Configuração do SSL no Apache

Passo a passo para configurar SSL no Apache. Feito isso seu site permitirá conexão segura criptografada com o usuário através do protocolo HTTPS. Tutorial homologado no Ubuntu Linux, mas sua teoria pode ser aplicada em outras distribuições.

[ Hits: 111.308 ]

Por: Roberto Santos, Marcelo Gordiano e Elpidio Neri em 02/12/2008


Introdução



A base para se utilizar esse tipo de serviço seria a facilidade e agilidade de ser implementado, sem maiores problemas na hora de executar a aplicação ou comunicação sem esquecer do fator e característica primordial do HTTPS, a segurança.

Apache com SSL, sua aplicação é conhecida como um servidor web capaz de fornecer por padrão criptografia baseada no protocolo SSL, utilizando o OpenSSL e SSLeay. A licença é BSD-Style e pode ser utilizado para fins comerciais e não comerciais.

Esse sistema foi criado pelo desenvolvedor Ben Laury, participante direto dos projetos Apache e OpenSSL.

SSL

Esse protocolo suporta uma variedade de diferentes algoritmos criptográficos, ou ciphers, para uso em operações de autenticação e do cliente, transmissão de certificados, e estabelecimento de conexões.

Apache2

Como já sabemos o Apache2 é um servidor web que quando combinado com o protocolo SSL se torna mais confiável pela questão da segurança de criptografia utilizada pelo protocolo.

HTTPS

É um protocolo ou conjunto de regras e códigos com uma camada de segurança que torna a navegação a internet mais segura, diferente do HTTP, que não dispõe do mesmo nível de segurança a navegação.

O HTTPS serve para que se estabeleça um dialogo entre os navegadores e os servidores da seguinte forma: os navegadores mandam mensagens para os servidores e as mesmas são encriptografadas, ou seja, embaralhadas de forma que somente os destinatários decifrem o seu conteúdo, com isso se agrega mais segurança entre a comunicação cliente servidor.

Pré-requisitos:
  • Conexão com internet;
  • Distribuição Ubuntu Linux (este tutorial foi validado no Ubuntu Desktop 7.10);
  • Editor de texto (neste tutorial foi utilizado pico).

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Configuração inicial
   3. Criando certificado digital
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Desktop 3D - XGL + Compiz + KDE

Servidor NTP - Configuração e ajuste de data e hora

Cable modem no Mandrake 10

Como configurar a sua placa de TV PixelView PlayTV Pro no Linux

Audacity - Editando áudios sem instalação

  
Comentários
[1] Comentário enviado por verdin em 27/01/2009 - 15:13h

muito bom o tutorial valeu ae foi muito util.

[2] Comentário enviado por claudiosouzajr em 20/03/2016 - 18:09h

Muito bom. Duas coisas: para criar sem senha, tire o parâmetro "-des3" do comando. Certificados com criptografia SHA1 já são considerados vulneráveis - dê preferência à SHA256.

[3] Comentário enviado por gealves97 em 29/09/2017 - 23:17h

otimo tutorial. To com um problema ao tentar acessar usando https não acessa e se eu tentar acessar http ele acusa que e https. Como proceder


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts