Considerações sobre interfaces gráficas (palestra VOL DAY I)

Essa á a palestra que tive a honra de apresentar no VOL DAY! Aqui foram incorporadas também as questões surgidas da plateia (e aliás um abraço a quem foi ver!).

[ Hits: 18.379 ]

Por: celio ishikawa em 12/03/2010


Vídeos, discussão sobre multitouch



Uma das ideias que surgem frequentemente é que para lidar com várias janelas uma solução seria usar 3D.

A Sun estava desenvolvendo uma coisa assim, chamada Looking Glass:
Vocês viram a parte quando ele vira uma janela para escrever notas atrás dela? Esse tipo de movimento, de virar algo, talvez pudesse ser feito com o Wiimote do Nintendo Wii. Parece que a versão mais nova do kernel do Linux já tem suporte a ele, mas antes mesmo desse anúncio do kernel, já existiam tutoriais ensinando a usar o Wiimote no lugar do mouse, inclusive no VOL (WiiMote no Linux com WMinput e WMgui).

O problema de usar Wiimote no lugar do mouse é que apesar de ser prático para apresentações, ele só movimenta o ponteiro do mouse bidimensionalmente, quando o Wiimote permite movimentar em 3 dimensões também. Aí fica minha sugestão de usar para virar as janelas, como na apresentação da Sun.

(alguém da plateia diz que o problema é que ainda não se quebrou os paradigmas da interface gráfica, como as janelas. Gostei tanto desse termo "paradigma" que resolvi usar daqui em diante.)

OK, vejamos mais tecnologias interessantes.
Outra coisa que acho que é uma tendência para o futuro é que os limites claros entre dispositivo de entrada de dados e de saída de dados vai ser confundir. Antes era muito claro: teclado e mouse só enviam dados para o computador. Monitor e impressora só são a saída dos dados.

Alguém reclama que o teclado laser keyboard apesar de estar projetando não é um bom exemplo, pois é se comporta como teclado normal, e digo OK, vamos ver outro então:
Esse aqui é um projeto em que cada tecla do teclado é um mini-visor LCD. Ou seja, ele envia dados, mas também recebe, para mudar o que vai aparecer no teclado. Provavelmente com ele daria para fazer umas interações interessantes, como se o teclado fosse o 2° visor do Nintendo DS. O problema é que é para construir um negócio assim é muito caro, parece que a Optimus Maximus Keyboard é vendida a partir de 1000 reais.

Mas se for para criar algo para mudar a superfície do que apertar, temos também as propostas de fazer telas sensíveis a toque. Tem a Microsoft Surface, e aliás, já tem um similar ao Surface sendo desenvolvido para Linux, o MPX - MultiPoint X:
Temos o iPhone também, que aliás vai dar o que falar pois no fim de janeiro desse ano a Apple conseguiu a patente sobre os multitouch, o que vai criar uma situação complicada para os concorrentes como os celulares com Android, o celular da Palm etc. E não é que os outros copiaram o código do multitouch, eles copiaram a funcionalidade. Os analistas comentando que existem têmules limites entre funcionalidades patenteáveis e as copiáveis. Até mesmo um site de fãs de Mac analisou que o monopólio sobre multitouch pode ser ruim para os fãs da Apple se com isso aumentar os preços do iPhone. Parece que os concorrentes da Apple têm de contornar as funcionalidades, como ao invés de dar zoom na tela com movimento de dois dedos (afastando ou juntando) é um movimento de espiral.

Ou seja, a Apple talvez esteja dificultando a uniformização de uma tecnologia, sendo que estão desenvolvendo muitas ideias, como essa:
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Do meu primeiro computador aos modernos
   2. Vídeos, discussão sobre multitouch
   3. Mais vídeos e conclusão
Outros artigos deste autor

Uma licença assim é possível? (questões provocantes sobre software livre e direito)

Software livre, capitalismo, socialismo e um possível caminho novo

Dúvidas iniciais para começar Open Hardware de mouse + GUI

Linux no micro antigo: 4 dias de aventura e aprendizado

História das UI - Interfaces de Usuário (para pensar no futuro)

Leitura recomendada

Windows ou Linux?

Conectiva não vê impactos na ação da SCO.

História das UI - Interfaces de Usuário (para pensar no futuro)

O Software e o homem

Conceito de Software Livre

  
Comentários
[1] Comentário enviado por alefesampaio em 13/03/2010 - 12:08h

Realmente fenomenal, espero que as próximas sejam trasmetido ao vivo assim como já acontece com Campus Party

[2] Comentário enviado por Primo NT em 14/03/2010 - 09:05h

Ja brinquei com o blender!
Mas não sai do canto!
kkkkkkkkkkkkkkk
Muito bom! ;D

[3] Comentário enviado por vinipsmaker em 10/04/2010 - 14:51h

Parabéns, pelo artigo incrível, não sei com deixei pra lê-lo só agora.
A palestra também deve ter sido muito boa.

[4] Comentário enviado por vinipsmaker em 16/04/2010 - 13:16h

Vi uma notícia recente que pode interessar a tu e aos leitores do artigo:
http://info.abril.com.br/noticias/blogs/gadgets/miscelanea/seus-membros-podem-virar-tela-sensivel-ao...
É sobre uma tecnologia que permite utilizar seu próprio corpo como uma tela sensível ao toque. Me lembrou um pouco o teclado que é projetado via laser.

[5] Comentário enviado por vinipsmaker em 05/06/2013 - 14:41h

Novo projeto de interface que está em desenvolvimento:
https://www.youtube.com/watch?v=vya7rWrkjs0


Contribuir com comentário