Criando um servidor de Ultima Online

Este artigo aborda a instalação de um servidor do game Ultima Online e apresenta dois dos mais populares servidores do jogo portado para Linux. Por fim, respondemos algumas dúvidas que todos que não conhecem o jogo poderão ter.

[ Hits: 57.840 ]

Por: Ricardo Rodrigues Lucca em 09/09/2003 | Blog: http://aventurasdeumdevop.blogspot.com.br/


Algumas perguntas



Não estou vendo graça nisso! Perdi meu tempo?
Realmente, tenho que dizer que perdeu. Ultima Online é um jogo para ser jogado Online e, particularmente, esse é um jogo que só tem graça online com várias pessoas na minha opinião, ou ainda, entre amigos em busca de realizar alguma Quest(missão) como em RPG.

Estou testando os dois emuladores e o POL pareceu mais completo. Porque?
Simples, o POL existe a bem mais tempo que o Nox-Wizard. Além disso, o POL vem com uma série de scripts que no Nox ainda estão para serem desenvolvidos. Já pensou em você faze-lo?

O que é scripts?
Scripts são um conjunto de comandos estruturados de uma certa forma que o compilador entenda o que você esta querendo fazer. Por exemplo, no POL temos uma linguagem de script que mistura C e Pascal sem a necessidade de definição de tipos. Já no Nox-Wizard temos mais opções, pois temos duas linguagens, Small e AMX, que podem ser usadas ambas sem checagem de tipos.

Fora isso, alterações que não podem ser feitas em scripts poderiam ser feitas diretamente no C, mas isso não é aconselhado pelo grupo que desenvolve o Nox.

O que esses "scripts" controlam?
Esses scripts são como mini-programas. Cada coisa que tu faz ativa um script que realiza uma determinada ação. Dar um passo ativa o script responsável por diminuir a estamina, clicar duas vezes num objeto ativa o script definido no objeto para quando se clicar duas vezes nele. Isso são alguns exemplos de o que os scripts controlam.

Beleza! Quero programar para o Ultima Online o que preciso?
Tanto o POL, como o Nox já vem com compiladores para serem usados. Com uma diferença, o POL tem um compilador externo ao seu programa, ou seja, tanto antes como depois da execução do POL podemos compilar os scripts a serem usados internamente por ele. Já o Nox-wizard é mais rígido e possui um compilador interno executado somente no momento que ele é carregado (se estiver errado alguém me corrija). Assim, a única coisa que tu precisa é aprender a linguagem usada e para isso é preciso ter força de vontade e, talvez, lógica de programação.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Servidores
   3. Instalação e configuração
   4. Algumas perguntas
Outros artigos deste autor

Funcionamento da memória

Introdução à linguagem C - Parte III

Introdução as Bibliotecas do C/C++

Aprendendo a utilizar o GNU Debugger (parte 1)

Ponteiros void na linguagem C

Leitura recomendada

Medalha de Honra emulado com o Wine

Netpanzer :: batalha de tanques multiplayer

Jogando Wolfenstein no Linux

Jogos para Linux (parte 2)

Jogo Portal e outros games da Valve no Linux via Steam

  
Comentários
[1] Comentário enviado por jllucca em 10/09/2003 - 16:15h

Pessoal foi mal mas eu esqueci da parte de testar o servidor... mas, acredito que quem tentar não vai ter problemas... se tiver é so falar tb! ^^

[2] Comentário enviado por Ragen em 12/09/2003 - 18:17h

Olá jllucca,

A um tempinho atras comecei a programar em eScript (Script para o POL) e passei a me interessar mais pelos servidores de UO.

Poderia me dizer oque já está implementado no NOX?

Vc conhece o Tupi, um servidor que o Charles Haustron, o entao admin da m2a, iniciou o projeto no meio do ano passado?

O POL pra Linux suporta o cliente Linux do UO?

Ah... E mais outra coisa... O NOX segue o padrão do POL de se compilar os scripts?

[]`s

Ragen

[3] Comentário enviado por jllucca em 12/09/2003 - 20:57h

Olá! Tu é o mesmo Ragen que foi amigo do Baltom na antiga e já desfeita guilda chamada AoF lá na m2a? Quanto ao projeto do Charles eu o conheço fui jogador também lá na mystic e algumas vezes falavam do tupi. Nunca testei o cliente de UO no linux sempre que testei os emuladores, testei com os clientes emulados pelo wine. Quanto ao Nox, ele não tem um compilador em separado como no pol. Ele compila sempre os scripts na inicialização do NoX, mas com ele você pode deixar o servidor BEM diferente do da ORIGIN. Se quiser saber mais manda email pra mim ou pro XAngel daqui do site que tenho certeza que teremos prazer em ti responder ^^

[4] Comentário enviado por darwinduck em 06/03/2004 - 13:46h

E ae jllucca, vc se esqueceu do wolfpack, que também é um servidor para o ultima online e tinha sido abandonado. Ele foi reiniciado a um tempo atrás, inclusive, um dos caras q entrou d cabeça nesse projeto é um brasileiro (e diga d passagem eh camarada meu rs)... As vantagens do wolfpack é q o src tah disponivel no site e eh feito em c++, podendo ser compilado tanto em linux, qnt em windows. Já tive sucesso em compilar e roda-lo em um macintosh com debian woody... Ai vai o endereço pra galera..http://www.wpdev.org/

[5] Comentário enviado por jllucca em 07/03/2004 - 20:27h

Eu conhecia o projeto, sim. Mas pelo site tive medo porque parecia que era feito em python uma parte. Ai, optei em divulgar o NoX que tem um codigo fonte todo em C bem legivel :)

Serio, mesmo. O codigo do nox não tem como ele. Se o do kernel fosse assim tava nas nuvens de felicidade :) hehehe

[6] Comentário enviado por LkM em 09/04/2004 - 06:49h

Esse tutorial não esclarece muita coisa... Eu gostaria de saber como rodar o RunUO no Linux, que programas eu preciso, o que eu preciso instalar, etc.

Alguem poderia me informar?

[7] Comentário enviado por jllucca em 09/04/2004 - 09:45h

O artigo fala de dois emuladores especificos, se voce gosta do RunUO deve ter visto que não falei dele. Porque ? Como está explicado no artigo que alguem não deve ter lido, não posso falar de uma coisa que nunca testei. Como disse no artigo que voce não deve ter lido : "entre os quatro citados tive a oportunidade de testar somente os dois últimos". Isso faz alusão ao POL e ao NoX-Wizard.

Claro que o artigo não diz muita coisa quanto a esse emulador porque simplesmente não abordei este emulador! Mas, a questão é a instalação é quase sempre só descompactar os arquivos. Se for os fontes compilar(lendo o INSTALL ou o README), ai passar para a fase de configuração onde deve ter em algum lugar onde setar seu IP e o diretorio onde o UO foi instalado(essa ultima parte é lei em todos os emuladores hehehe).

[8] Comentário enviado por jllucca em 09/04/2004 - 09:47h

Outra coisa, pense um pouco antes de perguntar... Se o artigo fala de dois emuladores, porque tu vai reclamar dele não falar de um terceiro? Quando tu diz "Esse tutorial não esclarece muita coisa..." esta fazendo isso, mesmo que talvez involuntariamente.

[9] Comentário enviado por andermaxe em 29/06/2004 - 16:17h

Muito bom o artigo, se não supre a necessidade de certas pessoas o problema não é do autor, o artigo fala de emuladores, e o visitando pergunta sobre pão com ovo frito.

Bem é só um aviso para a comunidade, um abraço.

[10] Comentário enviado por andermaxe em 29/06/2004 - 16:18h

Muito bom o artigo, se não supre a necessidade de certas pessoas o problema não é do autor, o artigo fala de emuladores, e o visitante pergunta sobre pão com ovo frito.

Bem é só um aviso para a comunidade, um abraço.

[11] Comentário enviado por jllucca em 30/06/2004 - 10:51h

Bom, não entendi muito bem isso do "pão com ovo frito". Mas, o artigo não fala de emuladores como normalmente seriam(wine?) e sim de emuladores que "emulam" um servidor oficial do "Ultima Online".

Sobre configuração, não tem muito o que fazer. É descompactar, configurar uns arquivos textos e mandar executar.

[12] Comentário enviado por frankbalck em 03/08/2004 - 10:02h

Gostei de seu artigo, mas ainda tenho uma dúvida
tem jeito de rodar o Client no linux?? Com esse programa
eu não consegui rodar o Client, será que fiz algo errado?

obrigado.

[13] Comentário enviado por jllucca em 03/08/2004 - 12:47h

Estou enviando um email pra ti pra nos conversarmos melhor! :)

[14] Comentário enviado por alvinlee em 09/02/2005 - 12:13h

jllucca,
eu tambem quero rodar o UO no linux. Eu encontrei o Ultima Iris( ultimairis.sf.net ), mas ele usa GLX e eu queria rodar numa maquina q usa sis530 (que não suporta OpenGL). Eu encontrei o Ultima Online Project, mas parece que ele está parado, eu não concegui compila-lo. Tinha esse client da origin pra linux , mas eu não concegui roda-lo eparece que não tem mais onde pega-lo.

Caso você ou qual quer outra pessoa possa me ajudar me mande um e-mail ( iurigules@gmail.com ), ICQ ( 135808044 ) ou MSN ( iuri_gules@hotmail ) .
E sobre RUNUO só roda em windows ele é usa .NET da M$ se tiver afim pode emular (wine, cedega, crossover...essas viajens ae.... mas CUIDADO ao usar esse emuladores, eles conceguem emular virus tb... e se não me engano funciona bem.

valew

[15] Comentário enviado por tecnalta em 31/05/2005 - 09:53h

Dá para emular .NET Framework e RunUO em linux??? Mas fica bom???
Eu já tive um shard em Sphere, agora ia voltar com ele em POL mas estou praticamente descidido a usar o RunUO, uma grande desvantagem que vejo é precisar de servidores windows, o que acham?

Abraços,
tecnalta (#rpshard - brasnet)
Role Playing Shard -http://rpshard.tecnalta.net

[16] Comentário enviado por jllucca em 31/05/2005 - 12:35h

Olá,

Sim. Os emuladores conseguem emular vírus perfeitamente! hehehe

Sobre o RunUO eu não testei... Se alguem quiser testar e postar se funcionou ou não seria uma grande contribuição!

[]'s

[17] Comentário enviado por klan em 24/07/2006 - 15:55h

Otimo tutorial ;)

[18] Comentário enviado por fcyber em 20/09/2006 - 10:51h

Existe o projeto SunUO que usa o Mono (implementação open source da plataforma .NET) para rodar o RunUO. Disponivel nesse site:
http://linux.softpedia.com/get/GAMES-ENTERTAINMENT/RPG/SunUO-2884.shtml

[19] Comentário enviado por jujucristine em 10/04/2007 - 12:51h

hmmmmmm
eu tenho uo instalado mas nao sei como eu jogo
nao consigo achar um luigar pra criar uma conta e quando acho nao sei como faze-lo

[20] Comentário enviado por jujucristine em 10/04/2007 - 12:56h

bom o artigo mas como eu nao entendo muito disso ...nao me ajudou muito hehe

[21] Comentário enviado por sombravarvas em 26/09/2007 - 11:25h

muito bom =)

[22] Comentário enviado por Xiask em 30/06/2008 - 12:41h

uhsahusa

[23] Comentário enviado por Xiask em 30/06/2008 - 12:43h

uhashuahuasasuhasuhuh
denovo
asuhasuhhuas

[24] Comentário enviado por Athena em 18/01/2013 - 09:53h

Gente, um shard que eu tenho orgulho desse shard esta cresendo então precisamos de PLAYERS como vocês, Notifições sobre o shard: O shard é novo se chama Dragon Shard, ele é novo. Digite: Dragon Shard e jogue agora MESMO!!!!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts