue para um spammer (um idoso talvez ache útil).

Problemas

Sim, tem algumas limitações, mas são do mundo e vez do aplicativo. Por exemplo, muitos bancos utilizam Call Centers para distribuir suas ligações de atendimento (gerentes Uniclass do Itaú, por exemplo). Só que estas centrais distribuem todo tipo de ligação que pode ser considerada Spam, logo, acabam sendo bloqueados também. Então, se você depende de algum telefone destes sua vida, ficará difícil.

Eu, geralmente, sei que tem alguém tentando me ligar, então eu mesmo desativo o aplicativo ou o modifico para ficar menos criterioso (tem isso também). Se você estiver na dúvida, é só consultar a lista de ligações.

Conclusão

Eu pensei em fazer um minitutorial de utilização, mas o APP é tão simples que acredito ser desnecessário. Ele tem várias opções cosméticas sobre como notificar o usuário acerca das ligações recebida e a questão da sensitividade, fora isto, é tudo auto explicativo. É importante protegê-lo de gerenciadores de bateria, que tendem a fechá-lo a todo momento.

Eu nunca tive problemas no Samsung, no Xiaomi toda hora tem alguma coisa errada, mas continua funcionando. Ele tem uma vantagem a mais sobre o "Não me perturbe" [link 7]: como ele depende da comunidade, ele bloqueia qualquer número mal visto, enquanto o cadastro da ANATEL só bloqueia os oficiais.

Página Oficial:
APP no Google Play:

Referências


   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Recuperação de arquivos do LibreOffice

Python para pesquisadores: material didático

Tutorial GIMP: Preparando mapas para artigos científicos

Defesa pessoal com o GPG, Nautilus Scripts, partições encriptadas e leves doses de paranoia

Cronogramas e gestão do tempo com o LibreOffice Calc

Leitura recomendada

Debian no Android "from scratch"

Tranferência rápida de arquivos do Android para PC via FTP

Transforme o seu celular Android em webcam sem fio na plataforma Linux

Conheça o Viva o Android, site coirmão do VOL

DriveDroid - Transforme o seu Android em um pendrive bootável

  
Comentários
[1] Comentário enviado por hauck em 24/08/2019 - 11:59h

Outra alternativa é o aplicativo móvel do antivírus Avast, na versão free além das funções de firewall e proteção de dados de um antivírus normal ele também pode bloquear chamadas.
Para mais informações visite: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.avast.android.mobilesecurity&hl=pt_br
Poderia ter feito uma comparação de vários aplicativos e suas funções ao invés de ter falado de um em especial.

[2] Comentário enviado por hauck em 24/08/2019 - 12:01h





[3] Comentário enviado por sotan32 em 24/08/2019 - 22:17h

Eu uso o True Caller https://play.google.com/store/apps/details?id=com.truecaller&hl=pt_BR eu gosto uso para o android, ele também conta com uma comunidade que dá nomes variáveis para os spams alguns até meio pesados, ele tem funcionado para mim.

[4] Comentário enviado por rafaelocremix em 27/08/2019 - 15:50h

Era para ser uma dica curta sobre o app mas acabei de alongando demais.
Bem lembrado, o Avast tem um bloqueador, mas como eu disse, é só uma lista de número bloqueadas como a do Android, não preciso de um App para algo que o sistema oferece nativamente. Talvez a versão paga tenha algo mais interessante.

O True Caller na época que eu testei era super complicado (tinha um cadastro externo em um site deles) e as funções de bloqueio automático eram pagas, ele só oferecia informações sobre as ligações recebidas e eu tinha que bloquear manualmente os números; então o abandonei.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts