Configurando uma conta do Yahoo no Evolution

O Evolution é um dos principais clientes de e-mail do Linux, ficou bastante conhecido por ter uma interface amigável, mas ele não fica só nisso, é também calendário, organizador de tarefas, alarme, entre outras tarefas. Nesse artigo mostro como configurar uma conta de e-mail do Yahoo nesse programa.

[ Hits: 25.926 ]

Por: Roberson Carlos em 16/02/2006 | Blog: http://carlrobers.wordpress.com


Configurando uma conta do Yahoo no Evolution



O Evolution é um dos principais clientes de e-mail do Linux. Ficou bastante conhecido por ter uma interface amigável, mas ele não fica só nisso é também Calendário, Organizador de tarefas, alarme, entre outras coisas.

Este documento visa mostrar como se configurar uma conta de email do Yahoo no Ximian Evolution.

Primeiramente faça o download dos pacotes necessários, instale e inicie o Evolution. Caso já o tenha instalado em seu PC, ignore as linhas acima.

Inicie o Evolution e você verá uma janela solicitando informações. Caso você já tenha configurado uma conta no Evolution, esta janela não aparecerá, então será necessário você ir até o menu Tools >> Mail Settings In The Box. Na janela que surge você verá um label solicitando as informações da conta, como havia dito acima. Por enquanto, informe um nome para a conta. Caso o nome já exista, será retornada uma mensagem de erro. Abaixo da solicitação de nome existe uma checkbox, caso esta seja marcada a conta será a padrão do Ximian Evolution.


Se esta for a primeira vez que você inicia seu Evolution verá então uma janela de boas vindas e em seguida uma solicitação da identificação para o programa (figura 01).

No label Informações Exigidas (Required Information), informe seu nome completo e seu endereço de email.

Já no label Informações Opcionais (Optional Information), informe o nome da Organização (empresa) qual você pertence e o arquivo de assinatura digital.

Assinatura Digital é um pedaço de texto que é colocado no final do e-mail que por você é enviado. Uma assinatura pode ser desde um link para um site ou alguma coisa que seu escritor ou cantor favorito disse.


Após ter passado as informações, clique sobre o botão Próximo (Next). Na janela recebendo mensagem (figura 02), informe o seu tipo de servidor. Iremos usar neste exemplo o POP. Assim que você informar ao assistente o tipo ele irá mostrar alguns campos. Dentro do label Configurações informe o nome da máquina que devemos acessar, passe:

pop.mail.yahoo.com.br

Em Nome do Usuário informe sua ID do Yahoo (login), no label Autenticação você deve informar o tipo de autenticação, o padrão é Senha. Você pode ainda clicar no Botão 'Verificar Tipos Suportados' para saber se o servidor suporta outros tipos de autenticação. Caso o computador seja pessoal, ou seja, somente seu, marque o checkbox 'Lembrar esta senha' para não ter que informá-la toda vez que o servidor solicitá-la. Após isto pressione próximo.


Quando você pressionar Próximo verá que a janela altera os campos e fica como na figura 03. Nesta nova janela Recebendo Mensagens você deverá informar o intervalo de tempo que o Ximian Evolution deve procurar por novas mensagens no servidor, e se ele deve ler as mensagens a partir do servidor Yahoo ou baixá-las para o seu PC para posteriormente serem lidas.

Assim que escolher, pressione Próximo.


Para enviar mensagens os Clientes de email utilizam o protocolo SMTP. O Ximian ainda tem uma segunda opção que é usar o Sendmail, mas deixemos esta opção de lado e selecione o SMTP (figura 04). No textbox que fica dentro do label Configuração do Servidor, informe o nome do servidor SMTP que enviará as mensagens para nós. No caso de ser o Yahoo insira o conteúdo descrito abaixo:

smtp.mail.yahoo.com.br

Marque o checkbox Servidor Requer Autenticação, e assim que os controles abaixo deste estiverem ativos, informe o nome do usuário (ID do Yahoo), e caso este computador seja pessoal marque a checkbox 'Lembrar esta Senha'.

Pressione próximo.


Na próxima janela defina um nome para a sua conta. Caso a checkbox abaixo estiver marcada, esta conta será a conta padrão. Pressione Próximo e, na próxima janela, defina o fuso horário (figura 05) e pressione Próximo novamente. Caso tenha feito tudo correto você verá uma ultima janela informando que as informações foram registradas com sucesso. Conclua o assistente pressionando Concluir.

O Ximian Evolution irá se iniciar e está pronta a sua configuração.

   

Páginas do artigo
   1. Configurando uma conta do Yahoo no Evolution
Outros artigos deste autor

Como atribuir notícias RSS ao seu site usando ATOM e PHP

Gravando CDs em modo texto

Hamachi - Redes virtuais utilizando software e internet

Amarok: migrando de SQLite para MySQL

Corel Draw - Codeweavers - CrossOver Linux

Leitura recomendada

Fontes com filtros LCD no Arch Linux

Instalando DRBD + Heartbeat no Debian 6

Configuração Linux (Debian) com mínimo de recursos e interface gráfica super leve

Servidor de Banco de Dados + Servidor Web PHP

Instalando e configurando um sistema RAID 1 no Debian Lenny

  
Comentários
[1] Comentário enviado por feraf em 17/02/2006 - 18:12h

Olá. Estou usando o Evolution 2.2.3, que a essa altura não se chama mais Ximian Evolution. Segui o procedimento mas não consigo conectar. Aparece o seguinte erro:

Unable to connect to POP server pop.mail.yahoo.com.br.
Error sending password: -ERR Error logging in. Please visit http://mail.yahoo.com

Alguêm sabe como resolver esse problema?

[2] Comentário enviado por megatux em 01/03/2006 - 15:28h

E aí feraf, blz ?
O pop do yahoo não funciona no domínio .com. Se em sua conta não houver o .br não funciona.

[]'s
Rodrigo

[3] Comentário enviado por pklntkj334 em 02/03/2006 - 09:52h

bom dia,

aproveitamos para lembrar que vocês podem ler a documentação em português e a apostila no link abaixo:

http://www.servtec.eti.br/downloads/

e sobre o Yahoo, tem também o detalhe que você tem que ir no seu perfil e habilitar o recebimento das mensagens pelo pop3.

t+


[4] Comentário enviado por aljunior em 08/03/2006 - 16:02h

minha conta tem o .br e mesmo assim deu o mesmo erro!!!

[5] Comentário enviado por robersonfox em 09/03/2006 - 02:00h

Lembre-se do que o Pkln... falou
"...e sobre o Yahoo, tem também o detalhe que você tem que ir no seu perfil e habilitar o recebimento das mensagens pelo pop3..."

[6] Comentário enviado por jomemdias em 14/07/2007 - 19:02h

Estou com problema na instalação do meu evolution. Mengagem de err: PIPE QUEBRADO - Alguém pode me auxiliar. Dias

[7] Comentário enviado por saron em 14/05/2008 - 20:59h

Prezado Roberson Carlos Fox,

Eu já havia tentado várias vezes configurar conta do yahoo no Evolution sem resultado. Segui todas as suas orientações e novamente não obtive sucesso. O meu Evolution é o 2.6.3. Você poderia me ajudar? Gostei muito da forma didática como você escreveu e demonstrou. Ficou ótimo!!!! Parabéns !!!! Se você ou alguém mais puder me orientar, ficarei muito grata.

[8] Comentário enviado por robersonfox em 15/05/2008 - 00:29h

Olá saron, bom dia, você já informou ao yahoo lá na área de configuração que deseja receber suas mensagens por um cliente?

[9] Comentário enviado por saron em 15/05/2008 - 22:42h

?comentario=Boa Noite, Roberson. Obrigada por sua contribuição.
As janelas que aparecem para configurar o Evolution 2.6.3 são as seguintes:
1ª janela: Identidade=NOME+NOME COMPLETO+ENDEREÇO DE E-MAIL
2ª janela:Recebendo Mensagem=TIPO DE SERVIDOR+CONFIGURAÇÃO=tipo de servidor+nome usuário+SEGURANÇA USAR CONEXÃO SEGURA c/opções:SEM CRIPTOGRAFIA/CRIPTOGRAFADO(TLS)/CRIPTOGRAFADO(SSL)+TIPOS DE AUTENTICAÇÃO:senha+lembrar senha
3ªjanela:Opções de Recepção:marquei=Verificar automaticamente novas mensagens a cada 10 min e Deixar mensagens no servidor e tem também a opção Desativar suporte p/ todas extensões POP3 que eu não marquei.
4ª janela:Enviando Mensagens=Tipo servidor escrevi SMTP/em Servidor escrevi smtp.mail.yahoo.com.br / Segurança=usar conexão segura c/opções:SEM CRIPTOGRAFIA/CRIPTOGRAFADO(TLS)/CRIPTOGRAFADO(SSL)/Autenticação tipo escolhi LOGIN+digitei nome usuário+marquei opçao lembrar senha.

Desde já agradeço sua atenção.




Contribuir com comentário