Para se crimpar
conectores RJ45 são necessárias algumas ferramentas. As ferramentas podem ser utilizadas de forma individual ou podem ter todas as funções embutidas em apenas uma.
O processo para crimpagem envolve descascar o cabo, separar os pares trançados, alinhas os fios, refilar as pontas, inserir no conector, crimpar e testar o cabo pronto.
As ferramentas mais utilizadas são o alicate de crimpar, descascador de cabo, alicate de corte e testador de cabos. Muitos alicates já possuem as três primeiras funções embutidas. Vamos apresentar as ferramentas citadas.
Com essas ferramentas e o conhecimento dos principais esquemas de crimpagem para conectores RJ45 é possível confeccionar qualquer cabo para usar em diversos tipos de redes e cabeamentos estruturados. Vale lembrar que o tamanho máximo do cabo de rede é de 100 metros, conforme norma ANSI/TIA/EIA 568-B.
Comprimento do Cabo
A distância máxima entre o conector de telecomunicações e a conexão cruzada horizontal não deve ser maior que 90 metros. O comprimento máximo de todos os patch cords e jumpers no armário de telecomunicações não deve ser superior a 5 metros, e o comprimento total de todos os cabos de manobra, tanto no armário de telecomunicações quanto na área de trabalho não deve ser superior a 5 metros.
Conclusão
A qualidade da comunicação e da rede que você usa, no quesito físico, está diretamente ligada ao capricho e o cuidado com que o cabo é confeccionado.
Sempre digo que cientistas e engenheiros passam anos trabalhando para desenvolver um produto, tecnologia ou norma, para que as coisas alcancem um nível máximo de qualidade.
Me refiro aqui especificamente aos materiais eletrônicos e técnicos computacionais, onde existe por trás de seu desenvolvimento instituições mundiais respeitadíssimas,
A falta de cuidado ou até mesmo a negligência ao seguir as normas ou boas práticas, sem exceção, compromete a qualidade da sua rede. Sempre tenha em mente que o capricho é o caminho para o estado da arte.
Um abraço a todos!