Creative Commons

Esse artigo descreve a mais nova licença de compartilhamento de arquivos, obras etc. A Creative Commons tem a mesma filosofia da GNU e GPL, mas com uma forma de utilização e regras diferentes, inovadoras.

[ Hits: 11.010 ]

Por: Lucas Rocha em 29/02/2008


O que é Creative Commons



Criado pelo Professor Lawrence Lessig, da Universidade de Stanford, o Creative Commons é entidade sem fins lucrativos, criada para garantir mais flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais.

É uma licença de compartilhamento de arquivo, em que o autor disponibiliza usa obra, que pode ser um livro, programas etc, com o objetivo de proporcionar ao público obras criativas, cultura e conhecimento, através de download gratuitamente na internet, mesmo disponibilizando sua obra, o autor terá um direto sobre a obra que está sendo disponibilizada.

Funciona assim:

Se alguém quiser pegar uma obra disponibilizada pelo autor, a pessoa que faz o download terá que respeitar algumas regras impostas pelo autor.

Regras de uso do Creative Commons (licenças)

O Creative Commons possui seis licenças oferecidas para publicação de obra, vamos a elas:

Atribuição - Uso Não Comercial - Não a Obras Derivadas (by-nc-nd)

Essa licença é a mais restritiva das seis, ela permite que façam download de suas obras e as compartilhem, mas tem que dizer onde foi pego a obra e disponibilizar o link do autor, não pode ser vendida e nem alterada. Essa licença pode ser chamada de "propaganda grátis".

Atribuição - Uso Não Comercial - Compartilhamento pela mesma Licença (by-nc-sa)

Essa licença permite a modificação da obra, podendo até através da obra original ser criada outra nova pelo usuário, para uso não comercial, essa obra criada também terá que ser licenciada pelo Creative Commons, assim outra pessoa pode pegar a obra criada por você, modificar e criar outra, assim como foi feito pelo o usuário que pegou a obra do autor.

Atribuição - Uso Não Comercial (by-nc)

Esta licença permite que outros modifiquem e criem novas obras, sobre sua obra, não podendo ser comercializado. As novas obras devem conter menção a você nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença.

Atribuição - Não a Obras Derivadas (by-nd)

Esta licença permite a redistribuição e o uso para fins comerciais e não comerciais, contando que a obra seja redistribuída sem modificações e completa, e que os créditos sejam atribuídos a você.

Atribuição - Compartilhamento pela mesma Licença (by-sa)

Esta licença permite modificar obras derivadas ainda que para fins comerciais, contando que o crédito seja atribuído a você e que essas obras sejam licenciadas sob os mesmos termos. Esta licença é geralmente comparada a licenças de software livre. Todas as obras derivadas devem ser licenciadas sob os mesmos termos desta. Dessa forma, as obras derivadas também poderão ser usadas para fins comerciais.

Atribuição (by)

Esta licença permite que outros modifiquem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é Creative Commons
   2. Links importantes sobre Creative Commons
Outros artigos deste autor

Transferência de arquivos remota de forma segura de Windows para Linux

Leitura recomendada

Fale sobre o Linux, sem precisar agredir a concorrência

A sociedade em rede

Viva o Linux 2008 - Site com cara e recursos novos!

Software Livre - Muito mais que somente tecnologia

Software Livre X Microsoft

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts