Configurando GUI no Ubuntu WSL (Windows Subsystem for Linux)

Saiba como configurar interface gráfica utilizando a distro do Ubuntu disponível na Windows Store sem instalação de nada no Windows, a não ser o app para rodar no WSL. Não sabe o que é WSL? Veja no artigo também!

[ Hits: 1.417 ]

Por: Marcos Oliveira Junior em 07/11/2018


O que é e como funciona



Para quem não sabe o Windows 10 Pro trouxe várias novidades, como serviço do hyper-V e outras tecnologias voltadas a virtualização e ambiente de desenvolvimento profissionais.

Certo, isso todo mundo já sabe, okay.

Agora poucos sabem que além do Docker que roda no Windows, a maior parte dos containers roda sobre o Linux e são poucos aqueles containers para Windows.

Ai vem a pergunta, mas Marcos, como os containers Linux rodam no Docker do Windows?

A resposta está no WSL ou Windows Subsystem for Linux. Certo e o que é isso?

Subsistema Windows para Linux é o nome de um módulo do sistema operacional Windows 10, ainda em desenvolvimento, que visa a disponibilizar um ambiente Linux compatível no sistema da Microsoft, de forma que se possam executar programas (baseados em texto) nativos dos sistemas GNU/Linux dentro do próprio Windows sem a necessidade de emuladores ou do uso de máquinas virtuais. Algumas distros já estão disponíveis na Windows Store para download.
Fonte: Subsistema Windows para Linux - Wikipédia, a enciclopédia livre

Partindo disso eu instalei o Kali Linux e tive o terminal, apesar de muito legal esse sistema vem com muito pouco da sua distro completa e vem cheio de bugs, mas a comunidade do Kali Linux deu uma contribuição muito importante para tudo isso, que vou explicar mais abaixo.

Esses dias me deparei com a necessidade de não só ter o terminal do Linux mas também a interface gráfica para rodar aplicações, pensei e agora, de acordo com a documentação oficial do WSL ele só traria o ambiente de texto, o nosso poderoso terminal, o que é incrível de verdade, mas enfim vamos lá.

Primeiro eu desisti do Kali pois até a nível de terminal ainda está com muitos bugs, então fui para algo mais popular com uma comunidade muito ativa, o Ubuntu, que também se encontra na Windows Store.

Beleza, instalei o terminal, atualizações, upgrade da distro etc, e lá fui eu para o Google procurar como iniciar uma interface gráfica, vi diversos tutoriais de como fazer isso usando o VxSrv, que é uma espécie de TERMINAL remoto estilo o famoso RDP do Windows, aí beleza, se já temos o RDP no Windows porque precisamos de um externo?

Pensando nisso googlei e achei um tutorial oficial do Kali para WSL, que faz exatamente o que precisamos. Certo, mas o Kali é bugado, então adaptei a brincadeira para o Ubuntu, vamos ao tutorial a quem interessar.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é e como funciona
   2. Instalando a GUI e o XRDP
   3. Colocando barra de tarefas - Gnome Panel
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Como gerenciar usuários e grupos

Configurando Servidor Web Cherokee no Centos 6.3

Recuperando RouterOS na RouterBOARD 450

Instalando o Zabbix no CentOS

APT-GET sem CD: criando repositórios locais (parte 2)

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts