Configurando o Samba no Red Hat

Segue um tutorial bem simples e funcional de configuração do Samba baseado em Red Hat. Neste artigo faremos o compartilhamento dos arquivos sem a necessidade de cadastrar usuários, pois usaremos o modo (share).

[ Hits: 76.761 ]

Por: João Siqueira em 07/07/2004


Configurando o serviço



Primeiramente gostaria de salientar que essa configuração share não trabalha com autenticação de usuários, portanto sendo assim suas pastas compartilhadas estarão visíveis para todos os usuários da rede e eles terão permissão total sobre os arquivos compartilhados.

Também é importante lembrar que neste tutorial estamos supondo que você já instalou o Linux e todos os pacotes de instalação do Samba e que só falta mesmo fazer a configuração das pastas que serão compartilhadas.

Configurando


O primeiro passo é fazer com que o serviço Samba seja iniciado toda vez que o sistema for ligado ou reiniciado. Para fazer essa configuração, certifique-se de que você esta logado como root e digite no terminal os comandos abaixo:

# setup

Após digitar setup aparecerá um subtela com várias opções, sendo assim, com o cursor do teclado, corra na opção "system services" e tecle enter, após teclar enter aparecerá uma nova subtela, nessa subtela localize a opção "smb", tique essa opção e clique em OK, depois clique em quit para concluir a configuração. Agora todas vez que você ligar ou reiniciar sua máquina o Samba já estará carregado.

Criando as pastas


Para facilitar e organizar melhor seu sistema em geral, criaremos as pastas dentro do diretório padrão que é /home, neste caso vou usar como exemplo de compartilhamento uma pasta chamada samba. Para criar a pasta digite o seguinte comando:

# mkdir /home/samba

Agora a pasta samba esta criada, passamos então para a configuração do arquivo smb.conf.
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Configurando o serviço
   2. Configurando o arquivo smb.conf
Outros artigos deste autor

Autenticando e protegendo diretórios no Apache

Leitura recomendada

SAMBA 4 - Servidor de Arquivos Utilizando ACLs Windows (Domínio)

Samba PDC com Debian Squeeze

Instalando o Swat

Configurando servidor Samba como Workgroup no Slackware

Linux logando no Domínio NT

  
Comentários
[1] Comentário enviado por engos em 08/07/2004 - 08:53h

Deixou de forma tão simples que pensei que não funcionaria no primeiro instante, mas vi que estava errado quando reli com mais atenção. :)

Pena apenas que você utilizou uma forma ridícula para startar o serviço automaticamente, que nem sempre está disponível, mas se você prefere dessa maneira, vá direto ao assunto com o comando:

# ntsysv

[2] Comentário enviado por wronieri em 08/07/2004 - 09:51h

no caso de estações windows 200 e windows xp eles conseguem acessar normalmente?

[3] Comentário enviado por freehand em 08/07/2004 - 19:17h

caro wronieri nos testes feitos com windows 2000 e windows xp funcionaram normalmente ...

[4] Comentário enviado por agk em 09/07/2004 - 08:31h

Configuração básica, semelhante a um compartilhamento completo com windows 98, mas quando se precisa de um pouco mais de segurança, autenticação em w2k/xp a coisa começa a complicar mais.
Para quem nunca viu nada de samba ou está começando agora é um ótimo artigo, simples e funcional, serve para implementar de forma rápida e comforme necessário ir colocando mais opções.

[ ]'s.

[5] Comentário enviado por wronieri em 14/07/2004 - 15:01h

freehand no meu caso desacobri o porque de não acessar no RedHat qdo vc instala tem a opção de configurar o firewall e era justamente esta configuração do firewall feita na instalação q não deixava as estações acesarem o compartilhamento ;-)

[6] Comentário enviado por carnivore em 29/12/2006 - 15:06h

mto obrigado cara..... batata... e os comentarios entao me ajudaram d++++++++++ vc's sao abençoados... parabens.

[7] Comentário enviado por pedrodark em 25/03/2015 - 12:01h

Parabéns ao criador do Artigo, estava com problemas a 3 meses e não conseguia de jeito algum. HOje consegui configurar perfeitamente. Parabéns mesmo!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts