Configurando uma conta do Yahoo no Evolution

O Evolution é um dos principais clientes de e-mail do Linux, ficou bastante conhecido por ter uma interface amigável, mas ele não fica só nisso, é também calendário, organizador de tarefas, alarme, entre outras tarefas. Nesse artigo mostro como configurar uma conta de e-mail do Yahoo nesse programa.

[ Hits: 25.640 ]

Por: Roberson Carlos em 16/02/2006 | Blog: http://carlrobers.wordpress.com


Configurando uma conta do Yahoo no Evolution



O Evolution é um dos principais clientes de e-mail do Linux. Ficou bastante conhecido por ter uma interface amigável, mas ele não fica só nisso é também Calendário, Organizador de tarefas, alarme, entre outras coisas.

Este documento visa mostrar como se configurar uma conta de email do Yahoo no Ximian Evolution.

Primeiramente faça o download dos pacotes necessários, instale e inicie o Evolution. Caso já o tenha instalado em seu PC, ignore as linhas acima.

Inicie o Evolution e você verá uma janela solicitando informações. Caso você já tenha configurado uma conta no Evolution, esta janela não aparecerá, então será necessário você ir até o menu Tools >> Mail Settings In The Box. Na janela que surge você verá um label solicitando as informações da conta, como havia dito acima. Por enquanto, informe um nome para a conta. Caso o nome já exista, será retornada uma mensagem de erro. Abaixo da solicitação de nome existe uma checkbox, caso esta seja marcada a conta será a padrão do Ximian Evolution.


Se esta for a primeira vez que você inicia seu Evolution verá então uma janela de boas vindas e em seguida uma solicitação da identificação para o programa (figura 01).

No label Informações Exigidas (Required Information), informe seu nome completo e seu endereço de email.

Já no label Informações Opcionais (Optional Information), informe o nome da Organização (empresa) qual você pertence e o arquivo de assinatura digital.

Assinatura Digital é um pedaço de texto que é colocado no final do e-mail que por você é enviado. Uma assinatura pode ser desde um link para um site ou alguma coisa que seu escritor ou cantor favorito disse.


Após ter passado as informações, clique sobre o botão Próximo (Next). Na janela recebendo mensagem (figura 02), informe o seu tipo de servidor. Iremos usar neste exemplo o POP. Assim que você informar ao assistente o tipo ele irá mostrar alguns campos. Dentro do label Configurações informe o nome da máquina que devemos acessar, passe:

pop.mail.yahoo.com.br

Em Nome do Usuário informe sua ID do Yahoo (login), no label Autenticação você deve informar o tipo de autenticação, o padrão é Senha. Você pode ainda clicar no Botão 'Verificar Tipos Suportados' para saber se o servidor suporta outros tipos de autenticação. Caso o computador seja pessoal, ou seja, somente seu, marque o checkbox 'Lembrar esta senha' para não ter que informá-la toda vez que o servidor solicitá-la. Após isto pressione próximo.


Quando você pressionar Próximo verá que a janela altera os campos e fica como na figura 03. Nesta nova janela Recebendo Mensagens você deverá informar o intervalo de tempo que o Ximian Evolution deve procurar por novas mensagens no servidor, e se ele deve ler as mensagens a partir do servidor Yahoo ou baixá-las para o seu PC para posteriormente serem lidas.

Assim que escolher, pressione Próximo.


Para enviar mensagens os Clientes de email utilizam o protocolo SMTP. O Ximian ainda tem uma segunda opção que é usar o Sendmail, mas deixemos esta opção de lado e selecione o SMTP (figura 04). No textbox que fica dentro do label Configuração do Servidor, informe o nome do servidor SMTP que enviará as mensagens para nós. No caso de ser o Yahoo insira o conteúdo descrito abaixo:

smtp.mail.yahoo.com.br

Marque o checkbox Servidor Requer Autenticação, e assim que os controles abaixo deste estiverem ativos, informe o nome do usuário (ID do Yahoo), e caso este computador seja pessoal marque a checkbox 'Lembrar esta Senha'.

Pressione próximo.


Na próxima janela defina um nome para a sua conta. Caso a checkbox abaixo estiver marcada, esta conta será a conta padrão. Pressione Próximo e, na próxima janela, defina o fuso horário (figura 05) e pressione Próximo novamente. Caso tenha feito tudo correto você verá uma ultima janela informando que as informações foram registradas com sucesso. Conclua o assistente pressionando Concluir.

O Ximian Evolution irá se iniciar e está pronta a sua configuração.

   

Páginas do artigo
   1. Configurando uma conta do Yahoo no Evolution
Outros artigos deste autor

Desmistificando o Linux Loader (LILO)

Evosign - Adicionar assinatura automática ao Evolution

Registrando extensões no kernel com o binfmt_misc

Como atribuir notícias RSS ao seu site usando ATOM e PHP

Instalando Apache Tomcat em Linux 2.6

Leitura recomendada

Configuração de um servidor VPN com OpenVPN e chave estática

Configurando Velox no Kurumin

KDM no Slackware 11.0

Ubuntu Lucid Lynx - Instalação mínima (mini-iso) de 13MB

Instalando o Nagios Core no Suse Linux Enterprise Server

  
Comentários
[1] Comentário enviado por feraf em 17/02/2006 - 18:12h

Olá. Estou usando o Evolution 2.2.3, que a essa altura não se chama mais Ximian Evolution. Segui o procedimento mas não consigo conectar. Aparece o seguinte erro:

Unable to connect to POP server pop.mail.yahoo.com.br.
Error sending password: -ERR Error logging in. Please visit http://mail.yahoo.com

Alguêm sabe como resolver esse problema?

[2] Comentário enviado por megatux em 01/03/2006 - 15:28h

E aí feraf, blz ?
O pop do yahoo não funciona no domínio .com. Se em sua conta não houver o .br não funciona.

[]'s
Rodrigo

[3] Comentário enviado por pklntkj334 em 02/03/2006 - 09:52h

bom dia,

aproveitamos para lembrar que vocês podem ler a documentação em português e a apostila no link abaixo:

http://www.servtec.eti.br/downloads/

e sobre o Yahoo, tem também o detalhe que você tem que ir no seu perfil e habilitar o recebimento das mensagens pelo pop3.

t+


[4] Comentário enviado por aljunior em 08/03/2006 - 16:02h

minha conta tem o .br e mesmo assim deu o mesmo erro!!!

[5] Comentário enviado por robersonfox em 09/03/2006 - 02:00h

Lembre-se do que o Pkln... falou
"...e sobre o Yahoo, tem também o detalhe que você tem que ir no seu perfil e habilitar o recebimento das mensagens pelo pop3..."

[6] Comentário enviado por jomemdias em 14/07/2007 - 19:02h

Estou com problema na instalação do meu evolution. Mengagem de err: PIPE QUEBRADO - Alguém pode me auxiliar. Dias

[7] Comentário enviado por saron em 14/05/2008 - 20:59h

Prezado Roberson Carlos Fox,

Eu já havia tentado várias vezes configurar conta do yahoo no Evolution sem resultado. Segui todas as suas orientações e novamente não obtive sucesso. O meu Evolution é o 2.6.3. Você poderia me ajudar? Gostei muito da forma didática como você escreveu e demonstrou. Ficou ótimo!!!! Parabéns !!!! Se você ou alguém mais puder me orientar, ficarei muito grata.

[8] Comentário enviado por robersonfox em 15/05/2008 - 00:29h

Olá saron, bom dia, você já informou ao yahoo lá na área de configuração que deseja receber suas mensagens por um cliente?

[9] Comentário enviado por saron em 15/05/2008 - 22:42h

?comentario=Boa Noite, Roberson. Obrigada por sua contribuição.
As janelas que aparecem para configurar o Evolution 2.6.3 são as seguintes:
1ª janela: Identidade=NOME+NOME COMPLETO+ENDEREÇO DE E-MAIL
2ª janela:Recebendo Mensagem=TIPO DE SERVIDOR+CONFIGURAÇÃO=tipo de servidor+nome usuário+SEGURANÇA USAR CONEXÃO SEGURA c/opções:SEM CRIPTOGRAFIA/CRIPTOGRAFADO(TLS)/CRIPTOGRAFADO(SSL)+TIPOS DE AUTENTICAÇÃO:senha+lembrar senha
3ªjanela:Opções de Recepção:marquei=Verificar automaticamente novas mensagens a cada 10 min e Deixar mensagens no servidor e tem também a opção Desativar suporte p/ todas extensões POP3 que eu não marquei.
4ª janela:Enviando Mensagens=Tipo servidor escrevi SMTP/em Servidor escrevi smtp.mail.yahoo.com.br / Segurança=usar conexão segura c/opções:SEM CRIPTOGRAFIA/CRIPTOGRAFADO(TLS)/CRIPTOGRAFADO(SSL)/Autenticação tipo escolhi LOGIN+digitei nome usuário+marquei opçao lembrar senha.

Desde já agradeço sua atenção.




Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts